EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ar condicionado

Ir à página : Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 2 de 2]

#1
 denis.edson

avatar
Membro
Membro
Relembrando a primeira mensagem :

Caros amigos. Vamos ver se vocês me entendem.

Para começar, comecei a tentar entender o funcionamento do compressor da minha Eco.
Se o funcionamento de todos os condicionadores de ar das Ecos são iguais, isso quer dizer, que o compressor do ar condicionado não desliga nunca, simplesmente quando regulamos a temperatura do ar na chave, ele faz um equilíbrio colocando ar quente para dentro do carro.
Cheguei a essa conclusão, porque pesquisando na internet descobri que não se deve acionar o ar condicionado com o motor em alto giro, porque pode dar um tranco muito forte no compressor e acarretar problemas no funcionamento dele. ( por exemplo, se você está viajando, o motor está em alto giro ). A recomendação que li, diz que praticamente deve-se quase parar o veiculo para de pois acionar o ar condicionado.
Porém, descobri aqui no fórum mesmo, que o compressor do ar condicionado desliga quando aceleramos para fazer uma ultrapassagem, para que o motor não tenha perda de força em uma hora tão necessária.
Mas então qual é a verdade?
Será que o compressor que a FORD usa pode ser ligado e desligado a qualquer momento? (mesmo em alto giro do motor)
Se pode ser ligado e desligado a qualquer momento, porque então o compressor fica sempre ligado e não funciona como os condicionadores de casa, que o compressor liga e desliga conforme chega na temperatura escolhida?
Ao que me parece, olhando as fotos da peça que regula a temperatura (onde vai o botão), aquela peça simplesmente regula a abertura de ar quente. Não vi nenhum sensor de temperatura que ligue ou desligue o compressor. Percebe-se isso quando colocamos a chave exatamente entre o frio e o quente, vocês perceberão que na saída de ar do centro do painel sai ar quente, enquanto que na saída de ar lateral próximo a regulagem dos retrovisores sai ar gelado. Isso quer dizer que o compressor está ligado e o ar quente também. O correto seria que quando o ar condicionado estivesse ligado a chave deveria funcionar só no frio do inicio ao fim da regulagem. Ou pelo menos quando iniciasse a entrar ar quente, que desligasse o compressor. Porque é um contra-senso, se esta entrando ar quente é porque não precisamos mais do compressor, então ele deveria se desligar.

Espero que os colegas tenham me entendido.
A duvida é:
pode-se ligar o ar condicionado com o motor em alto giro?
O compressor da Eco desliga conforme a temperatura que você coloca, ou simplesmente o sistema coloca ar quente para dentro para contrabalancear e chegar na temperatura desejada?
A Eco de vocês também coloca ar quente com o ar condicionado ligado? (ar quente e frio ao mesmo tempo)

Um grande abraço nos amigos.

http://www.walmed.com.br

#26
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Vc esqueceu que a maioria dos mechanicos dizem que o gás gasta ou fica fraco obrigando a vitima a pagar uma recarga inutil

#27
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
denis.edson escreveu:Meus amigos, simplesmente me esclareçam se o compressor pode ser ligado quando a Eco está em alta rotação.
Desconfio que sim, se realmente for verdade que a Eco desliga o compressor do ar em ultrapassagens, justamente quando o motor está no mais alto giro, para ter dedicação total a potência e é lógico que ele religa quando você ainda está viajando a uns 120 km/h, também com o motor em alto giro.
Se poder ser ligado, ensino a todos a colocarem um termostato para regular a temperatura e que liga e desliga o compressor (consequentemente economizando combustível. Pois trabalho com ar condicionado residencial a 25 anos, e o principio de funcionamento é o mesmo.

ola denis. vc comentou que trabalha com ar condicionado residencial ha muitos anos. Fiquei pensando ca com meus botoezinhos.... no radiador que fica do lado de fora de casa se eu montar um springer para esguichar agua no radiador sera que ela nao ficaria mais eficiente? pois estaria tirando o calor mais depressa do radiador externo. mas na pratica acho que nao funciona, pois cronometrei com esguicho e a seco e o tempo eh praticamente o mesmo.... Acabei dando uma de professor pardal...rs,rs,rs.... alien

#28
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Sim, melhora muito o rendimento em ar de janela e até mesmo em central, isso meu pai já fazia a décadas, só que não era esguicho e sim uma mangueira tipo de aquário deixando correr um filete de água, agora a bandeja do aparelho vai embora rapidamente se não fizer um tratamento anticorrosão

As fábricas usam esse artifício pegando a água do evaporador e jogando na bandeja onde a hélice tem um contorno que pega a água e joga no condensador, só que nem sempre o ar tem tanta umidade que dê para o sistema funcionar e ai entra o tubinho que alimenta a bandeja com água

Desculpem me entrometer

#29
 fernandox29

avatar
Iniciante
Iniciante
zanetti escreveu:Não amigo, não é normal criar gelo, volte lá e exija que ele conserte seu ar, possivelmente ele errou ao colocar a quantidade de gás ou o compressor esta funcionando com o ventilador desligado ou ainda o sensor de gelo esta com problema

Ah é?
Então zanetti, o fato dele desligar (para de funcionar/gelar) durante um tempo também não é normal? Shocked

#30
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
zanetti escreveu:Sim, melhora muito o rendimento em ar de janela e até mesmo em central, isso meu pai já fazia a décadas, só que não era esguicho e sim uma mangueira tipo de aquário deixando correr um filete de água, agora a bandeja do aparelho vai embora rapidamente se não fizer um tratamento anticorrosão

As fábricas usam esse artifício pegando a água do evaporador e jogando na bandeja onde a hélice tem um contorno que pega a água e joga no condensador, só que nem sempre o ar tem tanta umidade que dê para o sistema funcionar e ai entra o tubinho que alimenta a bandeja com água

Desculpem me entrometer

Mas entao Zanetti! A teoria é ate boa.... Mas.... na pratica eu cronometrei a cada ciclo com e sem esguicho e nao notei significativa mudança em termos de economia.... Acho que tudo isso tem segredo caso contrario os engenheiros ja teria feito, concorda comigo?
É como imaginar transformar toda energia potencial da agua de uma usina hidroeletrica em energia eletrica. Isto nao eh possivel, pois um amigo meu que fez um comentario brilhante de que se isso acontecer a agua nem vai despencar la de cima. Pois a energia estara em equilibrio. Na geracao de energia hidroeltrica sempre havera perdas.

#31
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Quando digo que melhora é no sentido de esfriar o ambiente e não na economia, com a água a temperatura cai em torno de 2 graus rapidamente.

#32
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
zanetti escreveu:Quando digo que melhora é no sentido de esfriar o ambiente e não na economia, com a água a temperatura cai em torno de 2 graus rapidamente.
ola Zanetti! Estamos falando de coisas diferentes. eu estava querendo comentar sobre o radiador externo e nao o interno. Na verdade no interno eu ja uso o tal do humidificador de ar que com certeza ajuda a esfriar o ambiente melhor devido as gotas de agua conduzir melhor o calor.
Mas no caso do externo acho que ficou somente na teoria mesmo.

#33
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Quando o freon ou similar entra no evaporador em forma de liquido em alta pressão ele se expande e volta ao compressor em forma de gás em baixa pressão para ser comprimido e enviado ao condensador onde se transforma em liquido outra vez, só que agora muito quente e ai que entra a água que ajuda a resfriar o liquido que circula dentro do condensador proporcionando uma melhora no desempenho geral
Resumindo, se vc ajudar no resfriamento do condensador estará ajudando no resfriamento do seu ambiente que deve ser refrigerado

Explicação de cabeça, caso tenha alguma coisa errada foi algum conflito temporário de neurônios

#34
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 2 de 2]

Ir à página : Anterior  1, 2


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos