EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Bafinho quentinho dentro da ECO

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
No verao a gente nota que dentro da eco mesmo com o ar ligado e quando se desliga a mesma o ar interno esquenta rapidinho e o calor interno fica maior que o de fora. creio que o problema é que o ar quente é controlado apenas pela portinhola mecanica que abre ou fecha, mas desta forma a agua quente continua circulando dentro do habitaculo do veiculo, com isso esquentando o interior da mesma. Entao a ideia seria colocar uma valvula eletrica igual a da Fiesta.

Nos ford Ka e Fiesta tem uma valvulinha eletrica que abre e fecha a agua quente do carro. Sera que tem como colocar essa valvula na ecosport, ou seja, vou ter 2 sistema de controle de ar quente no carro. A portinha + a valvula eletrica que garante que nao entre agua quente dentro do habitaculo do veiculo deixando o lado de dentro mais confortavel no verao.

http://www.dicasmecanicas.com/2010/06/ford-ka-fiesta-courier-problemas-no-ar-quente/

#2
 renan.rj21

renan.rj21
Membro Gold
Membro Gold
acho q nesse tipo de coisa nao se meche ... prefiro deixar original !

Aquele negocio , depois que invetaram a cola quente , super bonder e durepox , tudo eh adaptavel !

#3
 efemota

efemota
Administrador
Administrador
A minha é uma 2009 XLT 1.6. também opercebo o mesmo. Seria uma alternativa sim.
Caso você instale essa valvula, informe se melhorou o ar dentro do carro.

Abraços

#4
 Dolphim

Dolphim
Membro Platinum
Membro Platinum
Estou no Ceará e este negócio de ar quente a gente quer mais é ficar longe. Percebo que quando se diminui o ar frio uns tres passos na chave de controle do ar-condicionado, começa a circular ar quente pela portinolas o que, ao meu ver, prejudica o rendimento do ar-condicionado que vai ligar mais rápido e mais vezes a eletro-embrenagem do compressor do ar-condicionado.

(obs.: estou crendo que o controle da temperatura do eco seja feito através de um termostato no interior do carro para ligar e desligar o compressor do ar-condicionado de acordo com a necessidade (como era no meu Verona) e ainda através da mistura do ar-quente com o ar-frio. Estou enganado?)

Estou pensando que seria bom, no meu caso, colocar uma mangueira em 'U' no lugar das mangueiras que leva e traz água quente para o interior do carro, assim meu controle ficaria só pelo termostato, o que seria mais econômico e sensato. Alguém conhece bem este sistema do Ecosport pra poder me orientar?

Valeu.

http://www.adolfolima.blogspot.com/

#5
 efemota

efemota
Administrador
Administrador
Quando se liga o botão do ar, o compressor entra em funcioanamento, o que vai controlar a temperatura é o botão giratório que libera agua quente para controlar a temperatura do ar. Se for isso é ridículo, pois se pudesse controlar a temperatura ligando e desligando o compressor seria muito melhor. O ar da eco já poderia se digital para solucionar ete problema, mas sem ficar mandando agua quente.

Abraços

Fernando

#6
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Dolphim escreveu:Estou no Ceará e este negócio de ar quente a gente quer mais é ficar longe. Percebo que quando se diminui o ar frio uns tres passos na chave de controle do ar-condicionado, começa a circular ar quente pela portinolas o que, ao meu ver, prejudica o rendimento do ar-condicionado que vai ligar mais rápido e mais vezes a eletro-embrenagem do compressor do ar-condicionado.

(obs.: estou crendo que o controle da temperatura do eco seja feito através de um termostato no interior do carro para ligar e desligar o compressor do ar-condicionado de acordo com a necessidade (como era no meu Verona) e ainda através da mistura do ar-quente com o ar-frio. Estou enganado?)

Estou pensando que seria bom, no meu caso, colocar uma mangueira em 'U' no lugar das mangueiras que leva e traz água quente para o interior do carro, assim meu controle ficaria só pelo termostato, o que seria mais econômico e sensato. Alguém conhece bem este sistema do Ecosport pra poder me orientar?

Valeu.


Ola Dolphin! O ar condicionado eu entendo como funciona. É assim o ar quente é somente pela agua do radiador. Qdo liga o ar ai entra o compressor(comedor de gasolina), que faz com que resfrie o condensador interno, dai pode se dosar entre o frio e menos frio misturando ar quente(agua quente). No caso de voce colocar um "U" para retornar a agua ai fica bom, mas nunca mais tera ar quente dentro do carro mesmo no inverno. Mas o sistema que estou bolando faz a funcao desse "U" que vc disse, mas sem perder a funcao de ar quente tambem.

#7
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
efemota escreveu:Quando se liga o botão do ar, o compressor entra em funcioanamento, o que vai controlar a temperatura é o botão giratório que libera agua quente para controlar a temperatura do ar. Se for isso é ridículo, pois se pudesse controlar a temperatura ligando e desligando o compressor seria muito melhor. O ar da eco já poderia se digital para solucionar ete problema, mas sem ficar mandando agua quente.

Abraços

Fernando

So pra ficar claro. O botao de controle de temperatura (mistura quente e frio) ele nao mexe com a agua e sim com as portinholas que abre e fecham conforme a necessidade. A agua quente sempre estara la presente. Inclusive quando nao se precisa dele, oque me deixa incomodado.

#8
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Meu primo tem um new civic e tem esse mesmo problema da agua quente qdo nao se precisa dele.

#9
 Dolphim

Dolphim
Membro Platinum
Membro Platinum
Senhores. Ainda me incomoda a idéia de que talvez não haja um termostado para ligar e desligar o compressor (Não localizei no diagrama elétrico).

Sendo assim, se não uso o botão no máximo (por não precisar de tando frio) o ar frio continuará a ser gerado do mesmo jeito e apenas será desperdiçado ao se misturar com o ar quente?

Se for assim o controle do ar condicionado do EcoSport beira o absurdo! Ou estou louco?

http://www.adolfolima.blogspot.com/

#10
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Dolphim escreveu:Senhores. Ainda me incomoda a idéia de que talvez não haja um termostado para ligar e desligar o compressor (Não localizei no diagrama elétrico).

Sendo assim, se não uso o botão no máximo (por não precisar de tando frio) o ar frio continuará a ser gerado do mesmo jeito e apenas será desperdiçado ao se misturar com o ar quente?

Se for assim o controle do ar condicionado do EcoSport beira o absurdo! Ou estou louco?

Com certeza tem o termostato. Pelo que sei todo ar condicionado tem um. Nos caso do digital, ai deve ter um sensor eletronico, o que da mais precisao no controle de temperatura.

#11
 renan.rj21

renan.rj21
Membro Gold
Membro Gold
Eu uma vez retirei o painel da minha ex eco para sanar uns ruidos e nao achei nenhum termostado rs

Pelo que lembro , o sistema funciona direto e simplismente vc pode " esquentar " o ar condicionado usando a agua quente do radiador !

#12
 Dolphim

Dolphim
Membro Platinum
Membro Platinum
Sendo assim, renan.rj21, o controle de nosso ar-condicionado não tem como melhorar o rentimento, sobretudo pra quem está em região mais fria e que poderia usar o ar em menor potência - Se o botão de controle só comanda aquela portinola, então se conclui que o controle é "ladrão de gasolina".

Diante disto precisamos encontrar uma forma de instalar um termostato.

Eletricamente não há problema - só teríamos que interromper o fio do compressor pelo termostato.

O outro passo, no qual sou totalmente leigo, seria acoplar o botão de controle ao termostato (para controle da temperatura).

Alguém se habilita???

http://www.adolfolima.blogspot.com/

#13
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos