EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

bloqueio da tração não funciona - Ecosport 4WD

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 Desmantelado

avatar
Iniciante
Iniciante
Boa noite Pessoal,

namorei por muito tempo as Ecos 4wd, pois consegui finalmente comprar a minha: uma 2004 amarela (foi o que deu...), mas é inteirona, funciona tudo... ou melhor quase tudo. Hoje descobri que o que eu mais prezo nela não está funcionando, a tração 4x4!
já li e reli tudo pela internet, até que encontrei este clube e me registrei na esperança de encontrar ajuda.
O que acontece é que quando aciono o botão do 4wd no painel a luzinha acende e tudo mas não acontece nada, já li em varios sites que ao acionar este botão a tração fica distribuido 50% para cada eixo, mas hoje fui subir uma lomba com barro e o carro começou a patinar as dianteiras, imediatamente acionei o botão 4wd esperando que as rodas traseiras fizessem o serviço... e nada!
As rodas traseiras ficam paradas mesmo com o botão do bloqueio acionado, e as dianteiras patinando a mil por hora. O que pode ser isso?
Será que entendi errado o funcionamento da tracao da eco e é normal as rodas traseiras ficarem paradas e as dianteiras girando que nem doida mesmo com o bloqueio acionado? Alguém já passou por isso?

já pesquisei tudo que tem na internet e não encontrei nenhum relato parecido com o meu, será que com tantas ecosport 4wd eu fui conseguir arrumar um problema exclusivo....

Abraços

estou com a carro so fazem dois dias, mas comprei numa revenda e eles não sabem de nada.

#2
 kingleer

kingleer
Membro Gold
Membro Gold
Desmantelado, bem-vindo ao clube.

Esse funcionamento não é normal. Com o botão acionado, a tração fica dividida entre os eixos.
Estes tópico tem algumas informações que podem te ajudar sobre o funcionamento do sistema 4x4.
https://ecosportclub.forumeiros.com/t163-problema-tracao-nao-sai-do-4x4
https://ecosportclub.forumeiros.com/t221-prblema-no-4x4-da-eco-07

Mas o jeito é levar na concessionária e cobrar o reparo da revenda depois. A maioria das oficinas não sabe mexer com esse sistema.

#3
 BASICO

avatar
Membro Pleno
Membro Pleno
Seu veiculo eh uma daquelas ECOSPORT   AMARELA   lindas  
vibro quando vejo uma que cor linda.
(a minha eh uma ECO 4WD BRANCA 2010/2011 COM 45.000KMS.~
O PROBLEMA MAIOR EH O HISTORICO DE RODAGEM
utilisando o 4x4  da sua ECO.

Este sistema da ECO 4WD, TM UM "pulo do gato" QUE SO LI EM ALGUMAS REPORTAGENS ANTIGAS.
por utilisar SILICONE QUE FAZ PRESSÃO
Sua   N ã o    utilização   em terrenos onde teoricamente  deveria ser UTILISADA, faz com que  o SILICONE suba de temperatura  e  ateh  se  ACABE.  e ai  não haveria mais a TRAÇÃO 4X4.

EU ateh  brinco e aconselho a quem vai comprar uma ECO 4WD.  Jamais compre uma cujo proprietario todo orgulhozinho, alegue   NUNCA TER UTILIZADO O SISTEMA 4X4. <<< pois isto seria um pessimo SINAL  .

Como seu veiulo eh 2004, e pode ter passado por mais de um dono  ,fica dificil
de saber se realmente o SILICONE ACABOU e omo restaura-lo

PS:No caso pode ter sido uma ou várias vezes NÃO UTILIZAÇÃO DA TRAÇÃO 4WD MANUAL (BOTÃO NÃO ACIONADO) ai poderia ter esquentado SILICONE ai seu sumiço SUMIÇO so voce procurando no GOOGLE  reportagens sobre ECOSPORT 4WD.
boa sorte



Última edição por BASICO em Qui Jan 16, 2014 11:45 am, editado 1 vez(es)

#4
 Carlos Russafa

Carlos Russafa
Membro Pro
Membro Pro
Olha, pelo ano da sua, talvez um dos antigos proprietários tenha se deparado com algum problema na tração... e ao levar numa mecanica ou concessionaria, tenha se assustado com o custo para arrumar. Aí existe o "jeitinho brasileiro", onde o mecanico oferece alguma solução barata... e nisso o sistema pára de funcionar, mas o carro anda normalmente com 4x2(condição onde a maioria anda a vida inteira).
Um exemplo disso, é soltar a tração na dianteira, evitando que a tração chegue atras e movimente o diferencial traseiro, fonte de alguns problemas que podem surgir na 4WD(composto por peças caras e difíceis de achar...).
Não estou afirmando que seja este o problema, mas já vi muitos absurdos mecanicos feitos para ludibriar as pessoas.
Portanto, leve em alguma concessionaria ou alguem especializado em tração 4x4 e peça para verificar isso o qto antes, afinal, vc tem 3 meses de garantia legal, mesmo fora da concessionaria.

Abraços

Carlos Russafa

#5
 Desmantelado

avatar
Iniciante
Iniciante
Pessoal,

valeu pelas dicas.
pelo que tenho percebido no comportamento do carro o problema deve ser na solenoide que bloqueia o sistema de tração, agora se a falha está no proprio solenoite ou em algum outro pondo da elétrica já não sei. o 4wd automativo ate funciona meia boca parece, tipo quem está dirigindo sente que as rodas traseiras querem ajudar, mas pelo manual quando se aciona o botao no painel obrigatoriamente uma roda atrás deve girar... então com o botao acionado se as rodas da frente patinam as traseiras precisariam patinar também obrigatoriamente, como não acontece isso o bloqueio não está funcionando, e deve ser esse raio de solenoite ou ta tudo encravado dentro do diferencial traseiro.

Falei com quase todos mecanicos que conheço que trabalham com 4x4 e ninguém conhece esta mecânica da ecosport, é muito específica. não queria largar na ford porque vem facada, e como fazem dois dias que comprei o carro já fui para cima da revenda que comprei... e adivinha se o cara não está se esquivando??
mas já estou tentando devolver o carro, é uma pena pq fazia tempo que queria ter uma Eco e quando deu já virou pesadelo em menos de uma semana.
minha esperança era de alguém do forum já ter tido o mesmo problema para me dar o caminho das pedras, mas pelo jeito nao tem ninguém então acho que a melhor saída é a mesmo devolver a viatura.

Abraços e ainda na esperança de alguém ter tido o mesmo problema e saiba como solucionar...

#6
 kingleer

kingleer
Membro Gold
Membro Gold
Na Ford vem facada mesmo, mas quem tem que pagar é o cara da revenda. Um grande problema, porque sabe como são esses picaretas...

#7
 Desmantelado

avatar
Iniciante
Iniciante
o cara não quer pegar o carro de volta, mas fiquei de levar para osório que foi onde comprei e largar na Ford de lá, os mexanicos vão avaliar a situação para saber qual é o problema.
se eu tivesse alguém da minha cidade que soubesse lidar com a tração da Eco tentaria por aqui mesmo, levar o carro para lá vai ser uma mão do caramba, se ausentar do trabalho e etc... mas não tem ninguém.
poxa, será que a tração da Eco é tão boa que nunca dá problema e por isso não tem mecanico que saiba arrumar?
mas daí se for isso eu sou um mardito mesmo porque justamente na minha mão que foi detonar, o carro é muito novo, era de garagem mesmo. a KM é 96 mil e pelo estado do carro parece ser original.
vamos ver no que vai dar tudo isso.

Abraço

#8
 kingleer

kingleer
Membro Gold
Membro Gold
Assim, pelo que sei desse sistema, se ele não é ativado nunca, começa a dar problema, mas bem usado dura mais do que o motor. Se for só algo elétrico, menos mal, porque se for na parte interna, onde fica o silicone, não tem jeito a não ser trocar. A Ecosport é o único carro nacional a usar esse sistema, e mesmo lá fora, foram poucos os carros que utilizaram, por isso a dificuldade de achar um mecânico que saiba como mexer.

#9
 diegojf

diegojf
Membro
Membro
A caixa de transferência de torque é selada e tem durabilidade prevista de 240000 quilômetros.

Nunca escutei nenhum relato de falha no sistema 4WD... a minha está com 123 mil km e funciona perfeitamente...

#10
 BASICO

avatar
Membro Pleno
Membro Pleno
ECOSPORT 4WD tem dois sistemas de tração 4x4

1)O primeiro AUTOMATICO independe de qualquer ação de quem esteja dirigindo
TRANSFERE ATEH PERCENTUAL 70 X30 (invertendo da dianteira para traseira0

2) O segundo MECANICO funciona quando o condutor do veiculo aperta o botão 4WD que existe no painel.;
com botão acionando e acendendo LUZ no velocimetro fica IGUALADA 50 % x 50 %
as trações dianteiras e traseiras.

COMO ACONTECE ESQUENTAMENTO DO SILICONE !!!!

exemplo básico de utilisação,<<

vOCE VEM COM eco 4wd EM UMA ESTRADA DE TERRA normal, claro com velocidade menos de 100km <<< de repente aparece um trecho digamos 100metros somente LAMA ou AREIA FOFA....ou mesmo uma AREIA fofa



ai voce aperta o botaão e apos trecho DESLIGA O BOTAO. OK e assim suycessivamente..ok

#11
 BASICO

avatar
Membro Pleno
Membro Pleno
QUANDO ACONTECE  o que citei anteriormente passar de um estágio de PISO
tipo terra para outro AREIA FOFA  LAMA  OU LADEIRA AREIFOFA EOU LAMA
e  não se aperta o botão 4WD no centro do painel, acontece que na posição automatica  o SILICONE trabalharia  sob  pressão  e  ESQUENTARIA.

pOR ISTO REPITO  SEMPRE CITEI AQUI  QUE QUEM FOSSE COMPRAR UM ecosport 4wd USADO, e o dono viesse com este papo de "NUNCA TER UTILISADO A TRAÇÃO"

Cuidado   ao inves  de  conservado o veiculo poderia estar  sim com tração bichada.

kkkkkkkkkkkkkkkk

mudando de pau para cacete.
llI algumas reportagens  sobre chegada do NOVOECO  4WD  <<
eM UMA DELAS AHI INTERESSANTE DEVIDO AO QUE REPORTER ADIANTOU:
DIZIA ELE.

"NOVO ECO 4WD  viria  com NOVO SISTEMA DE TRAÇÃO, motivo por se tratar de um veiculo MUNDIAL sendo fabricado varios paises  o sistema seria mais MODERNO do que o ATUAL que eh oriundo do MADZA."

NOVOECO 4WD   viria com  câmbio   de  6  marchas  manuais  <
ou com opcional a + R$$$$   CAMBIO AUTOMATIZADO  6 marchas,

Os motivos  seriam o mesmo  por se tratar de um projeto MUNDIAL
seria PADRONIZADO  para todos paises.

Unica coisa diferentes entre outros paises e BRASIL, seria o....MOTOR.
lÁ fora o Ecobost  (India x China)       AQUI duratec 2.0 <

LANÇAMENTO DO NOVOECO 4WD  seria no SALAO AUTOMOVEL SÃO PAULO
JUNTO COM NOVOECO   AUTOMATICO.


aguardemos pois.
Caso sejam verdadeiras  estas inovações  seria uma revolução  nesta  VERSÃO.

NOVOECO 4WD.

PS:aCHEI ALGUMA LOGICA APENAS PELO FATO DO VEICULO SER UM
PROJETO  MUNDIAL, portanto padronizado  na fabricação.

Se fosse somente no BRASIL ,pelo fato de vender pouquissimo  FORD não investiria nestas trocas  apenas para  esta versão

NOVOECO 4WD.....
PREÇO, acredito que será abaixo  R$75.000 <<<
Lembrando que SUZUKI ja anunciou preço veiculo dela SUZUKI VITARA 4 X 2
por R$$82.900  ,,,



Última edição por BASICO em Qui Jan 16, 2014 11:49 am, editado 1 vez(es)

#12
 Fabricio Avila

avatar
Iniciante
Iniciante
Estou com o mesmo problema.... Alguém sabe o q pode estar.acontecendo...fui subir um morro de grama..porém tia chovido e ela só patinava as dianteiras...ela é 2008...obrigado

#13
 BASICO

avatar
Membro Pleno
Membro Pleno
Tópico cujo titulo é:

ECOSPORT 4WD : A MELHOR ECOSPORT  DA    FORD !!! <<<,,

E realmente ela é sim   na antiga ECO4WD
(QUANDO ERA A top de linha)

a)Suspensão dianteira   reforçada
b)Suspensao Traseira Independente
c)Espelhos retrovisores azulados
d)Banco tecido padronagem exclusiva (2010)
e) TRAÇÃO  4WD

No NOVOECO 4WD <foi rebaixada de TOP DE LINHA para versão + popular FREESTYLE

Com o lançamento mundial do NOVOECO,  a configuração NOVOECO 4WD, foi
a que recebeu maiores benefícios.
a)Suspensão dianteira reforçada com barra estabilizadora de 2.5 cm
b)PROTETOR CARTER/MOTOR ORIGINAL DE FABRICA protegendo toda parte debaixo da dianteira.
c)Câmbio Exclusivo  de  6   (seis) marchas   manual

d)Finalmente o moderno sistema eletrônico  4WD oriundo do ESCAPE americano, um veiculo
de categoria superior$$ao NOVOECO.

Portanto  o slogan deste TÓPICO  continua atualizadíssimo  sim

ECOSPORT 4WD/NOVOECO 4WD : A MELHOR  CONFIGURAÇÃO fabricada pela  FORD!!!!

Concordam comigo??

rsrsr

#14
 Fabricio Avila

avatar
Iniciante
Iniciante
BASICO escreveu:Tópico    cujo titulo é:

ECOSPORT 4WD : A MELHOR ECOSPORT  DA    FORD !!!  <<<,,

E realmente ela é sim   na antiga ECO4WD
(QUANDO ERA A top de linha)

a)Suspensão dianteira   reforçada
b)Suspensao Traseira Independente
c)Espelhos retrovisores azulados
d)Banco tecido padronagem exclusiva (2010)
e) TRAÇÃO  4WD

No NOVOECO 4WD <foi rebaixada de TOP DE LINHA para versão + popular FREESTYLE

Com o lançamento mundial do NOVOECO,  a configuração NOVOECO 4WD, foi
a que recebeu maiores benefícios.
a)Suspensão dianteira reforçada com barra estabilizadora de 2.5 cm
b)PROTETOR CARTER/MOTOR ORIGINAL DE FABRICA protegendo toda parte debaixo da dianteira.
c)Câmbio Exclusivo  de  6   (seis) marchas   manual

d)Finalmente o moderno sistema eletrônico  4WD oriundo do ESCAPE americano, um veiculo
de categoria superior$$ao NOVOECO.

Portanto  o slogan deste TÓPICO  continua atualizadíssimo  sim

ECOSPORT 4WD/NOVOECO 4WD : A MELHOR  CONFIGURAÇÃO fabricada pela  FORD!!!!

Concordam comigo??

rsrsr




Oi Amigo..vc sabe me informar do meu problema...

#15
 JPR

avatar
Iniciante
Iniciante
Amigos. A minha é uma 4wd 2017. Está com 58 mil km rodados e está com o diferencial zoando como se fosse rolamento de roda. Isso quando está a 70 km por hora. Não toquei o óleo do diferencial ainda. Alguém indicaria algun mecânico em Belo Horizonte para indicar? Ou alguma dica se apenas trocando o óleo pode resolver?

#16
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos