EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Problema: Tração nao sai do 4x4

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 Leandro Gordo

avatar
Membro Jr
Membro Jr
Ola Galera, sou novo no forum e estou com um problema, espero que alguem possa me ajudar, é o seguinte, comprei uma Ecosport 2006 4WD há uns 15 dias atras, fui fazer alinhamento e minha surpresa, ela esta com a tração 4x4 ligada sempre, mesmo com o botão desligado e sem aparecer no painel o indicativo da tração ligada, ela não desaciona, alguem ja teve esse problema ou pode dar uma sugestão do que seje.

Antecipadamente grato pela força!

#2
 ammauricio

ammauricio
Membro Gold
Membro Gold
Olá Leandro, bem vindo ao forum. comece pelo mais fácil, veja se o butão esta funcionando, depois veja se o motor q aciona a tração funciona, verifique a luz da tração no painel se fuinciona, isso vc verifica com um bom eletricista. Depois se tudo estiver certo, comece a verificar a parte mecanica mesmo. Aí começa a encarecer a brincadeira.

#3
 Alfredo Carlos

avatar
Membro Advanced
Membro Advanced
ammauricio escreveu:Olá Leandro, bem vindo ao forum. comece pelo mais fácil, veja se o butão esta funcionando, depois veja se o motor q aciona a tração funciona, verifique a luz da tração no painel se fuinciona, isso vc verifica com um bom eletricista. Depois se tudo estiver certo, comece a verificar a parte mecanica mesmo. Aí começa a encarecer a brincadeira.
Boa sorte meu caro, tomara seja o botão
Alfredo

#4
 motiko

motiko
Membro Jr
Membro Jr
nao entendi, como vc descobriu que ela esta ligada sempre? p q se vc suspender o carro e rodar as rodas traseiras o carda vai girar mesmo, mas isso nao quer dizer que o 4x4 esta ligado.

normalmente se percebe que o 4x4 está ligado, ao andar no asfalto, (o que nao é recomendado) vc ve que o carro aos fazer curvas meio que trava as rodas traseiras.

melhor coisa, va em uma oficina e faça uma revisao, ja que seu carro ja tem um bom tempo de uso. Aproveite e verifique o oleo do diferencial, muito donos da eco 4x4 mal sabem desse item que deve ser verificado e trocado a cada 40 a 50 mil km.

att.

#5
 Leandro Gordo

avatar
Membro Jr
Membro Jr
ammauricio escreveu:Olá Leandro, bem vindo ao forum. comece pelo mais fácil, veja se o butão esta funcionando, depois veja se o motor q aciona a tração funciona, verifique a luz da tração no painel se fuinciona, isso vc verifica com um bom eletricista. Depois se tudo estiver certo, comece a verificar a parte mecanica mesmo. Aí começa a encarecer a brincadeira.

Então, o botão não é, o sensor que segundo o mecanico identifica o botao ligado ou nao, também não é, e quando aperto o botão, ele acende a luz do painel normalmente, mas depois que desligo, nada muda, ela continua com a tração ligada, levei a um mecanico e segundo ele o proximo passo é analisar os sensores das rodas.

#6
 Leandro Gordo

avatar
Membro Jr
Membro Jr
Alfredo Carlos escreveu:
ammauricio escreveu:Olá Leandro, bem vindo ao forum. comece pelo mais fácil, veja se o butão esta funcionando, depois veja se o motor q aciona a tração funciona, verifique a luz da tração no painel se fuinciona, isso vc verifica com um bom eletricista. Depois se tudo estiver certo, comece a verificar a parte mecanica mesmo. Aí começa a encarecer a brincadeira.
Boa sorte meu caro, tomara seja o botão
Alfredo

Putz Alfredo, seu boa sorte me deixou preocupado agora HUSHASHSAUH
mas mesmo assim obrigado!

#7
 Leandro Gordo

avatar
Membro Jr
Membro Jr
motiko escreveu:nao entendi, como vc descobriu que ela esta ligada sempre? p q se vc suspender o carro e rodar as rodas traseiras o carda vai girar mesmo, mas isso nao quer dizer que o 4x4 esta ligado.

normalmente se percebe que o 4x4 está ligado, ao andar no asfalto, (o que nao é recomendado) vc ve que o carro aos fazer curvas meio que trava as rodas traseiras.

melhor coisa, va em uma oficina e faça uma revisao, ja que seu carro ja tem um bom tempo de uso. Aproveite e verifique o oleo do diferencial, muito donos da eco 4x4 mal sabem desse item que deve ser verificado e trocado a cada 40 a 50 mil km.

att.

Então Motiko, foi descoberto no momento de fazer o alinhamento, vc vira a roda dianteira e a traseira vira junto e vice-versa, e outra coisa, quando o carro chega proximo aos 100KM/h, ele meio que começa a trepidar, e apertando ou nao o botão continua da mesma maneira, peguei uma barro de leve numa subida onde um carro 4x2 patinaria, e a Ecosport nem tomou conhecimento, infelizmente andei com ela no asfalto assim mesmo, mas limitando a velocidade a no maximo 100 KM/h, tomara que essa atitude tenha ajudado a nao ferrar o sistema.

#8
 motiko

motiko
Membro Jr
Membro Jr
Leandro Gordo escreveu:
motiko escreveu:nao entendi, como vc descobriu que ela esta ligada sempre? p q se vc suspender o carro e rodar as rodas traseiras o carda vai girar mesmo, mas isso nao quer dizer que o 4x4 esta ligado.

normalmente se percebe que o 4x4 está ligado, ao andar no asfalto, (o que nao é recomendado) vc ve que o carro aos fazer curvas meio que trava as rodas traseiras.

melhor coisa, va em uma oficina e faça uma revisao, ja que seu carro ja tem um bom tempo de uso. Aproveite e verifique o oleo do diferencial, muito donos da eco 4x4 mal sabem desse item que deve ser verificado e trocado a cada 40 a 50 mil km.

att.

Então Motiko, foi descoberto no momento de fazer o alinhamento, vc vira a roda dianteira e a traseira vira junto e vice-versa, e outra coisa, quando o carro chega proximo aos 100KM/h, ele meio que começa a trepidar, e apertando ou nao o botão continua da mesma maneira, peguei uma barro de leve numa subida onde um carro 4x2 patinaria, e a Ecosport nem tomou conhecimento, infelizmente andei com ela no asfalto assim mesmo, mas limitando a velocidade a no maximo 100 KM/h, tomara que essa atitude tenha ajudado a nao ferrar o sistema.


entao, essa de girar a roda dianteira e a traseira tb rodar é normal. mas essa trepidação após 100km/h não é. Deve ser alguma parte do sistema elétrico mesmo, por isso que o acionamento elétrico do 4x4 é ruim, quando dá problema é um zica pra arrumar.

O consumo tb deve estar bem alto né. Evite andar em asfalto mesmo estando abaixo de 100km/h, pois segundo o manual força todo o conjunto.

boa sorte ae.

att.

#9
 Leandro Gordo

avatar
Membro Jr
Membro Jr
motiko escreveu:
Leandro Gordo escreveu:
motiko escreveu:nao entendi, como vc descobriu que ela esta ligada sempre? p q se vc suspender o carro e rodar as rodas traseiras o carda vai girar mesmo, mas isso nao quer dizer que o 4x4 esta ligado.

normalmente se percebe que o 4x4 está ligado, ao andar no asfalto, (o que nao é recomendado) vc ve que o carro aos fazer curvas meio que trava as rodas traseiras.

melhor coisa, va em uma oficina e faça uma revisao, ja que seu carro ja tem um bom tempo de uso. Aproveite e verifique o oleo do diferencial, muito donos da eco 4x4 mal sabem desse item que deve ser verificado e trocado a cada 40 a 50 mil km.

att.

Então Motiko, foi descoberto no momento de fazer o alinhamento, vc vira a roda dianteira e a traseira vira junto e vice-versa, e outra coisa, quando o carro chega proximo aos 100KM/h, ele meio que começa a trepidar, e apertando ou nao o botão continua da mesma maneira, peguei uma barro de leve numa subida onde um carro 4x2 patinaria, e a Ecosport nem tomou conhecimento, infelizmente andei com ela no asfalto assim mesmo, mas limitando a velocidade a no maximo 100 KM/h, tomara que essa atitude tenha ajudado a nao ferrar o sistema.


entao, essa de girar a roda dianteira e a traseira tb rodar é normal. mas essa trepidação após 100km/h não é. Deve ser alguma parte do sistema elétrico mesmo, por isso que o acionamento elétrico do 4x4 é ruim, quando dá problema é um zica pra arrumar.

O consumo tb deve estar bem alto né. Evite andar em asfalto mesmo estando abaixo de 100km/h, pois segundo o manual força todo o conjunto.

boa sorte ae.

att.


Então Motiko, pelo que o mecanico pode apurar, não é normal as rodas virarem juntas não, inclusive se levantar apenas uma roda da frente e as outras tres continuarem no chão, essa não gira nem a porrete, e segundo o antigo proprietario ele nunca havia ligado a tração 4x4, talvez seja esse o problema, explicado num texto que encontrei pelo google, segue abaixo o texto.

Quando o cardã gira, cria um turbilhão e aquecimento no silicone dentro do E-ERBC. Quando a parte da frente do sistema gira mais rápido que a de trás, o silicone se expande por aquecimento e comprime o pacote de embreagens enviando torque por demanda para o diferencial traseiro. A pressão no pacote de embreagens pode se alterar em frações de segundo.
Vamos explicar o que ocorre. O E-ERBC é um sistema vedado, sem manutenção que está definido para durar 240 mil km e depois ser trocado. Teoricamente, dura mais que o próprio motor antes de ser aberto. Mas coisas podem dar errado. Ao trafegar muito tempo com o sistema desbloqueado e havendo muita necessidade de tração na traseira, o silicone vai esquentando. Atingidos os 300 graus (isso mesmo 300), e você não tem um termômetro para ver isso, ele perde suas características de transmitir torque e pior que isso, os discos de sua embreagem, que são finos, vão entortar podendo travar o cardã inteiro. Sentiu né? Por isso eu avisei: terreno que exige 4x4 só bloqueado e você pode andar tranqüilamente a qualquer velocidade com ele assim. Bloqueio e desbloqueio podendo ser acionados até 100 km/h. Veio vindo na estrada de terra e tem um subidão, aperte o botão suba e depois aperte de novo para desbloquear. Simples assim.
Para nós que conhecemos mais da coisa, se o pacote de embreagens travar, basta – tendo as ferramentas – soltar a primeira parte do cardã bi-partido e seguir em frente com tração dianteira. Mas para o usuário normal essa opção não existe.


Pelo jeito o problema esta nesse pacote de embreagem, talvez tenha que trocar as laminas ou até o conversor de torque, porque parece que esse não tem manutenção. Mas provisoriamente desengatou um dos cardãs e estou andando com ela apenas na tração dianteira

#10
 Leandro Gordo

avatar
Membro Jr
Membro Jr
Observação de erro percebido no texto postado por mim mesmo abaixo, segundo o manual não é aconselhavel andar numa velocidade maior que 100km/h com a tração bloqueada.
Desculpem-me pela falha ao colocar o texto.

#11
 DANIEL MOURA

DANIEL MOURA
Iniciante
Iniciante
Leandro Gordo escreveu:Ola Galera, sou novo no forum e estou com um problema, espero que alguem possa me ajudar, é o seguinte, comprei uma Ecosport 2006 4WD há uns 15 dias atras, fui fazer alinhamento e minha surpresa, ela esta com a tração 4x4 ligada sempre, mesmo com o botão desligado e sem aparecer no painel o indicativo da tração ligada, ela não desaciona, alguem ja teve esse problema ou pode dar uma sugestão do que seje.

Antecipadamente grato pela força!

BOA TARDE LEANDRO, TENHO UM PROBLEMA COM MINHA ECO 2007 NO 4X4 DELA.
QUANDO FAÇO MANOBRA COM A TRAÇÃO LIGADA, SINTO QUE O CARRO PERDE POTÊNCIA, E A EMBREAGEM COMEÇA A PATINAR (QUEIMAR).
COMO COMPREI O CARRO RECENTEMENTE (3 MESES) E ELA TEM APROX. 18.000KM (CONHEÇO O ANTIGO PROPRIETÁRIO) NÃO TENHO USADO A TRAÇÃO PARA EVITAR POSSÍVEIS DISGASTES.
MAIS DO QUE SERVE TER UMA 4WD E NÃO PODER USAR SUA TRAÇÃO?
SENDO ASSIM, GOSTARIA DA SUA E DOS DEMAIS AMIGOS PARA TER UMA IDEIA ANTES DE ENCARAR UMA CONSECIONÁRIA DA VIDA.

SOLICITO AJUDA PELO https://ecosportclub.forumeiros.com/t221-prblema-no-4x4-da-eco-07

GRATO

DANIEL MOURA

#12
 9montechio9

avatar
Iniciante
Iniciante
motiko escreveu:
melhor coisa, va em uma oficina e faça uma revisao, ja que seu carro ja tem um bom tempo de uso. Aproveite e verifique o oleo do diferencial, muito donos da eco 4x4 mal sabem desse item que deve ser verificado e trocado a cada 40 a 50 mil km.

att.

Motiko, tenho uma 4WD com 116.000Km rodados. Comprei ela qndo estava com 80.000Km. Nunca verifiquei ou troquei o óleo do diferencial, Vc já fez isso na sua?

#13
 Ecomarco

avatar
Membro
Membro
Caros Amigos!

1-Quando o carro estiver no elevacar com as 4 rodas no ar, ao se acionar uma das rodas as outras irão girar, fiz isso na ford no dia em que peguei minha Eco 0Km, é normal do sistema.

2-Tente arrancar com o carro na lenta e a direção toda virada para um dos lados, se o 4WD estiver acionado ela irá realmente apanhar para arrancar e poderá forçar o sistema de embreagem, pois como o sistema é 100% bloqueado não existe compensação nas rodas, o que fará com que a roda que ficar no lado de dentro da curva patinar e a que ficar no lado de fora irá arrastar, por isto que não se deve andar em asfalto ou pisos de concreto com o sistema acionado, já se fizer este teste na areia verá as marcas dos pneus e o carro não sofrerá.

3- Segundo os mecânicos da Ford onde levo meu carro me disseram que não devemos fazer balanceamento com a roda no lugar, pois colocando a roda para girar com as outras no chão estaremos aquecendo o sistema de Gel e caso ele aqueça muito pode se liquefazer e vazar, sendo nescessário trocar parte do sistema.

4- Outra coisa que pode estar com problema é o sistema elétrico que aciona o sistema.

Espero que tenha ajudado a esclarecer um pouco suas dúvidas!

Abraço a todos!!
Marco

#14
 Gutto Alves

avatar
Iniciante
Iniciante
ENTAO AMIGOS....

MINHA ECO QUANDO ESTA LEVANTADA ACONTECE ISSO DE GIRAR UMA RODA E AS OUTRAS TBM. MAS AINDA TENHO DUVIDA PRA SABER SE A TRACAO ESTA MESMO DESLIGADA. COMO O LEANDRO FALOU, MEU CARRO TBM COMECA A VIBRAR EXATAMENTE AOS 80KM/H, JA VERIFIQUEI BALANCEAMENTO DAS RODAS, SUSPENSAO E NADA. ISSO ME PREOCUPA, PODERIA SER ALGUM TIPO DE DESBALANCEAMENTO DO CARDÃ? PERCEBO QUE A VIBRAÇÃO VEM DE BAIXO PRA CIMA. PERCEBO TBM QUE NAS TROCAS DE MARCHA EXISTE UM PEQUENO ESTALO E QUANDO LEVANTEI E GIREI LIGEIRAMENTE UMA DAS RODAS O MESMO BARULHO ACONTECIA NA PARTE DIANTEIRA DO CARDÃ. CONTO COM A EXPERIENCIA DE VCS! ABRAÇO!

#15
 Leandro Gordo

avatar
Membro Jr
Membro Jr
Boa noite Gutto, na verdade o problema da minha em trepidar foi solucionado, peço desculpas aos membros por nao postar aqui a solução (mals galera), voltando ao caso, Gutto, no caso da minha o que foi feito para solucionar o problema da trepidação foi engraixar ou trocar a graxa em todo o cardan, tambem fizemos a troca da cruzeta e a trepidação acabou, li algo se nao me engano no manual que dispunibilizaram aqui no forum que tem algo como girar tantos graus no cardan pra poder encaixa-lo, quanto ao sistema de ao girar uma roda as outras girarem junto, na Ford me foi explicado que é normal, o sistema é assim mesmo. O bom é que como estou vendendo a Eco, fica mais facil de explicar pro futuro comprador como funciona, para que tenha menos duvidas.

Abraço

#16
 wander.castro.14

wander.castro.14
Iniciante
Iniciante
Só tem uma maneira de saber se a trepidação vem do cardan: Tira ele fora e vai para a estrada com o botão 4x4 acionado para não gastar a embreagem que aciona a traseira. A minha estava com esse problema. DICA: A trepidação que vem do cardan não vibra o volante, só o piso do carro. Valeu.

#17
 Jorge Henrique

Jorge Henrique
Iniciante
Iniciante
Ola Galera, sou novo no forum e estou com um problema, espero que alguem possa me ajudar, é o seguinte, comprei uma Ecosport 2006 4WD há uns 15 dias atras, fui fazer alinhamento e minha surpresa, ela esta com a tração 4x4 ligada sempre, mesmo com o botão desligado e sem aparecer no painel o indicativo da tração ligada, ela não desaciona, alguem ja teve esse problema ou pode dar uma sugestão do que seje.



Olá galera, estou com o mesmo problema na minha eco 2009,a tração acionada direta, ligo e desligo mas não desaciona,alguém pode me ajudar com alguns detalhes do que seja ou se posso tirar o cardam por um tempo até solucionar,abraços.

#18
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Jorge Henrique escreveu:Ola Galera, sou novo no forum e estou com um problema, espero que alguem possa me ajudar, é o seguinte, comprei uma Ecosport 2006 4WD há uns 15 dias atras, fui fazer alinhamento e minha surpresa, ela esta com a tração 4x4 ligada sempre, mesmo com o botão desligado e sem aparecer no painel o indicativo da tração ligada, ela não desaciona, alguem ja teve esse problema ou pode dar uma sugestão do que seje.



Olá galera, estou com o mesmo problema na minha eco 2009,a tração acionada direta, ligo e desligo mas não desaciona,alguém pode me ajudar com alguns detalhes do que seja ou se posso tirar o cardam por um tempo até solucionar,abraços.

acho que pode rodar sem o cardan sim... acho que deve ter alguma coisa emperrada la dentro.

#19
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos