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RESOLVIDO!!! Compressor do Ar Condicionado ora liga, ora não.

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#1
 boszko

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Iniciante
Iniciante
Ola amigos.
Tenho uma Eco XLS 1.6 2004. Dia desses constatei que não refrigerou o ar conficionado. Aí verifiquei que, ao ligar o ar condicionado no painel, a luz ascendia mas o compressor não arrancava. Do nada, voltou a funcionar. E a parar... a funcionar e a parar... loucura isso. Sabem do que pode se tratar tal defeito, que persiste ainda? Abraço.



Última edição por boszko em Qua Nov 14, 2012 6:13 am, editado 1 vez(es)

#2
 adilson garcia

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O seu ar esta com pouco gas, se ele funionava normal e do nada começou com este problema e porque deu algum vazamento e vazou o gas, voçe vai ter que procura um lugar especializado para achar o defeito.

#3
 boszko

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Iniciante
Iniciante
Ok, Adilson. Obrigado pela dica. Vou verificar e, assim que tiver a solução, posto aqui. Abraço. Smile

#4
 kentakk

kentakk
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pra mim eh defeito no rele.

#5
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
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Concordo com o Kentakk, se fosse gás o compressor ficaria direto, isso tem característica de mal contato, seja no relê ou em alguma parte da fiação

#6
 adilson garcia

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Membro Pro
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A eco do meu irmão estava assim e era vazamento de gas, quando o gas fica abaixo do normal o compressor fica ligando e desligando todo o tempo, ja tive outros carros tambem e com o mesmo problema e era falta de gas.

#7
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
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adilson garcia escreveu:A eco do meu irmão estava assim e era vazamento de gas, quando o gas fica abaixo do normal o compressor fica ligando e desligando todo o tempo, ja tive outros carros tambem e com o mesmo problema e era falta de gas.

Entao o sistema tem algum tipo de pressostato(sensor de pressao de gas)? Essa eu nao nao sabia... Pra mim o compressor ou liga ou nao liga, independente de ter gas ou nao.... Sera que nao seria uma manobra do mecanico para vender uma carga de gas? POis se for apenas um mau contato ou rele o conserto eh baratinho ja a carga do gas em torno de 70 reais ou mais.

#8
 adilson garcia

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Membro Pro
Membro Pro
Não foi picaretagem não porque eu acompanhei tudo de perto, e tambem depois fui buscar informação a respeito deste problema e realmente é verdade se não estiver com carga da gas adequada ele não funciona 100%.

#9
 kentakk

kentakk
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a prpoposito alguem tem o esquema eletrico completo do ar condicionado da ecosport 2009?

#10
 Marcos-CWB

Marcos-CWB
Administrador
Administrador
Esquema de todas as partes do sistema de ar condicionado e sua localização (Ecosport e Fiesta):

RESOLVIDO!!! Compressor do Ar Condicionado ora liga, ora não. Acecosport

#11
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
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Valeu Marcos, mas eu procurava o esquema eletrico, ou seja, chave liga desliga, reles, etc.... Mas pelo desnho o colega estava certo sobre o pressao do gas, pois tem um pressostato do gas sim....

#12
 Dolphim

Dolphim
Membro Platinum
Membro Platinum
Oi Kentakk.

Página 37, 52 e 53 do diagrama elétrico abaixo: (Vê se é isto que vc quer)


Para baixar: https://docs.google.com/open?id=0BweGEllRBsS-amg4MDBnUF8yaXc

Gnd abç.

http://www.adolfolima.blogspot.com/

#13
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
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Dolphin! Muuuuuito bom este link. Tem tudo la... So que agora preciso estudar como colocar um rele auxiliar no meio do circuito para tentar colocar um automatico.

#14
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Nao sei se estou equivocado mas o ar condicoonado do antigo opala tinha um regulador de temperatura mecanico. \pois pelo que vi na net pelo esquema tem um potenciometro ligado em serie com o termistor que desliga o ar quando chega na temperatura desejada. Ou estou errado. POis nao eco é tudo ou nada...
RESOLVIDO!!! Compressor do Ar Condicionado ora liga, ora não. Condmod

#15
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Alguem sabe pra que serve o "Rele da Borboleta aberta do Ar Condicionado" ???? Ela esta na pagina 52 do manual que o Dolphin passou pra gente. confused

#16
 boszko

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Iniciante
Iniciante
Resolvido. O problema era simplesmente a programação na UCE. R$ 110,00 e tá gelando até o pensamento. O problema fora ocasionado porque a bateria arriou, e tive que tirá-la para dar carga. Com certeza. Abraço.

#17
 italovalerio

italovalerio
Iniciante
Iniciante
kentakk escreveu:
adilson garcia escreveu:A eco do meu irmão estava assim e era vazamento de gas, quando o gas fica abaixo do normal o compressor fica ligando e desligando todo o tempo, ja tive outros carros tambem e com o mesmo problema e era falta de gas.

Entao o sistema tem algum tipo de pressostato(sensor de pressao de gas)? Essa eu nao nao sabia... Pra mim o compressor ou liga ou nao liga, independente de ter gas ou nao.... Sera que nao seria uma manobra do mecanico para vender uma carga de gas? POis se for apenas um mau contato ou rele o conserto eh baratinho ja a carga do gas em torno de 70 reais ou mais.

Kentakk, esse link pode ajudar a decifrar mais coisas:
http://www.oficinabrasil.com.br/index.php/avalicao-do-reparador/1899-ecosport-sistema-de-ar-condicionado

Lá não fala que a UCE tem algum controle sobre o ar condicionado.

#18
 boszko

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Iniciante
Iniciante
italovalerio escreveu:
kentakk escreveu:
adilson garcia escreveu:A eco do meu irmão estava assim e era vazamento de gas, quando o gas fica abaixo do normal o compressor fica ligando e desligando todo o tempo, ja tive outros carros tambem e com o mesmo problema e era falta de gas.

Entao o sistema tem algum tipo de pressostato(sensor de pressao de gas)? Essa eu nao nao sabia... Pra mim o compressor ou liga ou nao liga, independente de ter gas ou nao.... Sera que nao seria uma manobra do mecanico para vender uma carga de gas? POis se for apenas um mau contato ou rele o conserto eh baratinho ja a carga do gas em torno de 70 reais ou mais.

Kentakk, esse link pode ajudar a decifrar mais coisas:
http://www.oficinabrasil.com.br/index.php/avalicao-do-reparador/1899-ecosport-sistema-de-ar-condicionado

Lá não fala que a UCE tem algum controle sobre o ar condicionado.

Mas ela tem. Podes procurar em outros tópicos e verás que é isso mesmo. Ela precisa mandar um pulso negativo para o relé que aciona o compressor. Quando ela desprograma, esse sinal não chega ao destino. podes mandar testar uma ligação direta que teu compressor vai arrancar. E Depois mande testar o relé n2 da caixa de relés do compartimento do motor. É batata.
Aqui está a prova:
http://www.oficinabrasil.com.br/forum/9-reparador-para-reparador/53995-fiesta-16-flex.html (mesmo sistema da eco)
veja=
http://www.sindirepa-sp.org.br/pdfs/encarte_maio07.pdf
E aqui um bom lugar para analisar os defeitos elétricos (superficialmente)
http://www.superar10.com.br/teste.asp
Mais dicas...
http://www.ishi.com.br/?page=d_dicas&id=46#a


#19
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
achei bacana os links....

#20
 boszko

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Iniciante
Iniciante
kentakk escreveu:achei bacana os links....
Valeu, brow...

#21
 italovalerio

italovalerio
Iniciante
Iniciante
boszko escreveu:
Mas ela tem. Podes procurar em outros tópicos e verás que é isso mesmo. Ela precisa mandar um pulso negativo para o relé que aciona o compressor. Quando ela desprograma, esse sinal não chega ao destino. podes mandar testar uma ligação direta que teu compressor vai arrancar. E Depois mande testar o relé n2 da caixa de relés do compartimento do motor. É batata.
Aqui está a prova:
http://www.oficinabrasil.com.br/forum/9-reparador-para-reparador/53995-fiesta-16-flex.html (mesmo sistema da eco)
veja=
http://www.sindirepa-sp.org.br/pdfs/encarte_maio07.pdf
E aqui um bom lugar para analisar os defeitos elétricos (superficialmente)
http://www.superar10.com.br/teste.asp
Mais dicas...
http://www.ishi.com.br/?page=d_dicas&id=46#a



Show!, vivendo e aprendendo Very Happy

Eu achei estranho, por isso questionei, porque o meu teve problemas sérios com bateria, a ultima entrou em curto, recentemente na troca do atuador da embreagem, denovo e não teve esse sintoma descrito. Eu acho ruim o desempenho dele, porém a noite chega a embassar o para-brisa na saída de ar. Bom, carro preto, sem pelicula numa cidade queeeeennnte do nordeste, penso que seria normal.

Um dúvida sobre o oleo do compressor.
Fiquei meio por fora quando uma matéria na TV citou que deve-se trocar o oleo do Compressor, tal como oleo de motor. Não lembro de ter visto isso no manual. Confere isso? O procedimento é convencional, ou precisa desmontar algo?.

#22
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
italovalerio escreveu:
boszko escreveu:
Mas ela tem. Podes procurar em outros tópicos e verás que é isso mesmo. Ela precisa mandar um pulso negativo para o relé que aciona o compressor. Quando ela desprograma, esse sinal não chega ao destino. podes mandar testar uma ligação direta que teu compressor vai arrancar. E Depois mande testar o relé n2 da caixa de relés do compartimento do motor. É batata.
Aqui está a prova:
http://www.oficinabrasil.com.br/forum/9-reparador-para-reparador/53995-fiesta-16-flex.html (mesmo sistema da eco)
veja=
http://www.sindirepa-sp.org.br/pdfs/encarte_maio07.pdf
E aqui um bom lugar para analisar os defeitos elétricos (superficialmente)
http://www.superar10.com.br/teste.asp
Mais dicas...
http://www.ishi.com.br/?page=d_dicas&id=46#a



Show!, vivendo e aprendendo Very Happy

Eu achei estranho, por isso questionei, porque o meu teve problemas sérios com bateria, a ultima entrou em curto, recentemente na troca do atuador da embreagem, denovo e não teve esse sintoma descrito. Eu acho ruim o desempenho dele, porém a noite chega a embassar o para-brisa na saída de ar. Bom, carro preto, sem pelicula numa cidade queeeeennnte do nordeste, penso que seria normal.

Um dúvida sobre o oleo do compressor.
Fiquei meio por fora quando uma matéria na TV citou que deve-se trocar o oleo do Compressor, tal como oleo de motor. Não lembro de ter visto isso no manual. Confere isso? O procedimento é convencional, ou precisa desmontar algo?.


creio que mesmo no calor do nordeste pode acontecer de embassar o vidro. Mas isso piora por causa que na eco a agua quente continua circulando no radiador interno e isso nos dias mais frios faz com que a umidade se condense no vidro do carro. Se houvesse uma valvula que nao deixasse circular agua quente dentro do carro isso nao aconteceria. A unica solucao eh deixar o ar condicionado ligado o tempo todo. haja bolso.
Esse negocio de oleo docompressor ahco que eh so quando vai abrir para alguma manutencao.

#23
 italovalerio

italovalerio
Iniciante
Iniciante
kentakk escreveu:
italovalerio escreveu:

Show!, vivendo e aprendendo Very Happy

Eu achei estranho, por isso questionei, porque o meu teve problemas sérios com bateria, a ultima entrou em curto, recentemente na troca do atuador da embreagem, denovo e não teve esse sintoma descrito. Eu acho ruim o desempenho dele, porém a noite chega a embassar o para-brisa na saída de ar. Bom, carro preto, sem pelicula numa cidade queeeeennnte do nordeste, penso que seria normal.

Um dúvida sobre o oleo do compressor.
Fiquei meio por fora quando uma matéria na TV citou que deve-se trocar o oleo do Compressor, tal como oleo de motor. Não lembro de ter visto isso no manual. Confere isso? O procedimento é convencional, ou precisa desmontar algo?.


creio que mesmo no calor do nordeste pode acontecer de embassar o vidro. Mas isso piora por causa que na eco a agua quente continua circulando no radiador interno e isso nos dias mais frios faz com que a umidade se condense no vidro do carro. Se houvesse uma valvula que nao deixasse circular agua quente dentro do carro isso nao aconteceria. A unica solucao eh deixar o ar condicionado ligado o tempo todo. haja bolso.
Esse negocio de oleo docompressor ahco que eh so quando vai abrir para alguma manutencao.

No link que mandaram tem uma coisa curiosa, o oleo é junto com o gás, usa a mesma estrutura de colocação do gás, isso derruba a tese de que não há necessidade de trocar o gás, ok, mas tem de trocar por causa do óleo. A idéia que passa é essa, penso. To confuso com a história do óleo. Pensei que teria um reservatório, arriaria-se, colocava o novo, pelo visto não. "Ajuda dos universitários aêee"

http://arcondicionados.org/completar-ou-trocar-gas-do-ar-condicionado-do-carro.html


#24
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Não amigo, esse óleo é feito para durar mais que o compressor, vc nunca viu um ar ou geladeira que foi utilizada por mais de 20 anos e nunca deu problema, usam o mesmo óleo (Capelinha)
Quando há vazamento e se faz uma nova carga de gás coloca-se um pouco de óleo pelo fato de quando vaza o gás junto sai óleo que percorre toda a tubulação diferente do que muitos acham o óleo não fica só no compressor
Resumindo; Se não houver vazamento tanto o gás como o óleo vão durar mais que o carro
Quem diz que gás fica velho ou fraco são mechanicos que querem ganhar dinheiro em cima da ignorância do usuário

#25
 italovalerio

italovalerio
Iniciante
Iniciante
zanetti escreveu:Não amigo, esse óleo é feito para durar mais que o compressor, vc nunca viu um ar ou geladeira que foi utilizada por mais de 20 anos e nunca deu problema, usam o mesmo óleo (Capelinha)
Quando há vazamento e se faz uma nova carga de gás coloca-se um pouco de óleo pelo fato de quando vaza o gás junto sai óleo que percorre toda a tubulação diferente do que muitos acham o óleo não fica só no compressor
Resumindo; Se não houver vazamento tanto o gás como o óleo vão durar mais que o carro
Quem diz que gás fica velho ou fraco são mechanicos que querem ganhar dinheiro em cima da ignorância do usuário

Obrigadão Zanetti

A internet é muito boa, mas as informações fracionadas confundem quem não conhece a profissão. Pior que a matéria que falei do carinha dizendo que o oleo do compressor é igual ao do motor, "tem de trocar periodicamente", foi de uma afiliada Globo. Danou-se!

Dêem uma olhada aí Shocked

http://globotv.globo.com/inter-tv-rn/rn-tv-1a-edicao/v/motoristas-devem-ter-cuidado-com-a-manutencao-do-ar-condicionado-nos-veiculos/2231763/


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