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Ventoinha ligada direito

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#1
 Eco 2006

Eco 2006
Iniciante
Iniciante
A algum tempo (mais 2 anos) minha Ecosport 2006/2007 XLS 1.6 Flex vem trabalhando com a ventoinha ligada, mesmo com o ar-condicionado desligado. Segundo o Especialista de ar-condiocionado poderia ser a Válvula Termostática. Porém, ainda não verifiquei.
No entanto, o que venho relatar começou em fevereiro/2023, depois que tirei o carro da oficina, aonde foi trocado a junta do Carter pois estava com vazamento de óleo. De fevereiro para cá a Ecosport começou a apresentar os seguintes defeito com ela ligada: a) aceleração agarrando, mesmo após tirar o pé do acelerador, demora alguns instantes para voltar ao normal (mesmo com rpm 1000); b) por duas vez acendeu a luz amarela com desenho do motor, depois disto parei o carro e vi que ficou travado o sistema de circulação de água uma das manguei estava amassada (murcha); c) esses dias acendeu a luz vermelha com desenho da bateria, no painel do carro. Em pouco tempo parou de injetar gasolina e o carro parrou. Fui guinchado. Em casa troquei o sensor de temperatura e apliquei fluido limpador nos engates elétricos. o carro voltou a funcionar, porém continua com a ventoinha ligada direto e a aceleração agarrando.

#2
 fnunes

fnunes
Iniciante
Iniciante
A ventoinha ligada, mesmo com o ar-condicionado desligado é a Válvula Termostática com defeito. A minha Ecosport apresentou esse defeito qdo estava na garantia e após ser trocada ficou 100%. Após sair da garantia apresentou o mesmo problema, levei na oficina e troquei pela uma válvula original, mas com 15 dias voltou o mesmo problema. Retornei na oficina o mecanico retirou a valvula com defeito e eu troquei pela valvula temostatica da Iguaçu. Otima valvula. Troquei a mas de 4 anos e nunca mais deu problema. Recomendo essa marca.

#3
 Luis Francisco Bittencour

Luis Francisco Bittencour
Iniciante
Iniciante
Olá pessoal,
Tenho Uma XLT 2.0 2008.
A ventoinha faz um barulho ensurdecedor ao ligar o ar condicionado. Não demora nem um minuto pra ligar. O "especialista" aqui em Guaratinguetá (cidade muuuuuuuuuito provinciana) disse que era problema com a válvula termostática, que o segundo estágio estava sendo acionado sem necessidade. Trocou e não mudou absolutamente nada.



#4
 jcgoulart

jcgoulart
Iniciante
Iniciante
Amigo. La em baixo no radiador, tem a "cebolinha" e ou o sensor de temperatura. Ela "abre" em 100 graus. Provavelmente esta queimado. Troque e verifique.

#5
 ecoMDG

ecoMDG
Iniciante
Iniciante
Esse problema é clássico no motor Zetec Rocam. Já troquei a termostática 4 vezes ao longo de 15 anos da minha Ecosport 1.6 XLT 2008. Duas vezes coloquei a válvula original. Muito rapidamente, elas estragaram novamente. Aí coloquei a válvula Columbia, corpo metálico e não corpo plástico, como na original. A Columbia durou 6 anos. Troquei em 2017 e depois ela só vai dar problema na semana passada. Coloquei outra Columbia e tudo resolvido novamente. Nos motores 2.0, acredito que a válvula é eletrônica. Nesse caso, o mais frequente é o sensor da válvula dar problema.

#6
 daubert

daubert
Membro Jr
Membro Jr
Os contatos da ventoinha podem ter carbonizado por mal contato. Veja com um eletricista para conferir a integridade dos contatos e, se o caso, limpar e separa-los. Aconteceu comigo. Abraço.

#7
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