EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ventoinha ligada direto com ar ligado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 danilogarciacruvinel

danilogarciacruvinel
Iniciante
Iniciante
Boa noite!
Vou resumir, mais ser explicativo para alguém poder me ajudar.
Tinha uma eco antiga 2011, ela deu problema em um estágio da ventoinha, e então que vi que possuía dois estágios.
Já agora, tenho uma 2014 do modelo novo, e ela toda vez que ligo o ar liga a ventoinha junto, e fica ligada enquanto o ar estiver ligado, posso parar na rodovia a qlq momento que a ventoinha vai estar ligada. O barulho é alto e me incomodou, fui a técnicos de ar condicionado e disseram ser normal.
Assim reparando outras ECO igual a minha na rua com ar ligado, não faz o barulho de ventoinha na msm intensidade.
Deixei ela funcionando sem o ar para ver ligar os dois estágios, e ela sempre liga um estágio só.
Minha dúvida, a Ecosport modelo novo TB possui dois estágios de ventoinha? Pois acredito que a minha está ligado somente segundo estágio, pelo intensidade do barulho.
Outra pergunta, quem possui está mesma eco, sempre que liga o ar o barulho da ventoinha é tão evidente? Obrigado

#2
 acacio.am

acacio.am
Iniciante
Iniciante
Acontece praticamente a mesma coisa comigo.

Diferença: minha é 2012 e a ventoinha é acionado logo que ligo o ar condicionado. Desliga e não tarde a ligar.

Na vdd ela liga muito, porém com o ar é umas 10x mais, rs

#3
 Convidado

Anonymous
Convidado
A minha é aut. 2012. Acontecia algo parecido. Depois de algumas visitas ao mecânico e auto-elétrica, descobrimos que era o plug da ventoinha do 1º estágio. Sai do sensor de temperatura. Tivemos que trocar esse plug (conector)... Nunca mais tive problema. Eu reparava que só de ligar o carro com ar ele já acionava o 2º estágio. Vale a pena questionar o seu mecânico.

#4
 jonathanblackbass

jonathanblackbass
Iniciante
Iniciante
Amigos, bom dia.
Tenho uma 11/12 aut, em 2019 tive esse mesmo problema, que, no meu caso, quando estava parada em um semáforo por exemplo e o carro entrava nos seus <100° ligando o eletroventilidor, ele caia a rotação e vazia um pequeno movimento parecendo como se quisesse sair com os freios pressionados, depois pesquisar e ver as avarias com adaptador obd2 elm327, verifiquei que existe uma resistência que fica entre o sensor de temperatura e o eletroventilador, que é responsável por regular a energia fornecida e assim a velocidade do eleroventilador.
Verificando a peça que fica em um compartimento junto ao eletroventilidor, pelo estado que apresentava, adquiri uma nova no ML e realizei a substituição sem dificuldades. Resolvendo de vez o problema.

#5
 Célio Rogerio Cazaroti

Célio Rogerio Cazaroti
Iniciante
Iniciante
Na minha ecoesport2011/2011 ela liga e desliga a todo momento, ja me disseram que é para o ar condicionado não congelar que isso acontece, ele atraca e desatraca toda hora.

#6
 Marcio Rogerio Plenitudy

Marcio Rogerio Plenitudy
Iniciante
Iniciante
Boa Tarde ..a Minha é 2013...aconteceu a mesma coisa um tempo atras ...deixei no mecanico tres dia ...ai descobriram q era o cabeçote ... Fizeram um teste tirando a Valvula Temostatica ...e resolveu ...consigui andar com ela um tempo ate fazer o cabeçote

#7
 RODPMED

RODPMED
Iniciante
Iniciante
Tive esse problema. É normal ligar o primeiro estágio ao ligar o ar e as vezes ela liga o segundo com alta rotação e depois de algum tempo, menos de um minuto, desliga e fica no primeiro estágio de novo. Minha eco é 2009 XLT 1.6. Quando ela começou a ficar ligada direta no segundo estágio descobri que era válvula termostática travada. Dentro do motor em uma caixinha deu para testar os dois estágios então vi que não era problema de fiação, de relé ou de sensor. O fato é se o primeiro estágio não funciona é normal acionar o segundo direto por proteção. Mas ainda não era o meu caso. Como descobri que era a válvula. Logo ao ligar o carro pela manhã identifique as duas mangueiras de água. A de entrada e a de retorno do motor. Após um tempo com o carro funcionando ao ligar a ventoinha no primeiro estágio desligue o carro e coloque a mão nas mangueiras. Uma deve estar fria e a outra quente. Se ambas estiverem mornas ou quentes é válvula travada.apos trocar nunca mais me incomodei. Válvula segundo estágio sempre.liga e deve dele gar depois de alguns segundos. Se fica ligada desconfie. E importante. Antes de tudo isso ter certeza que o nível de água está bom.

#8
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos