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Engasga ao ligar e zera contadores

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#1
 Francenir Basso

Francenir Basso
Iniciante
Iniciante
Olá pessoal, será que alguém ja passou por esse problema?

Já aconteceu três vezes com minha Eco 2011 Freestylle, ao dar a partida o carro dá uma engasgada como se não tivesse carga da bateria e zera todos os contadores, e todos os dados do computador de bordo, menos a kilometragem. A seguir dando a partida ele pega normalmente.

Se alguém puder me dar uma luz, tenho receio de fazer burrada e acabar ficando sem o rádio, já que não tenho mais o código dele.

Grato a todos

#2
 zaninis

zaninis
Membro VIP
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Pelo sintoma, a bateria está fraca ou algum cabo dela solto / quebrado.

Há uma maneira de ver os parâmetros do carro e um deles é a voltagem da bateria.

Aperte o botão de zerar a km parcial e segure apertado.
Gire a chave até acender as luzes do painel, mas não de a partida.
Sem soltar o botão ainda,  espere que no visor vai sumir o relógio / km e aparecer GAUGE (que já é o teste de ponteiros que vão tremer e correr de ponta a ponta).
Ai haverá vários itens pra cada vez que apertar os botão.
Os primeiros são teste de ponteiros e de luzes do painel.
Vá apertando com calma (são várias coisas que aparecem, muitas nem sei o que é) até no visor aparecer "BAT" e um número.
Este número é a voltagem da bateria.
Fique bem atento ao número, de a partida e veja pra quanto cai o número. Menos de 10 é um problema já "mais sério" da carga da bateria.
Também pode passar em uma casa de baterias e testar ou vc mesmo colocar um voltímetro na bateria e alguém dar a partida pra vc acompanhar os números.

Desligando a chave, tudo volta ao normal no painel.

Sobre o rádio, se for original, pesquise aqui que se não me engano tem como recuperar o código.
Tenho quase certeza que já vi também no Youtube como recupear.

#3
 Francenir Basso

Francenir Basso
Iniciante
Iniciante
Muito obrigado Zaninis, fiz o teste e apesar da bateria ser meio antiga até que se saiu bem, começou com pouco mais de 12, e quando liguei o carro passou dos 14. Acredito que a hipótese de mau contato ou algo do tipo é a mais provável. Já tive um carro que apagava do nada e era o cabo que levava o positivo ao alternador que estava solto, deve ser mais ou menos a mesma coisa.
Valeu pela dica. grande abraço.

#4
 zaninis

zaninis
Membro VIP
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Francenir Basso escreveu:Muito obrigado Zaninis, fiz o teste e apesar da bateria ser meio antiga até que se saiu bem, começou com pouco mais de 12, e quando liguei o carro passou dos 14. Acredito que a hipótese de mau contato ou algo do tipo é a mais provável. Já tive um carro que apagava do nada e era o cabo que levava o positivo ao alternador que estava solto, deve ser mais ou menos a mesma coisa.
Valeu pela dica. grande abraço.
A variação de 12 a 14 é bem normal. 14V é a carga do alternador e pode indicar que ele está carregando OK.
O importante neste procedimento é verificar o número bem na hora que gira a chave pro arranque girar.
É muito rápido e exige atenção ao número.
Neste momento da partida, ele cai de 12 pra uns 10 e pouco. Se cair mais que 10, é que a bateria já está "cansada".

#5
 Francenir Basso

Francenir Basso
Iniciante
Iniciante
[quote="zaninis"]
Francenir Basso escreveu:Muito obrigado Zaninis, fiz o teste e apesar da bateria ser meio antiga até que se saiu bem, começou com pouco mais de 12, e quando liguei o carro passou dos 14. Acredito que a hipótese de mau contato ou algo do tipo é a mais provável. Já tive um carro que apagava do nada e era o cabo que levava o positivo ao alternador que estava solto, deve ser mais ou menos a mesma coisa.
Valeu pela dica. grande abraço.
A variação de 12 a 14 é bem normal. 14V é a carga do alternador e pode indicar que ele está carregando OK.
O importante neste procedimento é verificar o número bem na hora que gira a chave pro arranque girar.
É muito rápido e exige atenção ao número.
Neste momento da partida, ele cai de 12 pra uns 10 e pouco. Se cair mais que 10, é que a bateria já está "cansada".

Opa, boa tarde. Vou fazer de novo e verificar isso com atenção. Mais uma vez agradeço sua atenção.

#6
 arkanoid

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Membro Jr
Membro Jr
Eu diria que é a tensão da bateria caindo demais mesmo, talvez por estar cansada ou não ser de boa qualidade. Ou até um problema de aterramento. Sempre que a tensão cai muito ela zera o computador de bordo, cuidado que isso pode queimar o módulo, painel ou outras coisas eletrônicas no carro. Na minha bateria anterior qdo começou a ficar cansada e zerou o painel tb, eu já troquei em seguida pra não ficar arriscando.
Dê uma carga boa na sua bateria, se não tiver como usar carregador ande bem com o carro sem ficar desligando/ligando e faça o teste da bateria. Não adianta muito ver a tensão logo depois de carregar pq ela vai estar alta, o ideal é fazer um teste de carga ou ver a tensão uns dias depois, de preferência antes e depois da primeira partida com o carro desligado. Se ela perder muita tensão depois de uma partida só é um mau sinal. Usava uma Moura que durou mais de 5 anos mas a partir dos 2/3 já pode dar problema dependendo de como usar.

#7
 Francenir Basso

Francenir Basso
Iniciante
Iniciante
arkanoid escreveu:Eu diria que é a tensão da bateria caindo demais mesmo, talvez por estar cansada ou não ser de boa qualidade. Ou até um problema de aterramento. Sempre que a tensão cai muito ela zera o computador de bordo, cuidado que isso pode queimar o módulo, painel ou outras coisas eletrônicas no carro. Na minha bateria anterior qdo começou a ficar cansada e zerou o painel tb, eu já troquei em seguida pra não ficar arriscando.
Dê uma carga boa na sua bateria, se não tiver como usar carregador ande bem com o carro sem ficar desligando/ligando e faça o teste da bateria. Não adianta muito ver a tensão logo depois de carregar pq ela vai estar alta, o ideal é fazer um teste de carga ou ver a tensão uns dias depois, de preferência antes e depois da primeira partida com o carro desligado. Se ela perder muita tensão depois de uma partida só é um mau sinal. Usava uma Moura que durou mais de 5 anos mas a partir dos 2/3 já pode dar problema dependendo de como usar.

Achei melhor trocar a bateria. Era uma Moura que instalei em abril/2017. O meu receio era trocar a bateria e ela não ser o problema. Acho que ela já deu o que tinha de dar, mas aparentemente ainda estava boa. Porém na dúvida melhor trocar e ver se o problema continua. Agradeço todos pelas dicas, foram valiosas.

#8
 arkanoid

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Membro Jr
Membro Jr
Pow, 5 anos já é um tempo bom demais pra uma bateria. A minha durou mais mas eu não ficava arregaçando ela com rádio, liga/desliga, etc. Carro mais focado pra viajar, estrada, pouco transito pesado.
De qq maneira a morte da bateria não é sempre de uma hora pra outra, ela vai ficando fraca e qdo a tensão cai muito, o risco de queimar algo eletrônico vai aumentando conforme ela vai deteriorando.
Depois da troca, resolveu o problema?

#9
 Francenir Basso

Francenir Basso
Iniciante
Iniciante
Pô, e não é que era a danada mesmo? è que a original de fábrica durou 6 anos, tentei esticar ao máximo essa também. Sempre dou partida com pé na embreagem, fecho tudo e desligo tudo ainda com o motor em funcionamento e nunca deixo o carro parado sem acionar o alarme. Mas se não fosse as dicas daqui do fórum ia acabar dando m... que talvez eu tentasse prolongar um pouco mais e acabasse acontecendo o que você comentou, queimar algum componente.

Valeu obrigado a todos com a colaboração

#10
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