Cabos de vela podem rececar com maior facilidade quando o motor é lavado com frequência com produtos químicos, as velas se desgatam dentro de padrões normais mais ou menos com a quilmetragem indicada no manual, o filtro d egasolina pode variar sua vida útil com maior frequência dependendo da qualidade do combustível que é abastecido, mas a bobina não tem tantos motivos para se danificar com frequência.
Além disso, sintomas de falhas podem ser de diversos tipos, por problemas elétricos, que envolvem mais diretamente velas, cabos e bobina, ou de baixa vazão de combustível, que pode ser um simples filtro parcialmente entupido ou uma bomba de combustível desgastada, mas neste caso a perda de potência do motor é mais significativa, bem como problemas de injeção, eletrônicos e outros mais.
Trocar velas, cabos, bobina e filtros fora da quilometragem indicada nãofará mal algum ao veículo, mas nem sempre é necessário todos juntos, para quem está poupando, vale fazer as substituições normais preventivas de acordo com manual por produtos de boa qualidade, ou corretiva quando apresentar problemas.