EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Chip para aumento de potência realmente cumpre oque promete?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 Convidad

Anonymous
Convidado
Bom dia!

Tenho uma Ecosport 1.0 Supercharger (em breve colocarei uma foto dela) e gostaria de aumentar um pouco a potência dela.
Pesquisei bastante na internet e constatei algumas melhorias possíveis como: retrabalho no corpo da borboleta, filtro esportivo com efeito twist e até um remapeamento no chip. Obs.: Alterações que não modificam muito a originalidade dela (Ex.: Turbo)
Confesso que fiquei interessado, porém li algumas matérias que afirmam que isso é ilusão.

Alguém já fez algum tipo de alteração para aumento de potência?
Como ficou?

Aguardo ansioso por respostas.....

Um abraço!

#2
 Marcos-CWB

Marcos-CWB
Administrador
Administrador
Max,

tem a Nascarchips em São Paulo que fornece uma linha de chips chamado PowerGate, talves
eles possam te ajudar, na tabela do anuncio abaixo diz que eles tem programação para o
Zetec Rocan 1.0, talves seja compativel com o Supercharger:

http://www.nascarchips.com/empresa_equip-powergate.php

Tem tambem a KK Injection que fornece chips de potencia, veja o link:
http://www.kkinjection.com.br/html/chippotencia.htm

Já vou te avisando que o consumo vai aumentar bastante pois deve surgir uns 10 cavalos
de potencia no teu motor.


Abraço e boa sorte
MARCOS

#3
 efemota

efemota
Administrador
Administrador
Pra quem é de SP, alterar a programação do CHIP compromete o teste da CONTROLAR...ATENÇÃO!!!!

#4
 motiko

motiko
Membro Jr
Membro Jr
no caso do supercharger pode-se aumentar a pressao do compressor, porem nao e bem simples, pois deve-se mexer na relacao das polias do motor e do compressor para fazer ele girar mais. o chip tb e valido, mas na minha opiniao, se quer mais potencia, melhor seria trocar o motor por um 1.6 ou ate um 2.0.

pelo custo de chipar, ou aumentar a pressao do turbo, quase daria para trocar de motor, alem do mais que ganharia muito mais potencia.

na creio que chipando deva ganhar mais que 10%, o que daria no seu caso em torno de 10cv dos 95cv originais.

entao custoXbeneficio a troca do motor seria muito mais interessante, sem contar que ficar mais seguro, economico e exigiria menos manutencao.


att.

#5
 Marcos-CWB

Marcos-CWB
Administrador
Administrador
motiko escreveu:no caso do supercharger pode-se aumentar a pressao do compressor, porem nao e bem simples, pois deve-se mexer na relacao das polias do motor e do compressor para fazer ele girar mais. o chip tb e valido, mas na minha opiniao, se quer mais potencia, melhor seria trocar o motor por um 1.6 ou ate um 2.0.

pelo custo de chipar, ou aumentar a pressao do turbo, quase daria para trocar de motor, alem do mais que ganharia muito mais potencia.

na creio que chipando deva ganhar mais que 10%, o que daria no seu caso em torno de 10cv dos 95cv originais.

entao custoXbeneficio a troca do motor seria muito mais interessante, sem contar que ficar mais seguro, economico e exigiria menos manutencao.


att.

Cara, vc ta brincando né ?
nada sai mais caro que trocar o motor do carro.
se mudar de 1.0 pra 2.0 pior ainda pois vai ter que mecher em freios e suspensão
tambem, basta dar uma olhada nas lojas de suspensão/freios que voca vai notar que as peças são vendidas de acordo com o motor do carro.

#6
 ammauricio

ammauricio
Membro Gold
Membro Gold
concordo com o Marcos, trocar motor, tem q mudar muita coisa junto. Qnt ao chip, tem q v direito, pq tem chips q colocam o motor no limite. Na época dos A3T e dos MareaTurbo, era comum chipar, e colocar o motor de 180cv pra 250 só com o chip. Porém eu tentei chipar o meu(na época tinha um marea turbo)e ficar com os ditos 250 cv. E no meu caso não deu certo, pra que ja andou com marea sabe a facilidade q ele chega a 200km/h, ele entrava em emergencia, acendia luz da injeção e o carro mal chegava nos 180km/h. a sorte q ele entrava em emergencia. tem carro q não tem esse bloqueio, q estora o motor. tem q ter muito cuidado e principalmente fazer com uma loja de muuuuita confiança pra não dar pau no carro e ter um custo muito alto no reparo!!

Abçs

#7
 motiko

motiko
Membro Jr
Membro Jr
Marcos-CWB escreveu:
motiko escreveu:no caso do supercharger pode-se aumentar a pressao do compressor, porem nao e bem simples, pois deve-se mexer na relacao das polias do motor e do compressor para fazer ele girar mais. o chip tb e valido, mas na minha opiniao, se quer mais potencia, melhor seria trocar o motor por um 1.6 ou ate um 2.0.

pelo custo de chipar, ou aumentar a pressao do turbo, quase daria para trocar de motor, alem do mais que ganharia muito mais potencia.

na creio que chipando deva ganhar mais que 10%, o que daria no seu caso em torno de 10cv dos 95cv originais.

entao custoXbeneficio a troca do motor seria muito mais interessante, sem contar que ficar mais seguro, economico e exigiria menos manutencao.


att.


Cara, vc ta brincando né ?
nada sai mais caro que trocar o motor do carro.
se mudar de 1.0 pra 2.0 pior ainda pois vai ter que mecher em freios e suspensão
tambem, basta dar uma olhada nas lojas de suspensão/freios que voca vai notar que as peças são vendidas de acordo com o motor do carro.

marcos, eu disse "QUASE" da para trocar de motor.

em rela'cao custo X beneficio, eu sei que trocar o motor fica mais caro; mas vc vai gastar de 2000 a 3000 pra chipar um carro so pra ter ganho de aprox 10cv?? se contar com o aumento do consumo, que num supercharger ja é alto?? isso sem contar que tem que vem no dyno como ficaria a faixa de potencia e torque do carro... nao adianta vc ganhar mais 10cv no final, e perder torque em baixa. Um carro pesado, com motor 1.0 sobrealimentado sem torque em baixa, significa mais consumo!

um motor e cambio deve gastar ae 3500, porém vc terá um carro mais potente (diga-se com muito mais torque) e quanto ao consumo mantendo a originalidade.

lembre-se é muito mais facil aumentar a potencia de um carro turbo do que um aspro, porém com supercharger chipando não se aumentara a pressao, pois ele nao depende dos gazes do escape, ele esta ligado diretamente a rotaçao do motor.

concordo que pra coloca um 2.0 teria que se mudar muita coisa, mas nao acho que para o 1.6 tenha que mudar freio e suspensao. tenho amigos que mudaram o motor de um Ka e um fiesta ambos 1.0 para o 1.6, e nao mecheram em nada quanto a suspensao e freio.

essa é minha opiniao, jamais gastaria ae 2000 a 3000 pra pouco ganho, prefiro gastar o dobro, porem sei que teria resultado.

att.



Última edição por motiko em Sáb Jan 29, 2011 1:10 am, editado 1 vez(es)

#8
 motiko

motiko
Membro Jr
Membro Jr
ammauricio escreveu:concordo com o Marcos, trocar motor, tem q mudar muita coisa junto. Qnt ao chip, tem q v direito, pq tem chips q colocam o motor no limite. Na época dos A3T e dos MareaTurbo, era comum chipar, e colocar o motor de 180cv pra 250 só com o chip. Porém eu tentei chipar o meu(na época tinha um marea turbo)e ficar com os ditos 250 cv. E no meu caso não deu certo, pra que ja andou com marea sabe a facilidade q ele chega a 200km/h, ele entrava em emergencia, acendia luz da injeção e o carro mal chegava nos 180km/h. a sorte q ele entrava em emergencia. tem carro q não tem esse bloqueio, q estora o motor. tem q ter muito cuidado e principalmente fazer com uma loja de muuuuita confiança pra não dar pau no carro e ter um custo muito alto no reparo!!

Abçs

entao,ai concerteza estava dando falta de combustivel, ja que os bicos originais alimentam até um certa potencia. com o chip vc aumentou em quase 40% a potencia final, isso é bastante coisa para as peças originais.
é por isso que volto a dizer: não é so chipar ainda mais em carros turbos, tem que se mudar bomba de oleo, alimentacao (bomba de combustivel e bicos), as vezes o cambio nao aguenta.

#9
 vinacowboy

vinacowboy
Membro Pro
Membro Pro
não gosto muitos dessas coisas de aumentar a potencia com chips e tal, Usar a Eco pra carro de familia ficar aumentando potencia prefiro comprar um carro mais forte, mexer em carro pro dia a dia não dá certo, o consumo fica mais auto que o rendimento, não digo se tu tem um carro que tu uesa pra competição e anda na rua também, dae é outra coisa, na duvida compre dois carros, um vc fuça até ele não aguentar e vc enjoar, o outro vc só anda normalmente.
no caso do nosso amigo que tem uma Supercharger 1.0, querendo trocar de motor, cara, troca de Carro, pega uma Eco mais nova e 1.6 que tu não vai se arrepender!!!!

#10
 leonardo.gdragone

leonardo.gdragone
Membro Advanced
Membro Advanced
Sou da mesma idéia do Vina...

A Eco eh um carro pra andar + tranquilo, na cidade, pegar estrada tranquilo.

Se vc qr uma eco + frte, dá pra pensar em comprar uma eco 2.0

Agora, chipar, etc e etc ja não vejo vantagem...

Compra um Subaru, ai sim eh legal brincar de chipar hahaha...

Abs!

#11
 Marcos-CWB

Marcos-CWB
Administrador
Administrador
huauahuauahuaua pior que é isso mesmo, um acessorio ou outro que seja facil tudo bem de instalar, mas esse lance de mecher no motor é caro e pode não ficar bom como esperado.

#12
 Janes Martins Nascimento

avatar
Membro Jr
Membro Jr
Se formos ler as matérias de empresas que vendem chips, o milagre de se ganhar 10 a 15% de potência será constante, mas se ler algo mais técnico, e entender um pouquinho de eletrônica automobilística, verá que somente trocar um chip e um filtro de ar, não será possível chegar a estes números, é necessário um conjunto de alterações.

Maior entrada de ar pelo filtro mais livre e o remapeamento de curvas pelo chip, irão aumentar muito pouco a potência, já que para a devida queima será necessário mais combustível, e com a mesma bomba e mesmos bicos injetores, existirá uma limitação, e fique certo de que o consumo irá se alterar.

Fazer chegar o ar mais frio ao filtro é uma boa alternativa, algo parecido são os sistemas Cooler em caminhões turbo, quanto mais longe das partes quentes do motor, menos quente será o ar aspirado, e quanto mais frio o ar, mais moléculas de oxigênio terá no mesmo, em algumas fotos de veículos preparados pode-se observar placas ou chapas tentando isolar a entrada de ar, normalmente em filtros cônicos, mas vale lembrar que os filtros que não são in box, correm o risco de absorver água, e ai se ocasionar um calço hidráulico no motor, o custo para consertar será alto.

Quanto a substituir o motor por um mais potente, é uma receita pouco provável de dar certo sem se gastar muito, pois atrelado a maior potência do motor, se terá de ter um sistema de freio mais adequado, suspensão, radiador para melhorar o resfriamento, as vezes até motor de arranque, bateria de maior amperagem, ai terá de ter um sistema elétrico compatível, ou seja, juma coisa puxa a outra.

É claro que muita gente vai no desmanche, compra um motor barato, sem alterra a documentação e mais nada no carro, funciona, mas o risco é grande, e quem faz "jura" para os amigos que o carro ficou um canhão, realmente, algo explosivo rsrsrsrs ... é um assunto polêmico.

#13
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Janes, tenho lido seus posts e você parece entender bastante de mecânica (acHo que você está mais para engenHeiro do que para mecHânico, rsrsrs).

Você já reparou que nos Ecos 2.0 o Capô tem uma brecha enorme? Será para facilitar a entrada de ar?

Algumas pessoas me abordam achando que o capô do meu 4WD está aberto...

Abç

#14
 Janes Martins Nascimento

avatar
Membro Jr
Membro Jr
Uma Eco 4x2 e uma 4x4 possuem características bem diferentes entre uma e outra além da tração nas 4 rodas, a 4WD por ter vocação mais para off road do que para on road, poderá ser submetida a esforços em baixa velocidade, como estradas de terra com erosões, atoleiros e outros, com isso, a necessidade de se ter uma melhor refrigeração, normalmente para os mesmos motores e mesmos veículos, o sistema de refrigeração é mais eficiente, o termostato aciona com mais frequência, o radiador é maior ou com mais colmeias, bomba d´água de maior vazão, além de suspensão mais reforçada, o câmbio com relações mais curtas e uma série de outras alterações, que normalmente custam mais caro.

Não que a Eco tenha todas estas alterações de uma 4x2 para uma 4x4, mas são itens que em outros veículos diferem, um capô mais alto ou com maior passagem de ar pode ser uma alternativa, mas sinceramente não sei se é o caso da Eco, para se certificar, observe outras Ecos 4x4 .

Sou ex Eletrotécnico, ex cursando de Engenharia de Materiais, formado em Administração com especialização em Gestão de Negócios, mas sou curioso em mecânica automobilística, já desmontei um Gol GTS e uma Honda CB400 até ficar só a carroceria e o quadro, depois restaurei e montei, funcionou rsrsrsrs

#15
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Janes Martins Nascimento escreveu:Uma Eco 4x2 e uma 4x4 possuem características bem diferentes entre uma e outra além da tração nas 4 rodas, a 4WD por ter vocação mais para off road do que para on road, poderá ser submetida a esforços em baixa velocidade, como estradas de terra com erosões, atoleiros e outros, com isso, a necessidade de se ter uma melhor refrigeração, normalmente para os mesmos motores e mesmos veículos, o sistema de refrigeração é mais eficiente, o termostato aciona com mais frequência, o radiador é maior ou com mais colmeias, bomba d´água de maior vazão, além de suspensão mais reforçada, o câmbio com relações mais curtas e uma série de outras alterações, que normalmente custam mais caro.

Não que a Eco tenha todas estas alterações de uma 4x2 para uma 4x4, mas são itens que em outros veículos diferem, um capô mais alto ou com maior passagem de ar pode ser uma alternativa, mas sinceramente não sei se é o caso da Eco, para se certificar, observe outras Ecos 4x4 .

Sou ex Eletrotécnico, ex cursando de Engenharia de Materiais, formado em Administração com especialização em Gestão de Negócios, mas sou curioso em mecânica automobilística, já desmontei um Gol GTS e uma Honda CB400 até ficar só a carroceria e o quadro, depois restaurei e montei, funcionou rsrsrsrs
Valeu, Janes.

Falei brincando, mas acertei no quesito Engenharia, rsrsrs. Você realmente entende do assunto. Estas características citadas de fato estão presentes no Eco 4WD (principalmente na diferença de preço das peças...). Já possuí três 4x2 e noto bem a diferença na manutenção.

Esta questão do capô me intrigou há algum tempo, quando adquiri a 4WD, mas depois esqueci deste detalhe. Mas quando você citou "Fazer chegar o ar mais frio ao filtro é uma boa alternativa" aí lembrei desta característica.

Vou observar em outros 4WD (e mesmo em outros Eco 2.0) se esta diferença é padrão.

Abç

#16
 Janes Martins Nascimento

avatar
Membro Jr
Membro Jr
Já vi pessoas que fazem trilha manter o capô ligeiramente aberto para melhor refrigerar, instalar um interruptor em paralelo ao termostato, assim se pode ligar manualmente em situações mais severas o segundo estágio da ventilação do radiador, mas lembrando que o motor ao ser ligado é necessário se aquecer, por conta disso é que temos a válvula termostática, ela fica fechada enquanto o carro está frio, ao atingir a temperatura ideal de funcionamento ela abre, permitindo a água circular pelo radiador e ocorrer a troca de temperatura, pode reparar que ao ligar o motor com o carro ainda frio, se vc tocar na mangueira do radiador após a saída do motor e antes da entrada do radiador, ela estará fria, só depois que a válvula libera a passagem da água é que ela esquenta, quando esta válvula trava, alguns mecânicos a retiram, alegando que não faz falta .......................... quando escuto isso fico puto, pq jamais uma montadora iria gastar dinheiro e tempo para instalar algo no carro que não sirva para nada, neste mercado hiper mega competitivo vc acha que as montadoras iam tornar o carro mais caro a troco de nada ???????????????????

#17
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos