EcoSport Club

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ecosport 2.0 4WD flex 2009

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#1
 fabriciogomesrp

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Iniciante
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ola estou para pegar uma 2009 4wd w gostaria de informações de quem ja teve ou tem isso me ajudaria muito a decidir

#2
 chico

chico
Iniciante
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Tenho uma 10/11, excelente carro, a minha eu sou o segundo dono está nova agora o consumo dentro do perimetro urbano é um pouco alto,melhorou muito quando adiantei o ponto do sensor de rotação que fica na polia de baixo, se o carro estiver bem cuidado não será problema vai ficar satisfeito, agora se pretende usar para fazer trilhas cuidado com a manutenção,algumas peças vão lhe custar caro.
com relação ao consumo não medi certo, mas depois de adiantar o ponto ficou bem economica principalmente quando acho um combustível bom.
para ter uma ideia eu rodei com tanque cheio cerca de 80 km. o ponteiro veio para 3/4, depois de adiantar o ponto e completar novamente com gasolina e boa já rodei o mesmo trajeto com a mesma km. o ponteiro praticamente não saiu do cheio.
O conforto do carro,visibilidade tudo é muito bom ,a tração funciona bem (leia o manual)comforme o projeto,tiro meu barco da agua sem dificuldade, para min está ótima,

#3
 JHenrique.rj

JHenrique.rj
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fabriciogomesrp escreveu:ola estou para pegar uma 2009 4wd w gostaria de informações de quem ja teve ou tem isso me ajudaria muito a decidir

Boa noite amigos, como disse o chico se o carro estiver bem conservado pode comprar sem medo, tenho Eco desde a 2004 1.6 XLS, e parei na 4WD 11/12 foi o melhor modelo de Eco para mim, e não tive coragem de trocar pela nova que apesar de bonita perdeu a cara da Eco quadradinha.....

Ao contrario do amigo chico, não mexi em ajustes do carro, so troquei as velas por Laser iridium, e como meu uso e 90% urbano e o que faço de estrada vai de boa, coloquei pneus michellin xm2, isso foi o suficiente para minha 4WD ja se manter a quase 1 ano e meio com media de 11,5 Km/l urbano e mesmo com congestionamento a salvo quando o carro esta com 4 passageiros e mala cheia que cai pra 9,8 mas na estrada não faz menos que 13,3 Km/l, e sozinho com velocidade na faixa dos 100km/h ja consegui ir e voltar de cabo frio com media de 14,8km/l.... tem um outro post no forum que publiquei fotos do Odometro.

Independente do ano os carros são praticamente os mesmo, algumas pequenas mudanças mecânicas e na suspensão, mas nada que faça a 2009 ser inferior a 2010 a 2012.

#4
 luckyd

luckyd
Iniciante
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Eu tenho uma 4WD 2008/2008 preta.

Tenho de revisá-la urgentemente então, está fazendo 11 Km/l na estrada com o ar desligado...

#5
 JHenrique.rj

JHenrique.rj
Membro Pro
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luckyd escreveu:Eu tenho uma 4WD 2008/2008 preta.

Tenho de revisá-la urgentemente então, está fazendo 11 Km/l na estrada com o ar desligado...

Bom dia amigo, se você observar em outros post a sua está na média geral, lógico da para melhorar pois já significa que você tem um bom domínio da rotação desse motor e do tempo das marchas.
Vou tentar pontuar algumas coisas que notei com a convivência com as Ecos, em especial de 2008/09 quando realmente teve algumas mudanças significativas do sistema de injeção dos motores 1.6 e especialmente o 2.0 que ao invés de usar bobina composta de 4 pontos e cabos de velas, passou a usar bobina individual tipo caneta e não tem mais cabos de velas são conectadas diretamente no chicote do carro.

Desse ano para cá as Ecos Flex ficaram mais sensíveis ao combustível, lógico levando em conta a nossa porcaria de combustível, o que se pode observar é que quando a gasolina está boa os giros do motor em partida a frio inicia na faixa dos 1200rpm, que no meu caso eu sempre espero nivelar para depois andar com o carro que normalmente estabiliza a 600rpm, se isso não ocorrer significa que a gasolina utilizada tem mais álcool do que o padrão, para resolver esse problema aqui onde eu moro comecei a fazer um certo revezamento, até achar 3 postos que me atendessem e para a minha surpresa todos 3 são de bandeira BR da Petrobras, os Shell davam bastante variação e Ipiranga nem passo perto fui usar a tal DT Clean deles quase desrregulou meu carro e a aceleração ficava variando o tempo todo, e não conseguia manter uma média constante no carro a cada abastecimento, ou seja não dá para saber se a qualidade da gasolina era ruim ou se realmente a quantidade abastecida na bomba estava certa as variações eram grotescas .. e nesses 3 postos BR a cada 6 meses completo a partida a frio com a tal gasolina premium que custa R$ 6,00 o litro se ainda houver gasolina la dentro peço para o cara do posto tirar e renovo por completo. Após fazer utilização apenas desses 3 postos que na verdade acabam sendo so 2 periodicamente o terceiro muito raramente quando estou fora dos meus trajetos padrões.

O Segundo passo, normalmente troco oleo do motor a cada 6 meses E SEMPRE USO ORIGINAL FORD, pois rodo pouco não chegando a 8mil Km ano, tem gente que diz que são 10mil km ou 12 meses, eu acho que oleo é o sangue do motor e o preço é ínfimo em razão dos problemas que um oleo ruim pode causar.

Aditivo de radiador normalmente são 2 anos, nesse caso eu abuso, uso o da Havoline que possui o código para uso em motores Ford e tecnologia nova garantindo 3 anos de durabilidade HAVOLINE EXTENDED LIFE que ja vem diluido.

E as velas, que troquei por NGK Laser Iridium, essas dentre todos os passos me surpreenderam em vários fatores a diferença do consumo foi gritante logo de cara, fora a estabilidade de rotação do motor e a sensação de conforto no trabalho do motor que ficou muito sereno.

E por ultimo os pneus, todos gostam da cara dos OFF-ROAD mas sinceramente se não for fazer trilha com o carro, use um HT o conforto, a fluidez do carro e consumo ficam demais com todo esse conjuto....

#6
 luckyd

luckyd
Iniciante
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Eu adquiri essa eco em outubro do ano passado, ela veio com pneus continental all terrain novos, já imaginei que o consumo era pior por causa disso. Para andar em estrada de terra sem ser trilha (uso mais para ir para a zona rural daqui da cidade), dá para deixar com HT mesmo?

Troquei o óleo por um 5w30 da Shell, também ando pouquíssimo com ele. O líquido do arrefecimento foi trocado a +- um mês atrás. Assim que tiver tempo ($) trocarei as velas para NGK Laser Iridium, já havia pesquisado o preço no mercado livre. Quanto a combustível observarei isso sobre a qualidade, porém a cidade possui apenas dois postos de combustíveis (o que já é muito, pois são 3.800 habitantes).

#7
 JHenrique.rj

JHenrique.rj
Membro Pro
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luckyd escreveu:Eu adquiri essa eco em outubro do ano passado, ela veio com pneus continental all terrain novos, já imaginei que o consumo era pior por causa disso. Para andar em estrada de terra sem ser trilha (uso mais para ir para a zona rural daqui da cidade), dá para deixar com HT mesmo?

Troquei o óleo por um 5w30 da Shell, também ando pouquíssimo com ele. O líquido do arrefecimento foi trocado a +- um mês atrás. Assim que tiver tempo ($) trocarei as velas para NGK Laser Iridium, já havia pesquisado o preço no mercado livre. Quanto a combustível observarei isso sobre a qualidade, porém a cidade possui apenas dois postos de combustíveis (o que já é muito, pois são 3.800 habitantes).

Boa noite amigo.... é realmente em cidade pequena as opções para abastecimento são poucas, porém normalmente o combustível é melhor ate por falta de concorrente...nas cidades grandes que eles adulteram tudo para vender mais barato que o concorrente ...mas vendem lixo...... Quanto aos pneus sim os HT rodam bem em estrada de terra e mesmo com um pouco de lama a 4WD se vira bem.
Já o óleo sim é o 5W30, mas eu só uso original Motorcraft que é fabricado pela Mobil ou Castrol, costuma haver um revezamento semestral ou anual entre essas 2 fabricas, deve ser algum processo da Ford variar entre os 2 fabricante para não criar vicios.
No caso das velas a NGK referencia ITR6F-13 é a correta para o nosso motor, inclusive tem outro tópico que fiz levantamento e tudo para outro participante do fórum pois haviam a duvida com os códigos de referencias das velas 2003 até 2007 ...e 2008 ate 2012 pois entre essas duas sequencias de fabricação ja havia diferença, que na real são só os códigos, o que realmente importa para o funcionamento correto do motor é idêntico para os 3 códigos de velas, estou colocando o link caso você queira tirar a duvida.... inclusive anexei fotos que eu mesmo tirei das velas originais das Ecos dos anos referenciados.

https://ecosportclub.forumeiros.com/t5099-cabos-e-velas-ecosport-2004-4wd?highlight=velas

#8
 Davimp88

Davimp88
Iniciante
Iniciante
Boa tarde amigos sou novo no fórum e adquiri uma Ecosport 2009 2.0 4wd, já pesquisei em fóruns pela internet e vi que o consumo dela vai de 9 até a 11 no perímetro urbano , estou abastecendo somente gasolina e estou rodando 5 por litro, um detalhe que vi tbm é que sempre o frentista não consegue colocar mais de 30 litros mesmo estando na reserva, alguém poderia me dar alguma dica, quanto à isso

#9
 JHenrique.rj

JHenrique.rj
Membro Pro
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Davimp88 escreveu:Boa tarde amigos sou novo no fórum e adquiri uma Ecosport 2009 2.0 4wd, já pesquisei em fóruns pela internet e vi que o consumo dela vai de 9 até a 11 no perímetro urbano , estou abastecendo somente gasolina e estou rodando 5 por litro, um detalhe que vi tbm é que sempre o frentista não consegue colocar mais de 30 litros mesmo estando na reserva, alguém poderia me dar alguma dica, quanto à isso

Fala ai amigo, boa tarde
Rapaz estranho seu relato, essa aferição você ta pegando de onde to computador de bordo, ou ta calculando a media? ......... você pode estar com 2 problemas o medidor da boia com defeito e a por isso aferição do computador de bordo errada, até porque o tanque desse carro é 50 litros, e a reserva aciona com 10, então você deveria abastecer na media entre 40 e 45 litros isso se você rodar uma boa quilometragem na reserva, se você está apurando pelo computador de bordo pode ter certeza que esta com problema no medidor, e a autonomia do carro é bem maior. Nesse caso a reserva esta sendo acionada quase que com meio tanque.

#10
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