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troca de óleo do cambio automático

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#1
 pedrofilho

pedrofilho
Iniciante
Iniciante
Bom dia, Galera !!!
Tenho uma eco ano de fab 2010 modelo 2011, no manual diz que óleo do cambio automatico é o  MERCON® V com especificação ford  WSS-M2C938-A, quando procuro na internet com essa especificação o oleo que aparece  é o MERCON® LV e não o MERCON® V, ai fico em duvida, sera que houve erro de digitação no manual, ja li aqui mesmo que os modelos acima de 2009 usam oleo MERCON® LV e não o MERCON® V e agora o que vocês me sugerem ?
Uma outra pergunta é a seguinte: Estou com dificuldade para encontrar o oleo e o filtro, alguem ja comprou via mercado Livre ? É confiável ? ( eu sou do Rj - Baixada Fluminense se alguem tiver alguma sugestão eu agradeço, obrigado !!!

#2
 Fernandesz

Fernandesz
Iniciante
Iniciante
Bom dia. O óleo do seu carro é esse mesmo. O MERCON® V. Procure nas concessionárias Ford, aceredito ser o local mais confiável para comprar tanto o oleo como os filtros.Se vc tiver CNPJ eles fazem um valor bem menor.

Abraços.

#3
 Marcos-CWB

Marcos-CWB
Administrador
Administrador
amigo, procure pela ESPECIFICAÇÃO do oleo e não pelo nome COMERCIAL dele.
MERCON V é nome comercial e provavelmente custa bem mais caro por causa disso.
infelizmente no manual do proprietario não tem informação sobre a especificação desse oleo, voce vai ter que descobrir com o seu mecanico de confiança ou nas concessionarias

Com certeza SHELL, HAVOLINE, TEXACO produzem o oleo necessario mas precisa saber qual é a especificação dele.

#4
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
pedrofilho escreveu:Bom dia, Galera !!!
Tenho uma eco ano de fab 2010 modelo 2011, no manual diz que óleo do cambio automatico é o  MERCON® V com especificação ford  WSS-M2C938-A, quando procuro na internet com essa especificação o oleo que aparece  é o MERCON® LV e não o MERCON® V, ai fico em duvida, sera que houve erro de digitação no manual, ja li aqui mesmo que os modelos acima de 2009 usam oleo MERCON® LV e não o MERCON® V e agora o que vocês me sugerem ?
Uma outra pergunta é a seguinte: Estou com dificuldade para encontrar o oleo e o filtro, alguem ja comprou via mercado Livre ? É confiável ? ( eu sou do Rj - Baixada Fluminense se alguem tiver alguma sugestão eu agradeço, obrigado !!!

Bem vindo ao fórum, Pedro.


Primeiro, tenha em mente que a transmissão automática é uma das partes mais sensíveis do veículo. Trocar o ATF por outro inadequado pode até não FU&#R o carro na hora, mas aos poucos os problemas vão aparecer e o reparo sai caro... 

Por isso, nada de economizar quando se trata de trocar este óleo. O barato pode sair caro...

Segundo, apesar das CSS Ford (e outras tantas) serem em geral exploradoras e eventualmente desinformadas, sugiro seguir a orientação delas em casos delicados como trocar o ATF da transmissão.

Terceiro, esta confusão sobre o Mercon V e o Mercon LV está longe de acabar. Já li tudo que pude sobre o assunto e as dúvidas permanecem...

O que sei com certeza (até onde é possível): são ATF´s diferentes e NÃO PODEM SER MISTURADOS.

Você precisa ter certeza sobre o ATF que está em seu veículo para poder completar. É isso mesmo: trocar o ATF completo é tarefa complicada e que pode gerar danos irreversíveis ao seu carro.


Se não tiver certeza, é menos danoso deixar o ATF velho mesmo...


O que se faz normalmente: troca-se o filtro e o óleo do cárter (da transmissão), e não o ATF todo.


Aliás, sabe porque nos ecos até 2008-2009(?) se recomendava trocar de 50 em 50 Km? Porque era Mercon V, que é de base mineral.


Nos ecos mais novos (2010-2012), o ATF é o Mercon LV, de base sintética, de baixa viscosidade, feito para durar até 240.000 km (150.000 milhas). Por isso nestas versões não é recomendado trocar o ATF, e sim completar!

O Mercon V atende à especificação Ford WSS-M2C919-E. É um óleo mais antigo, usado de 1997 até 2007.

Já o Mercon LV é a WSS-M2C938-A. Aliás, é  mesmo usado em algumas caixas de direção hidráulica da Ford. Seu uso veio a partir de 2007!


Agora, porque a confusão nos manuais? 




Minha opinião: Nas ecos até 2007, era recomendado trocar a cada 50k, pois era o Mercon V!


A confusão começou quando trocaram o manual da segunda geração: Mudaram o ATF para Mercon LV e continuaram com a informação de que era para trocar de 50 em 50... Estava errado.


Daí alguém viu e disse: tá errado, corrige a informação... E alguém corrigiu na terceira geração, mas ao invés de simplesmente tirar a necessidade da troca 50-50, trocaram também o nome do ATF, que voltou a ser Mercon V, quando na verdade deveria ser Mercon LV!



Então, por isso o menos ruim é confiar na CSS, até porque se der errado, você terá a NF para provar o erro.


Se na sua cidade não tiver uma CSS Ford na qual você sinta segurança nesta questão, sugiro procurar outra!

#5
 pedrofilho

pedrofilho
Iniciante
Iniciante
Boa noite , Galera, Muitíssimo obrigado pela aula foi de grande valor , obrigado e ate a próxima duvida, é muito bom esta por aqui !!!

#6
 tarciso1

tarciso1
Iniciante
Iniciante
Josimar escreveu:
pedrofilho escreveu:Bom dia, Galera !!!
Tenho uma eco ano de fab 2010 modelo 2011, no manual diz que óleo do cambio automatico é o  MERCON® V com especificação ford  WSS-M2C938-A, quando procuro na internet com essa especificação o oleo que aparece  é o MERCON® LV e não o MERCON® V, ai fico em duvida, sera que houve erro de digitação no manual, ja li aqui mesmo que os modelos acima de 2009 usam oleo MERCON® LV e não o MERCON® V e agora o que vocês me sugerem ?
Uma outra pergunta é a seguinte: Estou com dificuldade para encontrar o oleo e o filtro, alguem ja comprou via mercado Livre ? É confiável ? ( eu sou do Rj - Baixada Fluminense se alguem tiver alguma sugestão eu agradeço, obrigado !!!

Bem vindo ao fórum, Pedro.


Primeiro, tenha em mente que a transmissão automática é uma das partes mais sensíveis do veículo. Trocar o ATF por outro inadequado pode até não FU&#R o carro na hora, mas aos poucos os problemas vão aparecer e o reparo sai caro... 

Por isso, nada de economizar quando se trata de trocar este óleo. O barato pode sair caro...

(...)

Então, por isso o menos ruim é confiar na CSS, até porque se der errado, você terá a NF para provar o erro.


Se na sua cidade não tiver uma CSS Ford na qual você sinta segurança nesta questão, sugiro procurar outra!

Valeu também, Josimar!

Recentemente também comprei uma eco 2010/2011 (xlt auto) de um brother que acabou de virar 90k e estava na dúvida com relação ao óleo do câmbio. Como meu manual também informa que o óleo é MERCON V com especificação ford WSS-M2C938-A e sei que o antigo dono era cuidadoso e fazia todas as revisões, vou só completar o que falta com o mesmo óleo.

#7
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Disponha, Tarciso.


Mas, por favor, leve em conta que não sou especialista no assunto, só um curioso que gosta de estar bem informado.


Este assunto de troca de óleo da direção é quase um dogma religioso mesmo entre engenheiros, montadoras e concessionárias. 


Até onde sei, não há consenso sobre a necessidade ou não da troca do ATF.


Minha opinião é que deve ser trocado, sim. Não consigo imaginar um óleo que não sofra contínuas e cumulativas contaminações com partículas do próprio desgaste das peças que compõem a transmissão. 


Mas escrevi tudo isso para dizer que, se for para fazer uma troca malfeita, é mais seguro deixar o ATF velho mesmo... 


Seria bom a opinião de outros colegas do fórum sobre o assunto...

#8
 anru

anru
Membro Jr
Membro Jr
Olá turma.
Também minha ECO é 2.0 AT 2010/2011 XLT.

Realmente no manual diz MERCON V com especificação ford WSS-M2C938-A.


No manual (na parte de manutenção) informa somente verificar o nível mas, na revisão de 72 meses ou 120 km tá escrito: TROCA DO FLUIDO DO CAMBIO AUTOMÁTICO.

Quando verifico o nível, a cor do óleo continua vermelha mas, o cheio é horrível. Um forte cheio de óleo queimado.

Já estou nesta revisão de 72 meses mas a km da minha eco está com 92.865 km.

Pelo que li aqui, o manual está errado. O óleo é o mercon LV com especificação WSS-M2C938-A.

Algum colega do forum já fez a troca pelo mercon LV? como está o comportamento?



Última edição por anru em Seg Set 25, 2017 12:07 pm, editado 1 vez(es)

#9
 alxvr2

alxvr2
Membro
Membro
Olá amigos.Tenho uma Eco 2009 xlt 2.0 aut, no manual consta que o óleo do câmbio aut é o MERCON LV ,e que a troca deve ser feita a cada 50.000 km,fui numa oficina especializada em câmbio aut, e o mecânico informou que o óleo estava em boas condições e que era pra realizar a troca com 100.000 km.

#10
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
É realmente uma confusão esse negócio de Mercon V/LV. Já escrevi um bocado neste tópico sobre isso, e seu relato reforça minha suspeita: a Ford errou ao escrever os manuais da terceira geração (2011/12)...


A partir de 2008 a recomendação foi usar apenas Mercon LV nos carros mais novos da Ford - como aconteceu com o seu - mas os manuais das gerações posteriores traziam novamente a descrição Mercon V - acredito firmemente que está errado!


O Mercon V deixou de ser usado nos carros de Ford desde o final de 2007 (já discutimos isso anteriormente)! Ele foi substituído por um mais moderno (e caro) - o LV, que só precisa ser substituído aos 240.000 km!!!!!


Quando surge uma novidade dessas - seja ATF da transmissão, do motor ou outro - as montadoras nunca voltam atrás - só usam o mais moderno - e só trocam quando surge outro mais moderno ainda...


Não faz nenhum sentido a presença do Mercon V nos manuais da terceira geração (2011-2012)! Até porque o Mercon V precisava sim ser trocado a cada 50.000 km, já o Mercon LV não (ver tópico completo)!


Ou seja, seu mecânico está certíssimo - parabéns para ele - o Mercon LV que equipa seu carro não deve ser trocado tão cedo! Aliás, em tese ele nem deve ser trocado - eu só faria isso lá pelos 150.000 km ou caso o veículo apresentasse qualquer problema na transmissão!


Sobre o erro dos manuais, seu relato só reforça minha tese: 


Ano      Manual                         Minha hipótese


2008     Mercon LV - trocar 50K          Errado! Se for Mercon LV não precisa trocar...


2009     Mercon LV - trocar 50K          Errado! Se for Mercon LV não precisa trocar...


Daí imagino que alguém notou o erro e trocou a mensagem, só que errou novamente: 


2010     Mercon V - Não trocar           Errado! Era para ser Mercon LV





Valeu pela informação!

#11
 Kleber Brady

Kleber Brady
Iniciante
Iniciante
No meu manual a mesma coisa, 2010/2011,

troca de óleo do cambio automático  Image110

#12
 alxvr2

alxvr2
Membro
Membro
Realmente a FORD errou feio acerca desta questão.
Esse erro pode custar caro para quem for efetuar a troca do óleo se baseando no manual.
E o pior quando vamos pegar alguma orientação nas css o mecânico está mais por fora do que arco de barril... Mad Mad Mad Mad Mad Mad Mad Mad Mad

#13
 Kleber Brady

Kleber Brady
Iniciante
Iniciante
Bom dia,

Mais já fui na ford e no mercado car (loja que vende tudo para carro) ambas pelo ano do carro recomendam o uso do fluido com especificação WSS- M2C938-A, considerado o ( Mercon LV ).

#14
 claudio toledo

claudio toledo
Iniciante
Iniciante
Boa noite à todos, sou novo por aqui acabei de conquistar minha 1ª Eco 2012 XLT aut. com 42.000km, e gostaria de perguntar aos amigos do forum sobre as trocas de óleo... do cambio da direção e outros itens q sejam necessários considerando que é minha 1ª ECO desde já agradeço a tds. BatPalm BatPalm

#15
 anru

anru
Membro Jr
Membro Jr
anru escreveu:Olá turma.
Também minha ECO é 2.0 AT 2010/2011 XLT.

Realmente no manual diz MERCON V com especificação ford WSS-M2C938-A.


No manual (na parte de manutenção) informa somente verificar o nível mas, na revisão de 72 meses ou 120 km tá escrito: TROCA DO FLUIDO DO CAMBIO AUTOMÁTICO.

Quando verifico o nível, a cor do óleo continua vermelha mas, o cheio é horrível. Um forte cheio de óleo queimado.

Já estou nesta revisão de 72 meses mas a km da minha eco está com 92.865 km.

Pelo que li aqui, o manual está errado. O óleo é o mercon LV com especificação WSS-M2C938-A.

Algum colega do forum já fez a troca pelo mercon LV? como está o comportamento?

#16
 Marcelo Braga

Marcelo Braga
Iniciante
Iniciante
Bom dia a todos.
Apenas para fins informativos:
Fiz ontem a troca do óleo e filtro do câmbio da minha Ecosport XLT 2.0 Aut Flex 2009 que está com 70.000km e nunca havia trocado.
Fiz apenas a troca convencional(óleo e filtro), sem limpeza do sistema, numa oficina especializada em câmbio automático - Edermatic (Chácara Sto.Antonio Zona Sul SP).
Achei o custo bem alto mas temendo algum desastre no câmbio dada a kilometragem fiz mesmo assim, sem pesquisar outros preços.
Lá vai:
5 litros de óleo Mercon LV .... 325,00
Filtro do óleo ...................... 175,00
Mão de Obra ...................... 400,00  
O serviço levou 1 hora apenas.
Abs.

#17
 Brignoli

avatar
Membro Sênior
Membro Sênior
Marcelo Braga escreveu:Bom dia a todos.
Apenas para fins informativos:
Fiz ontem a troca do óleo e filtro do câmbio da minha Ecosport XLT 2.0 Aut Flex 2009 que está com 70.000km e nunca havia trocado.
Fiz apenas a troca convencional(óleo e filtro), sem limpeza do sistema, numa oficina especializada em câmbio automático - Edermatic (Chácara Sto.Antonio Zona Sul SP).
Achei o custo bem alto mas temendo algum desastre no câmbio dada a kilometragem fiz mesmo assim, sem pesquisar outros preços.
Lá vai:
5 litros de óleo Mercon LV .... 325,00
Filtro do óleo ...................... 175,00
Mão de Obra ...................... 400,00  
O serviço levou 1 hora apenas.
Abs.

Bom dia,
Conheço a Edermatic....é parceira da Aptta Brasil (Associação dos profissionais transmissão Automática) a qual fiz o curso de cambio automático....
O valor realmente não é barato, eu estaria mentindo se falasse que foi....mas se comparar na responsabilidade do cara, trocar o fluído e filtro, de repente dá pau no seu câmbio? a responsabilidade seria deles e teriam que consertar sem cobrar nada!...Então acaba que o preço compensando, pois é uma responsabilidade imensa....independente de quem faça o serviço.....
Mas existem outros lugares.....podem cotar aqui se possuem.... e valor, é uma revendedora de fluídos de transmissão automática:

febi fluídos
forta fta / www.fortafta.combr
fone 08000015566

Agora, caso precisem de peças para câmbio automático.....podem procurar:
Anderson......fone 11 94777-0019

#18
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Troquei há um ano, mais ou menos e paguei 450,00 se não me engano, só sei que o carro ficou outro, vale muito a pena trocar o fluído e o filtro.

#19
 Marcelo Braga

Marcelo Braga
Iniciante
Iniciante
Brignoli escreveu:
Marcelo Braga escreveu:Bom dia a todos.
Apenas para fins informativos:
Fiz ontem a troca do óleo e filtro do câmbio da minha Ecosport XLT 2.0 Aut Flex 2009 que está com 70.000km e nunca havia trocado.
Fiz apenas a troca convencional(óleo e filtro), sem limpeza do sistema, numa oficina especializada em câmbio automático - Edermatic (Chácara Sto.Antonio Zona Sul SP).
Achei o custo bem alto mas temendo algum desastre no câmbio dada a kilometragem fiz mesmo assim, sem pesquisar outros preços.
Lá vai:
5 litros de óleo Mercon LV .... 325,00
Filtro do óleo ...................... 175,00
Mão de Obra ...................... 400,00  
O serviço levou 1 hora apenas.
Abs.

Bom dia,
Conheço a Edermatic....é parceira da Aptta Brasil (Associação dos profissionais transmissão Automática) a qual fiz o curso de cambio automático....
O valor realmente não é barato, eu estaria mentindo se falasse que foi....mas se comparar na responsabilidade do cara, trocar o fluído e filtro, de repente dá pau no seu câmbio? a responsabilidade seria deles e teriam que consertar sem cobrar nada!...Então acaba que o preço compensando, pois é uma responsabilidade imensa....independente de quem faça o serviço.....

Importante salientar que a troca foi convencional, apenas parte do óleo e filtro, sem flushing por pressão nem químico, ou seja, 50% do óleo velho fica no sistema. Optei por esta forma devido ao risco da limpeza completa do sistema que, segundo alguns, não é muito recomendada.

#20
 Brignoli

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Membro Sênior
Membro Sênior
Marcelo Braga escreveu:
Brignoli escreveu:
Marcelo Braga escreveu:Bom dia a todos.
Apenas para fins informativos:
Fiz ontem a troca do óleo e filtro do câmbio da minha Ecosport XLT 2.0 Aut Flex 2009 que está com 70.000km e nunca havia trocado.
Fiz apenas a troca convencional(óleo e filtro), sem limpeza do sistema, numa oficina especializada em câmbio automático - Edermatic (Chácara Sto.Antonio Zona Sul SP).
Achei o custo bem alto mas temendo algum desastre no câmbio dada a kilometragem fiz mesmo assim, sem pesquisar outros preços.
Lá vai:
5 litros de óleo Mercon LV .... 325,00
Filtro do óleo ...................... 175,00
Mão de Obra ...................... 400,00  
O serviço levou 1 hora apenas.
Abs.

Bom dia,
Conheço a Edermatic....é parceira da Aptta Brasil (Associação dos profissionais transmissão Automática) a qual fiz o curso de cambio automático....
O valor realmente não é barato, eu estaria mentindo se falasse que foi....mas se comparar na responsabilidade do cara, trocar o fluído e filtro, de repente dá pau no seu câmbio? a responsabilidade seria deles e teriam que consertar sem cobrar nada!...Então acaba que o preço compensando, pois é uma responsabilidade imensa....independente de quem faça o serviço.....

Importante salientar que a troca foi convencional, apenas parte do óleo e filtro, sem flushing por pressão nem químico, ou seja, 50% do óleo velho fica no sistema. Optei por esta forma devido ao risco da limpeza completa do sistema que, segundo alguns, não é muito recomendada.

Sim, troca convencional.....trocar o fluido e filtro, só retificando sua informação, não fica 50% no sistema......90% ou mais é trocado, semelhante a do motor, quando se troca o filtro!....outra coisa, não pode ter a mais ou a menos após a troca....se ficar a mais o fluído espuma e vai patinar sua embreagem....se estiver abaixo, vai fritar, pois não vai lubrificar corretamente....olha a responsabilidade!
Existe uma máquina, que faz esse serviço, é bem cara por sinal....se eu não me engano a franquia "Rei do Óleo" possui....pode ver se há alguma loja deles próximo de você e se informar quanto ao preço da troca!

#21
 lcsilva

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Iniciante
Iniciante
Gente, realmente na duvida. Troco ou não.

Esta com 79k. Peguei com 22k

O que faço

Obrigado

#22
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
lcsilva escreveu:Gente, realmente na duvida. Troco ou não.

Esta com 79k. Peguei com 22k

O que faço

Obrigado
Troca sim, amigo, não vai se arrepender.

#23
 lcsilva

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Iniciante
Iniciante
E qual?
Mercon V OU LV.
ECO 2011/12
Troca manual ou por maquina?

#24
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Ai não sei te informar, pois o meu é 2008, mas eles sabem qual é e até pelo número da caixa podem consultar quais as recomendações da fábrica.

No meu caso foi manual

#25
 lcsilva

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Iniciante
Iniciante
Obrigado. Vou pesquisar mais.

#26
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