EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

50.000? Troque seu óleo do câmbio automático!

Ir à página : 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 2]

#1
 SIMIONI

SIMIONI
Membro Pleno
Membro Pleno
Pessoal,

Essa semana levei minha Eco na oficina para dar uma geral em alguns itens, aproveitando a visita que seria somente para a troca de óleo, filtros, alinhamento e balanceamento.

No manual a recomendação é clara: com 50.000 Km deve ser efetuada a troca do óleo do câmbio automático. A minha Eco é 2008, para as mais novas parece que não é necessário fazer a troca, consulte o seu manual.

Gastei 252 reais com o óleo e troca. A diferença foi grande, após a troca a mudança de marchas ficou muito mais suave e silenciosa... Isso porque troquei na hora certa e estava tudo perfeito, não levei ela na oficina porque estava com problemas, foi manutenção preventiva mesmo. A vibração normal do carro também parece ter diminuído um pouco.

Enfim, queria compartilhar a experiência com vocês e dizer que vale a pena investir nesse tipo de coisa, garanto que vai te trazer menos dor de cabeça no futuro e te dar mais prazer quando sair com seu carro!

#2
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Normalmente esse serviço é agendado ou chegou e é atendido e também o tempo, é feito na hora ou tem que deixar o carro e pegar depois?

O antigo dono me afirmou que trocou tudo, mas aos poucos vou trocar por minha conta

#3
 Convidad

Anonymous
Convidado
É isso ai Simioni, a preventiva em todas as situações é sempre o melhor.
Também troquei o da minha a mas faz 9mil km já, segundo o mecânico que trocou, o maior índice de problemas com câmbio automático é falta de manutenção, ou seja, troca de óleo e filtro.
Só uma dúvida, qual óleo colocou?

#4
 SIMIONI

SIMIONI
Membro Pleno
Membro Pleno
Zanetti, levei o carro em uma oficina especializada em câmbio automático aqui perto de casa. Estava bem cheia a oficina e tive que agendar a manutenção, porém ficou pronto no mesmo dia. Acho que se for só fazer a troca deve ser rapidinho, aproveitei para trocar velas, limpar os bicos e corpo de borboleta, trocar óleo e filtros, alinhamento e balanceamento, limpeza do sistema de arrefecimento e troca das pastilhas...

É isso aí bernucci, o negócio é cuidar do nosso patrimônio né! Pois é cara, o gerente da oficina me falou a mesma coisa, disse que eu estava fazendo a coisa certa de trocar com os 50.000. Utilizei um óleo Castrol, não me lembro agora qual era o modelo exato...

#5
 APalma

APalma
Membro Pro
Membro Pro
2008? Castrol Transmax Mercon V Very Happy 

#6
 SIMIONI

SIMIONI
Membro Pleno
Membro Pleno
O próprio! Foi esse o óleo usado na troca cheers 

#7
 fellipeborges

avatar
Iniciante
Iniciante
SIMIONI escreveu:O próprio! Foi esse o óleo usado na troca cheers 

Simioni, boa tarde.
Preciso trocar o da minha, que é 2007 e está agora com 56 mil kms rodados.
Pode nos indicar em qual oficina realizou a troca?

Obrigado

#8
 SIMIONI

SIMIONI
Membro Pleno
Membro Pleno
Fellipe,

Moro em Cotia, fiz a troca e revisão do carro na oficina Centro Automotivo de Cotia: http://www.centroautomotivodecotia.com.br/

Talvez fique meio fora de mão para você, a oficina fica no km 30 da Raposo Tavares.

Abraço

#9
 fellipeborges

avatar
Iniciante
Iniciante
De fato fica meio fora de mão...
Vou tentar encontrar algum lugar confiável aqui na ZL da capital.

Obrigado!

#10
 SIMIONI

SIMIONI
Membro Pleno
Membro Pleno
Beleza, talvez alguém aqui no Clube possa te indicar algo mais perto... procure uma especializada em câmbio automático!

#11
 APalma

APalma
Membro Pro
Membro Pro
Felipe:

Dica de dois lugares na Zona Leste:  

Marco Automotivo - Rua Dona Aurora Guimarães, 61 - Vila Granada - Tel. 2682-5270 (falar c/ Marco). Se não atender, insista...vale a pena.

Auto Dney - Avenida Calim Eid, 600 (Tiquatira) - Vila Ré - Tel. 2957-0075 (Falar c/ Rogério).

Ambos lugares próximos à Penha. Very Happy 

Abraço!

#12
 fellipeborges

avatar
Iniciante
Iniciante
Obrigado APalma pelas dicas!
Vou procurar um desses dois.

Valeu

#13
 paesrm

paesrm
Membro Jr
Membro Jr
SIMIONI escreveu:Pessoal,

Essa semana levei minha Eco na oficina para dar uma geral em alguns itens, aproveitando a visita que seria somente para a troca de óleo, filtros, alinhamento e balanceamento.

No manual a recomendação é clara: com 50.000 Km deve ser efetuada a troca do óleo do câmbio automático. A minha Eco é 2008, para as mais novas parece que não é necessário fazer a troca, consulte o seu manual.

Gastei 252 reais com o óleo e troca. A diferença foi grande, após a troca a mudança de marchas ficou muito mais suave e silenciosa... Isso porque troquei na hora certa e estava tudo perfeito, não levei ela na oficina porque estava com problemas, foi manutenção preventiva mesmo. A vibração normal do carro também parece ter diminuído um pouco.

Enfim, queria compartilhar a experiência com vocês e dizer que vale a pena investir nesse tipo de coisa, garanto que vai te trazer menos dor de cabeça no futuro e te dar mais prazer quando sair com seu carro!

Ola Simioni,
Amigo, esse assunto de trocar o óleo do cambio automático é uma eterna dúvida que nem mesmo as concessionárias tem uma definição correta. No manual da minha Eco/2007 está escrito no capítulo "Combustíveis e Lubrificantes":
...normalmente NÃO É NECESSÁRIO trocar ou completar o nível do fluido. Se houver vazamentos, procure um Distribuidor Ford...Question affraid confused 

Mas ao mesmo tempo na Tabela de Lubrificação e Manutenção temos:
... troca do fluido de transmissão automática de 30.000 em 30.000 kms Rolling Eyes Shocked silent cyclops 

Existe uma corrente de mecânicos que dizem que deve ser torcado e outra que garantem que não deve ser trocado.
Então, vai entender isso.Rolling Eyes Sad Embarassed 

#14
 SIMIONI

SIMIONI
Membro Pleno
Membro Pleno
Interessante, no meu manual a recomendação é que a troca seja realizada a cada 50.000 km, e na tabelinha das revisões também tenho a cada 50.000 km... No meu caso o manual é bem claro, mas no seu realmente fica difícil de entender. Quando levei o carro na oficina o gerente comentou que estava certinho fazer a troca a cada 50 mil, mas que a maioria das pessoas não faz. Eles são especializados em câmbio automático...

Eu sempre sigo o que o manual recomenda, mas realmente no seu caso fica complicado de entender qual é o certo!

#15
 luiz.henrique

luiz.henrique
Membro Advanced
Membro Advanced
O manual da minha (11/12) aponta a troca em 120.000 Km.

#16
 SIMIONI

SIMIONI
Membro Pleno
Membro Pleno
Interessante a diferença entre os modelos! O importante é seguir o que está escrito no manual do carro, com o lançamento das novas versões do carro alguns componentes diferentes passam a ser usados e pequenas melhorias são feitas no projeto, por isso que observamos essas diferenças nos manuais!

#17
 paesrm

paesrm
Membro Jr
Membro Jr
SIMIONI escreveu:Interessante a diferença entre os modelos! O importante é seguir o que está escrito no manual do carro, com o lançamento das novas versões do carro alguns componentes diferentes passam a ser usados e pequenas melhorias são feitas no projeto, por isso que observamos essas diferenças nos manuais!

O interessante é que o óleo especificado é sempre o mesmo.Twisted Evil 

#18
 APalma

APalma
Membro Pro
Membro Pro
Paesrm:

Em alguns modelos o óleo é o Mercon V e em outros é o Mercon LV. Abraço!

#19
 paesrm

paesrm
Membro Jr
Membro Jr
APalma escreveu:Paesrm:

Em alguns modelos o óleo é o Mercon V e em outros é o Mercon LV. Abraço!

Caramba !!!!
Então temos mais um item para nos preocupar.
Quem não tem ou não costuma ler o manual, tá ferrado.
E esse é o tipo de óleo que nunca se deve completar/misturar se ele não for da mesma especificação.
A menos que esse L aí seja apenas uma nova nomenclatura e não algo mais... ou menos ?????

#20
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
São "óleos" diferentes e, como você frisou, NÃO podem ser misturados ou mesmo feita uma intercambialidade na troca do ATF (Automatic Transmission Fluid).

Se o manual especifica a classificação MERCON V, deve-se usar somente ATF que tenha esta classificação, pois é um fluido mineral.

O ATF com classificação Mercon LV é um fluido sintético.

Mais detalhes: http://www.fordparts.com/products/chemicals-transmissionfluids.aspx

cheers

#21
 APalma

APalma
Membro Pro
Membro Pro
Boa, Josimar!!

O duro é a concessionária (Souza Ramos-SP) querer me empurrar o Mercon LV (mais caro) se minha Eco usa o Mercon V.

Muito cuidado...

#22
 SIMIONI

SIMIONI
Membro Pleno
Membro Pleno
Josimar Medeiros escreveu:São "óleos" diferentes e, como você frisou, NÃO podem ser misturados ou mesmo feita uma intercambialidade na troca do ATF (Automatic Transmission Fluid).

Se o manual especifica a classificação MERCON V, deve-se usar somente ATF que tenha esta classificação, pois é um fluido mineral.

O ATF com classificação Mercon LV é um fluido sintético.

Mais detalhes: http://www.fordparts.com/products/chemicals-transmissionfluids.aspx

cheers

É isso aí Josimar, falou tudo... Muita atenção pessoal. Fazendo as trocas no período recomendado e utilizando lubrificantes e filtros recomendados vai ser difícil de ter problemas com o carro!

#23
 luiz.henrique

luiz.henrique
Membro Advanced
Membro Advanced
Completando a informação: Ecosport 11/12 no manual diz que normalmente não é necessário completar oleo da transmissão automática. Mais adiante na tabela de revisões indica a troca em 72 meses ou 120.000 Km (o que ocorrer primeiro). A Especificação do oleo é Mercon V.

#24
 robertofaria2001

avatar
Iniciante
Iniciante
Aproveitando que sou novo aqui, qual o valor justo para a troca do oleo do cambio automatico e se alguem pode me indicar um lugar na zona sul...obrigado.

#25
 Felipe Monteiro

Felipe Monteiro
Iniciante
Iniciante
Olá a minha eco é uma 10/11 automática está com uma barulho, na verdade um ronco muito parecido com rolamento de rodas
fui ate o mecânico ele olhou as rodas e disse que não era os rolamentos, fui a uma oficina especializada em troca de óleo T.automática
e o mecânico me informou que esse ronco é característico da transmissão. Porém a minha dúvida é no manual diz que normalmente
não é necessário a troca somente completar se for preciso alguém já teve esse problema??

#26
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 2]

Ir à página : 1, 2  Seguinte


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos