Olá turma.
Nesta ultima semana, finalizei minhas coletas dos dados de consumo da Eco na Gasolina e Álcool.
Dados estes coletados tanto no consumo online de bordo como também entre os abastecimentos (pois a diferença foi praticamente zero).
Realizei os dados em duas etapas, primeiro somente com Gasolina e segundo somente com Álcool.
Resultados:
Gasolina cidade = 11,3 km/l
Gasolina rodovia = 15,0 km/l
Resultado geral misto (cidade/rodovia) = 10,2 km/l
Álcool cidade = 6,55 km/h
Álcool rodovia = 13,0 km/l
Resultado geral misto (cidade/rodovia) = 7,11 km/l.
Como sabem, a media de consumo entre Álcool e Gasolina é 70% mas, cada veículos (inclusive da mesma marca, modelo e ano) tem a sua relação de consumo própria ou exclusiva.
A da minha eco é o seguinte:
Cidade = 6,55/11,3 = 0,58 = 58%
Rodovia = 13/15 = 0,87 = 87%
Misto = 7,11 / 10,2 = 0,69 = 69%
Levando em consideração os seguintes preços dos combustíveis aqui em salvador:
Gasolina = 2,96 R$
Álcool = 2,150 R$
Relação do preço = 2,15 / 2,96 = 0,73 = 73%
Na cidade = vantagem para Gasolina
Na rodovia = vantagem para o Álcool
No misto = vantagem para a Gasolina
Depois dessas informações, já deu para ter a idéia de como está o desempenho da minha eco, mas, isso pode variar muitíssimo, pois as variáveis são grandes: período frio ou quente, preços dos combustíveis, combustíveis adulterados, transito intenso ou livre, abastecer pela manhã ou à noite, demora na calibragem dos pneus, rodar com as janelas abaixadas, rodar com uma pessoa ou com cinco pessoas, a forma de conduzir a eco, motor 1,6 ou 2.0 etc...
Tenho que fazer algumas considerações:
* Gasolina pontos positivos: menor consumo na cidade, veiculo mais forte com a temperatura do motor fria, melhor na chamada "meia embreagem",
* Gasolina pontos negativos = maior consumo na rodovia, maior poluição, risco de ser abastecido com gasolina batizada, maior riso de obstrução dos bicos injetores.
* Álcool pontos positivos = menor poluição, maior torque, menos risco de obstruir os bicos injetores, consumo melhor na rodovia.
* Álcool pontos negativos = motor muito fraco em operação frio, necessário deixar a rotação mais elevada nos primeiros minutos de funcionamento do motor, maior consumo com motor frio, preço do álcool ainda acima do que realmente deveria ser.
Estas são as minhas considerações, estarei atualizando-as pois, no final quem manda mesmo é os preços dos combustíveis. Tem amigos aqui que preferem o Álcool, outros preverem a Gasolina, vai do gosto e do prazer de dirigir este belo veículo.
Valeu!
Última edição por anru em Sex Jul 19, 2013 4:16 pm, editado 2 vez(es)