EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Problema com arrefecimento EcoSport XLS 2004 1.6

Ir à página : Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 2 de 2]

#1
 Johnny Torres

Johnny Torres
Membro
Membro
Relembrando a primeira mensagem :

Boa noite pessoal.... Gostaria da ajuda de vocês....

Minha eco está subindo demais a temperatura. Isso começou a ocorrer depois que troquei o radiador. Fizemos a troca dele, aproveitamos e trocamos refil da válvula termostática, as mangueiras mais finas, reservatório de água e sua tampa.

A impressão que dá é que a válvula termostática não está abrindo, a temperatura sobe acima dos 100º, aciona o primeiro estágio, porém continua subindo. Chegando aos 105º, aciona o segundo estágio e continua subindo. Trocamos a válvula termostática (pensando que ela estaria com defeito), colocamos nova de outra marca (a primeira era Iguaçu, a segunda é valclei), montamos tudo e continua subindo. Voltamos o radiador antigo para o lugar (ele está com uma pequena trinca, vaza bem pouco) e nada. Foi limpo todo o sistema, a bomba d água está funcionando normal (deve ter uns 6 meses de uso), fizemos a sangria no radiador e no reservatório para tirar todo o ar e nada. Passamos scanner, o sensor de temperatura está ok, todas as mangueiras foram verificadas e nenhuma com entupimento (a do retorno inclusive testamos com e sem aquele redutor de pressão), e nada. Por fim, tiramos o cabeçote fora, junta não estava queimada, mas trocamos e plainamos ele. Depois de montado, o defeito continua, porém ficou intermitente agora. Tem hora que a temperatura fica normal, aí do nada sobe e vai até 115º (quando chega nesse ponto desligamos ela). Notamos que ao acelerar acima de 2500 giros, a temperatura baixa, mas logo em seguida sobe de novo... Notamos também que, quando o carro está normal, ligamos o ar condicionado e ele dispara a temperatura também.
Estamos eu (não sou mecânico de profissão, mas conheço bem de mecânica) e meu mecânico quebrando a cabeça com ela e não conseguimos resolver....

Alguém aí já passou por isso? Se passou, qual foi a solução? Não tem um mês que tô com a eco e dá essa zica....

Obrigado a todos....


#26
 Johnny Torres

Johnny Torres
Membro
Membro
zaninis escreveu:Já vi um caso (no canal Diego Velocimetros) de uma Eco com entupimento em um cano que sai bem embaixo no motor.

Deu um baita trabalho pra ele achar e arrumar.

Já verificamos esse tubo, coloquei uma mangueira com ar conectada e verificamos, não tinha entupimentos...

#27
 Araujo Junior

Araujo Junior
Membro Jr
Membro Jr
Bom dia, esse motor não funciona sem válvula. Sem válvula ele aquece, pois sem a válvula a água não passa pelo radiador, fica circulando apenas no bloco. Essa semana o fiesta do meu cunhado aqueceu, ele me ligou dizendo que já tinha trocado bomba d'água pq estava com pequeno vazamento, sensor de temperatura, válvula termostática e colocou a carcaça de alumínio. O mecânico já tinha condenado o cabeçote e dei a dica pra ele sobre o ar quente. Ele interligou as conexões do ar quente na carcaça da válvula e resolveu o problema, mas se você já fez de tudo vale a pena tirar o cabeçote pra retífica verificar, mas acho difícil 2 cabeçote com problema.

#28
 Johnny Torres

Johnny Torres
Membro
Membro
Araujo Junior escreveu:Bom dia, esse motor não funciona sem válvula. Sem válvula ele aquece, pois sem a válvula a água não passa pelo radiador, fica circulando apenas no bloco. Essa semana o fiesta do meu cunhado aqueceu, ele me ligou dizendo que já tinha trocado bomba d'água pq estava com pequeno vazamento, sensor de temperatura, válvula termostática e colocou a carcaça de alumínio. O mecânico já tinha condenado o cabeçote e dei a dica pra ele sobre o ar quente. Ele interligou as conexões do ar quente na carcaça da válvula e resolveu o problema, mas se você já fez de tudo vale a pena tirar o cabeçote pra retífica verificar, mas acho difícil 2 cabeçote com problema.

Dei uma olhada no clube do fiesta e realmente lá eles falam que esse motor não trabalha sem a válvula mesmo...

Ela está com o cabeçote original no lugar. O outro cabeçote que coloquei era da retifica onde tinha levado o meu, como o dono é conhecido, ele me emprestou para testar. Essa semana eu desmonto o meu e vou levar em outra retífica para eles avaliarem e verem como está. estou vindo trabalhar esses dias com ela e, como é mais estrada, não está apresentando a falha. O mais estranho é que depois que a válvula abre, ela continua funcionando, como se ela demorasse para abrir só a primeira vez...

#29
 Johnny Torres

Johnny Torres
Membro
Membro
Fala galera, estava meio sem tempo, por isso não atualizei o tópico, mas vamos lá....
Acredito que resolvi o problema... Era no radiador... Quando comprei a eco, o radiador estava vazando, como tem um cliente da minha empresa que tem uma loja onde recondiciona radiadores, levei lá para ver se tinha "jeito". Foi trocada uma das caixas laterais, e coloquei no lugar. Depois de muito teimar, tirei o radiador e levei de volta na loja, mais para fazer um teste. O rapaz que trocou a caixa usou umas de qualidade duvidosa e não ficou totalmente vedada. Ele vazava bem pouco nas junções, quase imperceptível, e nisso perdia pressão, e a pressão que havia não era suficiente para abrir a válvula termostática quando necessário. Depois dessa comprei um radiador novo (da marca Visconde), já fazem 3 dias que está no lugar e o carro não apresenta mais a bendita falha. Hoje fiz a troca da água que coloquei e aproveitei para colocar aditivo. Para ajudar, o ex dono deve ter colocado aqueles "pozinhos" que são vendidos em autopeças que prometem eliminar vazamentos no radiador. Descobri isso abrindo o radiador antigo, por curiosidade, tinha uma crosta desse pó e sua mistura na entrada dos dutos do radiador e também no fundo da caixa lateral que não foi trocada. Amanhã irei usar ela quase o dia inteiro, aí terei a certeza da solução...

#30
 Johnny Torres

Johnny Torres
Membro
Membro
Problema resolvido galera, era o bendito radiador mesmo... O bom é que agora o carro ficou com o sistema de arrefecimento novo, sem vazamentos e funcionando igual relógio. A brincadeira ficou em torno de R$ 900 (radiador, válvula termostática, bomba d'água, 2 rolamentos de correia, reservatório, mangueiras, água desmineralizada e aditivo), isso sem contar a mão de obra porque eu mesmo fiz. Agora só falta trocar a correia, pois tá um barulho chato de grilo nela, acredito que tenha caído água quente em cima dela, pois aparenta ser nova. Amanhã já faço isso.... Obrigado a todos...

#31
 eljusticeiro

eljusticeiro
Membro Jr
Membro Jr
Galera estou com o mesmo problema... troquei semana passada a válvula termostática e achei que iria resolver (https://ecosportclub.forumeiros.com/t5089-valvula-termostatica-ecosport-2004-swd-duratec-2-0-16-v)

Mas o problema agora está bem mais frequente. Mesmo sem ligar o ar condicionado como no tópico antigo que eu mesmo criei (https://ecosportclub.forumeiros.com/t3225-ecosport-4wd-2004-esquentando)

Acho que vou lavar o motor novamente. kkkk mas tá preocupante...

#32
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 2 de 2]

Ir à página : Anterior  1, 2


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos