Bom dia Mauro,
Sei que as vezes dá raiva mesmo, mas realmente tudo leva a crer, que é o mesmo problema do nosso amigo Alexandre, que te relatou o gotejamento ou vazão excessiva do bico.....mas não quer dizer que não possa ser outro....vou passar alguns problemas que podem causar isso:
1- já olhou o reservatório de combustível da partida a frio? se estiver com gasolina velha, suja, adulterada ou com excesso de álcool, também vai contribuir para ao invés de ajudar, vai complicar a partida a frio do seu carro.
2- Por mais estranho que possa parecer essa pergunta, mas a bateria é nova? qual amperagem? Já houve vários casos de problemas relatados aqui no fórum, relacionados a bateria, as vezes por ser de amperagem do manual (baixa para a Ecosport), ocasionava que o veículo não pegava, pois estava fraca e acabava afogando o carro.....e outros problemas, como sensores ficarem acusando cada hora uma coisa e etc....
3- Uma coisa que observei no manual, quando for ligar o carro, pise na embreagem, para facilitar, quem sabe pode ajudar, caso não faça isso.....eu mesmo, não tenho o costume de fazer...depois ler o manual, as vezes lembro e faço...mas não custa tentar!
4- Você falou que já trocou velas e tal, mas verificou se a vela é de acordo com a Ecosport, sei que parece algo besta, uma pergunta meio descabida, mas se por acaso a vela, não for de acordo, não queima o combustível como deve ser e pode ocasionar mais pra frente mais outros problemas.....
Bom, espero ter ajudado, qualquer coisa, deixa um Feedback do resultado, caso decida tentar corrigir o problema, pois ficar assim, deve ser bem desconfortável!
Abraços e boa sorte!