EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

[duvida] lona esquentou, fumaçeou e perdi o freio

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 gogosauro

gogosauro
Membro Jr
Membro Jr
Boa noite amigos.
Minha dúvida vem em forma de relato.
Troquei as lonas traseiras da eco há duas semanas e há uma semana, troquei o cabo externo do freio de mão.
Neste meio tempo, só andei na cidade e por curtos períodos de tempo.
Hoje peguei a estrada de Bragança à Serra Negra e chegando em pinhalzinho (uns 20 minutos de viagem), as rodas traseiras começaram a fumar. Era fumaça pra todo lado.
Parei no Posto da entrada da cidade e o frentista Marcos que foi absolutamente um ser humano no momento que eu tava col o c* na mão (fiquei sem freio. Desci só engrenando da entrada da cidade até o posto), pediu pra eu colocar o carro no elevador e só soltou um pouco as lonas, a ponto de não ficarem em atrito constante.
O freio do pé voltou na hora (acho que ao esquentar as lonas, todo o sistema deve ter esquentado e perdi atrito. Foi foda) e a condução ficou absurdamente mais leve (acho que o mecânico apertou demais as lonas mesmo).
Minha pergunta é se alguém já passou por isso (lonas novas esquentaram por atrito e perder freio geral) e se tenho que fazer alguma manutenção além de dar uma sangrada preventiva amanhã cedo?

Obrigado pelo help Wink

#2
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Meu pensamento.
Com isso vc comprometeu os cubos de roda e quem sabe devido ao calor excessivo a guarnição dos cilindros.
Eu trocaria isso tudo e o mais importante o MEXÂNICO que desde a primeira vez provou não ser bom e estar pouco ligando para sua segurança, de sua família e a de terceiros.

Não era para perder todo o freio, pois o sistema é independente frente/traseira, isso sugere uma revisão geral em uma loja ou mecânico especializado em sistema de freio.

#3
 gogosauro

gogosauro
Membro Jr
Membro Jr
Cara, o que tinha de freio era lá em baixo, no fundo do pé.
O mecânico que mexeu era da Ford, acredite se quiser kkkkkkk.
Fui ao mecânico de confiança da família aqui em serra e amanhã ele vai dar uma olhada. Como não tem ruído e o freio voltou ao normal, acredito que foi só o aquecimento mesmo.
Amanhã boto a informação aqui

#4
 gogosauro

gogosauro
Membro Jr
Membro Jr
Zanetti, da uma olhada nisso. Tá no site do vrum MG.
Fading
Trata-se de um fenômeno, que provoca a perda repentina de eficiência do sistema de freios, devido à alta temperatura dos materiais que se atritam: a pastilha com o disco e a lona com o tambor. Os sistemas foram projetados para que isso não ocorra, mas, dependendo de um conjunto de fatores (alta velocidade, excesso de peso e uso prolongado, em longas descidas sinuosas), o sistema de freios pode parar de funcionar repentinamente. O motorista acha que isso é um defeito, fica apavorado e leva o carro à oficina. Mas, no meio do caminho, o conjunto esfria, a eficiência volta ao normal e ele fica com cara de tacho para o mecânico. Foi mais uma confusão provocada pelo fading."

#5
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Eu li, mas acho que foi incompetência do mexânico mesmo.

Fading
Trata-se de um fenômeno, que provoca a perda repentina de eficiência do sistema de freios, devido à alta temperatura dos materiais que se atritam: a pastilha com o disco e a lona com o tambor. Os sistemas foram projetados para que isso não ocorra, mas, dependendo de um conjunto de fatores (alta velocidade, excesso de peso e uso prolongado, em longas descidas sinuosas), o sistema de freios pode parar de funcionar repentinamente. O motorista acha que isso é um defeito, fica apavorado e leva o carro à oficina. Mas, no meio do caminho, o conjunto esfria, a eficiência volta ao normal e ele fica com cara de tacho para o mecânico. Foi mais uma confusão provocada pelo fading.

#6
 gogosauro

gogosauro
Membro Jr
Membro Jr
Disso eu não tenho dúvida kkkkkkkk. Foi incompetência das bravas deixar lona presa, mas tá valendo.
Tô indo ao mecânico já já pra ver se comprometeu algo ou se da pra voltar pra Bragança na boa (cerca de 60 km)

#7
 gogosauro

gogosauro
Membro Jr
Membro Jr
Encontrei um amigo mecânico aqui em serra negra, que trabalha num centro automotivo. (cidade pequena é bom por isso kkkkkk).
Expliquei toda a situação pra ele.
Me disse que se houvesse problemas no cubo ou em qualquer outro componente, o carro não teria conseguido seguir viagem, poderia haver vazamentos ou o pedal de freio baixaria novamente e provavelmente problemas mais severos fariam barulho.
Vou pegar a estrada pra Bragança amanhã depois do almoço sem grilos. Ufa...

#8
 Araujo Junior

Araujo Junior
Membro Jr
Membro Jr
Acredito que possa ter perdido os freios das rodas dianteiras, devido aquecimento do fluido, que em altas temperaturas também perde eficiência e propriedades. Se não efetuou seria bom efetuar a troca do fluido de freio.

#9
 PAULO VIANNA

avatar
Iniciante
Iniciante
Estou aqui meio atrasado, porém me chamou atenção as lonas travarem dessa forma, mas principalmente a troca do cabo. No console do freio de mão existe um parafuso para regulagem de folga do cabo. Será que houve alguma equalização através dessa regulagem? Ou seja, as lonas já ficaram muito justas durante a instalação do novo cabo, sem folga? Em suma, como se o freio de mão estivesse acionado permanentemente? É um "chute", veja bem. No meu aconteceu o oposto, cilindro vazou e derreteu uma das lonas parcialmente e por isso o freio de mão não aceitava regulagem no parafuso dada a razoável distância da área de atrito. Ainda estou estou em busca dos reparos já que a concessionária aqui em Niterói raramente dispõe de peças em estoque, além de carìssímas . É um 2008 4WD, 30.000 rodados, cujas panelas são maiores e consequentemente lonas equivalentes. Nesse caso não faltou freio, porém corria o risco de acabar a lona só de um lado só, ferro com ferro, destruir a panela e aí sim, ter problemas de falha na frenagem. Muita boa sorte pra você.

#10
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Paulo, procura na Altese, talvez eles tenham e o preço costuma ser bom.

#11
 PAULO VIANNA

avatar
Iniciante
Iniciante
Salve ZANETTI
Grato pela dica. Aqui em Niterói, no MARCELO PEÇAS no centro da cidade sempre tem quase tudo, original, mistério...Cilindro de freio: R$197, Lonas: R$300,00. Por muita sorte não tive que trocar o calço da caixa de câmbio ao módico preço de R1.036,00!!! A do 1.6, R$300,00??. Bastou um aperto nos parafusos. Preços estratosféricos, ganância pura, por uma peça tão simples. Temos aqui uma mecânica especializada em 4x4, OFICINA DO CHAPÉU, salvação já que a maioria dos mecânicos dessa província  torcem o nariz para o ECO, e 4x4 nem pensar, outro mistério. Mão de obra: R$100,00?? No meu anterior 2004, eu mesmo resolvi um problema que deixava o bicho doido, a troca do sensor de temperatura (R$54,00)que fica malocado abaixo da bobina. O cara aplicava o scanner e queria trocar tudo que era sensor e dei um basta. "Eu acho, eu acho"...
Outro problema é a qualidade das velas "originais" da FORD, segunda vez com defeito no eletrodo central. Por fim consegui encontrar a indicada no manual, a NGK IRIDIUM PTR6F-13, R$268,00, made in Japão, com duração de 100.000 KM, é o que dizem. Como já havia gasto quase 200 paus em dois jogos originais,em pouco tempo, vale tentar. Grande abraço.

#12
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Por falar em calço, a minha quebrou o calço superior da caixa ao passar em um quebra mola, esse calço segura a caixa e o motor que  baixou junto com a caixa quebrando a trizeta e me dando um prejuízo.

Calço da caixa do Duratec automático, 283,00, o mesmo calço do manual, 150,72
[duvida] lona esquentou, fumaçeou e perdi o freio Jpg4lj

Trizeta, 64,80
[duvida] lona esquentou, fumaçeou e perdi o freio 6ei58m

Coifa, o mecânico tinha uma nova e me deu
[duvida] lona esquentou, fumaçeou e perdi o freio 2nkrukj

Mão de obra 100,00

Susto, não tem preço.

O motor fica pendurado pelo calço de borracha para quando tiver uma batida frontal o motor se soltar e passar por baixo da cabine

#13
 zaninis

zaninis
Membro VIP
Membro VIP
Na boa, lamentável o mexânico deixar as lonas presas.
Meio básico erguer o carro e girar a roda na mão pra ver se tá livre.
Com o aquecimento o fluído perde ação, por isso é "normal" ficar sem freio, mesmo na frente.
Raramente, pra não dizer nunca, compromete outras coisas.
É destravar as lonas e deixar esfriar (ou vice-versa) e boa.
O risco maior era incendiar.
Ocorre muito com caminhão em descida de serra.

#14
 zaninis

zaninis
Membro VIP
Membro VIP
Zanetti, já ouvi alguns relatos de queda de conjunto de Eco.
Susto bom !!

#15
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos