Postado Dom Abr 26, 2015 11:22 am
Pessoal, há algum tempo atrás eu li o tópico [TUTORIAL] Troca do Filtro do Ar Condicionado (cabine) criado pelo Simioni e fiquei de criar um para a nova Ecosport. Demorou um pouco, mas, saiu.
1. Remover o console do câmbio;
Basta suspender a parte de trás que o mesmo irá soltar,
Com cuidado solte a parte da frente, pois, será necessário retirar o parafuso que está marcado, para que possamos mover a lateral do console.
2. Retirar o parafuso da lateral do console do lado do carona;
3. Após retirar os dois parafusos mencionados nos passos anteriores, deslocar a lateral do console um pouco para trás, para que os pinos marcados em amarelo soltem.
NÃO PUXE PARA O LADO POIS OS PINOS SOLTAM PARA TRÁS;
Somente após o passo acima, será possível mover a lateral do console, de forma a liberar bastante espaço para abrir o compartimento onde fica o filtro da cabine.
4. Retirar o módulo que fica preso embaixo do porta luvas ajuda para que seja possível retirar o filtro da cabine.
Basta retirar um parafuso e puxar a parte da frente do módulo para baixo.
Estas são as travas que prendem o módulo no porta luvas. A maior é encaixada no fundo do porta luvas
5. Retirar a tampa do compartimento onde fica o filtro da cabine.
O acesso é um pouco apertado e, portanto, será necessário ir tateando para encontrar os 5 parafusos que prendem a tampa.
Seguem fotos de como fica a tampa no local e quais parafusos retirar.
Parte superior - 2 parafusos (os mais difíceis de retirar) (não os recoloquei)
Parte inferior - 3 parafusos
6. Tampa retirada;
7. Compartimento do filtro da cabine;
8. Para retirar o filtro, basta puxá-lo para fora. Como é o local para ele sair é apertado, acaba amassando um pouco como uma sanfona. Depois é colocar o novo. E da mesma forma, será necessário o mesmo processo da “sanfona”.
Observe as setas de fluxo do ar, que devem estar voltadas para o interior do carro.
9. Recolocar tudo no lugar na ordem inversa. Tampa do compartimento do filtro da cabine, módulo embaixo do porta luvas, lateral do console e o console do câmbio.
Como eu mencionei anteriormente, somente recoloquei 3 parafusos da tampa do compartimento do filtro, pois os da parte superior são difíceis de retirar. Não houve nenhum problema em recolocar somente 3 parafusos. A tampa ficou bem fechada e não faz barulho.
10. Aplicar um higienizador de ar condicionado para fazer a limpeza do sistema.
1. Remover o console do câmbio;
Basta suspender a parte de trás que o mesmo irá soltar,
Com cuidado solte a parte da frente, pois, será necessário retirar o parafuso que está marcado, para que possamos mover a lateral do console.
2. Retirar o parafuso da lateral do console do lado do carona;
3. Após retirar os dois parafusos mencionados nos passos anteriores, deslocar a lateral do console um pouco para trás, para que os pinos marcados em amarelo soltem.
NÃO PUXE PARA O LADO POIS OS PINOS SOLTAM PARA TRÁS;
Somente após o passo acima, será possível mover a lateral do console, de forma a liberar bastante espaço para abrir o compartimento onde fica o filtro da cabine.
4. Retirar o módulo que fica preso embaixo do porta luvas ajuda para que seja possível retirar o filtro da cabine.
Basta retirar um parafuso e puxar a parte da frente do módulo para baixo.
Estas são as travas que prendem o módulo no porta luvas. A maior é encaixada no fundo do porta luvas
5. Retirar a tampa do compartimento onde fica o filtro da cabine.
O acesso é um pouco apertado e, portanto, será necessário ir tateando para encontrar os 5 parafusos que prendem a tampa.
Seguem fotos de como fica a tampa no local e quais parafusos retirar.
Parte superior - 2 parafusos (os mais difíceis de retirar) (não os recoloquei)
Parte inferior - 3 parafusos
6. Tampa retirada;
7. Compartimento do filtro da cabine;
8. Para retirar o filtro, basta puxá-lo para fora. Como é o local para ele sair é apertado, acaba amassando um pouco como uma sanfona. Depois é colocar o novo. E da mesma forma, será necessário o mesmo processo da “sanfona”.
Observe as setas de fluxo do ar, que devem estar voltadas para o interior do carro.
9. Recolocar tudo no lugar na ordem inversa. Tampa do compartimento do filtro da cabine, módulo embaixo do porta luvas, lateral do console e o console do câmbio.
Como eu mencionei anteriormente, somente recoloquei 3 parafusos da tampa do compartimento do filtro, pois os da parte superior são difíceis de retirar. Não houve nenhum problema em recolocar somente 3 parafusos. A tampa ficou bem fechada e não faz barulho.
10. Aplicar um higienizador de ar condicionado para fazer a limpeza do sistema.
Última edição por AndreMaurell em Dom Abr 26, 2015 11:34 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Não estava completo)