EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

[TUTORIAL] Troca do Filtro do Ar Condicionado Nova Ecosport (filtro da cabine)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 AndreMaurell

AndreMaurell
Membro Advanced
Membro Advanced
Pessoal, há algum tempo atrás eu li o tópico [TUTORIAL] Troca do Filtro do Ar Condicionado (cabine) criado pelo Simioni e fiquei de criar um para a nova Ecosport. Demorou um pouco, mas, saiu.

1. Remover o console do câmbio;
Basta suspender a parte de trás que o mesmo irá soltar,
Com cuidado solte a parte da frente, pois, será necessário retirar o parafuso que está marcado, para que possamos mover a lateral do console.

 [TUTORIAL] Troca do Filtro do Ar Condicionado Nova Ecosport (filtro da cabine)  Zltfld

 [TUTORIAL] Troca do Filtro do Ar Condicionado Nova Ecosport (filtro da cabine)  2utghsp

 [TUTORIAL] Troca do Filtro do Ar Condicionado Nova Ecosport (filtro da cabine)  21o0qc7

2. Retirar o parafuso da lateral do console do lado do carona;

 [TUTORIAL] Troca do Filtro do Ar Condicionado Nova Ecosport (filtro da cabine)  23rtzrm

3. Após retirar os dois parafusos mencionados nos passos anteriores, deslocar a lateral do console um pouco para trás, para que os pinos marcados em amarelo soltem.

NÃO PUXE PARA O LADO POIS OS PINOS SOLTAM PARA TRÁS;

Somente após o passo acima, será possível mover a lateral do console, de forma a liberar bastante espaço para abrir o compartimento onde fica o filtro da cabine.

 [TUTORIAL] Troca do Filtro do Ar Condicionado Nova Ecosport (filtro da cabine)  S4tesm

 [TUTORIAL] Troca do Filtro do Ar Condicionado Nova Ecosport (filtro da cabine)  21jc40k

4. Retirar o módulo que fica preso embaixo do porta luvas ajuda para que seja possível retirar o filtro da cabine.
Basta retirar um parafuso e puxar a parte da frente do módulo para baixo.

 [TUTORIAL] Troca do Filtro do Ar Condicionado Nova Ecosport (filtro da cabine)  2i12glu

Estas são as travas que prendem o módulo no porta luvas. A maior é encaixada no fundo do porta luvas

 [TUTORIAL] Troca do Filtro do Ar Condicionado Nova Ecosport (filtro da cabine)  Wl6osx

 [TUTORIAL] Troca do Filtro do Ar Condicionado Nova Ecosport (filtro da cabine)  5wjrlh

5. Retirar a tampa do compartimento onde fica o filtro da cabine.
O acesso é um pouco apertado e, portanto, será necessário ir tateando para encontrar os 5 parafusos que prendem a tampa.
Seguem fotos de como fica a tampa no local e quais parafusos retirar.

Parte superior - 2 parafusos (os mais difíceis de retirar) (não os recoloquei)
 [TUTORIAL] Troca do Filtro do Ar Condicionado Nova Ecosport (filtro da cabine)  2vlmetc

Parte inferior - 3 parafusos
 [TUTORIAL] Troca do Filtro do Ar Condicionado Nova Ecosport (filtro da cabine)  Fvkyg0

6. Tampa retirada;

 [TUTORIAL] Troca do Filtro do Ar Condicionado Nova Ecosport (filtro da cabine)  Wtay9y

7. Compartimento do filtro da cabine;

 [TUTORIAL] Troca do Filtro do Ar Condicionado Nova Ecosport (filtro da cabine)  Muv37n

8. Para retirar o filtro, basta puxá-lo para fora. Como é o local para ele sair é apertado, acaba amassando um pouco como uma sanfona. Depois é colocar o novo. E da mesma forma, será necessário o mesmo processo da “sanfona”.

 [TUTORIAL] Troca do Filtro do Ar Condicionado Nova Ecosport (filtro da cabine)  Xglz4

Observe as setas de fluxo do ar, que devem estar voltadas para o interior do carro.

 [TUTORIAL] Troca do Filtro do Ar Condicionado Nova Ecosport (filtro da cabine)  5v3gcp

9. Recolocar tudo no lugar na ordem inversa. Tampa do compartimento do filtro da cabine, módulo embaixo do porta luvas, lateral do console e o console do câmbio.

Como eu mencionei anteriormente, somente recoloquei 3 parafusos da tampa do compartimento do filtro, pois os da parte superior são difíceis de retirar. Não houve nenhum problema em recolocar somente 3 parafusos. A tampa ficou bem fechada e não faz barulho.

 [TUTORIAL] Troca do Filtro do Ar Condicionado Nova Ecosport (filtro da cabine)  Ir3ji8

10. Aplicar um higienizador de ar condicionado para fazer a limpeza do sistema.



Última edição por AndreMaurell em Dom Abr 26, 2015 11:34 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Não estava completo)

#2
 efemota

efemota
Administrador
Administrador
Ótimo post Andre. Otimas fotos e bem detalhado. O processo para troca do filtro de cabine do EcoSport modelo antigo também é bastante trabalhoso.



EcoSport FreeStyle 1.6 2009 Prata Enseada

#3
 AndreMaurell

AndreMaurell
Membro Advanced
Membro Advanced
Obrigado Efemota. Na verdade o processo do modelo antigo parece ser bem mais trabalhoso, pois, requer a retirada do console e a lateral com a tampa do compartimento do filtro. Tanto que o ideal é realizar aquele corte para depois não precisar tirar toda a tampa. No modelo novo não é preciso retirar o ocnsole, somente soltar a parte do câmbio e mover a lateral. Depois que recolocar a tampa do compartimento do filtro somente com 3 parafusos, ficará mais fácil da próxima vez.

#4
 Gastaldi53

avatar
Membro Pro
Membro Pro
Legal Andre já troquei o meu uma vez também e só coloquei três parafusos pois não há necessidade de 5 e fica bem mais fácil as trocas posteriores , um detalhe que que devemos ficar atento é que tem revisões que é cobrado este filtro e acredito que muitas concessionarias acabam não trocando pela dificuldade ou algumas por nem saber que existe este filtro , aqui no mato grosso na concessionaria de Sinop uma vez apertei o consultor e ele admitiu não ter trocado o filtro e me deu um desconto de 55,00 na revisão .

#5
 AndreMaurell

AndreMaurell
Membro Advanced
Membro Advanced
Gastaldi, boa tarde. Realmente há as revisões que incluem o filtro da cabine e quando fiz a primeira que inclui o mesmo foi trocado corretamente, mas, o tempo que levaria para trocar somente nas revisões é muito grande. Eu troco uma vez por ano, pois, não rodo muito e com isso o antigo não sai tão sujo como já saiu de outros carros que tive, mas, dependendo do uso, acredito que de 6 em 6 meses precise ser trocado.

Mudando um pouquinho do assunto, é necessário ficar em cima na hora das revisões (acompanho todas), pois, na última que incluiu a troca do líquido do sistema de arrefecimento, trouxeram somente um litro de aditivo, que precisa ser diluído na proporção de 1 para 1, pois, no manual informa que na 1.6 cabem 5.5 litros (na 2.0 são 6.3l) e precisa ser adicionado numa proporção de 50% para 50% de água, ou seja, para a 1.6 precisa de 2,75l de aditivo e 2,75l de água. Se eu não estivesse acompanhando teriam colocado somente 1l de aditivo. Reclamei e incluíram o restante sem alterar o valor da revisão.

#6
 anru

anru
Membro Jr
Membro Jr
tampa entrada filtro cabine
olá.
A minha Ecosport não tinha o filtro de cabine. Removi o console central, cortei a parte que fecha o compartimento e assim, não prescisarei remocer novamente o console.

Depois de instalado, o cheiro de mofo aumentou. Será que a instalação foi mal feita ou o cheio de mofo aumenta com a presença do filtro?

Sempre faço aquele procedimento com o ar quente como diz o manual mas o cheio continua e está bem mais intenso do que antes.



Última edição por anru em Dom Abr 21, 2019 10:05 pm, editado 1 vez(es)

#7
 efemota

efemota
Administrador
Administrador
Anru aplique o anti bactericida do tipo granada.
Eu gosto das marcas STP e Bardhal.



EcoSport FreeStyle 1.6 2009 Prata Enseada

#8
 AndreMaurell

AndreMaurell
Membro Advanced
Membro Advanced
Anru, aconselho a realizar a aplicação do higienizador, conforme sugerido pelo Efemota. Faço isso sempre que troco o filtro (o tipo "granada") e quando pego tempo úmido por muito tempo utilizo um para manutenção, que vc introduz um prolongador nas saídas do ar e dá umas borrifadas.

Acredito que fazendo isso vc vai notar uma diferença grande no odor que sai do ar-condicionado.

#9
 anru

anru
Membro Jr
Membro Jr
olá.
já usei dois. e o odor continua.

com o usso do filtro ficou pior o cheiro.

irei revisar a instalação porque pelo que observei doa amigos aqui no fórum, não é normal isso.

valeu.

#10
 renanhelio

renanhelio
Iniciante
Iniciante
Obrigado André! Realmente é um processo trabalhoso, o que explica bem a ausência da troca do filtro em algumas concessionárias. Os próprios mecânicos não gostam de realizar o procedimento pelo tempo que leva pra trocar um "simples" filtro de ar condicionado. Geralmente os consultores retiram isso da revisão para não ter de fazer o serviço. Meu carro está com 29 mil km, nunca foi trocado o filtro  affraid , pois sempre confiei na revisão da concessionária. Hoje fui retirar o filtro para colocar um novo. Eis o resultado:
 [TUTORIAL] Troca do Filtro do Ar Condicionado Nova Ecosport (filtro da cabine)  Dljns0

Depois de colocar o filtro novo e deixar um spray do tipo granada agindo no interior do veículo, ficou perfeito! cheers  

E apesar do cheiro do ar apresentar leve odor de mofo, sempre "resolvia" com aqueles sprays bactericidas. Durava uma semana, mas voltava. Pesquisei na internet sobre o assunto e cai aqui no fórum. Obrigado novamente! Very Happy

#11
 iueki

iueki
Membro
Membro
Valeu a dica e as fotos André, vou ver se faço isso no meu também e aproveitar ver se acho alguns grilos do painel

Ô carrinho barulhento!

Pelo trabalho é difícil a autorizada realmente realizar todo esse serviço, mal verificam os itens da revisão imagina fazer isso, o máximo jogam uma granada para dizer que foi feita a higienização e cobram pelo serviço todo. Infelizmente não podemos confiar completamente nos serviços de concessionaria, sempre que levo o meu fico com pé atrás e verifico se os itens realmente foram substituídos.





#12
 anderson cabrera

anderson cabrera
Membro Jr
Membro Jr
Reativando o tópico .... rsss

Após meu carro sair da garantia, levei em um local especializado em limpeza do ar condicionado e aproveitei para trocar o filtro da cabine e também para higienizar todo o sistema.

Ao remover o filtro anterior (o mesmo que tinha pago na autorizada na ultima revisão há 1 ano atras) foi verificado que o filtro ainda era original e tinha a data no filtro de 2013, ano de fabricação do meu carro.

Ou seja, tudo indica que o filtro nao foi trocado em momento algum, até mesmo pela situação que estava o filtro, totalmente sujo e olha que nem ando tanto com o carro em ruas de terra.

Deu vontade de tirar uma foto e abrir um chamado na Ford, mas só de pensar na dor de cabeça e tempo gasto para isso deixei de lado.

Se eles podem fazer isso com um simples filtro, imagina com outras peças alojadas dentro do motor onde nem todos tem ferramentas para abrir e certificar que foram trocadas mesmo.

Lamentável!

#13
 AndreMaurell

AndreMaurell
Membro Advanced
Membro Advanced
Anderson, eu nunca confiei em deixar o carro em CSS para fazer revisão sem acompanhar, tenho certeza que muitos aqui fazem e com certeza muitas vezes não foram trocadas as peças mencionadas. Em uma das revisões tive problemas com a troca do líquido de arrefecimento, pois, na Eco nova cabem 4 litros de litros, sendo a proporção de 50/50 de água e aditivo, segundo o manual. Simplesmente iriam colocar somente 1 litro de aditivo, isso eu acompanhando. Não falei nada até chegar o momento da troca, não buscaram outro para completar como manda o manual, foi preciso chamar o gerente e pedir que ele lê-se o manual, pois, estavam alegando que estava certo.

#14
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
André, como não falei na época, lá vai: parabéns pelo excelente tutorial!


Olá, Anderson.


Rapaz, acredito que experiência com CSS você tem muita. Foram vários problemas no seu carro que lhe fizeram voltar por lá várias vezes, desde o começo, quando entregaram seu carro com algum problema elétrico (não lembro qual).


Mas enfim, não perca tempo mesmo abrindo chamado na Ford, sabe porquê? Os carros não saem de fábrica com o filtro do ar condicionado! 


Quem confirmou esta informação com um documento da própria Ford foi o Flávio, de Maceió. A montadora admitiu que os carros são vendidos sem o filtro... 


O seu deve ter sido trocado colocado numa das primeiras revisões, e como você roda pouco e as revisões devem ter sido feitas pelo tempo, o filtro deve ter sido incluído lá no início de 2014, na revisão de 6 meses, ou no meio daquele ano, na revisão do primeiro ano. Isso justificaria o fato do filtro ter sido fabricado em 2013...


Mas você deve ter as notas para confirmar. Veja por lá se a última revisão na CSS foi em 2014 mesmo! E se consta a troca do filtro. Ou se consta a troca do filtro em alguma revisão eventual em 2015!


Grande abraço!

#15
 anderson cabrera

anderson cabrera
Membro Jr
Membro Jr
Obrigado Josimar pela resposta.

Ja visitei bastante as CSS daqui de SP, tive problemas de parte eletrica, vazamento do oleo do cambio e quebra da pinca do freio isso tudo com o carro rodado menos de 10.000km.

Vi na nota a troca do filtro na segunda revisão de 1 ano e depois a troca do mesmo na 4 e 6 revisão que eu fiz na CSS, ou seja, me cobraram 3 filtros e provavelmente era o mesmo que estava lá.

Poderia até correr atrás disso más só de pensar no tempo que terei que correr atrás e dor de cabeça é mais fácil eu saber que agora estou com o filtro novo e trocado e seguir para frente. meu receio é como disse: será que não podem ter outras peças que tb não foram trocadas? Aí meu amigo só o tempo vai me dizer.

Um grande abraço.

Anderson Cabrera

#16
 Halarek

Halarek
Iniciante
Iniciante
Andre, Seu tutorial ficou muito bom, no entanto gostaria de sugerir um "edit" para deixar ainda melhor, alias, experiencia minha que acabei de passar. hehehhehehe

Abri seu tutorial em uma das primeiras visitas aqui no forum, ainda antes de me registrar, por grandississimo engano não me atentei a "pequenos detalhes" como por exemplo o tipo dos parafusos. Não tenho chave estrela em casa, assim sendo comecei a desmontar o console, e quando cheguei na hora de retirar o modulo... F0$#&... não tinha a chave para retira-lo, vou ver se consigo um jogo de chave estrela emprestado e fazer a troca outro dia, o ruim é desmontar e montar aquele console... Fico com medo de quebrar os encaixes plasticos. To pensando em deixar solto essa semana até arrumar as chaves emprestadas.

Minha patetisse a parte, a sugestão é que coloque o tipo e o tamanho das chaves que precisam para o tópico.
Para contribuir, deixo o que consegui até onde cheguei, Chave de boca 6 e 7 ".
Para os parafusos das fotos 3 e 4 (por assim dizer).


Edit chave estrela tamanho 20 solta os parafusos da tampa do ar.
SE POR ACASO EU MONTAR O FILTRO AO CONTRARIO, QUAL SERIA A IMPORTANCIA DISSO?
Consegui a chave estrela com minha noiva ( que tem mais ferramentas que eu). Estava tão cansado já que não olhei a posição... lol! lol! lol! lol!

#17
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Arrow



Última edição por Josimar em Sáb Jun 17, 2017 1:51 pm, editado 1 vez(es)

#18
 Wesley Sampaio

Wesley Sampaio
Membro Pro
Membro Pro
Bom dia...

Muito bacana o tutorial passo a passo, Parabéns

#19
 Halarek

Halarek
Iniciante
Iniciante
Josimar escreveu:Olá, Halarek.


É como o colega André explicou: a seta indica a direção do ar, ou seja, instale o filtro com a seta voltada para dentro do carro.


Contudo, a rigor, não haverá diferença significativa se colocar ao contrário, mas a capacidade de filtragem6 é mais otimizada se colocar a seta na posição correta! Deste modo o filtro agirá melhor.


Existe um vídeo feito por um outro colega do fórum que também explica a instalação. Vou deixar o link, pois eventualmente as fotos somem:





Abs.


Rapaz... é que já montei. E não prestei atenção no sentido do fluxo. Heueheueheue

Fiquei meio puto porque depois que montei tudo é Tava indo dar uma relaxada é que lembrei disso. Tô nem um pouco afim de abrir aquilo tudo de novo para isso...
Vou monitorar, se notar diferença eu abro e checo...
Mas valeu a ajuda. Vlw o vídeo também.

#20
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos