Boa noite,
Após as informações acima do nosso amigo Araujo Junior, fui verificar, pois eu mesmo informei que para troca do tensionador e corrente de comando, da Ecosport 2006, havia a necessidade de abrir o motor.....só explicando um pouco melhor, não é abrir todo, mas sim, tirar a tampa de válvula e cárter....conforme a vários vídeos abaixo, alguns somente o barulho para nossos amigos verificarem se é igual o que estão relatando, como também somente a troca do tensor da correia.....eu não sou mecânico, mas fiz curso, então me considero um curioso, pois não tenho experiência suficiente......mas corro atrás para descobrir algumas coisas...descobri através do nosso amigo Araujo, o meu ex-professor e desses vídeos que mencionei, que estão abaixo, que realmente para se trocar "apenas" o tensionador é possível, mas o local não é de fácil acesso, é um pouco chato, principalmente para mim......que sou baixinho...inclusive o local não há muito espaço, como poderão observar....inclusive para abrir mais espaço, precisarão retirar a tampa de válvula, seria bom para conferir o ponto do carro, que também há em um dos vídeos......inclusive há nesses vídeos até a informação de qual chave usar para poder retira-lo....aproveitando, dá uma conferida na corrente, quem sabe há necessidade de troca ou não.....fica a dica mais ilustrada....só acompanhar os vídeos! espero ter ajudado!
https://www.youtube.com/watch?v=Khg_prdVrgg
https://www.youtube.com/watch?v=VZx7FU14M6k
https://www.youtube.com/watch?v=45NgB-vdX1M
https://www.youtube.com/watch?v=od7FCopFUic
https://www.youtube.com/watch?v=xrviq7lDKww
https://www.youtube.com/watch?v=6rdu3U6YBGw
https://www.youtube.com/watch?v=puT-rbYpszU
https://www.youtube.com/watch?v=3M-MHBdjjho
https://www.youtube.com/watch?v=lccqH0lfX-Y