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Ecosport 1.6 2013 - Barulho ao ligar(motor frio) e rotação oscilando

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#1
 edenpnova

edenpnova
Iniciante
Iniciante
Amigos, boa noite!

-Comprei uma EcoSport 1.6 2013 em junho/2019 e menos de três meses depois apresentou mensagem de "Mau Funcionamento do Motor". Desliguei e ela ligou normalmente, contudo levei ao meu mecânico que me indagou sobre onde abastecia e orientou a trocar de posto. Me informou que nem sempre essas mensagens indicavam realmente problema no motor. Troquei de posto de combustível e fiquei tranquilo por um período.

- Em novembro/2019 senti que ao ligar a Ecosport fria, comecei a escutar uns barulhos, tipo "tec tec tec tec" e sem acelerar percebi a rotação oscilando no painel e o carro "trepidando". Ao rodar com o veículo por um período o barulho some e a rotação estabiliza. Chegou a ocorreu algumas vezes de aparecer mensagens de "Mau Funcionamento do Motor", acender a luz da injeção eletrônica, não passar de 30km por hora, etc. Era só desligar o carro e ligar novamente que ele funcionava. A luz da injeção apagava sozinha depois de um tempo. Procurei o meu mecânico que me indagou sobre troca de óleo e filtro, verificou o nível e viu que estava ok e sugeriu ser problema na bobina ou "tucho batendo". Ele me sugeriu também trocar o óleo e filtro novamente e afirmou que poderia continuar rodando normalmente, que era pra desligar e ligar o carro novamente quando ocorresse o problema. Não troquei o óleo e filtro pois tinha trocado e não tinha rodado nem 2.000km e nas vezes que apresentou o problema, desliguei e liguei o carro novamente.

De lá pra cá ocorreram algumas vezes "mau funcionamento do motor", luz da injeção acesa e etc. O barulho ao ligar ele frio persiste, a rotação oscila e depois de rodar algum tempo ele fica normal.

-Agora em janeiro/2020 as mensagens de "mau funcionamento do motor" e luz da injeção eletrônica acesa se tornaram mais frequentes e nem sempre apagam quando desligo e ligo o carro novamente. Uma constatação que fiz é de que possivelmente essas mensagens são intensificadas quando estou com o nível de gasolina baixo no tanque, não sei se isso indica algo ou é só uma coincidência.

Já lidaram com algo semelhante? O que me sugerem? Estou desesperado sem saber o que fazer...

O carro está com quase 85.000km

Antecipo os meus agradecimentos a quem puder me dar um norte...

#2
 arkanoid

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Membro Jr
Membro Jr
Amigo bom dia,

Não sou expert mas se vc trocou de posto e melhorou durante um tempo é bem provável que tenha colocado gasolina ruim. Se for o caso seu óleo pode estar comprometido já e por isso que foi piorando com o tempo, ainda mais se for óleo NÃO sintético, é mais rápido ainda.

Seria uma boa vc dar uma voltas no quarteirão do seu mecânico pra forçar o erro e passar o scanner na hora.

Tb seria uma boa verificar esse óleo aí pq se tiver com borra seu motor pode ir pro saco rápido se vc não cuidar. Se for o caso, existem alguns produtos que fazem uma limpeza mas vc teria que trocar o oleo 2x, mas só se o óleo que vc tirar estiver bem ruim. Talvez por ter pouco tempo não precise, mas veja com seu mecânico. Tem gente que não recomenda esse tipo de flush e etc mas eu ví alguns vídeos que vale a pena se não tiver muita borra.

Achei esse aqui mas se proccurar acha mais.
https://www.youtube.com/watch?v=U1t5x5BKXdI

Seu carro tb pode estar com alguma válvula agarrando ou bico entupido/travando, o q pode dar esses barulhos tb, existe outro produto ótimo pra isso, koube perfect clean, já usei2x e é ótimo pra limpar o sistema de injeção desde a bomba. Use 2 de uma vez seguindo as instruções.

Outra coisa que pode ser tb é correia dentada, acho q seu motor é do novo q não usa corrente certo? Pode ter pulado 1 dente se ela tiver frouxa. Sabe qdo o antigo dono trocou e se foi numa oficina boa? Coloca isso na lista tb. O carro fica normal qdo a luz não acende?

Pode ser tb falta de aditivo no líquido de refrigeração, já vi alguns casos assim que a falta faz o motor não funcionar direito pq a água pura pode não conseguir refrigerar bem o motor pq ela ferve mais facilmente. Então se estiver velho é outro item a considerar, ainda mais no calor do verão. Dezembro ainda foi um mês frio mas janeiro tá brabo.

Vc desde q comprou já trocou de óleo? isso pode ser importante pra matar alguns problemas logo de cara, as vezes pode nem estar com o óleo correto.

Compra um kit no mercado livre com vários itens pra vc limpar o sistema de injeção, o motor se precisar tb mas acho que vale a pena começar por uma verificação/troca do oleo tb, pq se a gasolina ruim ferrou o sistema de injeção, o óleo pode ir pro saco tb.

#3
 wesleyyps

wesleyyps
Iniciante
Iniciante
Bom dia amigos!

Também não sou expert mas já to ficando esperto. Comprei minha ecosport 1.6 2013 em agosto de 2019, e curiosamente após algum tempo também comecei a receber mensagens de mau funcionamento do motor. No resumo da opera, o meu módulo de injeção estava velho e pifou, então ele estava me dando várias mensagens malucas que não refletiam a realidade.

Leva a sua na autorizada e passa o scanner deles, que você vai descobrir de tudo sobre o carro. Esse barulho e essa oscilação na rotação com o carro frio podem ser porque a injeção esta passando combustível pro motor de forma inconsistente. A minha eu peguei com 64 mil rodados e agora está com 97 mil, e até agora está com as correias originais de fábrica. O manual informa que a correia dentada deve ser trocada com 180 mil e a correia auxiliar com 80 mil, mas nem a minha correia auxiliar está dando sinal de fadiga ainda.

Qualquer mecânico que você levar pra olhar correia ele vai apenas observar o funcionamento do motor e ouvir os barulhos, porque segundo o meu mecânico de confiança só vale a pena desmontar o motor pra olhar essas correias se for pra trocar logo as duas, porque é muita mão de obra.

Espero ter ajudado em algo.

#4
 Renatinha

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Membro
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#5
 weberson

weberson
Iniciante
Iniciante
Bom dia amigos, a minha 12/12 o último modelo daquelas mais "quadradas" sempre me amarrei nesses modelos mais retangulares, aliás, a ford copiou a land roover, mas não ficou nada atraente, sinceramente, nesse modelo prefiro o gol fox.
Mas também estou com esse problema a luz de óleo acendeu levei em vários mecânicos, testei pressão, lubrificação. Agora não lembro se o mecânico chegou a abrir o cartér para ver a questão de borra, e tão pouco o pescador? a questão é que trocaram o painel, fizeram testes e nada da luz apagar, disseram que tava invertido o chicote, paguei o carro rodou 2 meses sem a luz acender, depois advinhem lá vem a luz novamente. Como os "mechanicos" disseram que o mais importante era abrir a tampa do motor e observar se o oléo estava esguichando para fora do motor. aguardei esse acende e apaga de luz de óleo.
Agora depois de 2.500 km rodados com a luz nesse vai-vem. Após abastecer num posto o indicador de autonomia do carro não marcar e ficar só no zero e apitando e piscando, fui em outro posto e completei mais de meio tanque, putz a luz (LIM) aquela amarela do motorzinho acendeu.

Alguém já passou por isso.
Desculpem mas, não gostaria de respostas de acho isso, acho aquilo. Porque senão ficar na mesma pesando em 200 mil coisas, gostaria mesmo de dizer pro mecânico ou eletricista é isso e pronto.

Obrigado.

Aliás, acho que estão faltando muito profissional competente nessa área, as montadoras vão modernizando a tecnologia dos carros, mas infelizmente nosso povo não é muito chegado em estudar coisas novas não é mesmo. Já pensou um médico, advogado, professor e diversos profissionais não atualizassem seu conhecimentos.

Se puderem me ajudar agradeço.

#6
 Anderson Arpelau

Anderson Arpelau
Iniciante
Iniciante
Bom dia Amigo.



Tenho uma SE 2015 automática e venho passando por problema semelhante.

Uma vez ou outra vou das a partida,pega de primeira mas o câmbio continua travado e aparecendo a mensagem de Mau Funcionamento do Motor e a Luz da Injeção.Então desligo e dai não da a partida.
Cuiriosamente,se eu sair do carro,travar e entrar novamente,quando coloco a chave na ignição ela faz o "tec-tec-tec" e dai pega na partida e destrava o câmbio.


Vc consegiu resolver seu problema?

#7
 AAraujo

AAraujo
Iniciante
Iniciante
Eden,
Pelo que você descreve do tec tec fica parecendo muito com folga de válvulas. mehora com o motor quente pois a folga diminui naturalmente. Possivelmente há também falha intermitente de cilindro e a central vai acumulando erros. Essa coisa de desligar e começar do zero bate com este cenário.
Enfim, trabalho para mecânico. Não tem como diagnosticar daqui de longe este tipo de defeito. Mas, em resumo, é olhar as folgas, tuchos, bobinas... uma coisa de cada vez. Olhar, conferir, não trocar. Abraço.

#8
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