EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Desempenho na estrada não agrada

Ir à página : 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 2]

#1
 gediael

gediael
Iniciante
Iniciante
Olá pessoal o/ ...
meu primeiro tópico, então peguem leve rs ..
Seguinte... comprei uma ecosport 03/04 1.6 XLS cinza... gamei na garota... maaas... desde o inicio percebi que o motor dela não dá conta do peso do veículo, porém eu acabei me acostumando com isso, a reduzir nas subidas, evitar o A/C ( até porque ela não é das mais econômicas  Rolling Eyes ) e até coloquei o filtro de cabine ( muito trabalhoso por sinal)que o picareta da loja nem me avisou que tava sem

Desempenho na estrada não agrada  2qmg4cp

Desempenho na estrada não agrada  F21zrs

Troquei o vaso de expansão(que tava um nojo), lavei sistema e troquei água, coloquei aditivo ( muuuito trabalho)

Desempenho na estrada não agrada  Akzbdh

Desempenho na estrada não agrada  R2t3r7

...insulfilm ...  Eeenfiim ... estou deixando ela zeradinha...  Mas com pouco mais de 2000 km rodados por mim, eu nunca peguei uma rodovia.... até ontem... quando eu notei que a partir dos 90km/h na quinta, ela esguela o motor quando acelera .... na cidade tudo ok... mas em alta velocidade, não curti nada... embora ela nao apresente falha ou perca potencia... o barulho do esforço feito pelo motor me encomodou muito.. e eu gostaria de saber se é normal isso? pois levarei em um mecanico logo logo, mas nao sei se ela é assim mesmo...
Se der posto um video, pra vcs avaliarem..

Desde já, agradeço a perda de tempo por lerem tudo isso kkk  Laughing

#2
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Olá, Gediael. Bem vindo ao fórum.

Parabéns pela iniciativa do DIY. Temos alguns tópicos sobre o assunto. Talvez você já tenha visto alguns.

Você parece entender muito bem de veículos. Isso é muito bom, pois ajudará a detectar e corrigir pequenos defeitos que inevitavelmente vão aparecer em um carro com mais de dez anos de uso.

Quanto ao motor, parece haver algum problema. Já dirigi Ecos por mais de 200.000 km e, apesar da motorização 1.6 parecer ser pequena para o peso do veículo (a 2.0 agrada muito mais), ela não decepciona na estrada.

Rodo muito, e em velocidades entre 100-120 km/h. Mas, se não tiver cuidado, passa fácil dos 140 km/h, sem que você se dê conta...

Já coloquei mais de 160 km/h, uma ou duas vezes, em local seguro, só para testar o carro.

Então, faça uma checagem básica (óleo correto, filtros, velas, cabos, bobina, injeção) e deixe o motor afinado. Você vai notar a diferença...

Abs

#3
 Dolphim

Dolphim
Membro Platinum
Membro Platinum
Olá gediael. O Eco 1.6 anda muito bem a 120km/h, principalmente com vidros fechados(ar ligado). Claro! Não é como um 2.0 mas não decepciona, ao menos que vc venha de um carro com motorização maior aí o jeito é se readaptar Laughing . Siga as dicas do Josimar e certamente sentirá diferença. Driver 

Gnd abç. Boa sorte.

http://www.adolfolima.blogspot.com/

#4
 zaninis

zaninis
Membro VIP
Membro VIP
Cara, realmente trocar/colocar o filtro do AC na Eco é um parto.
Quanto a não ter, a Ford não coloca nem na Eco nem no Fiesta. Não sei se na nova geração vem, mas nas anteriores não vem. Acho absurdo e ridículo, mas...
Peguei a minha zero e não sabia que não vinha.
Na primeira revisão pedi a troca ai que falaram que não tinha e que colocariam.

Quanto a desempenho, não sei que carro vc tinha antes.
Eu tinha e tenho Polo e a Eco. A Eco é bem mais "xoxa" e lenta(não dá pra comparar), mas depois que embala até que vai bem .

#5
 gediael

gediael
Iniciante
Iniciante
Valeu pela ajuda pessoal...
A respeito do filtro de ar, eu realmente achei isso ridículo, paguei 15 reais em um, e acho que isso não pesaria no preço final de um carro novo.. mas enfim.. trabalho em fabrica de carros e sei como funciona essas economias burras.

A respeito do meu problema, meu colega do trabalho me deu uma luz, ele acha que pode ser o kit de embreagem (platô, disco, comando) que pode estar patinando no volante, e isso ocorre em alta rotação.. eu achei até valido a opinião, porque a embreagem está dura, e acho que ja deve estar bem gasta..

Mas se alguém tiver mais alguma opinião sobre o assunto, por favor, se manifestem rsrs Very Happy

#6
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Gediael, eu ia sugerir problemas na embreagem, mas neste caso ela daria sinais de desgaste. Como você não tinha comentado antes, não achei que fosse.


Mas, agora que você falou que ela está "dura", é realmente uma suspeita forte de ser a responsável por esta perda de potência.




Isso realmente pode acontecer, e no Eco faz uma diferença enorme. Seria bom checar esta característica!




Abs

#7
 gediael

gediael
Iniciante
Iniciante
Pois é, eu tinha esquecido desse detalhe, e ela engasga de vez em quando em algumas trocas de marcha, mas eu sempre achei que fosse cabacice minha na hora de pisar na embreagem, achei que eu estava pisando pouco (talvez até seja um pouco isso tambem rsrs) mas como o preço de um kit novo não é tão elevado, irei efetuar a troca, se resolver aviso aqui  Driver

#8
 zaninis

zaninis
Membro VIP
Membro VIP
Se for embreagem ela patinaria em mudanças.
Pegue um local onde possa pisar um pouco mais, troque a marcha rápido com motor em alta rotação, como se quisesse cantar pneu em segunda ou terceira marcha por exemplo. A ré numa ladeira forte também costuma patinar.
Se tiver ruim a embreagem vc vai ver que ela não anda bem  e fica patinando.

Eu verificaria se seu catalisador não tá entupido.



Última edição por zaninis em Qui Jul 24, 2014 10:49 am, editado 1 vez(es)

#9
 Wagner Eco2011

Wagner Eco2011
Membro Jr
Membro Jr
Ola Rapaziada,
Eis aqui meu primeiro topico apos apresentar-me na sala de "Boas Vindas"

Vou contar aqui meu Mico ! lol! 

Estive lendo as preocupaçõs do colega Gediael e começei a lembrar da minha Ecosport 2011 XLT 1.6 que comprei apenas uma semana! Estou aprendendo as manhas dela.
Meu carro anterior era um Siena2003 motor 1.5 alcool, Q sempre teve maus habitos de alcolismo excessivo +/- 4a5 km/l na cidade, porém era muito nervoso e nunca perdeu uma ultrapassagem mesmo com 4 passageiros adultos na estada. Bastava desligar o ArCond no momento certo, +parecia tinha ligado um "Nitro" rsrsrs.  Razz 
Com a Eco 1.6 no ultimo domingo peguei uma estrada bem cedim, com 4passg na 5ª marcha 80~90km e inventei de fazer a ultrapassagem. Gatei a 4º ... 3º ... liguei o Nitro (s/ ArCond), e nada No  pensei 2x (sera melhor voltar pra traz do carro que estava do meu lado) ?? .
 Sleep Acho que só consegui porque ele deve ter dado umas freadinhas. rsrsrsrs

Em fim, não sei como diagnosticar sem que nenhum sabido aproveite da situação e cobre por um serviço desnecessário. Acho que vou convidar um mecanico pra fazer uma viagemzinha por perto, pra ver se este comportamento é falta de motor ou de motorista, pois se eu descrever sem ele testar, talvez ele vai (dizer ou pensar) que o problema deve ser o condutor.

A opinião /experiencia e as piadinhas de voces valem mais. ...

#10
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Olá, Wagner.


A princípio não parece nada para se assustar. Talvez você esteja apenas sentindo a diferença no carro mesmo. O eco é muito pesado e as rodas largas não ajudam a ter agilidade no trânsito.


Prefiro viajar com o 2.0 (claro!), mas o 1.6 não costuma me deixar na mão. Mas sempre reduzo as marchas nas ultrapassagens, especialmente se o carro estiver cheio. 


A que velocidade você estava quando tentou ultrapassar?


O carro estava com 4 passageiros médios ou a soma dos pesos dava uns 400 kg? Estava abastecido com etanol?


Notou se o giro do motor foi lá para cima quando reduziu ou houve dificuldade neste quesito?


Abs

#11
 GuilhermeGrizotto

GuilhermeGrizotto
Membro Jr
Membro Jr
Desempenho da eco 1.6 levando em consideração o seu peso eu acho bom, moro na capital de SP tem subidas para tudo quanto é lado, quando eu sou o motorista geralmente o carro é carregado com 4 pessoas e nunca precisei reduzir 1º marcha em subida nenhuma. Pessoal que reclama tanto assim do 1.6 deve verificar a manutenção de seus carros ( filtros,velas,bomba,embreagem,óleo,ponto do motor) pois não é normal o carro ser tão "manco" assim, lembrando que motor 1.6 ROCAM é um motor de rotações altas, em subidas muito ingrimes é normal só passar 2º marcha depois dos 3.500RPM, logico o consumo é maior para quem quer andar em subidas com a Eco, como já disse antes minha Eco com filtro de ar esportivo e reposicionado faz 7,5 km/l.
Agora na estrada o motor é melhor ainda, se não tomar cuidado atinge 140 km/h fácil fácil. Uma vez eu e meu pai voltando de Santos 6 horas da manhã estrada vazia atingimos 180 km/h com a Eco, e o carro estava com o porta malas lotado de peças e caixa e nos bancos traseiros também.
O Duratec 2.0 é infinitamente melhor que o 1.6 mas, chamar o 1.6 Rocam de manco eu discordo plenamente!

#12
 Marinho.LBM

Marinho.LBM
Membro
Membro
Boa Noite gente!

Eu sentia este problema relatado e com o tempo foi piorando (começou a patinar). Parei e troquei o kit de embreagem por R$ 310,00 e com troca de óleo da caixa R$ 40,00 (2) , com mão de obra de R$ 200,00. Ficou 100%! E é claro seguindo da forma que o Josimar relatou.

http://www.marinhomorais.com.br

#13
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
GuilhermeGrizotto escreveu:Desempenho da eco 1.6 levando em consideração o seu peso eu acho bom, moro na capital de SP tem subidas para tudo quanto é lado, quando eu sou o motorista geralmente o carro é carregado com 4 pessoas e nunca precisei reduzir 1º marcha em subida nenhuma. Pessoal que reclama tanto assim do 1.6 deve verificar a manutenção de seus carros ( filtros,velas,bomba,embreagem,óleo,ponto do motor) pois não é normal o carro ser tão "manco" assim, lembrando que motor 1.6 ROCAM é um motor de rotações altas, em subidas muito ingrimes é normal só passar 2º marcha depois dos 3.500RPM, logico o consumo é maior para quem quer andar em subidas com a Eco, como já disse antes minha Eco com filtro de ar esportivo e reposicionado faz 7,5 km/l.
Agora na estrada o motor é melhor ainda, se não tomar cuidado atinge 140 km/h fácil fácil. Uma vez eu e meu pai voltando de Santos 6 horas da manhã estrada vazia atingimos 180 km/h com a Eco, e o carro estava com o porta malas lotado de peças e caixa e nos bancos traseiros também.
O Duratec 2.0 é infinitamente melhor que o 1.6 mas, chamar o 1.6 Rocam de manco eu discordo plenamente!
Olá, Guilherme.


Só para sanar uma dúvida: acho que ninguém por aqui chamou o rocam de manco (pelo menos neste tópico, rsrsrs).


Aliás, só quem usou esta palavra foi você mesmo (grifei as duas vezes acima). Acho que você estava se apenas justificando porque usou a palavra na primeira vez, não é mesmo?




Abs



Última edição por Josimar em Qua Jul 23, 2014 5:50 pm, editado 1 vez(es)

#14
 Wagner Eco2011

Wagner Eco2011
Membro Jr
Membro Jr
Josimar escreveu:Olá, Wagner.


A princípio  .....
-
-
A que velocidade você estava quando tentou ultrapassar?

O carro estava com 4 passageiros médios ou a soma dos pesos dava uns 400 kg? Estava abastecido com etanol?


Notou se o giro do motor foi lá para cima quando reduziu ou houve dificuldade neste quesito?

Abs

Agradeço a todos pelas opiniões.

Caro Josimar - Estava +/- 90 Abastecido com gasolina, com 4 adultos e desliguei A/C no momento ultrapassar, não era na subida.

Como foi dito, tenho reaprender os novos comportamentos esquecer as comparações c/ Siena.
Vou prestar atenção nas observações de giro e afinação do motor. Creio que embreagem não seja, já q o carro esta c/ originais 18mil Km apenas conforme consta o manual e confirmado pelo 1ºdono.

 Razz "Hj pela manha encontrei debaixo banco do carona um imenso compartimento" que só descobri a dica aki no forum ontem a noite"

Falow Valew

#15
 rafael69

rafael69
Membro Advanced
Membro Advanced
Vixi mano na gasolina?

Aí num vai naum viu.......kkkkk

Este carro é ridículo na gasolina tanto no desempenho, quanto no consumo....

Abasteça com Etanol e verás a diferença na estrada e na cidade.....

#16
 sgmeira

sgmeira
Membro Advanced
Membro Advanced
ele nao é ridiculo nem na gasolina nem no alcool rafael. Quem compra um eco, nao esta pensando em consumo e economia. Desculpe, mas que quiser economia que compre um uno, ka, gol, ou uma cinquentinha. aí sim terá economia. Driver 

#17
 rafael69

rafael69
Membro Advanced
Membro Advanced
Cara é sim e vc sabe.....é bem notória a diferença de desempenho da gasolina pro etanol.....o carro desenvolve muito mais no etanol....

E o consumo dos 2 combustíveis é praticamente o mesmo.....

Comprar Gol, Ká ou celta......é tudo balela!!!

Se forem só Gasolina aí sim é econômico....agora se for Flex....esquece por que bebe a mesma coisa....

Tenho um Celta Flex 2010....consumo dele é na faixa de 7,0 Etanol.

Minha Eco é 1,6 e faz 6,5 no Etanol......e anda muito mais que Celta.....

Agora me mostre onde o Celta é econômico?

#18
 sgmeira

sgmeira
Membro Advanced
Membro Advanced
Por isso que digo, eu nao troco minha eco. Agora, todo carro flex desenvolve melhor no alcool. Mas como eu nao ando voando por aí, vou de gasolina e a cada 3 abastecidas coloco o alcool.

#19
 Phill Lima

Phill Lima
Administrador
Administrador
rafael69 escreveu:Cara é sim e vc sabe.....é bem notória a diferença de desempenho da gasolina pro etanol.....o carro desenvolve muito mais no etanol....

E o consumo dos 2 combustíveis é praticamente o mesmo.....

Comprar Gol, Ká ou celta......é tudo balela!!!

Se forem só Gasolina aí sim é econômico....agora se for Flex....esquece por que bebe a mesma coisa....

Tenho um Celta Flex 2010....consumo dele é na faixa de 7,0 Etanol.

Minha Eco é 1,6 e faz 6,5 no Etanol......e anda muito mais que Celta.....

Agora me mostre onde o Celta é econômico?

O do pai tem consumo um pouco maior no etanol, mas ganha em desempenho, o Eco parece que acorda pra vida, fica show! (Valores - Nordeste)
Na gasosa ele faz 9-11km Cidade-Estrada... 1.6



Desempenho na estrada não agrada  WwmQbLo
Desempenho na estrada não agrada  NKBmntB
http://philldesigner.com.br

#20
 rafael69

rafael69
Membro Advanced
Membro Advanced
Os meus fazem este consumo por causa de onde eu moro....muita subidas....e transito.....

#21
 GuilhermeGrizotto

GuilhermeGrizotto
Membro Jr
Membro Jr
Josimar escreveu:
GuilhermeGrizotto escreveu:Desempenho da eco 1.6 levando em consideração o seu peso eu acho bom, moro na capital de SP tem subidas para tudo quanto é lado, quando eu sou o motorista geralmente o carro é carregado com 4 pessoas e nunca precisei reduzir 1º marcha em subida nenhuma. Pessoal que reclama tanto assim do 1.6 deve verificar a manutenção de seus carros ( filtros,velas,bomba,embreagem,óleo,ponto do motor) pois não é normal o carro ser tão "manco" assim, lembrando que motor 1.6 ROCAM é um motor de rotações altas, em subidas muito ingrimes é normal só passar 2º marcha depois dos 3.500RPM, logico o consumo é maior para quem quer andar em subidas com a Eco, como já disse antes minha Eco com filtro de ar esportivo e reposicionado faz 7,5 km/l.
Agora na estrada o motor é melhor ainda, se não tomar cuidado atinge 140 km/h fácil fácil. Uma vez eu e meu pai voltando de Santos 6 horas da manhã estrada vazia atingimos 180 km/h com a Eco, e o carro estava com o porta malas lotado de peças e caixa e nos bancos traseiros também.
O Duratec 2.0 é infinitamente melhor que o 1.6 mas, chamar o 1.6 Rocam de manco eu discordo plenamente!
Olá, Guilherme.


Só para sanar uma dúvida: acho que ninguém por aqui chamou o rocam de manco (pelo menos neste tópico, rsrsrs).


Aliás, só quem usou esta palavra foi você mesmo (grifei as duas vezes acima). Acho que você estava se apenas justificando porque usou a palavra na primeira vez, não é mesmo?




Abs


Eu usei a palavra manco para enfatizar mais o texto, pois o assunto era desempenho e aqui como em outros lugares ouve-se dizer e muito, que  o desempenho da Eco da 1.6 é fraco.
O meu  comentário não era destinado a quem escrevia ou não a palavra manco, mas para quem diz que a eco 1.6 é fraca.

#22
 Vanilsom Terto

Vanilsom Terto
Membro Jr
Membro Jr
Bom dia companheiros(as), acompanhando o post, observei que alguns reclamam do motor 1.6 da Eco, aproveitando o embalo vou descrever a experiencia que obtive com a mesma. Assim que adquiri o Possante, fiz uma viagem(ida e volta) do Rio até Natal, lógico que fiquei preocupado, porque era uma viagem longa,muitos caminhões,ônibus, para fazer ultrapassagens  e não tinha conhecimento nenhuma do carro, estava carregado com 4 pessoas, e muitas bagagens, resultado:cheguei no destino sem problema nenhuma,nem baixou um pneu, até com o GNV fiquei surpreso com resultado.
 Like  Minha Eco 1.6 Flex 8v(com Gnv 2 cil.por baixo) ano 2008(vulgo JABURU).
Desempenho na estrada não agrada  30dc9eg
Abraços a todos.
ADSUMUS.

#23
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Minha opinião sobre o assunto já ficou clara,

Josimar escreveu:Olá, Gediael. Bem vindo ao fórum. [...]

Quanto ao motor, parece haver algum problema. Já dirigi Ecos por mais de 200.000 km e, apesar da motorização 1.6 parecer ser pequena para o peso do veículo (a 2.0 agrada muito mais), ela não decepciona na estrada.

Rodo muito, e em velocidades entre 100-120 km/h. Mas, se não tiver cuidado, passa fácil dos 140 km/h, sem que você se dê conta...

Já coloquei mais de 160 km/h, uma ou duas vezes, em local seguro, só para testar o carro.

Então, faça uma checagem básica (óleo correto, filtros, velas, cabos, bobina, injeção) e deixe o motor afinado. Você vai notar a diferença...

Abs

Josimar escreveu:Olá, Wagner.

A princípio não parece nada para se assustar. Talvez você esteja apenas sentindo a diferença no carro mesmo. O eco é muito pesado e as rodas largas não ajudam a ter agilidade no trânsito.

Prefiro viajar com o 2.0 (claro!), mas o 1.6 não costuma me deixar na mão. Mas sempre reduzo as marchas nas ultrapassagens, especialmente se o carro estiver cheio. 

Abs

Mas vamos reforçar: sempre subo uma montanha íngreme na minha viagem semanal. Começo a subida com 100 km/h e, mesmo tendo algumas centenas de metros de diferença de nível, chego ao topo com 110 km/h. Mas isso com o 2.0!

Mas hoje viajei com o 1.6 e fiz um teste, para efeito de comparação: no mesmo percurso, comecei em 100 km/h e terminei com 100 km/h, bem ao final da subida, tendo deixado todo mundo para trás.

Ou seja, o motor 1.6 dá conta do recado...


 BatPalm

#24
 efemota

efemota
Administrador
Administrador
Isso sem falar que o modelo da Eco do Gediael 1.6 tem mais potência que o os modelos mais novos 2008 em diante.



EcoSport FreeStyle 1.6 2009 Prata Enseada

#25
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Motão, parece que a alteração de potência foi feita em outubro de 2008, certo?


Neste caso, utilizando a lógica perversa das montadoras, somente os montados a partir daí, ou seja, "modelos" 2009 fabricados a partir de outubro devem ter perdido alguns cavalos, não é mesmo?


O meu é 2008 puro... Acho que por isso sobe a ladeira sem reclamar, rsrsrs.


CORRIGINDO: achei na web a data de 1o de fevereiro de 2009 como sendo a da mudança dos motores.

mudança nas normas brasileiras de emissões de poluentes pelos automóveis

Ecosport 1.6
Antes: 105/111cv - Agora: 101/107cv

 Driver

#26
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 2]

Ir à página : 1, 2  Seguinte


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos