Olá, Henrique.Veja bem, você pegou um modelo de motor novo (
Sigma), sobre o qual não tenho muita informação. Ele é completamente diferente dos que equipavam os Ecos 1.6 até 2012.
Mas sei que o
Sigma é ligeiramente mais econômico do que o antigo - porém excelente -
Zetec Rocam, que possui corrente de comando no motor. Só por isso eu escolheria, se pudesse, o motor antigo, já que o
Sigma possui a famigerada correia dentada no motor...
Já o 2.0 é o mesmo Duratec que sempre equipou os Ecos desde 2004/05 - com pequenas variações devido a ser
flex ou não - mas não tenho certeza se isso vale até hoje! Talvez tenha mudado em 2017 - ainda não sei - mas o certo é que vai mudar em 2018!
O
Duratec é superior ao Zetec e ao próprio Sigma, mas naturalmente demanda uma manutenção mais rigorosa e um pouco mais cara do que os outros. Mas de longe eu
prefiro o 2.0, tanto que tive quatro Ecos 1.6 e simultaneamente o 2.0; não dá nem para comparar a
performance...
Mas a
má notícia é que tenho
quase certeza que,
excetuando-se algumas unidades produzidas entre 2012-2013, todos os exemplares 2.0 do Eco eram destinados ao câmbio automatizado
Power Shift...
https://ecosportclub.forumeiros.com/t1810-modelos-e-versoes-diferentes-de-ecosport Eu sei que há quem defenda, mas em sã consciência
eu JAMAIS aconselharia a um cidadão a comprar um carro equipado com Power Shift... A não seu que ele fosse
acionista, gerente ou qualquer peixe graúdo da Ford - só para ver eles sofrerem na pele o que impuseram aos outros...
https://ecosportclub.forumeiros.com/t4436-powershift-outros-problemas-que-podem-surgir#49252