Tudo é feito por média, gente. Até mesmo por uma questão de oscilação no tanque.
A gasolina se movimenta no tanque e quanto mais vazio, mais espaço pra ela se mover.
Por isso o CB não marca na hora. Faz avaliações espaçadas e trabalha com a média.
Um exemplo simples é o Tigra que fica numa garagem com poucos graus de inclinação. Como a boia fica justamente do lado mais alto do tanque, sempre que ligo diz que tem menos combustível do que realmente tem. Assim que chego no plano o marcador sobe e me mostra o valor mais perto do real.
O consumo pode ser medido pelo volume injetado (bicos tem um vazão por tempo e a centralina comanda o tempo de abertura deles).
A autonomia estimada que depende de saber quanto de combustível ainda tem no tanque, mas isso vem da boia que aciona o medidor de combustível do painel.
Alias, minha boia tem algum problema. Assim que ligo o carro ela marca normal. Uns 20 minutos depois ela marca cerca de 50% do que tinha. Ou seja, se encher o tanque, fica ok. 20 minutos depois parece que já gastei metade do tanque. Se parar o carro por um tempo, quando ligo outra vez, volta a marcar o volume normal. Depois de uns 20 minutos, tudo outra vez.
Detalhe que o consumo (instantâneo e médio) não são alterados por isso (sinal que a medição é feita pela vazão dos bicos), mas a autonomia prevista se altera.
[]s