Eu não esqueci de vocês!
Depois de mais de um ano com o carro deixo aqui as minhas impressões e os ups detalhados em forma de tópicos. É interessante notar que nesse período eu tirei minha CNH (em 15 de março, mas nem por isso eu deixava de usar o carro, já dirijo desde os 8 anos) e estou indo com o carro todos os dias para a Uesc, a estadual daqui. É um trajeto de 50km (25 de ida, 25 de volta), sendo que metade dele é no ciclo rodoviário. É claro que eu conto com alguns amigos que ajudam na gasolina, se não o rombo seria grande no meu orçamento.
-Os pneus foram trocados na primeira semana de uso, agora são 5 (incluindo o estepe) Pirelli Scorpion ATR 205/70.
-Foi instalado em som double-din da Philco, o PCA DD630. Custou pouco (450 reais) e entrega muito. Tem entradas A/V, P2, USB e SD, lê CD e DVD, funciona com Bluetooth e tem uma tela razoavelmente responsiva. A qualidade de som é boa (ainda mais com os 2 pares de falantes Selenium instalados, mesmo sem amplificador o som é respeitável), a interface é bacana, mas peca na parte do Bluetooth, onde o sinal só é bom dentro do carro. Fora que não dá pra ver os contatos do telefone na tela, para discar para alguém é necessário digitar o número completo, o que desvia muita a atenção do motorista. Ao menos dá pra rediscar facilmente. Em geral é um bom som, foi instalado em meados do ano passado e funciona muito bem até agora. Segue foto do aparelho:
- Spoiler:
-O porta-luvas refrigerado surpreende e mantem latas e garrafas resfriadas por um bom tempo.
-Os faróis de milha queimam com muita facilidade. Não sei se é algum problema de vedação, mas suponho que sim.
-As aletas dos dutos de ventilação são frágeis.
-A tomada 12v, que na verdade é o isqueiro, funciona com o carro desligado. Ponto positivo.
-O motor, apesar de ser 1.6, empurra o carro com facilidade. A partir dos 3 mil giros ele acorda e parece outro motor, como se fosse um Vtec.
-Depois de trocar as velas após sentir consumo alto e desempenho prejudicado, abasteci 28 litros num posto daqui. Depois de 10 minutos o carro começou a soluçar como se fosse um bêbado. Até em marcha lenta o bichinho reclamava. Ontem o problema já estava mais atenuado, onde ele só arregava se eu acelerasse até o fim de curso. Fiquei em dúvida se fosse as velas ou a gasolina. Retirei as velas novamente e nada. Então só pode ser o combustível ruim. Isso foi no sábado 9/05/15 e agora o tanque está no fim. No mesmo dia procurei a Podium, mas estava em falta, acreditam?
-O carro é bastante robusto. É notório alguns barulhos, muitos provenientes do excesso de plástico no interior. Não incomoda muito, mas é um pouco chato.
-A região onde moro possui muitas crateras, onde o Eco consegue vencer com desenvoltura. Porém as vezes sinto uma batida muito seca ao passar por algum buraco. E não é apenas numa roda em específico, então creio eu que seja problema do asfalto, e não da suspensão.
-Falando em suspensão, acho o carro um pouco estranho. Ele consegue ser duro (no aspecto de passar pelas irregularidades do piso, como falei no tópico anterior) e molenga ao mesmo tempo. No trecho de rodovia eu não me sinto seguro com o carro em algumas curvas, pois a rolagem lateral da carroceria é bem grande. Nunca cheguei a sair de dianteira, mas é algo preocupante. Se já existir alguma solução que melhore esses aspecto, eu agradeço se alguém me passar a receita. Por exemplo, que barras estabilizadoras, molas e etc eu deveria usar para deixar o carro mais colado no chão. Colado no chão em estabilidade, dando um aspecto mais
racer e não rebaixar o carro pra ficar manolizado, eu acho feio suspensão rebaixada.
Um abraço para todos.