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Ecosport automática

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#2
 kingleer

kingleer
Membro Gold
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Eu acho o conjunto câmbio-motor da Ecosport automática bem acertado. Embora tenha 4 marchas, é difícil sentir falta de uma marcha entre a 3a e a 4a. Apenas nas subidas e descidas de serra ela faz falta, já que usando o overdrive a rotação fica muito alta na 3a. As 1a e 2a marchas são curtas e a 3a e 4a são longas, favorecendo o consumo. O torque máximo aparece em 4.250RPM.

Pisando leve:
- A 60Km/h, a rotação fica por volta de 2.000 RPM (3a marcha) e 1.500RPM (4a marcha), e o consumo entre 12 e 13Km/L.
- A 80Km/h, a rotação fica por volta de 1.900 RPM (4a marcha), e o consumo entre 13 e 15Km/L.
- A 100Km/h, a rotação fica por volta de 2.400 (4a marcha), e o consumo entre 11 e 13Km/L.
- A 120Km/h, a rotação fica por volta de 2.800 (4a marcha), e o consumo entre 9 e 11Km/L.

Acima disso, o carro começa a beber bastante, fazendo 7Km/L a 140Km/h.



Última edição por kingleer em Dom Nov 20, 2011 9:04 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Corrigi as rotações.)

#3
 kingleer

kingleer
Membro Gold
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Trazendo informações do tópico sobre o consumo de combustível, onde começamos a discutir sobre câmbio automático. O rpcordeiro perguntou a função do botão overdrive.

O overdrive pode ser usado em duas situações:
- Subida ou descida de serra, para evitar que a última marcha seja engatada. Em subidas, é normal o câmbio ficar indeciso entre a 3a e a 4a marcha, no caso da EcoSport. Isto gera desgaste no sistema. Na descida de serra, serve como a reduzida, mas não é tão eficiente quanto a de um câmbio manual. Importante lembrar que os discos de freio dos carros automáticos são maiores justamente por causa disso.
- Ultrapassagens, embora fazendo o kickdown o uso do overdrive seja desnecessário e até ilógico, já que é muito mais rápido pisar fundo do que apertar um botão.

#4
 kingleer

kingleer
Membro Gold
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Aqui tem algumas dicas sobre o uso do câmbio automático: http://www.brasilautomatico.com.br/si/site/0205

Sobre a manutenção: os discos de freio usados são maiores, semelhantes ao do Focus, que custam mais caro. Na última vez que troquei, o disco do Fiesta e Ecosport 1.6 estava R$80 e o da 2.0 automática, R$120.
O fluído da transmissão deve ser trocado a cada 50 mil km, de acordo com o manual. Normalmente se pode rodar 80 mil km sem problemas sem fazer a troca, mas é bom verificar em uma oficina especializada quando os 50 mil km chegam. Também não se deve realizar a troca de todo o fluído, pois prejudica o sistema - apenas a troca do filtro e do fluído sujo armazenado no cárter. São necessários 4 ou 5 litros de fluído, custando por volta de R$60 cada litro (de boa qualidade). O total com serviço fica em torno de R$400.

#5
 rpcordeiro

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Iniciante
Iniciante
kingleer escreveu:Trazendo informações do tópico sobre o consumo de combustível, onde começamos a discutir sobre câmbio automático. O rpcordeiro perguntou a função do botão overdrive.

O overdrive pode ser usado em duas situações:
- Subida ou descida de serra, para evitar que a última marcha seja engatada. Em subidas, é normal o câmbio ficar indeciso entre a 3a e a 4a marcha, no caso da EcoSport. Isto gera desgaste no sistema. Na descida de serra, serve como a reduzida, mas não é tão eficiente quanto a de um câmbio manual. Importante lembrar que os discos de freio dos carros automáticos são maiores justamente por causa disso.
- Ultrapassagens, embora fazendo o kickdown o uso do overdrive seja desnecessário e até ilógico, já que é muito mais rápido pisar fundo do que apertar um botão.

Obrigado pela explicação kingleer, agora ficou bem claro.

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#7
 kingleer

kingleer
Membro Gold
Membro Gold
Sim, vai ser lançada em 2012. Provavelmente virá como 2012/2013. https://ecosportclub.forumeiros.com/t330-novo-ford-ecosport-roda-em-testes-na-bahia

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#9
 ro101

ro101
Membro Advanced
Membro Advanced

É eu tambem acho que o preço vai ser salgadinho, competindo com captiva, crv, sportge, ix35, e outros...


Mas voltando para o assunto da ecosport automatica, eu tenho uma 2009 e não tenho do que reclamar, até hoje nunca me de problemas mecânicos.


Abraçoo, boa sorte com o carro novo !!!

#10
 kingleer

kingleer
Membro Gold
Membro Gold
Câmbio automático bem cuidado dura mais do que o próprio motor. Meu pai, com seu Monza 86 (AT de 3 marchas), que o diga Smile

Nesse site tem dicas excelentes sobre como cuidar do câmbio AT: http://epx.com.br/artigos/cambioauto.php

#11
 eder360

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Membro
Membro
Eu tenho uma ecosport automática 2008, é muito bom cambio automatico, vc se concentra na direção e aproveita melhor o embalo do carro pela ausência do freio motor.
Sé fique atento na manutenção do cambio automatico. No manual tem que trocar o óleo a cada 50.000 km.
Eu fui na concessionária da Ford ver o preço e o cara achou estranho trocar o óleo do cambio, disse que não precisava.

Quando atingir essa kilometragem procure um especialista em cambio automatico para efetuar a troca. Compare bem o preço do óleo. Recomendo neste caso usar o óleo original indicado pela Ford, o Mercon LV. Faça uma pesquisa dos preços porque a variação é absurda, achei desde R$ 17,00 até R$ 75,00 o mesmo óleo. Troque o filtro também.

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#13
 kingleer

kingleer
Membro Gold
Membro Gold
É um perigo. O manual diz para trocar com 50 mil km. Se o "consultor" da concessionária não conhece o produto que vende, problema dele. É melhor fazer a manutenção com alguém especializado em câmbio AT.

#14
 odiego

odiego
Iniciante
Iniciante
Pessoal, acabei de adquirir uma Eco XLT 2007 Automática.

Sou novo no fórum, mas já acompanho algumas semanas as dicas da galeria.
Gostaria de obter dicas de manutenção do carro, e principalmente, como saber se o óleo do câmbio foi trocado?
A minha Eco está com 76mil Km, e não sei se o dono anterior fez esta troca, recomendada aos 50mil km diga-se de passagem.

Além disso, vocês conhecem alguma mecânica de confiança para realizar troca de óleo, filtros e fazer uma boa revisão no carro em Porto Alegre-RS?

Abraços à todos!

#15
 kingleer

kingleer
Membro Gold
Membro Gold
Leva lá no João das Caixas. http://www.joaodascaixas.com.br

Endereço: Rua Alberto Silva, 889 - Cristo Redentor - Porto Alegre/RS
Telefone: (51) 3347.3914 / (51) 3340.3728
Email: joaodascaixas@gmail.com

Não tive tempo de levar lá para trocar, mas ia ficar em torno de R$400. Ele vai avaliar se o teu óleo está sujo, se está dando tranco quando aquece, se demora para engatar... esse cara entende mesmo.

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#17
 dalbuquerque

dalbuquerque
Iniciante
Iniciante
kingleer escreveu:Trazendo informações do tópico sobre o consumo de combustível, onde começamos a discutir sobre câmbio automático. O rpcordeiro perguntou a função do botão overdrive.

O overdrive pode ser usado em duas situações:
- Subida ou descida de serra, para evitar que a última marcha seja engatada. Em subidas, é normal o câmbio ficar indeciso entre a 3a e a 4a marcha, no caso da EcoSport. Isto gera desgaste no sistema. Na descida de serra, serve como a reduzida, mas não é tão eficiente quanto a de um câmbio manual. Importante lembrar que os discos de freio dos carros automáticos são maiores justamente por causa disso.
- Ultrapassagens, embora fazendo o kickdown o uso do overdrive seja desnecessário e até ilógico, já que é muito mais rápido pisar fundo do que apertar um botão.

Só que o kicdown não é eficiente nos modelos novos. Cuidado pra não ficar na mão.

#18
 régis da silva presser

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Iniciante
Iniciante
Bom dia, pessoal. Minha ECO 2012 automática está com 1.800km e percebi, quando estacionada na garagem, em silêncio, que ao engatar P, N, R ou D o câmbio faz um zumbidozinho passageiro e sempre (mesmo seguindo as dicas de engate e desengate do N/P, puxando o freio de mão, soltando o freio de pé, para somente depois passar para o P...), sempre dá um tranco, mínimo, na maioria das vezes, mas dá. testei no CRV do meu pai e isso nao ocorre...alguém sabe se é normal desse câmbio ou pode ser algum problema de regulagem? tenho tentado conduzir o carro estritamente conforme recomendado para carros automáticos e em tão pouco tempo acho pouco provável que eu mesmo tenha causado algum dano ao câmbio...

Agradeço pela ajuda que me derem, aí!

#19
 kingleer

kingleer
Membro Gold
Membro Gold
Esse tranco é ao passar de P para outra posição ou também acontece de N para D ou N para R?

#20
 régis da silva presser

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Iniciante
Iniciante
de P para N, de N para D ou para R e vice-versa.

#21
 kingleer

kingleer
Membro Gold
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Leva na concessionária. Isso não é normal.

#22
 zewilton

zewilton
Membro
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kingleer escreveu:Trazendo informações do tópico sobre o consumo de combustível, onde começamos a discutir sobre câmbio automático. O rpcordeiro perguntou a função do botão overdrive.

O overdrive pode ser usado em duas situações:
- Subida ou descida de serra, para evitar que a última marcha seja engatada. Em subidas, é normal o câmbio ficar indeciso entre a 3a e a 4a marcha, no caso da EcoSport. Isto gera desgaste no sistema. Na descida de serra, serve como a reduzida, mas não é tão eficiente quanto a de um câmbio manual. Importante lembrar que os discos de freio dos carros automáticos são maiores justamente por causa disso.
- Ultrapassagens, embora fazendo o kickdown o uso do overdrive seja desnecessário e até ilógico, já que é muito mais rápido pisar fundo do que apertar um botão.

Apenas corroborando o que vc disse, usar:
Sempre... O Overdrive é como se fosse a última marcha do cambio da Ecosport Automática, o ideal é que a utilezemos sempre em condições normais de uso.
Agora, desativo, no trânsito lento, aí o câmbio fica entre entre a 1ª e 3ª, aliás o manual recomenda; quando estou descendo uma serra (freio motor) ou quando estou subindo (evita muitas trocas entre a ultima e marchas menores) e numa ultrapassagem mais rápida, já que ao acelerar evita-se perda de tempo na reduçao de marcha (overdrive desativado).

#23
 Elton

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Membro Pro
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régis da silva presser escreveu:Bom dia, pessoal. Minha ECO 2012 automática está com 1.800km e percebi, quando estacionada na garagem, em silêncio, que ao engatar P, N, R ou D o câmbio faz um zumbidozinho passageiro e sempre (mesmo seguindo as dicas de engate e desengate do N/P, puxando o freio de mão, soltando o freio de pé, para somente depois passar para o P...), sempre dá um tranco, mínimo, na maioria das vezes, mas dá. testei no CRV do meu pai e isso nao ocorre...alguém sabe se é normal desse câmbio ou pode ser algum problema de regulagem? tenho tentado conduzir o carro estritamente conforme recomendado para carros automáticos e em tão pouco tempo acho pouco provável que eu mesmo tenha causado algum dano ao câmbio...

Agradeço pela ajuda que me derem, aí!

Se entendi bem dá um tranco mínimo, certo, e vc esta comparando com o CRV que tem um engante mais "macio", pelo menos os mais novos são. Acho normal.

Tb senti diferença dos engates da ECO para outros automáticos que tive, inclusive quando peguei a minha pedi para testar outros na ccs e eram todos iguais. Até da Triton dá menos tranco. Vejam não estou falando que o automático do ECO é ruim, mas que dá tranco dá.

Tente trocar de forma decidida, com o carro totalmente imóvel e com o pé bem firme no freio, isso ajuda a minimizar o tranco. E tome os devidos cuidados na hora de parar, pois se deixar o carro rolar (mínimo que seja) após desligado, vai dar tranco mesmo e é alto.



Última edição por Elton em Qui Mar 22, 2012 1:39 am, editado 1 vez(es)

#24
 Elton

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Membro Pro
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Em relação ao kickdown, a minha funciona perfeitamente, pisou fundo reduz de imediato.

#25
 zewilton

zewilton
Membro
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régis da silva presser escreveu:Bom dia, pessoal. Minha ECO 2012 automática está com 1.800km e percebi, quando estacionada na garagem, em silêncio, que ao engatar P, N, R ou D o câmbio faz um zumbidozinho passageiro e sempre (mesmo seguindo as dicas de engate e desengate do N/P, puxando o freio de mão, soltando o freio de pé, para somente depois passar para o P...), sempre dá um tranco, mínimo, na maioria das vezes, mas dá. testei no CRV do meu pai e isso nao ocorre...alguém sabe se é normal desse câmbio ou pode ser algum problema de regulagem? tenho tentado conduzir o carro estritamente conforme recomendado para carros automáticos e em tão pouco tempo acho pouco provável que eu mesmo tenha causado algum dano ao câmbio...

Agradeço pela ajuda que me derem, aí!

Pelo que li aqui esse tal de tranco é meio que normal. Então a minha é diferente, não da tranco absolutamente nenhum.

#26
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