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#1
Membro Jr
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Dom Nov 20, 2011 12:07 pmOlá pessoal,
ACABO DE COMPRAR UMA ECO AUTOMÁTICA 2012, IRÁ CHEGAR SEMANA QUE VEM, QUERIA QUE OS PROPRIETÁROS COMENTASSEM SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DO CÂMBIO.
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#2
Membro Gold
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Dom Nov 20, 2011 2:19 pmEu acho o conjunto câmbio-motor da Ecosport automática bem acertado. Embora tenha 4 marchas, é difícil sentir falta de uma marcha entre a 3a e a 4a. Apenas nas subidas e descidas de serra ela faz falta, já que usando o overdrive a rotação fica muito alta na 3a. As 1a e 2a marchas são curtas e a 3a e 4a são longas, favorecendo o consumo. O torque máximo aparece em 4.250RPM.
Pisando leve:
- A 60Km/h, a rotação fica por volta de 2.000 RPM (3a marcha) e 1.500RPM (4a marcha), e o consumo entre 12 e 13Km/L.
- A 80Km/h, a rotação fica por volta de 1.900 RPM (4a marcha), e o consumo entre 13 e 15Km/L.
- A 100Km/h, a rotação fica por volta de 2.400 (4a marcha), e o consumo entre 11 e 13Km/L.
- A 120Km/h, a rotação fica por volta de 2.800 (4a marcha), e o consumo entre 9 e 11Km/L.
Acima disso, o carro começa a beber bastante, fazendo 7Km/L a 140Km/h.
Última edição por kingleer em Dom Nov 20, 2011 9:04 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Corrigi as rotações.)
#3
Membro Gold
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Dom Nov 20, 2011 2:20 pmTrazendo informações do tópico sobre o consumo de combustível, onde começamos a discutir sobre câmbio automático. O rpcordeiro perguntou a função do botão overdrive.
O overdrive pode ser usado em duas situações:
- Subida ou descida de serra, para evitar que a última marcha seja engatada. Em subidas, é normal o câmbio ficar indeciso entre a 3a e a 4a marcha, no caso da EcoSport. Isto gera desgaste no sistema. Na descida de serra, serve como a reduzida, mas não é tão eficiente quanto a de um câmbio manual. Importante lembrar que os discos de freio dos carros automáticos são maiores justamente por causa disso.
- Ultrapassagens, embora fazendo o kickdown o uso do overdrive seja desnecessário e até ilógico, já que é muito mais rápido pisar fundo do que apertar um botão.
#4
Membro Gold
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Dom Nov 20, 2011 2:26 pmAqui tem algumas dicas sobre o uso do câmbio automático: http://www.brasilautomatico.com.br/si/site/0205
Sobre a manutenção: os discos de freio usados são maiores, semelhantes ao do Focus, que custam mais caro. Na última vez que troquei, o disco do Fiesta e Ecosport 1.6 estava R$80 e o da 2.0 automática, R$120.
O fluído da transmissão deve ser trocado a cada 50 mil km, de acordo com o manual. Normalmente se pode rodar 80 mil km sem problemas sem fazer a troca, mas é bom verificar em uma oficina especializada quando os 50 mil km chegam. Também não se deve realizar a troca de todo o fluído, pois prejudica o sistema - apenas a troca do filtro e do fluído sujo armazenado no cárter. São necessários 4 ou 5 litros de fluído, custando por volta de R$60 cada litro (de boa qualidade). O total com serviço fica em torno de R$400.
#5
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Dom Nov 20, 2011 4:23 pm kingleer escreveu:Trazendo informações do tópico sobre o consumo de combustível, onde começamos a discutir sobre câmbio automático. O rpcordeiro perguntou a função do botão overdrive.
O overdrive pode ser usado em duas situações:
- Subida ou descida de serra, para evitar que a última marcha seja engatada. Em subidas, é normal o câmbio ficar indeciso entre a 3a e a 4a marcha, no caso da EcoSport. Isto gera desgaste no sistema. Na descida de serra, serve como a reduzida, mas não é tão eficiente quanto a de um câmbio manual. Importante lembrar que os discos de freio dos carros automáticos são maiores justamente por causa disso.
- Ultrapassagens, embora fazendo o kickdown o uso do overdrive seja desnecessário e até ilógico, já que é muito mais rápido pisar fundo do que apertar um botão.
Obrigado pela explicação kingleer, agora ficou bem claro.
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#6
Membro Jr
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Seg Nov 21, 2011 3:00 pmA ecosport automática que comprei esta semana é 0 km modelo 2012, mas vejo pessoas insistindo em dizer que em 2012 será lançado um novo modelo, cujo o preço eu acho que será na casa dos 80 mil reais, o que vocês acham?
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#7
Membro Gold
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Seg Nov 21, 2011 3:23 pmO autor desta mensagem foi banido do fórum - Mostrar mensagem
#8
Membro Jr
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Seg Nov 21, 2011 5:29 pm
Sem dúvidas é uma carro muito bonito, mas eu acho que o valor será bastante elevado( tipo o fiesta e o new fiesta) uma diferença de 15 mil reais.
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#9
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Ter Nov 22, 2011 12:10 pm
É eu tambem acho que o preço vai ser salgadinho, competindo com captiva, crv, sportge, ix35, e outros...
Mas voltando para o assunto da ecosport automatica, eu tenho uma 2009 e não tenho do que reclamar, até hoje nunca me de problemas mecânicos.
Abraçoo, boa sorte com o carro novo !!!
#10
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Ter Nov 22, 2011 1:03 pmCâmbio automático bem cuidado dura mais do que o próprio motor. Meu pai, com seu Monza 86 (AT de 3 marchas), que o diga
Nesse site tem dicas excelentes sobre como cuidar do câmbio AT: http://epx.com.br/artigos/cambioauto.php
#11
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Qua Nov 23, 2011 4:08 pmEu tenho uma ecosport automática 2008, é muito bom cambio automatico, vc se concentra na direção e aproveita melhor o embalo do carro pela ausência do freio motor.
Sé fique atento na manutenção do cambio automatico. No manual tem que trocar o óleo a cada 50.000 km.
Eu fui na concessionária da Ford ver o preço e o cara achou estranho trocar o óleo do cambio, disse que não precisava.
Quando atingir essa kilometragem procure um especialista em cambio automatico para efetuar a troca. Compare bem o preço do óleo. Recomendo neste caso usar o óleo original indicado pela Ford, o Mercon LV. Faça uma pesquisa dos preços porque a variação é absurda, achei desde R$ 17,00 até R$ 75,00 o mesmo óleo. Troque o filtro também.
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Membro Jr
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Qua Nov 23, 2011 6:53 pm eder360 escreveu:Eu tenho uma ecosport automática 2008, é muito bom cambio automatico, vc se concentra na direção e aproveita melhor o embalo do carro pela ausência do freio motor.
Sé fique atento na manutenção do cambio automatico. No manual tem que trocar o óleo a cada 50.000 km.
Eu fui na concessionária da Ford ver o preço e o cara achou estranho trocar o óleo do cambio, disse que não precisava.
Quando atingir essa kilometragem procure um especialista em cambio automatico para efetuar a troca. Compare bem o preço do óleo. Recomendo neste caso usar o óleo original indicado pela Ford, o Mercon LV. Faça uma pesquisa dos preços porque a variação é absurda, achei desde R$ 17,00 até R$ 75,00 o mesmo óleo. Troque o filtro também.
Mas na concessionária eles trocam tranquilo? ou dizem que não é necessário? Acho que o óleo é fundamental..
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#13
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Qua Nov 23, 2011 7:02 pmÉ um perigo. O manual diz para trocar com 50 mil km. Se o "consultor" da concessionária não conhece o produto que vende, problema dele. É melhor fazer a manutenção com alguém especializado em câmbio AT.
#14
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Dom Dez 18, 2011 7:25 pmPessoal, acabei de adquirir uma Eco XLT 2007 Automática.
Sou novo no fórum, mas já acompanho algumas semanas as dicas da galeria.
Gostaria de obter dicas de manutenção do carro, e principalmente, como saber se o óleo do câmbio foi trocado?
A minha Eco está com 76mil Km, e não sei se o dono anterior fez esta troca, recomendada aos 50mil km diga-se de passagem.
Além disso, vocês conhecem alguma mecânica de confiança para realizar troca de óleo, filtros e fazer uma boa revisão no carro em Porto Alegre-RS?
Abraços à todos!
#15
Membro Gold
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Dom Dez 18, 2011 10:26 pmLeva lá no João das Caixas. http://www.joaodascaixas.com.br
Endereço: Rua Alberto Silva, 889 - Cristo Redentor - Porto Alegre/RS
Telefone: (51) 3347.3914 / (51) 3340.3728
Email: joaodascaixas@gmail.com
Não tive tempo de levar lá para trocar, mas ia ficar em torno de R$400. Ele vai avaliar se o teu óleo está sujo, se está dando tranco quando aquece, se demora para engatar... esse cara entende mesmo.
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Membro Jr
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Ter Fev 07, 2012 11:37 am kingleer escreveu:Eu acho o conjunto câmbio-motor da Ecosport automática bem acertado. Embora tenha 4 marchas, é difícil sentir falta de uma marcha entre a 3a e a 4a. Apenas nas subidas e descidas de serra ela faz falta, já que usando o overdrive a rotação fica muito alta na 3a. As 1a e 2a marchas são curtas e a 3a e 4a são longas, favorecendo o consumo. O torque máximo aparece em 4.250RPM.
Pisando leve:
- A 60Km/h, a rotação fica por volta de 2.000 RPM (3a marcha) e 1.500RPM (4a marcha), e o consumo entre 12 e 13Km/L.
- A 80Km/h, a rotação fica por volta de 1.900 RPM (4a marcha), e o consumo entre 13 e 15Km/L.
- A 100Km/h, a rotação fica por volta de 2.400 (4a marcha), e o consumo entre 11 e 13Km/L.
- A 120Km/h, a rotação fica por volta de 2.800 (4a marcha), e o consumo entre 9 e 11Km/L.
Acima disso, o carro começa a beber bastante, fazendo 7Km/L a 140Km/h.
Mas o consumo que mostra no computador de bordo não é o real intão... a minha só faz acima de 11 na decida, porém ela ainda não tem kil km..
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#17
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Ter Fev 07, 2012 3:43 pm kingleer escreveu:Trazendo informações do tópico sobre o consumo de combustível, onde começamos a discutir sobre câmbio automático. O rpcordeiro perguntou a função do botão overdrive.
O overdrive pode ser usado em duas situações:
- Subida ou descida de serra, para evitar que a última marcha seja engatada. Em subidas, é normal o câmbio ficar indeciso entre a 3a e a 4a marcha, no caso da EcoSport. Isto gera desgaste no sistema. Na descida de serra, serve como a reduzida, mas não é tão eficiente quanto a de um câmbio manual. Importante lembrar que os discos de freio dos carros automáticos são maiores justamente por causa disso.
- Ultrapassagens, embora fazendo o kickdown o uso do overdrive seja desnecessário e até ilógico, já que é muito mais rápido pisar fundo do que apertar um botão.
Só que o kicdown não é eficiente nos modelos novos. Cuidado pra não ficar na mão.
#18
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Ter Mar 13, 2012 10:27 amBom dia, pessoal. Minha ECO 2012 automática está com 1.800km e percebi, quando estacionada na garagem, em silêncio, que ao engatar P, N, R ou D o câmbio faz um zumbidozinho passageiro e sempre (mesmo seguindo as dicas de engate e desengate do N/P, puxando o freio de mão, soltando o freio de pé, para somente depois passar para o P...), sempre dá um tranco, mínimo, na maioria das vezes, mas dá. testei no CRV do meu pai e isso nao ocorre...alguém sabe se é normal desse câmbio ou pode ser algum problema de regulagem? tenho tentado conduzir o carro estritamente conforme recomendado para carros automáticos e em tão pouco tempo acho pouco provável que eu mesmo tenha causado algum dano ao câmbio...
Agradeço pela ajuda que me derem, aí!
#19
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Ter Mar 13, 2012 12:45 pmEsse tranco é ao passar de P para outra posição ou também acontece de N para D ou N para R?
#20
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Ter Mar 13, 2012 1:20 pmde P para N, de N para D ou para R e vice-versa.
#21
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Ter Mar 13, 2012 4:31 pmLeva na concessionária. Isso não é normal.
#22
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Qua Mar 14, 2012 7:19 pm kingleer escreveu:Trazendo informações do tópico sobre o consumo de combustível, onde começamos a discutir sobre câmbio automático. O rpcordeiro perguntou a função do botão overdrive.
O overdrive pode ser usado em duas situações:
- Subida ou descida de serra, para evitar que a última marcha seja engatada. Em subidas, é normal o câmbio ficar indeciso entre a 3a e a 4a marcha, no caso da EcoSport. Isto gera desgaste no sistema. Na descida de serra, serve como a reduzida, mas não é tão eficiente quanto a de um câmbio manual. Importante lembrar que os discos de freio dos carros automáticos são maiores justamente por causa disso.
- Ultrapassagens, embora fazendo o kickdown o uso do overdrive seja desnecessário e até ilógico, já que é muito mais rápido pisar fundo do que apertar um botão.
Apenas corroborando o que vc disse, usar:
Sempre... O Overdrive é como se fosse a última marcha do cambio da Ecosport Automática, o ideal é que a utilezemos sempre em condições normais de uso.
Agora, desativo, no trânsito lento, aí o câmbio fica entre entre a 1ª e 3ª, aliás o manual recomenda; quando estou descendo uma serra (freio motor) ou quando estou subindo (evita muitas trocas entre a ultima e marchas menores) e numa ultrapassagem mais rápida, já que ao acelerar evita-se perda de tempo na reduçao de marcha (overdrive desativado).
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Qui Mar 22, 2012 1:18 am régis da silva presser escreveu:Bom dia, pessoal. Minha ECO 2012 automática está com 1.800km e percebi, quando estacionada na garagem, em silêncio, que ao engatar P, N, R ou D o câmbio faz um zumbidozinho passageiro e sempre (mesmo seguindo as dicas de engate e desengate do N/P, puxando o freio de mão, soltando o freio de pé, para somente depois passar para o P...), sempre dá um tranco, mínimo, na maioria das vezes, mas dá. testei no CRV do meu pai e isso nao ocorre...alguém sabe se é normal desse câmbio ou pode ser algum problema de regulagem? tenho tentado conduzir o carro estritamente conforme recomendado para carros automáticos e em tão pouco tempo acho pouco provável que eu mesmo tenha causado algum dano ao câmbio...
Agradeço pela ajuda que me derem, aí!
Se entendi bem dá um tranco mínimo, certo, e vc esta comparando com o CRV que tem um engante mais "macio", pelo menos os mais novos são. Acho normal.
Tb senti diferença dos engates da ECO para outros automáticos que tive, inclusive quando peguei a minha pedi para testar outros na ccs e eram todos iguais. Até da Triton dá menos tranco. Vejam não estou falando que o automático do ECO é ruim, mas que dá tranco dá.
Tente trocar de forma decidida, com o carro totalmente imóvel e com o pé bem firme no freio, isso ajuda a minimizar o tranco. E tome os devidos cuidados na hora de parar, pois se deixar o carro rolar (mínimo que seja) após desligado, vai dar tranco mesmo e é alto.
Última edição por Elton em Qui Mar 22, 2012 1:39 am, editado 1 vez(es)
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Qui Mar 22, 2012 1:20 amEm relação ao kickdown, a minha funciona perfeitamente, pisou fundo reduz de imediato.
#25
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Qui Mar 22, 2012 11:18 am régis da silva presser escreveu:Bom dia, pessoal. Minha ECO 2012 automática está com 1.800km e percebi, quando estacionada na garagem, em silêncio, que ao engatar P, N, R ou D o câmbio faz um zumbidozinho passageiro e sempre (mesmo seguindo as dicas de engate e desengate do N/P, puxando o freio de mão, soltando o freio de pé, para somente depois passar para o P...), sempre dá um tranco, mínimo, na maioria das vezes, mas dá. testei no CRV do meu pai e isso nao ocorre...alguém sabe se é normal desse câmbio ou pode ser algum problema de regulagem? tenho tentado conduzir o carro estritamente conforme recomendado para carros automáticos e em tão pouco tempo acho pouco provável que eu mesmo tenha causado algum dano ao câmbio...
Agradeço pela ajuda que me derem, aí!
Pelo que li aqui esse tal de tranco é meio que normal. Então a minha é diferente, não da tranco absolutamente nenhum.