Postado Ter maio 24, 2011 3:59 pm
Matéria de hoje do site da 4Rodas 24/05/11
Por Gustavo Henrique Ruffo / Fotomontagens: Du Oliveira | 24/05/2011
O projeto B515, que dará origem à nova geração do Ford EcoSport, segue firme seu curso de desenvolvimento. Previsto para chegar ao mercado em 2012, ele foi flagrado apenas por meio de mulas do New Fiesta hatch, tanto no Brasil quanto na Europa (o que deu margem a especulações infundadas sobre um Fiesta 4x4).
Mas a Ford já bateu o martelo no desenho definitivo do carro, que roda em Camaçari, na Bahia, à noite e apenas na pista de testes. Se você mora na região, fique atento e prepare a câmera: em breve o carro deve iniciar os testes de rodagem nas estradas.
Havia duas opções de dianteira e duas de traseira para o carro. No que se refere à dianteira, uma delas lembrava o New Fiesta, modelo com o qual o novo EcoSport dividirá sua plataforma, a B2E, e a outra, vencedora e alinhada com os novos produtos da marca, lembra bastante a frente do Ford Focus de terceira geração, que também será lançado por aqui no ano que vem. Nela, a grade dianteira forma uma espécie de V cortado na base, com duas entradas de ar menores nas laterais que também abrigam os faróis de neblina. O estilo remete ao apresentado pelo carro-conceito Vertrek, que adiantou detalhes do desenho do utilitário médio da Ford para a Europa (Kuga) e para os EUA (Escape). O que ainda pode mudar são os faróis e o capô – é possível que este ganhe vincos no centro. Espera-se que a versão topo de linha tenha uma grade parecida com a do Edge.
Para a traseira, a diferença residia em adotar ou não o estepe na tampa do porta-malas, como no modelo atual. Nesse caso, a placa continuaria no para-choque traseiro. Com a roda reserva guardada no interior do veículo, a placa subia para a tampa. Como o novo EcoSport será um modelo global, vendido também na Europa, a adoção do estepe apenas na traseira poderia comprometer seus resultados em crash-tests. Com isso, haverá duas soluções: no Brasil, onde as normas biomecânicas de homologação só entram em vigor em 2014, o estepe continua na tampa. Na Europa, o estepe vai priorizar a segurança.
O interior do EcoSport será como o do New Fiesta, com diferenças só na parte superior do console central. Ele será mais simples, mas as versões mais caras do carro poderão trazer um interior em tudo parecido com o do compacto, o que não é demérito, considerando o bom acerto do New Fiesta nesse quesito.
A motorização do B515 está definida. Na versão topo de linha, 4x4, o 2.0 flex continua na ativa, mas o Zetec RoCam será trocado pelo 1.6 Sigma, o mesmo do Focus e do New Fiesta. Entre as opções de câmbio, o manual de cinco marchas e o automático serão mantidos, com a chance de o 1.6 vir com a transmissão PowerShift, uma manual automatizada de dupla embreagem, mas a demanda pelo sistema nos EUA, assim como problemas que a marca vem enfrentando por lá (já houve casos de substituição), talvez adiem seu lançamento no Brasil.
Com a concorrência tentando mostrar os dentes, com o Renault Duster e o mini-Captiva, da Chevrolet, ambos ainda a meses de sua apresentação, a Ford fabricará o EcoSport também na China e na Índia. Aqui, ela aposta em manter sua liderança. Não por pioneirismo, mas pelas qualidades do novo carro.
Por Gustavo Henrique Ruffo / Fotomontagens: Du Oliveira | 24/05/2011
O projeto B515, que dará origem à nova geração do Ford EcoSport, segue firme seu curso de desenvolvimento. Previsto para chegar ao mercado em 2012, ele foi flagrado apenas por meio de mulas do New Fiesta hatch, tanto no Brasil quanto na Europa (o que deu margem a especulações infundadas sobre um Fiesta 4x4).
Mas a Ford já bateu o martelo no desenho definitivo do carro, que roda em Camaçari, na Bahia, à noite e apenas na pista de testes. Se você mora na região, fique atento e prepare a câmera: em breve o carro deve iniciar os testes de rodagem nas estradas.
Havia duas opções de dianteira e duas de traseira para o carro. No que se refere à dianteira, uma delas lembrava o New Fiesta, modelo com o qual o novo EcoSport dividirá sua plataforma, a B2E, e a outra, vencedora e alinhada com os novos produtos da marca, lembra bastante a frente do Ford Focus de terceira geração, que também será lançado por aqui no ano que vem. Nela, a grade dianteira forma uma espécie de V cortado na base, com duas entradas de ar menores nas laterais que também abrigam os faróis de neblina. O estilo remete ao apresentado pelo carro-conceito Vertrek, que adiantou detalhes do desenho do utilitário médio da Ford para a Europa (Kuga) e para os EUA (Escape). O que ainda pode mudar são os faróis e o capô – é possível que este ganhe vincos no centro. Espera-se que a versão topo de linha tenha uma grade parecida com a do Edge.
Para a traseira, a diferença residia em adotar ou não o estepe na tampa do porta-malas, como no modelo atual. Nesse caso, a placa continuaria no para-choque traseiro. Com a roda reserva guardada no interior do veículo, a placa subia para a tampa. Como o novo EcoSport será um modelo global, vendido também na Europa, a adoção do estepe apenas na traseira poderia comprometer seus resultados em crash-tests. Com isso, haverá duas soluções: no Brasil, onde as normas biomecânicas de homologação só entram em vigor em 2014, o estepe continua na tampa. Na Europa, o estepe vai priorizar a segurança.
O interior do EcoSport será como o do New Fiesta, com diferenças só na parte superior do console central. Ele será mais simples, mas as versões mais caras do carro poderão trazer um interior em tudo parecido com o do compacto, o que não é demérito, considerando o bom acerto do New Fiesta nesse quesito.
A motorização do B515 está definida. Na versão topo de linha, 4x4, o 2.0 flex continua na ativa, mas o Zetec RoCam será trocado pelo 1.6 Sigma, o mesmo do Focus e do New Fiesta. Entre as opções de câmbio, o manual de cinco marchas e o automático serão mantidos, com a chance de o 1.6 vir com a transmissão PowerShift, uma manual automatizada de dupla embreagem, mas a demanda pelo sistema nos EUA, assim como problemas que a marca vem enfrentando por lá (já houve casos de substituição), talvez adiem seu lançamento no Brasil.
Com a concorrência tentando mostrar os dentes, com o Renault Duster e o mini-Captiva, da Chevrolet, ambos ainda a meses de sua apresentação, a Ford fabricará o EcoSport também na China e na Índia. Aqui, ela aposta em manter sua liderança. Não por pioneirismo, mas pelas qualidades do novo carro.