EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Trocar pneus 205/65 R15 por 205/70 R15

Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 6]

#1
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Olá, galera.

Sei que o assunto já foi discutido por aqui, mas já faz algum tempo. Gostaria de saber se algum novo usuário já trocou seu conjunto de pneus do Ecosport antigo 205/65 R15 por 205/70 R15, e qual a marca do pneu.

Sei que a alteração da medida do conjunto de rodagem é algo delicado. Pode alterar o consumo, velocímetro, hodômetro, relação de marchas, etc. Eu mesmo costumo alertar os usuários sobre os perigos deste procedimento, mas só nos casos em que a mudança ultrapasse os 3%. Neste caso, a alteração que proponho está nesta faixa, sem alterar a largura dos pneus.

Meu objetivo é aumentar um pouco a altura do veículo, além de colocar pneus mais vistosos. Atualmente uso o Scorpion ATR. 

Vou fazer uma cotação dos preços de pneus disponíveis e postar por aqui. Apreciaria opinião sobre as marcas.

Abs

#2
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Para começar, alguém conhece o Maxxis AT-771 Bravo - 205/70R15? Na minha cidade consigo por R$ 430,00.

http://www.pneusfacil.com.br/pneu_perfil.php?tire_id=3140

http://www.maxxis.com/AutomobileLight-Truck/Light-Truck-SUV/AT-771-Bravo-Series.aspx

A marca Kumho 857 é outra (possível) opção:

http://www.dagostinpneus.com.br/pneus/kumho/857/aro-15/pneu-kumho-aro-15-857-205-70-r15-106-104s-857___108266-sit.html

Outra marca que eu nunca tinha ouvido falar é o Deestone R402:

http://www.webpneu.com.br/pneus/1584-pneu-deestone-205-70-r15-r402-8l-106-104q.html

Todos estes são os famosos importados (nem vou falar do ling long):

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-516282399-pneu-205-70-r-15-atr-linglongling-long-n-pirelli-promoco-_JM

Consegui o Scorpion ATR por R$ 600,00 (já instalado, com balanceamento e alinhamento):

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-515712745-pneu-novo-20570-r15-pirelli-scorpion-atr-_JM

confused

#3
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Já tive problemas com pneus de segunda linha (importados). Um deles explodiu quando eu dirigia a 130 km/h. Minha esposa não quer nem ouvir falar deste tipo de pneu, e não me preocupo em pagar um pouco a mais pela segurança. Mas gostaria da opinião de vocês sobre estes três pneus:

Goodyear G32 cargo (R$ 500,00):

http://www.extra.com.br/automotivo/PneusRodasCalotas/Pneus/Pneu-Goodyear-G32-Cargo--225-75R16-118R--2225925.html

Goodyear Fortera (R$ 560,00):

http://www.itaro.com.br/pneus/pneus-todos/pneu-goodyear-fortera-comfortred--205-70r15-96s-_33153?X&par=341

Mas hoje surgiu o Bridgestone Dueler A/T 205/70 R15 por um preço interessante (R$ 510,00):

http://loja.bridgestone.com.br/pneu-bridgestone-dueler-at-693-20570-r15-96t-dobloadventure-idea-adventurepalio-w-adventure-22.aspx/p
 
Estou bem tentado a instalar este último. Mas, como vou trocar os cinco pneus, vai sair bem salgado, então preciso pensar com calma...

study

#4
 willians.santana.3

willians.santana.3
Membro Platinum
Membro Platinum
Se me der pneu remould ou qq similar, ainda que de graça, taco fogo!
Maior perigo que existe.

Ainda lembro que no comercial qnd este tipo de pneu chegou no Brasil, eles falavam:
"Com a mesma tecnologia utilizada nos aviões"

Já viu avião que anda? E nas estradas do Brasil!? Avião é feito pra VOAR e o pouco que fica em terra, fica em pistas religiosamente limpas e planas (sob mil outros riscos caso não sejam).

Não se arrisquem por 100 reais.

[]s

#5
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Obg pelo retorno, Willians.

Você tem razão. Certas economias não valem a pena. Mas confesso que fiquei tentado com o "canto das sereias" dessas novas marcas. Os vendedores tem um papo muito convincente sobre a "qualidade" dos pneus.

Estou quase decidindo pelo Bridgestone Dueler A/T 205/70 R15. É um pneu de marca reconhecida, fabricação brasileira e que tem um uso bastante frequente em picapes e SUVs.

Very Happy

#6
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
O representante da Bridgestone na minha cidade está me enrolando desde segunda, dizendo que o pneu Bridgestone Dueler A/T vai chegar. Se tivesse chegado eu já teria instalado, mas aí não chega e fico procurando por outros.

Achei muito interessante o Goodyear Wrangler adventure (R$ 585,00):

http://www.goodyear.com.br/wrangler_adventure/wrangler_adventure.html

 
Mas a concorrência das marcas "alternativas" é fogo. Vejam o GT radial Maxway (R$ 380,00):

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-524808502-pneu-gt-radial-20570r15-maxway-montagem-gratis-_JM

Alguém aí já usou?

#7
 willians.santana.3

willians.santana.3
Membro Platinum
Membro Platinum
Se as marcas grandes, que tem muito a perder em termos de publicidade, são vítimas de pirataria e tem seus problemas de controle de qualidade, imagina as "genéricas".
Te juro que sou capaz de colocar peça recondicionada dentro de um motor, mas não coloco pneu genérico por NADA.

Quando fui obrigado a trocar os 2 pneus dianteiros agora antes da vistoria de transferência (vacilo meu na hora de comprar), fiz questão dos scorpion ATR originais. O vendedor chegou a tentar me empurrar um mais barato qnd eu reclamei do preço final do serviço. Bati o pé nos pneus e ele baixou o valor do serviço.

Sei q qnd mexe no bolso a gente balança. Sou um grande defensor de marcas alternativas e testo diversas (muitas vezes me arrependendo amargamente). Mas qnd fala na segurança da minha família, não arrisco MESMO.
Melhor apertar o cinto e atrasar outra conta se não puder mais adiar a troca dos pneus (outro vacilo deixar chegar no limite, mas já fiz mais de 1x). Mas um pneu estourado a 100km/h é tenso... Imagina no tigra em que isso é velocidade de cruzeiro...

[]s

#8
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Obg pelas considerações, Willians.

Fiquei realmente muito tentado a colocar marcas alternativas, mas pensei bastante e optei pela segurança. Queria colocar o Bridgestone Dueler A/T 205/70, mas conversei com o gerente da distribuidora e ele disse que esse ano não chega mais.

Resolvi então colocar o Goodyear Fortera comfortred (R$ 590,00). Comprei só quatro e deixei o estepe com o Scorpion ATR 205/65/15.

http://www.itaro.com.br/pneus/pneus-todos/pneu-goodyear-fortera-comfortred--205-70r15-96s-_33153?X&par=341

Investi 2.360,00 só nos pneus (a patroa não vai deixar vender o carro tão cedo, rsrsrsrs).

Dos que tirei, vou trocar dois com o Eco 2008 e deixar os demais com meu irmão, que também está precisando de dois novos (neste caso seminovos- rodei só 25.000 km com eles).

Senti a diferença no conforto na hora que entrei no veículo. Estou acostumado com os pulos que o Scorpion ATR proporciona em ruas calçadas com paralelepípedos e tive a grata surpresa de rodar macio, mesmo neste tipo de via.

Sem contar que o desenho do ATR gera mais aquaplanagem. Por isso optei por colocar um misto 70/30 em vez de um 50/50.

 santa

#9
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Publiquei algumas fotos dos pneus já instalados, mas foi em outro post. Guardei estas para colocar por aqui:

pneu - Trocar pneus 205/65 R15 por 205/70 R15 S6lrw7

pneu - Trocar pneus 205/65 R15 por 205/70 R15 Azhs2g

 santa



Última edição por Josimar em Dom Nov 08, 2015 7:55 am, editado 1 vez(es)

#10
 Phill Lima

Phill Lima
Administrador
Administrador
E cadê as fotos Josimar, fiquei curioso de como ficou, vi em outro tópico que você colocou pneus de perfil maior...

http://philldesigner.com.br

#11
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
São estas, Phill. Você deve ter visto as outras no tópico:

https://ecosportclub.forumeiros.com/t1960p20-novo-ecosport-altura-livre-do-solo#26831

É que não é legal ficar duplicando mensagens, e como eu respondi ao Efemota por lá, não quis repetir as mesmas fotos aqui.

Mas amanhã, na luz do dia, tiro uma fotos melhores e coloco aqui (de preferência pós lavar o carro, rsrsrs).

 santa

#12
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Aqui estão as novas fotos:

pneu - Trocar pneus 205/65 R15 por 205/70 R15 Xanrb8

pneu - Trocar pneus 205/65 R15 por 205/70 R15 Iqgewl



Última edição por Josimar em Dom Nov 08, 2015 7:56 am, editado 1 vez(es)

#13
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Aqui dá para ver melhor o tamanho do pneu:

pneu - Trocar pneus 205/65 R15 por 205/70 R15 S6lrw7


Essa dá para colocar no avatar:

pneu - Trocar pneus 205/65 R15 por 205/70 R15 Azhs2g



Última edição por Josimar em Dom Nov 08, 2015 7:56 am, editado 2 vez(es)

#14
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Dá para notar que o pneu fica totalmente livre, sem encostar na lataria ou nas proteções plásticas:

pneu - Trocar pneus 205/65 R15 por 205/70 R15 2a7zuox

pneu - Trocar pneus 205/65 R15 por 205/70 R15 208bhxl



Última edição por Josimar em Dom Nov 08, 2015 7:57 am, editado 1 vez(es)

#15
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Agora fotos na área externa, para mostrar como o carro parece mais robusto com os pneus de perfil mais alto:

pneu - Trocar pneus 205/65 R15 por 205/70 R15 Ksgp

pneu - Trocar pneus 205/65 R15 por 205/70 R15 Cbua

#16
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Agora estou pronto para as férias...


pneu - Trocar pneus 205/65 R15 por 205/70 R15 0hio



Última edição por Josimar em Qua Jul 02, 2014 5:06 am, editado 1 vez(es)

#17
 Phill Lima

Phill Lima
Administrador
Administrador
agora sim, as fotos estão show e que carrão em... eu já vi em algum tópico discutindo qual o pneu maior para o eco, esse é o maio Josimar? ou pode colocar ainda maior sem prejudicar?

e ta muito show, o pneu é mesmo bonito, gostei desse detalhe lateral no biscoito (provavelmente o nome técnico não é esse sihsihsis)



pneu - Trocar pneus 205/65 R15 por 205/70 R15 WwmQbLo
pneu - Trocar pneus 205/65 R15 por 205/70 R15 NKBmntB
http://philldesigner.com.br

#18
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Se for na lateral, o nome técnico é costado (meio estranho, né?). Sobre as postagens do maior pneu, fui eu mesmo que escrevi, respondendo à consulta de um usuário sobre o tamanho máximo.

Veja bem, ainda caberia um maior, mas aí ultrapassa os limites de segurança estabelecidos pelo Inmetro, que é um aumento de no máximo 3% em relação ao conjunto original.

O tamanho do pneu 205/65/15 (65% de 205 dá 133,25 - que é o perfil do pneu). Somando-se os perfis temos 266,5 mm + as 15 pol. da roda (381 mm) somam 647,5 mm. Esta é a altura do pneu.

Já o que coloquei é 205/65/15 (70% de 205 dá 143,5 - que é o perfil do pneu). Somando-se os perfis temos 287 mm + as 15 pol. da roda (381 mm) somam 668 mm. Esta é a altura do pneu que coloquei.

O aumento foi de 20,5 mm ou 2,05 cm. São 3,18% a mais na altura (Já está passando um pouquinho do limite de 3%).

Eu gostaria mesmo era de te colocado 205/75/15, mas aí seriam 688,5 mm (ou 41 mm a mais). São 6,4% a mais.

Em relação à caixa da roda ainda cabe, mas corre-se o risco de encostar na lataria traseira quando tiver passageiros no banco de trás e compromete a segurança devido à altura.

 santa

#19
 dayz_sp

dayz_sp
Membro VIP
Membro VIP
Fala Josimar, blz?
Post muito interessante, sou novo aqui e sempre me intero mais com as informações que a galera posta aqui...
Ficou muito bacana seus novos pneus, no feriado de 15/11/2013 eu quase fiz a troca dos 205-65/15 por 205-70/15 a minha Eco é freestyle e uso o Scorpion ATR.
Fui até Salto del Guayrá (PARAGUAI) buscar os ATR e só não peguei os 205-70 porque já tinha 2 novos que eram 205-65. Paguei R$ 280,00 em cada Pirelli Scorpion ATR 205-65/15... não sei dizer o por quê mas os 205-70/15 ATR são mais baratos custam R$ 250,00.
Jà tinha lido orientações sobre buscar os pneus no Paraguai e como tenho uma avó que mora no Mato Grosso do Sul perto da fronteira resolvi arriscar.
Fiz a visita a ela e busquei os pneus sem problemas, mas claro que é arriscado. Trouxe os 2 pneus no porta-malas de um idea adventure que tem o buraco do pneu no porta-malas, mas o estepe dele fica fora como da Eco... depois só precisei montá-los em Eldorado-MS.

abraços e Parabéns!

#20
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Olá, Marcos.

Essa do 205/70 ser mais barato foi surpreendente. Deve ser por causa do estoque dos caras. Em geral o perfil 70 custa de 30 a 50% a mais do que o perfil 65.

Se eu fosse colocar o ATR na minha cidade, o melhor preço que conseguiria era de R$ 450,00 pelo 205/65 ou R$ 600,00 pelo 205/70.

Mas depois de muitos anos usando o ATR resolvi usar um pneu mais voltado para o uso rodoviário, e o resultado foi bom, como descrevi acima. Mas sem dúvida o ATR é mais bonito.

Além da economia você ganhou a adventure da viagem, rsrsrs. Deve ter dado um friozinho na espinha ao passar na fronteira... Foi uma boa ideia usar o Idea... 

Grande abraço.

#21
 Marcelobs

avatar
Iniciante
Iniciante
ola pessoal,
preciso de alguma dica de vocês; possuo um ecosport 2008 aut a gasolina e não sei se haveria aproblemas em trocar por um pirelli scorpion str 205 70/15 ou o Scorpion verde all season 205/70R15 96H. O original é STR 205 65/15. Vejo que em dias de pouca aderencia, os pneus arrastam muito mais ao arrancar do que o normal.

obrigado

Mbs

#22
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Marcelo, como você deve ter lido no tópico, eu acabei de fazer uma troca similar. Mudei de perfil e gostei do resultado. Mas optei por não usar mais o Scorpion, pois meu uso é eminentemente urbano.

O Goodyear 205/70/15 me proporcionou mais conforto (muito mais). Acabei de chegar de uma viagem de 300 km e o resultado do ruído na rodovia foi mais uma grata surpresa. Eu não fazia ideia de que os pneus mistos (50/50) faziam tanto barulho. Foi uma diferença notável. Pude ouvir o som do veículo no volume 5 ou 6. Antes só no 11, 12 ou mais.

Contudo, tenho uma informação ainda não confirmada que pode ser um balde de água fria, devido ao tópico em que você comenta sobre o consumo do seu carro: eu acho que o consumo aumentou!

Talvez seja porque eu preciso aumentar a calibragem dos pneus (mantive 30), mas meu CB marcou 10,9 km/L de consumo rodoviário com meu 2.0 4WD, que habitualmente, no mesmo trajeto, faço pelo menos 11,5 km/L.

Ainda vou confirmar esta informação, mas o fato dos pneus serem muito mais macios pode ter aumentado a aderência  do veículo e aumentado o arrasto.

Em relação à estabilidade acredito que não mudou. Fiz algumas curvas já conhecidas em alta velocidade só para testar os pneus e não percebi diferença do habitual.

Abs

#23
 anru

anru
Membro Jr
Membro Jr
beleza, ficou 10!
também pensei em adotar o 205/70/r15 mas foi depois de ter comprado o original perfil 65.

com relação ao aumento do consumo:

Com o conjunto maior (pneu + roda), o deslocamento de uma volta do pneu é maior do que o conjunto original, sendo assim, o gasto de combustível para dar uma volta no pneu vai ser o mesmo tanto faz o tamanho, porem, com o conjunto maior, você vai se deslocar mais. Na teoria isso seria uma economia de combustível ou seja, mais por menos.

Porem, na pratica, o aumento do conjunto, vai alterar a relação de marchas de eco. Cada marcha vai ficar mais longa. Ficando mais longa, o motor tem um pequeno gasto mais que o normal para mover a eco, ficando então mais beberrão.

Mas, este aumento, acredito que é desprezível diante a beleza que fica a eco com o conjunto 205/70/r15. As fotos ficaram muito boas e dá para ter a ideia de como fica nossas eco com esse conjunto.

#24
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Valeu, André.

Gostei mesmo do visual. Ficou com um jeitão mais robusto. Ainda vou confirmar na bomba a questão do gasto de combustível, mas se for pela questão da volta do pneu, seria uma economia de uns 3%.

Em contrapartida, vem a questão da relação de marchas. Você explicou muito bem, e eu já havia lido a respeito, mas sinceramente não consigo entender bem esta relação, pois a diferença é mínima. Não achei que fosse interferir tanto. 

Mas eu não esquento tanto com esta questão de consumo, não. Acho que o consumo do Eco é compatível com seu porte e com minha maneira de condução (confesso que gosto de uma direção mais esportiva). 

Mas eu realmente sinto o carro "mais pesado" para sair do lugar. Você sabe algo sobre alterar a calibração pelo fato do pneu ter um perfil mais alto ou porque é mais macio?

Abs

 santa

#25
 willians.santana.3

willians.santana.3
Membro Platinum
Membro Platinum
Rapaz, só 5% a mais mas o bicho ficou bruto.
Imagino com 75... Ia ficar BEM off-road.

[]s

#26
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 6]

Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos