EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Novo EcoSport - altura livre do solo

Ir à página : 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 2]

#1
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Relembrando a primeira mensagem :

Olá, galera.

Desde que comecei a postar no fórum levantei uma questão que até hoje não foi completamente esclarecida. Antes de mais nada, para quem ainda não sabe sou fã do EcoSport, tanto que já comprei quatro veículos e ainda possuo dois. Reconheço suas qualidades mas também não deixo de reconhecer suas limitações. Contudo, não reclamo da maioria delas, por achar compatíveis com o custo/benefício do carro.

Desde que comprei meu primeiro Eco sempre admirei a versão 4WD. Afinal, além de representar o âmago do espírito aventureiro do modelo, nas antigas versões era o veículo mais recheado de opcionais, assim como a versão AT.

Viajei muito com meus veículos e desde o início explorei seu espírito aventureiro. Sua altura livre do solo sempre foi um dos itens principais na minha avaliação. Após possuir três modelos 4x2, finalmente realizei o sonho de possuir o 4WD.

Finalmente poderia ir a lugares onde antes não me arriscaria com o 4x2. Mas, na primeira viagem o fundo do carro raspou no primeiro quebra-molas próximo à minha residência, onde passei anteriormente milhares de vezes com os outros carros sem nunca ter acontecido isso. confused  Nos trajetos de terra/areia senti também que, eventualmente, o fundo do carro encostava no chão. confused 

Na primeira oportunidade examinei a parte inferior do veículo e tive a ingrata surpresa de constatar que a versão 4x4, teoricamente feita para o fora-de-estrada, para encarar buracos e facões, era 7 cm mais baixa do que a 4x2...

Como assim? O modelo direcionado para rodar em situações adversas tem uma altura livre do solo menor do que os que foram projetados para rodar no asfalto?

Isso acontece porque o vão central por onde passa o escapamento no 4x2 é ocupado pelo eixo cardan do modelo 4WD. Aí não tem lugar para o escape e a Ford simplesmente jogou-o para baixo...

Resultado: 25 cm livres do solo (no meio do carro) na versão 4x2 e apenas 18 cm na versão 4WD.

Minha questão é: no novo EcoSport 4WD Freestyle esta solução criativa e inteligente dos engenheiros da Ford foi repetida?

confused



Última edição por Josimar Medeiros em Ter Nov 19, 2013 4:24 am, editado 2 vez(es)


#21
 paesrm

paesrm
Membro Jr
Membro Jr
Josimar Medeiros escreveu:Valeu, Flávio. Eu particularmente não uso o Face mas reconheço sua utilidade, hehehehe.

Abs



Falando em erros de projeto, se tiver um tempinho analise um problema sobre o qual não canso de me queixar (porque convivo com ele diariamente)  e, se possível, deixe sua opinião por lá:


Olá Josimar,
Posso estar enganado mas você já verificou se os amortecedores e molas atuais da sua 4WD são próprios para esse modelo ?
Isso pode fazer alguma diferença na altura final se forem usados os amortecedores e molas convencionais ao invés dos apropriados para seu modelo de Eco.

Não vou entrar no mérito dessas diferenças de altura nas Ecos, vou procurar passar aqui  algumas considerações que tenho a respeito de veículos 4x4, até porque esse assunto é bastante extenso e complexo, creio então que não será tão completa mas, conforme for rolando o interesse assim como dúvidas, contestações, opiniões e sugestões podemos dar continuidade a esse papo neste mesmo tópico.
Peço aqui antecipadamente para aqueles que tenham um conhecimento mais profundo sobre este tema que, por favor, façam as devidas correções aos meus comentários se assim for necessário pois além de me corrigir trará um grande benefício a todos os participantes do fórum.
Ocorre que um erro bastante comum a muitos usuários é imaginar que basta um veículo 'ser' equipado com tração 4x4 para que o mesmo seja considerado fora-de-estrada, ou "off-road" ( para ficar mais pomposo) e sair por aí rodando em qualquer tipo de estrada ou trilha. Não é bem assim, isso porque muita, mas muita coisa mesmo deve ser apropriado para encarar esse tipo de aventura e o principal é sua estrutura como chassis, suspensão (molas, amortecedores, calços, etc...) e pneus e isso seria só para começar.
Definindo:
Veículo 4x4 - tração nas 4 rodas (podendo ser independentes, parciais ou continuas)
Veículo 4x2 - tração somente nas rodas traseiras e contínua.
(obs.: poderíamos considerar carros com tração dianteira como se fossem 2x4 mas essa denominação não existe).
Resumindo, um veículo 4x4 já deve ter nascido 4x4 (Jeep, Troller, Defender, Bandeirante por exemplo) e não ser apenas um modelo reestilizado ou maquiado para parecer um 4x4 como temos os vários "Cross" atualmente no mercado e os mais conhecidos como SUV's (Veículo Utilitário Esportivo).
Na verdade esse tipo de veículo continua sendo para uso urbano, porém com sua suspensão um pouco mais reforçada, o que os torna  bem mais apropriados para nossas ruas e rodovias com asfalto de péssima qualidade, com muitos buracos, lombadas, desníveis e, no mais, uma estradazinha de terra para acesso a um sítio, fazenda ou uma área rural,desde que em razoável estado de conservação, ou um passeio nas areias de algumas praias onde se permita essa "aventura" .
Ecosport 4WD (Ford), Captiva (GM), Tiguan (VW), RAV4 (Toyota), Tucson (Hyundai), CR-V (Honda), Sportage (Kia), Forester (Subaru) são exemplos de alguns modelos de veículos que possuem tração 4x4 (normalmente integral e/ou automática) mas que nenhum deles podem ser considerados verdadeiros fora-de-estrada. No caso específico desses modelos a tração 4x4 tem como objetivo principal proporcionar uma segurança e conforto maior aos usuários, principalmente quando se dirige sob fortes chuvas já que com tração nas 4 rodas se consegue uma maior aderência ao solo e com isso diminuindo os riscos de derrapagens ou aquaplanagens,  dando até para imprimir uma velocidade maior. Lembrando que isso aumenta significativamente o consumo de combustível.
Nota-se também que, apesar desses veículos serem 'equipados' com tração 4x4 nenhum deles tem uma altura significativa do solo, isso porque quanto maior for essa altura, menor passa a ser sua estabilidade, então podemos concluir que, como são carros 'de passeio' mas com jeitão de fora-de-estrada, a segurança que a tração 4x4 poderia proporcionar para sua estabilidade seria anulada se fossem muito altos. Normalmente para se equilibrar altura x estabilidade há a necessidade de se usar pneus com banda de rodagem mais largas, ou seja: banda+larga = +atrito = +estabilidade.
Nem vou entrar no mérito da suspensão pois os pneus já são uma boa referência e estes por sua vez geralmente são de aro 16 no mínimo.
Então resumindo, o que posso dizer é que a Ecosport 4WD está mais para um "city-cross"  Twisted Evil do que para um "off-road'. Crying or Very sad 
Como mencionei no início, esse assunto não se encerra por aí e ainda há muito o que se falar, então....

Nota: bounce  As palavras escritas em inglês e que encontram-se entre aspas foram propositais, isso porque não coaduno muito com a ideia de americanizar (ou seria "inglerizar" ??) Evil or Very Mad  minhas palavras, mas como muitas delas já são mais "brasileiras" do que as do nosso idioma, fazer o que né... Embarassed No

#22
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Obrigado pelo retorno, Paesrm.

Sem dúvida suas considerações são pertinentes. O EcoSport e alguns outros veículos adaptados para uso misto não podem se comparar a legítimos fora-de-estrada.

Porém, meus questionamentos não tem a ver com esta característica - não pretendi comparar o EcoSport com nenhum outro veículo - a não ser com o próprio EcoSport.

O que quero dizer é que a versão 4x2 do EcoSport tem 25 cm livres na altura do meio do veículo, enquanto o 4x4 tem apenas 18 cm.

Isso acontece porque o vão central por onde passa o escapamento no 4x2 é ocupado pelo eixo cardan do modelo 4WD. Aí não tem lugar para o escape e a Ford simplesmente jogou-o para baixo...

As fotos que postei inicialmente ilustram bem a questão. 

Este é o "X" da questão sobre o que considero um erro de projeto...

A suspensão é original, mas talvez devesse ter sido melhor projetada para este modelo. Mas o fato é que externamente as duas versões parecem ter alturas iguais...

No mínimo poderia ser enquadrado num caso de propaganda enganosa, pois por mais que se diga que o EcoSport não é adequado para rodar em estradas não pavimentadas, não é isso que é veiculado pela imprensa....

#23
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Resolvi trocar o jogo de pneus e colocar um perfil mais alto. Acabei de trocar os 205/65/15 por 205/70/15. O perfil 70 me deu pouco mais de 1 cm de diferença. Mas na prática, como os pneus são novos, ganhei 2 cm na altura final!

Agora tenho 20 cm livres no meio do carro. É pouco, mas já melhorou. Vou testar para ver se ainda arrasta em quebra-molas altos.

E os pneus são Goodyear Fortera Comfortred, mmmuuuiiiito mais macios e silenciosos do que o Scorpion ATR que eu usava.

http://www.itaro.com.br/pneus/pneus-todos/pneu-goodyear-fortera-comfortred--205-60r15-91t_33151

Só o preço foi meio salgado. Mas vou discutir isso em outro tópico.

 santa

#24
 efemota

efemota
Administrador
Administrador
Coloca foto da Eco com os pneus novos Josimar. Fiquei curioso e quem sabe aderir a ideia. Abraços.



EcoSport FreeStyle 1.6 2009 Prata Enseada

#25
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Olá, Fernando. Vou fazer umas fotos mais tarde. Achei que ficou bem legal. É que a correria de final-de-ano está grande.

Pensei muito antes de fazer a troca, pois os meus ainda estão seminovos e o investimento foi grande. Mas era algo que tinha vontade há muito tempo.

Você também deve estar bem ocupado, não é mesmo? Nesta época aparecem muitos compromissos!  

Mas adoro o fim-de-ano, Natal e tudo de bom que vem junto... Aliás, notei a mensagem na página principal. Foi você que colocou?

 santa

#26
 efemota

efemota
Administrador
Administrador
Fui eu que coloquei a mensagem sim Josimar. Gostou? Correria total aqui de fim de ano. Torcendo pela primeira férias coletivas. Vamos ver....

Depois tira umas fotos dos novos pneus na Eco. Obrigado!

Abraços

Fernando.



EcoSport FreeStyle 1.6 2009 Prata Enseada

#27
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Gostei da mensagem, Efemota. Bem no espírito de final de ano.

Fiz as fotos mas não ficaram muito legais pela falta de luz e porque não lavei o carro, rsrsrs.

Estas mostram como o pneu fica bem acomodado na caixa de roda, mesmo sendo maior:
Novo EcoSport - altura livre do solo - Página 2 I51l

Novo EcoSport - altura livre do solo - Página 2 C5um

 santa

#28
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Fiz outras, para comparar o desenho do ATR e do Fortera. Gosto do desenho do ATR, mas ele é responsável pelo ruído ao rodar e pela maior chance de aquaplanar:


Novo EcoSport - altura livre do solo - Página 2 Ntyq

Comparação entre a altura dos pneus. O Fortera é mais alto pouco mais de 2 cm:

Novo EcoSport - altura livre do solo - Página 2 4h1k

 santa

#29
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Os pneus se acomodaram bem às caixas de roda. Nem parece que são maiores do que o recomendado:

Novo EcoSport - altura livre do solo - Página 2 Slyd

Novo EcoSport - altura livre do solo - Página 2 Yz1m

 santa

#30
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Parabéns Josimar vc não vai se arrepender, pra mim o Goodyear é o melhor pneu, muito macio e silencioso vai pensar que esta em outro carro

#31
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Valeu, Zanetti. Eu pensei mesmo, Fiquei até assustado, rsrsrsrs. Como coloquei pneus de perfil mais alto, sempre dá aquele medo de gerar algum risco na condução.

A alteração foi só de 3%, dentro das recomendações do Inmetro. Isso quer dizer que, quando o velocímetro estiver marcando 100 km/h, eu estarei a 103 km/h. Quando marcar 40 km/h, estarei a uns 41 km/h. Nada que vá me causar problemas com radares...

O conforto é i-n-c-o-m-p-a-r-á-v-e-l. Ainda mais porque esta linha Fortera foi feita para ser mais confortável, apesar de ser de uso misto (70/30).

E o desenho lateral (costado) é bem estilizado. No último fim-de-semana estive em um grande centro de vendas (Moda Center) em Pernambuco, onde tinha milhares de carros estacionados. Como estacionei bem longe, fui observando os mais variados tipos de pneus pelo caminho. O Goodyear Fortera se destaca justamente pelo desenho lateral.

 santa

#32
 Phill Lima

Phill Lima
Administrador
Administrador
Ficou bom mesmo! realmente as fotos estão um pouco escuras, a foto com mais luz vai dar mais detalhe para gente, e sempre ouvir falar que a Goodyear é mais macia, só não fiz experiencias e você com esse espanto fico até imaginando...

http://philldesigner.com.br

#33
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Diferente do Zanetti, eu sempre ando com os pneus calibrados com 30 a 32 libras/pol2. Então já tinha me acostumado com o desconforto gerado durante a passagem por terrenos irregulares, tais como ruas calçadas com pedras.

Por isso mesmo fiquei espantado com a diferença. Pensei até que tinha alguma roda solta, sei lá. Estava muito estranho. Mas era somente a diferença no conforto.

Hoje a patroa vai sair com o carro e vou perguntar se ela também sentiu a diferença. Vou aproveitar para permutar dois pneus seminovos com os do Eco 2008. Aliás, vou sair agora mesmo.

Já estou imaginando as delícias do restaurante em Beberibe...

Abs

 santa

#34
 efemota

efemota
Administrador
Administrador
Gostei dos Pneus Josimar, a Eco ficou mais robusta com eles.

Tentação na troca dos meus.....

Vlw pelas fotos e recado!!!

Abraços

Fernando



EcoSport FreeStyle 1.6 2009 Prata Enseada

#35
 andressaoaquino

andressaoaquino
Membro
Membro
Josimar, ficou show .. mas me diz uma coisa, trocou só o pneu ou trocou também o tamanho (205/65/15)?
Eu não sabia que de pneu pra pneu fazia tanta diferença assim .. eu uso o Cinturato P4 (creio eu que seja o original dele), mas me interessei em testar o scorpion, pois falaram muito bem dele aqui no fórum.

#36
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Olá, Andressa. Eu mesmo sempre falei bem do Scorpion... Até ontem... Não imaginava a diferença que faria colocar um pneu mais apropriado para o asfalto.

O Scorpion ATR tem um desenho muito bonito, sem dúvida. É ótimo para o fora-de-estrada (se você for andar no barro molhado, por exemplo), mas é ruim para o uso urbano. Faz muito barulho na estrada, é duro no calçamento e sofre mais aquaplanagem devido às suas ranhuras. 

Ainda cogitei a possibilidade de colocar o ATR ou outro pneu de uso misto (50% asfalto e 50% terra). Mas pensei no meu uso, que é eminentemente urbano.

Por isso optei pelo Goodyear Fortera. É mais confortável, mesmo sendo para uso misto (70/30), com um desenho que privilegia o uso no asfalto e é mais resistente à aquaplanagem.

Ah! E eu troquei o tamanho também. O perfil passou de 65 para 70, o que aumenta em 2,05 cm o diâmetro do pneu.

Se você for trocar, eu recomendo o Goodyear. É um pouco mais caro, mas vale a pena. O tamanho "normal" custaria R$ 450,00. Eu paguei um pouco mais caro (R$ 590,00) para aumentar a altura do carro, pelas razões que explico neste tópico.

 santa

#37
 Phill Lima

Phill Lima
Administrador
Administrador
Andressa, o Pirelli Cinturato P4 não é o original do eco, pelo que eu sei é mesmo o scorpion... e sobre o Goodyear, o Josimar não é a primeira pessoa que diz coisas boas sobre esse pneu, acho que meu pai já usou Goodyear em outro carro, umVverona 1.8 e também achou muito bom...

http://philldesigner.com.br

#38
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Phill, vou ter que discordar de você.

É que nos últimos anos a versão Freestyle se tornou quase um padrão. De longe é o modelo de Ecosport mais vendido, desde 2009. Deste modo tornou-se comum ver o Scorpion ATR calçando nosso querido SUV. E além disso o ATR calça as versões XLT (1.6 e 2.0) desde 2008.

Contudo, os pneus mais comuns nos Ecos de 2003 a 2006 eram o Goodyear GPS 3. Depois veio o Cinturato Pirelli P4. Acabei de tirar dois P4 originais que eu tinha de um Eco 2006 e eu estava usando no Eco 2008. Dei para o meu irmão, junto com dois ATR meia-vida que tirei do 2.0.

Talvez tenha tido outros, mas só lembro desses. Procurei aqui no fórum e achei o depoimento de dois colegas falando justamente sobre estes pneus: https://ecosportclub.forumeiros.com/t929-melhor-pneu-custo-x-beneficio#10901

Não se preocupe com isso. É muita informação sobre os carros. De vez em quando dou uma escorregada quando se trata dos modelos mais novos.

É que sou da velha guarda, rsrsrsrs.

 santa

#39
 Phill Lima

Phill Lima
Administrador
Administrador
hsihsihsihis, sem pró, e pior que eu ia colocar na resposta anterior que era o que eu achava, porque só via scorpion... mas esqueci...

http://philldesigner.com.br

#40
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Mas você deixou nas entrelinhas, sim, quando disse "pelo que eu sei é mesmo o scorpion..." - aí você já deixou margem para eventuais dúvidas. Isso é muito importante.

É muito presunçoso a gente chegar e dizer: eu tenho CERTEZA... Se você ver uma pessoa dizendo isso, geralmente é o contrário... O sujeito deve ser é muito prepotente, isso sim...

Às vezes nós cometemos pequenos deslizes, afinal, ninguém sabe tudo. Como escrevo muito por aqui, eu devo ser campeão em gafes... Rsrsrsrs. Minhas aulas são muito movimentadas, pois estimulo os alunos a participarem ativamente do assunto. Só que alguns são tímidos e preferem ficar quietos. Mas eu não deixo, aí alguns dizem: tenho medo de falar besteira... E eu retruco: quem mais erra aqui sou eu, que não paro de falar... E erro mesmo, rsrsrsrs.

 What a Face

#41
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Josimar Medeiros escreveu:
É muito presunçoso a gente chegar e dizer: eu tenho CERTEZA...
Tenho certeza que você esta certo

#42
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Kkkkkkkkkkkk.

Boa. É o paradoxo de Pinóquio: Se o boneco de madeira disser: meu nariz vai crescer agora, e o nariz crescer, ele disse uma verdade, logo, o nariz não deveria crescer...  

http://pt.wikipedia.org/wiki/Paradoxo_do_Pin%C3%B3quio

 lol!

#43
 Phill Lima

Phill Lima
Administrador
Administrador
sihsihsihsisis... Josimar eu nunca tinha ouvido falar nesse paradoxo de Pinóquio...  Laughing tem até link do wikipedia! sihsihsishis

http://philldesigner.com.br

#44
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Poie é, Phill. O Zanetti me pegou com a história da certeza. Fiquei numa saia justa, mas aí lembrei do tal paradoxo...

 lol! 

PS: tinha acabado de ler sobre ele numa revista Mundo Estranho (sou assinante, rsrsrsrs)

#45
 guicivil

guicivil
Iniciante
Iniciante
Bom,
Sobre os pneus, acabei de equipar a minha Eco com pneus 215/65 R16 Scorpion Verde All Season e estou gostando bastante! A diferença no velocímetro é mais alta, então preciso ter atenção a isso, mas de resto ficou show de bola! E acho que essa dimensão acabou ficando bem no limite ... Se fosse qqr coisa maior eu acho ficaria batendo na carcaça!

#46
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 2]

Ir à página : 1, 2  Seguinte


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos