Josimar Medeiros escreveu:Valeu, Flávio. Eu particularmente não uso o Face mas reconheço sua utilidade, hehehehe.
Abs
Falando em erros de projeto, se tiver um tempinho analise um problema sobre o qual não canso de me queixar (porque convivo com ele diariamente) e, se possível, deixe sua opinião por lá:Olá Josimar,
Posso estar enganado mas você já verificou se os amortecedores e molas atuais da sua 4WD são próprios para esse modelo ?
Isso pode fazer alguma diferença na altura final se forem usados os amortecedores e molas convencionais ao invés dos apropriados para seu modelo de Eco.
Não vou entrar no mérito dessas diferenças de altura nas Ecos, vou procurar passar aqui algumas considerações que tenho a respeito de veículos 4x4, até porque esse assunto é bastante extenso e complexo, creio então que não será tão completa mas, conforme for rolando o interesse assim como dúvidas, contestações, opiniões e sugestões podemos dar continuidade a esse papo neste mesmo tópico.
Peço aqui antecipadamente para aqueles que tenham um conhecimento mais profundo sobre este tema que, por favor, façam as devidas correções aos meus comentários se assim for necessário pois além de me corrigir trará um grande benefício a todos os participantes do fórum.
Ocorre que um erro bastante comum a muitos usuários é imaginar que basta um veículo 'ser' equipado com tração 4x4 para que o mesmo seja considerado fora-de-estrada, ou "off-road" ( para ficar mais pomposo) e sair por aí rodando em qualquer tipo de estrada ou trilha. Não é bem assim, isso porque muita, mas muita coisa mesmo deve ser apropriado para encarar esse tipo de aventura e o principal é sua estrutura como chassis, suspensão (molas, amortecedores, calços, etc...) e pneus e isso seria só para começar.
Definindo:
Veículo 4x4 - tração nas 4 rodas (podendo ser independentes, parciais ou continuas)
Veículo 4x2 - tração somente nas rodas traseiras e contínua.
(obs.: poderíamos considerar carros com tração dianteira como se fossem 2x4 mas essa denominação não existe).
Resumindo, um veículo 4x4 já deve ter nascido 4x4 (Jeep, Troller, Defender, Bandeirante por exemplo) e não ser apenas um modelo reestilizado ou maquiado para parecer um 4x4 como temos os vários "Cross" atualmente no mercado e os mais conhecidos como SUV's (Veículo Utilitário Esportivo).
Na verdade esse tipo de veículo continua sendo para uso urbano, porém com sua suspensão um pouco mais reforçada, o que os torna bem mais apropriados para nossas ruas e rodovias com asfalto de péssima qualidade, com muitos buracos, lombadas, desníveis e, no mais, uma estradazinha de terra para acesso a um sítio, fazenda ou uma área rural,desde que em razoável estado de conservação, ou um passeio nas areias de algumas praias onde se permita essa "aventura" .
Ecosport 4WD (Ford), Captiva (GM), Tiguan (VW), RAV4 (Toyota), Tucson (Hyundai), CR-V (Honda), Sportage (Kia), Forester (Subaru) são exemplos de alguns modelos de veículos que possuem tração 4x4 (normalmente integral e/ou automática) mas que nenhum deles podem ser considerados verdadeiros fora-de-estrada. No caso específico desses modelos a tração 4x4 tem como objetivo principal proporcionar uma segurança e conforto maior aos usuários, principalmente quando se dirige sob fortes chuvas já que com tração nas 4 rodas se consegue uma maior aderência ao solo e com isso diminuindo os riscos de derrapagens ou aquaplanagens, dando até para imprimir uma velocidade maior. Lembrando que isso aumenta significativamente o consumo de combustível.
Nota-se também que, apesar desses veículos serem 'equipados' com tração 4x4 nenhum deles tem uma altura significativa do solo, isso porque quanto maior for essa altura, menor passa a ser sua estabilidade, então podemos concluir que, como são carros 'de passeio' mas com jeitão de fora-de-estrada, a segurança que a tração 4x4 poderia proporcionar para sua estabilidade seria anulada se fossem muito altos. Normalmente para se equilibrar altura x estabilidade há a necessidade de se usar pneus com banda de rodagem mais largas, ou seja: banda+larga = +atrito = +estabilidade.
Nem vou entrar no mérito da suspensão pois os pneus já são uma boa referência e estes por sua vez geralmente são de aro 16 no mínimo.
Então resumindo, o que posso dizer é que a Ecosport 4WD está mais para um "city-cross"
do que para um "off-road'.
Como mencionei no início, esse assunto não se encerra por aí e ainda há muito o que se falar, então....
Nota:
As palavras escritas em inglês e que encontram-se entre aspas foram propositais, isso porque não coaduno muito com a ideia de americanizar (ou seria "inglerizar" ??)
minhas palavras, mas como muitas delas já são mais "brasileiras" do que as do nosso idioma, fazer o que né...