EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

pesos dos acessórios

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 anru

anru
Membro Jr
Membro Jr
olá turma, estou com uma duvida com relação aos acessórios externo dos nossos Ecos:

Esta semana, fui calibrar o meu step e foi necessário retirar a proteção do pneus. (no meu caso, cobre todo o pneu).

Ao retirar o parafuso, segurei a proteção e senti um peso considerado.

A minha Eco,m além deste desta proteção do step, possue os estribos laterais e o quebra mato.

Apesar de ser de grande ajuda, será que todo esse material não é um peso extra para o veículo ao ponto de prejudicar o desempenho?

valeu!

#2
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Amigo, a minha é blindada e isso pesa 200 quilos, ela tem o mesmo consumo que a normal e desempenho é o que não falta. lógico que estou falando de uma 2.0

#3
 SIMIONI

SIMIONI
Membro Pleno
Membro Pleno
Fala Anru!

Qualquer acessório vai adicionar peso ao carro, isso é garantido, hehehe. Com um aumento no peso do carro a performance é afetada sim, isso se a potência do carro continuar igual. Basta pensar na relação entre peso e potência, quanto maior for o peso menor será a potência disponível para esse peso.

Quando você enche o carro de passageiros, por exemplo, dá para perceber que falta potência! Eu sou chato ao ponto de perceber a diferença entre um tanque cheio e vazio...

Acho que estribo, quebra-mato e capa do estepe não chegam a prejudicar o desempenho a ponto de você notar uma grande diferença. Se você somar o peso desses três acessórios, não deve passar de 100-120 kg, que no fundo é quase o peso de um ou dois passageiros sempre ali com você. Em velocidades maiores esses acessórios vão acabar gerando um arrasto maior também, mas isso tudo que comentei se aplica a carros com muito mais potência do que a Eco, afinal não vamos bater 300 Km/h de Eco, né? lol! 

Abraços

#4
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Isso que quis dizer, para um carro como a Eco 100, 200 quilos não afeta o desempenho dele que se possa levar em consideração

#5
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
O nosso colega Simioni tocou num assunto interessante o arrasto aerodinamico dos acessorios.. mas se pensarmos bem a eco ja nao possue uma boa aerodinamica entao creio que nao influenciara neste quesito.
Se formos ficar pensando nisso, daqui a pouco nao levaremos o estepe, as ferramentas, etc...
Mas tudo na vida tem a contra-partida que no caso dos acessorios deixxam o carro mais bonito e as vezes pratico, pois qdo lavo o carro no quintal subo no estribo para esfregar o teto.

#6
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Eu também noto a diferença do peso do tanque cheio, rsrsrsrsrsrs. Mas o chato mesmo é quando tem muita gente no carro, especialmente se forem passageiros "de peso".

Zanetti, sei que você já está acostumado com o peso da blindagem, mas se pudesse dirigir o carro sem este peso extra iria notar uma diferença enorme... 

Os colegas já disseram o mais importante sobre os acessórios. Mas queria tocar numa questão crucial: o quebra-mato. Este acessório cria um arrasto aerodinâmico considerável, por se localizar na frente do carro.

E além disso interfere com o acionamento dos Air Bags frontais, que podem não ser acionados em caso de colisão. Em caso de atropelamentos, o dano será imensamente maior ao pedestre devido a este acessório.

Eu já comprei um Eco que tinha esta peça, achava muito bonito; mas assim que ponderei estas questões mandei tirar.

Abs

#7
 SIMIONI

SIMIONI
Membro Pleno
Membro Pleno
Kkkkkkk, é nóis Josimar!

Acredito que no caso do Zanetti a sensação seria bem interessante mesmo. Eu já andei em alguns carros blindados e o negócio é meio estranho mesmo... Mas dizem que quando você tem o primeiro blindado, depois é difícil de querer largar esses carros. Vai saber.

Eu também pensei nessa história do airbag. Até pouco tempo atrás eu não sabia dessa informação, mas nunca tive carros com quebra mato, não sou muito fã do acessório.

Abraços

#8
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Contudo, eu também penso em trocar a sensação de potência pela blindagem. Infelizmente é uma necessidade cada vez maior manter a segurança, mesmo quando em movimento.

De qualquer modo, já estou acostumado a rodar com o carro lotado. Raramente faço uma viagem sozinho, e quando faço é até perigoso, pois sem a patroa do lado costumo abusar (um pouco) da velocidade...

Como estou em (constante) reforma em casa, costumo carregar até um peso bem extra: precisei comprar um complemento de revestimento cerâmico e resolvi carregar no Eco mesmo (faço isso sempre, mas não com esta quantidade). Foram 10 caixas de cerâmica com 35,2 kg cada e 10 pacotes de argamassa de 20 kg. Total: 552 kg. Mais o peso de dois ocupantes: 700 kg.   

E ainda por cima fui no 4WD, que pesa 177 kg a mais do que o 1.6. A capacidade de carga do 1.6 é de 462 kg, enquanto que no 4WD é de 395 kg. Ou seja, excedi em 300 kg a carga máxima recomendada... Mas andei muito devagar (só 20 km).

No último fim-de-semana repeti a dose, mas coloquei 500 kg de carga...

Em relação ao quebra-mato, minha maior preocupação é com segurança mesmo (dos passageiros e eventualmente dos pedestres), mas não posso negar que acho um acessório bacana para um carro como o Eco...

Para quem quiser se aprofundar no assunto: http://www.dinamicarpneus.com.br/quebra-mato

http://transesegure.blogspot.com.br/2007/03/quebra-mato-nos-veculos.html

http://portal.macamp.com.br/portal-conteudo.php?varId=394

http://diariodenatal.vrum.com.br/app/301,19/2007/12/22/interna_noticias,25864/index.shtml

http://quatrorodas.abril.com.br/reportagens/conteudo_144770.shtml

Abs

#9
 anru

anru
Membro Jr
Membro Jr
olá turma
hoje realizei a medição de peso dos acessorios.
estribo lateral = 5 kg (como são dois) = 10kg.
suportes de ferro = 5 kg
quebra mato = 5,2 kg
capa do estepe = 3 kg.

total = 23,2 kg.

parece relmente insignificante para um motor de 106cv ou 140 cv das nossas ecos.

#10
 willians.santana.3

willians.santana.3
Membro Platinum
Membro Platinum
Quanto ao quebra-mato, cheguei a pensar em colocar quando coloquei estribo e outros mimos na minha.
Mas, inclusive no manual, diz que não se deve usar em veículos com airbag.
Se preferi a 2.0 AT justamente pelos confortos e segurança extras, não vou pensar em comprometer o item mais importante que é a segurança por estética ou para evitar arranhar meu para-choque...

Sobre o arrasto do carro, quando vim há duas semanas de campos do Jordão, com o carro cheio (4 adultos mais malas), não senti muita coisa. Mesmo a performance sobrava nas retas. Só mesmo nas subidas mais íngremes que precisei fazer uso do overdrive já que não tenho controle direto sobre as marchas. O carro foi bem econômico e estável mesmo em altas velocidades. Já esta semana, vindo de Barra do Piraí só com a patroa e uma única mala e com bastante vento na pista, senti a eco parecer um pudim. Vamos lembrar que minha referência de carro é o Tigra, tão baixo de fábrica que não cabe minha cabeça de lado entre o assoalho do carro e o chão. Cada rajada de vento parecia que a eco, mesmo pesadona, ia sair voando. Teve momentos que tive que tirar o pé e baixar de 100km/h (velocidade completamente normal para uma rodovia como a Dutra) pois o carro pareceu ficar instável demais nessas condições. Temos que lembrar que a eco tem a aerodinâmica de uma caixa de sapatos e vai sempre sofrer mais influência do vento. Ainda mais sendo alta como é. Acredito que seja um problema que todas SUVs enfrentem. Talvez suspensões mais elaboradas como as das BMW X5, Porsche Cayenne ou Land e Range Rover possam compensar isso, mas duvido que as SUVs comuns sejam muito melhor nesse quesito. Ou mais ainda no arrasto dinâmico já que as carrocerias tendem a ser bem quadradas.

[]s

#11
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos