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#1
 Carluci Eros Machado

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Iniciante
Iniciante
Olá Amigos

Realizei um sonho, comprei uma eco 2009, automática, preta, aro 17 liga leve.
Linda
2 meses apenas
Mas quando coloco o cambio em N ou P ela sobe a rotação para 1500 rpm já quando tá em D e parada fica em 900 RPM.
Como ela é flex o vendedor alega ser as misturas de combustível (eu ñ acho)
Revisão só de 10 mil.

E aí alguém com experiencia semelhantes para me ajudar?

#2
 efemota

efemota
Administrador
Administrador
Olá Carluci, bem vindo ao forum!

Meu pai tem uma Eco 2008 2.0 16V aut somente a gasolina.

Eu posso fazer o teste e te responder aqui depois.

Abraços

Fernando



EcoSport FreeStyle 1.6 2009 Prata Enseada

#3
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Carluci, seja bem vindo ao fórum.

Não possuo o modelo AT, mas conversei com um amigo e ele falou que é normal, porém a rotação sobe e logo depois baixa novamente, até que você acelere. Mas é bom esperar a opinião dos colegas que têm o câmbio automatizado.

Como é uma Eco 2009, ela deve ter rodado algo em torno de 50.000 a 80.000 km. Como está a km? No manual não está registrada mais nenhuma manutenção? Teve contato com o dono anterior ou só com um revendedor? 

Pergunto isso porque a manutenção do modelo AT é ainda mais exigente do que a dos demais modelos, devido ao câmbio, para que tudo funcione a contento.

Abs



Última edição por Josimar Medeiros em Ter Jul 09, 2013 8:20 pm, editado 1 vez(es)

#4
 efemota

efemota
Administrador
Administrador
Uma dica legal era você levar o carro na Ford e trocar o oleo do cambio.



EcoSport FreeStyle 1.6 2009 Prata Enseada

#5
 Marcos-CWB

Marcos-CWB
Administrador
Administrador
o giro do motor não pode alterar por causa da posição da alavanca (Neutral,Park ou Drive).
essa diferença dos giros do motor só faz sentido quando o motor está frio (1500 rpm) e quando já aqueceu (900 rpm)

verifique com a concessionaria onde voce comprou o carro.

#6
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
O Marcos tem razão, o meu meu fica cravado em 900 em qualquer posição

#7
 MFerreira

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Membro Pro
Membro Pro
A minha (2008) segue a informação do zanetti.
Ontem verifiquei isso, tem um leve aumento na rotação, mas creio que não passa nem de 100 giros, dá apenas pra ver o marcador 'tremer' um pouco.

#8
 SIMIONI

SIMIONI
Membro Pleno
Membro Pleno
A minha também fica próximo a marca de 1000 RPM...

Acabei de voltar da oficina (top, gostei basante do lugar, dos mecânicos e do atendimento) e estou com o orçamento na mão para trocar do óleo do câmbio... 252 reais. Ou seja, estão cobrando 36 reais por litro de óleo que será utilzado na troca. Achei na internet vários preços, um pouco mais baixos do que isso, mas não é o Castrol.

Acho bom você dar uma olhada nesse óleo e mandar ver isso urgente! Melhor gastar 250 reais do que destruir o sistema automático!

#9
 kingleer

kingleer
Membro Gold
Membro Gold
O Marcos está certo, isso tem a ver com a temperatura do motor. A minha Eco fazia o mesmo, mas só ficava acima dos 1000 RPM com o motor frio.

#10
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Já que estamos falando de aceleração, contando com a opinião de vários colegas que possuem o 2.0, deixa eu pegar carona e tentar solucionar uma dúvida:

Às vezes, quando freio e paro o veículo (2.0 4WD), ocorre uma aceleração brusca,  saindo por exemplo de 1.500 RPM para 3.000 RPM, com o veículo parado.

No início, achei que era eu que, involuntariamente, pisava "de leve" na ponta do pedal do acelerador quando pisava no freio. Mas daí passei a prestar mais atenção e percebi que meu pé estava longe do pedal de aceleração.

Ou seja, eventualmente quando freio e paro o veículo (p. ex. num semáforo), o motor acelera sozinho. Pode chegar até a assustar alguma pessoa que esteja próxima ao carro, como em uma faixa de pedestres. Parece que estou querendo avançar no sujeito. Isso pode me criar problemas. Fica parecendo que eu voluntariamente acelerei com raiva.

Só percebo isso quando piso no freio. E é intermitente, ocorre esporadicamente.

Alguém já teve ou já ouviu falar deste problema?

#11
 AndreMaurell

AndreMaurell
Membro Advanced
Membro Advanced
Josimar, tive esse problema com a Ranger. Quando parava e freava, o giro subia e as vezes chegava próximo dos 3000rpm. No início ficava uns segundos e baixava e chegou um momento que não mais.

Possíveis causas:

Motor de passo: é como se fosse os giglês do carburador, é a peça eletrônica que comanda a marcha lenta.
Bobina: em alguns casos a bobina causa esse tipo de problema
Admissão: entrada de ar por ela causa exatamente isso

Bem, no início foi atacado o menos caro, motor de passo. Foi limpo e não resolveu, consegui testar com o de outra Ranger e deu uma melhorada, mas, logo em seguida voltou o problema.

Finalizando, minha admissão, que é de plástico, estava rachada devido ao uso do GNV, provalvelmente algum estouro que costumamos ver acontecer com quem usa (sei que vão dizer que isso acontece com quem não faz manutenção, etc e tal, isso é outro assunto, quem gosta de GNV ok, quem não gosta ok tb), teve que ser retirada e levada para soldar, após isso, ficou show, a aceleração não subia mais após por o carro em ponto morto e parado.

#12
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Obg pela dica, André.

Vou checar o coletor de admissão e depois dou um retorno para dizer se o problema foi solucionado.

Abs

#13
 Marcos-CWB

Marcos-CWB
Administrador
Administrador
Quando o A/C está ligado isto tambem ocorre, a aceleração aumenta quando voce deixa em ponto morto ao parar o carro.

#14
 AndreMaurell

AndreMaurell
Membro Advanced
Membro Advanced
Sim Marcos, mas não ao ponto de fazer o motor "gritar". 1500rpm já é demais para ser o ar-condicionado ligado.

#15
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Marcos, esta compensação pode ocorrer pelo uso do A/C. Eu realmente uso praticamente 100% do tempo. Mas acho que neste caso não é exatamente isso que ocorre.

André entende o que falei pois passou pelo mesmo problema.

Não se trata de um pequeno aumento para compensar o uso do A/C. É como se você pisasse fundo no acelerador. É muito rápido e não tenho certeza do limite, mas creio que chega perto dos 4.000 giros.

Vou prestar mais atenção no sintoma e tentar descrever melhor.

#16
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