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Artigo interessante sobre carros com cambio mecanico

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#1
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
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Li num site que se chama autoentusiasta um assunto interessante sobre lubrificacao de eixo primario do cambio.

É bom saber que quando em marcha-lenta, câmbio em ponto-morto e embreagem acoplada, nos câmbios que fazem conjunto com diferencial, os chamados transeixos da maioria dos carros de tração dianteira hoje, os rolamentos da árvore primária só recebem óleo quando as engrenagens da árvore secundária, que ficam parcialmente no óleo, giram, ou seja, quando o carro anda.

Portanto, quanto menos o carro ficar parado com motor ligado e embreagem acoplada, melhor. Isso vale também para o aquecer motor antes de sair, que deve ser evitado. Com primeira engrenada e embreagem aberta a árvore primária fica parada.

#2
 Lauro Reis Filho

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Hum... Interessante. Obrigado pela dica.

#3
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
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O artigo traz alguma dica de como proceder em engarrafamentos para minimizar os danos?

O que seria menos ruim: deixar em ponto morto e tirar o pé da embreagem ou deixar engatado em 1ª? 

confused

#4
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
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Josimar Medeiros escreveu:O artigo traz alguma dica de como proceder em engarrafamentos para minimizar os danos?

O que seria menos ruim: deixar em ponto morto e tirar o pé da embreagem ou deixar engatado em 1ª? 

confused
Essa dica nao foi dada....  mas acho que nao tem solucao, pois de qualquer jeito o eixo secundario fica parado e sem lubrificacao....  Mas se isso for verdade foi um grande erro da fabrica....  Ai o jeito vai ser montar uma bomba externa para lubrificar as engrenagens....
Por outro lado acho que esse desgaste vai ser minimo ja que as engrenagens nao estao arrastando uma carga pesada. Esta simplesmente girando uma sobre a outra, diferente de estar andando arrastando 1tonelada.

#5
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