Bem, quanto ao consumo da Eco 2.0 auto, eu não sei te responder até pq a minha é a 1.6 manual. Mas em relação a cambios automaticos, existe uma certa crendice nessa historia. Uns dizem que bebe mais, outros que bebem menos, tudo vai depender da sua forma de dirigir. Um cambio automatico, teoricamente, é considerado um cambio inteligente, ou seja, ele decide qual o melhor momento para a troca visando economia de combustivel e menor desgaste do conjunto do motor. Acontece que para efetuar uma tocada mais esportiva, afim de te oferecer uma resposta mais rapida o cambio efetua trocas drasticas que fazem seu motor girar alto aumentando a injeção de combustivel, logicamente o consumo. Eu tive um civic automatico e confesso que era muito bom em termos de conforto principalmente em trânsitos e engarrafamentos diário como o caso do Rio de Janeiro, porem caso vc goste de pisar fundo e sentir o seu carro na sua mão, aconselho um cambio manual.
Em relação a estabilidade das nossas ecos, apesar de pouco tempo com a viatura, não consigo aceitar quando alguem fala que a ecosport capota.... Qualquer carro capota, isso é fato. Tudo vai depender da habilidade do motorista e do conhecimento do carro. Não se pode comparar uma suv urbana que possui uma suspensão mais altar, mais maleavel, com um carro de passei como um golf ou um astra. Claro que esses outros veiculos terão muito mais xompensação de curva que a nossa eco, até por serem mais baixos.
Ainda em relação ao quesito capotamento, o cambio manual também faz uma grande diferença nesse momento, pois permite que vc use o freio motor no caso de uma curva mais fechada, basta reduzir a marcha e vc terá seu carro mais esperto na entrada e na saída de curva. Já o carro automatico com excessão dos cambios tiptronic (semi automaticos), necessita do uso do freio para redução de velocidade o que dificulta um pouco mais a sua entrada na curva.
Meu pai possui uma s10 cabine dupla que mais parece um caminhão, para quem dirigiu sabe que o carro é uma bosta e ja viajei muitas vezes com ele sem problemas em curva, mas como disse, tudo depende do seu entrosamento com o carango.
Bem, isso é sua minha opinião fecal, não sou mecanico nem motrista profissional, mas essa foi a minha impressão ja que tive as 2 versoes de cambios.