Como são muitos tópicos, resolvi fazer um resumo:
Para verificar a tração por baixo, você deve procurar uma oficina que trabalha com suspensão e subir o carro para verificar o eixo. Será necessário que alguém fique na direção para acelerar o veículo enquanto você fica observando o inferior do carro.
Se houver barulhos de rolamento, pode ser no mancal central, que é fácil localizar. Na foto seguinte marquei a localização exata desta peça:
Algumas peças da versão 4WD são mais caras devido à diferença de motorização, suspensão e, especialmente, da tração.
Possuo as duas versões. Estou aqui com a NF da última revisão de ambas. Para o 1.6, o filtro de óleo custou R$ 9,66. Para o 2.0, custou R$ 40,00. Tive que trocar um dos suportes do motor do 2.0 - Só a peça custou R$ 429,00. Não sei o preço exato do equivalente no motor 1.6, mas o mecânico da Ford informou que seria em torno de R$ 160,00.
Já o preço de outras peças é o mesmo (óleo de motor, buchas, kits de revisão, pastilhas de freio, lâmpadas, lanternas, faróis, etc.).
Gastei nos últimos 12 meses
R$ 3.487,12 com manutenção do 4WD. Isso porque não vou trocar uma peça que custa R$ 4.000,00 (todo o eixo central), devido a um desgaste na borracha do mancal central.
Com o 1.6, gastei exatos
R$ 800,00 (uma única revisão). Detalhe: no último ano rodei 4.800 km com este carro e 18.500 km com o 4WD.
O eco 4WD não é um carro para se comparar a outros 4X4, especialmente no quesito altura. Há um problema de projeto neste carro: o escapamento é colocado por baixo da tração, reduzindo a altura em 7 cm em relação aos outros modelos do ECO.
Resumindo: tenho uma 4WD que reconheço como superior, mas é a primeira na lista de troca, pelas inúmeras despesas que pode originar. Não vou me alongar e falar do desgaste prematuro dos pneus, da manutenção cara do motor 2.0 - basta dizer que é muito difícil vender um 4WD usado... Especialmente nas versões anteriores a 2008. Sem contar que a versão 2008 é muito mais bonita...
Meu conselho: pesquise mais e compare várias ofertas. Com o lançamento da nova versão, há centenas de opções no mercado de usados. Sempre comprei carros usados e procurava até achar o melhor custo-benefício. Procure pelos que tenham manual, de preferência com revisões na autorizada.