Olá, ja tive muitos carros mesmo, e em 3 tentei colcar lampadas super brancas, no primeiro uma chinesa, deus me livre, dentro da cidade nem pareciam acesas, na estrada, minha nossa que perigo(essas sim deveriam ser proibidas) na sugunda tentativa era um um fox 2010, comprei um par de Alper Crystal Blue Extreme, olhe posso dizer que foi quase a mesma coisa das chinesas, tirei fora e coloquei novamente as minhas amarelas.. por ultimo chega a vez de um Renaul Scenic 2007, Lampadas Diamond Vision Philips, 143,00 reais jogados fora, um pouco melhor que a segunda, mas digo que ainda perde para a amarela disparado e existe explicação para isso, o xenon só ilumina na cor que tem por ser infinitamente mais forte, pois a cor amarela cientificamente tende a iluminar muito mais, por isso a troca das lampadas das cidade por cor ambar, coloque um oculos com lentes amarelas a noite e sinta a diferença e volto a afirmar que tem explicação para isso, podem comparar a luz azul das lampadas as de uma fogão a gás e as amarelas a uma vela ou ao proprio sol que é amarelo.
“Vemos a luz azul do fogão somente quando olhamos diretamente para a chama, pois ela se espalha pelo ar com mais facilidade. A luz amarela dispersa menos e pode chegar facilmente às paredes, de onde é refletida para os nossos olhos”, diz Wagner Figueiredo, físico da Universidade Federal de Santa Catarin
Tiramos dai que as lampadas azuladas tem o mesmo principo das chamas do fogão, afinal o nosso camarada fisico explica o por que das diferenças baseado em cores e não em potencia, até por que o fogão tem muito mais potencia que uma chama de vela, é só colocar 2 panelas,] uma em cima de cada um e ve qual que ferve 1 litro de agua primeiro.
Segue o texto completo a baixo.
Por que a chama do fogão ilumina menos que a da vela?
A resposta está na cor de cada chama: por ser amarelo, o fogo da vela ilumina mais que o do fogão a gás, que emite principalmente luz azul.
Isso porque o olho humano está adaptado a enxergar melhor durante o dia.
Assim, desenvolveu maior sensibilidade às luzes com cores mais abundantes no espectro solar. “Como o Sol emite muita luz na faixa do amarelo e do verde, os nossos olhos também são mais sensíveis a estas cores”, afirma Cláudio Furukawa, professor de física da USP.
Outro fator para enxergarmos pouco a chama do fogão é que a luz azul se dispersa com facilidade pelo ar, enquanto a amarela permanece concentrada por mais tempo. “Vemos a luz azul do fogão somente quando olhamos diretamente para a chama, pois ela se espalha pelo ar com mais facilidade. A luz amarela dispersa menos e pode chegar facilmente às paredes, de onde é refletida para os nossos olhos”, diz Wagner Figueiredo, físico da Universidade Federal de Santa Catarin
MAs lembrando que no auxiliar vale muita coisa, afinal em uma estrada ele só faz diferença na neblina, e na neblina andamos bem devagar mesmo, então pode ir de chinesa, só pra bonito.
Texto retirado da Revista Super Interessante.