Postado Seg Set 24, 2012 10:17 am
Olá a todos. Gostaria de colocar o filtro esportivo no EcoSport, fui ao meu mecânico de confiança para tirar dúvidas com ele, se vale a pena, custo X benefício, essas coisas. Em um primeiro momento, ele disse pra eu tomar MUITO cuidado com isso que dependendo do carro pode até piorar o rendimento dele, devido a vários termos técnicos que não me recordo agora. Ele me explicou como funciona a caixa do filtro de ar, que basicamente, tem 3 "peças" (ou mangueiras) mais importantes:
1 - A mangueira do filtro de ar.
2- Respiro (suspiro) do óleo
3- E uma espécie de bomba para captar o ar externo e levar diretamente para o filtro de ar.
E obviamente a caixa onde se encontra o filtro (que descobri que o termo correto para essa "categoria" de filtro é in-box, pois ele fica dentro da caixa do filtro). Sobre a mangueira do filtro de ar,ele disse que tem que tomar cuidado com espaço e com temperatura, comentei com ele sobre um outro tópico sobre filtro de ar em que uma pessoa colocou o filtro muito baixo,próximo do chão, havendo risco de entrar água pelo filtro. Ele não recomendou isso dizendo que pode trazer vários problemas pro motor e pro próprio filtro.
Sobre o Respiro do óleo, ele disse que a mangueira não pode ficar solta, com a possibilidade de entrar sujeira por ela e que pode trazer graves problemas.
Sobre a bomba de ar, ele disse que não há problema algum em ficar solta, pois (pelo que me lembro da explicação) ela funciona como um meio de captar o ar frio do meio externo.
Com essas informações,resolvi pesquisar na internet sobre filtros de ar esportivo que atendam o que o meu mecânico explicou. Encontrei primeiramente o modelo tradicional cônico, na faixa de preço de 50 a 100 reais. Alguns modelos sem o filtro do respiro do óleo e outros já incluso. Também encontrei os modelos in box da K&N, com uma faixa de preço bastante alta, mas com outro problema, não encontrei modelo que sirva no EcoSport. Depois de pesquisar bastante vi que uma pessoa comprou o filtro in-box K&N de um jetta,cortou a parte de borracha da beirada e conseguiu colocar em um Ford KA.
Hoje resolvi voltar ao meu mecânico e lhe contar sobre as minhas pesquisas. O pai dele, que também é mecânico, é quem estava lá, ele me disse que o filho dele havia lhe contado sobre o meu caso, e me deu uma notícia que não gostei nadinha. Ele definitivamente não recomendou que eu colocasse esse filtro, pois o meu carro é mais antigo e com uma quilometragem muito alta (87mil km), dizendo que o motor do carro poderia não aguentar a nova compressão de ar e tal. Ele recomendou eu ir em uma retífica para verificar essa compressão e ver se com a adição do filtro me traria mais prejuízo do que benefício.
Gostaria de saber a opinião de vocês. Com tudo isso em jogo,coloco ou não o filtro de ar?
Obrigado a todos.
1 - A mangueira do filtro de ar.
2- Respiro (suspiro) do óleo
3- E uma espécie de bomba para captar o ar externo e levar diretamente para o filtro de ar.
E obviamente a caixa onde se encontra o filtro (que descobri que o termo correto para essa "categoria" de filtro é in-box, pois ele fica dentro da caixa do filtro). Sobre a mangueira do filtro de ar,ele disse que tem que tomar cuidado com espaço e com temperatura, comentei com ele sobre um outro tópico sobre filtro de ar em que uma pessoa colocou o filtro muito baixo,próximo do chão, havendo risco de entrar água pelo filtro. Ele não recomendou isso dizendo que pode trazer vários problemas pro motor e pro próprio filtro.
Sobre o Respiro do óleo, ele disse que a mangueira não pode ficar solta, com a possibilidade de entrar sujeira por ela e que pode trazer graves problemas.
Sobre a bomba de ar, ele disse que não há problema algum em ficar solta, pois (pelo que me lembro da explicação) ela funciona como um meio de captar o ar frio do meio externo.
Com essas informações,resolvi pesquisar na internet sobre filtros de ar esportivo que atendam o que o meu mecânico explicou. Encontrei primeiramente o modelo tradicional cônico, na faixa de preço de 50 a 100 reais. Alguns modelos sem o filtro do respiro do óleo e outros já incluso. Também encontrei os modelos in box da K&N, com uma faixa de preço bastante alta, mas com outro problema, não encontrei modelo que sirva no EcoSport. Depois de pesquisar bastante vi que uma pessoa comprou o filtro in-box K&N de um jetta,cortou a parte de borracha da beirada e conseguiu colocar em um Ford KA.
Hoje resolvi voltar ao meu mecânico e lhe contar sobre as minhas pesquisas. O pai dele, que também é mecânico, é quem estava lá, ele me disse que o filho dele havia lhe contado sobre o meu caso, e me deu uma notícia que não gostei nadinha. Ele definitivamente não recomendou que eu colocasse esse filtro, pois o meu carro é mais antigo e com uma quilometragem muito alta (87mil km), dizendo que o motor do carro poderia não aguentar a nova compressão de ar e tal. Ele recomendou eu ir em uma retífica para verificar essa compressão e ver se com a adição do filtro me traria mais prejuízo do que benefício.
Gostaria de saber a opinião de vocês. Com tudo isso em jogo,coloco ou não o filtro de ar?
Obrigado a todos.