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Filtro esportivo e EcoSport "antiga"

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#1
 SamuelMorais

SamuelMorais
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Olá a todos. Gostaria de colocar o filtro esportivo no EcoSport, fui ao meu mecânico de confiança para tirar dúvidas com ele, se vale a pena, custo X benefício, essas coisas. Em um primeiro momento, ele disse pra eu tomar MUITO cuidado com isso que dependendo do carro pode até piorar o rendimento dele, devido a vários termos técnicos que não me recordo agora. Ele me explicou como funciona a caixa do filtro de ar, que basicamente, tem 3 "peças" (ou mangueiras) mais importantes:
1 - A mangueira do filtro de ar.
2- Respiro (suspiro) do óleo
3- E uma espécie de bomba para captar o ar externo e levar diretamente para o filtro de ar.

E obviamente a caixa onde se encontra o filtro (que descobri que o termo correto para essa "categoria" de filtro é in-box, pois ele fica dentro da caixa do filtro). Sobre a mangueira do filtro de ar,ele disse que tem que tomar cuidado com espaço e com temperatura, comentei com ele sobre um outro tópico sobre filtro de ar em que uma pessoa colocou o filtro muito baixo,próximo do chão, havendo risco de entrar água pelo filtro. Ele não recomendou isso dizendo que pode trazer vários problemas pro motor e pro próprio filtro.

Sobre o Respiro do óleo, ele disse que a mangueira não pode ficar solta, com a possibilidade de entrar sujeira por ela e que pode trazer graves problemas.

Sobre a bomba de ar, ele disse que não há problema algum em ficar solta, pois (pelo que me lembro da explicação) ela funciona como um meio de captar o ar frio do meio externo.

Com essas informações,resolvi pesquisar na internet sobre filtros de ar esportivo que atendam o que o meu mecânico explicou. Encontrei primeiramente o modelo tradicional cônico, na faixa de preço de 50 a 100 reais. Alguns modelos sem o filtro do respiro do óleo e outros já incluso. Também encontrei os modelos in box da K&N, com uma faixa de preço bastante alta, mas com outro problema, não encontrei modelo que sirva no EcoSport. Depois de pesquisar bastante vi que uma pessoa comprou o filtro in-box K&N de um jetta,cortou a parte de borracha da beirada e conseguiu colocar em um Ford KA.

Hoje resolvi voltar ao meu mecânico e lhe contar sobre as minhas pesquisas. O pai dele, que também é mecânico, é quem estava lá, ele me disse que o filho dele havia lhe contado sobre o meu caso, e me deu uma notícia que não gostei nadinha. Ele definitivamente não recomendou que eu colocasse esse filtro, pois o meu carro é mais antigo e com uma quilometragem muito alta (87mil km), dizendo que o motor do carro poderia não aguentar a nova compressão de ar e tal. Ele recomendou eu ir em uma retífica para verificar essa compressão e ver se com a adição do filtro me traria mais prejuízo do que benefício.

Gostaria de saber a opinião de vocês. Com tudo isso em jogo,coloco ou não o filtro de ar?
Obrigado a todos.

#2
 renan.rj21

renan.rj21
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87 mil e seu carro eh muito rodado? Seu carro eh novo amigo !

pelo visto seu mecanico nao conhece nada de preparacao ... Procure pelo filtro IN BOX da INFLOW ... custa uns 90 reais .... pra eco, nao tem melhor .... Compre a mangueira de captacao de ar da eco 1.6 2007 que pega o ar frio la da frente do capu direto para a caixa .... voce notara uma diferenca bem grande em torque ....

#3
 SamuelMorais

SamuelMorais
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Graaaande renan. Obrigado pela resposta, meu mecânico é um senhor de mais idade, tem bastante experiência, hoje mesmo ele me disse sobre essa questão do carro ser mais rodado e tal. Ele já cuida do "meu branquinho" tem quase um ano. Mas concordo com você que ele deve saber pouco de preparação. Estou seriamente pensando em não seguir os conselhos dele e colocar o filtro por minha conta e risco. Entrei em um site que vende o filtro que você me indicou e encontrei pelo preço de R$87,00. Acabando esse mês eu vou encomendar uma unidade desse filtro. Caso eu note algum problema, ou perda de desempenho, eu posto aqui o meu "feedback'.



EDIT: Como fica o ronco com o filtro inflow? Fica como o original ou deixa esportivo também?

#4
 renan.rj21

renan.rj21
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Amigao ... Pode usar sem medo ... eu uso a muitos anos e recomendo ! ... Eu uso pq como pego muita entrada, qualquer torque a mais eh bem vindo ... nisso o filtro ajuda muito ... motor fica mais elastico! E o melhor, como pego muita estrada de chao, posso a cada viagem lavar o filtro e deixar ele NOVO ....

#5
 SamuelMorais

SamuelMorais
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O cara neste vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=QjviQZusp-Y Diz que o ronco NÃO ficou esportivo. Você confirma isso? Abraços.

#6
 arkanoid

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Membro Jr
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renan.rj21 escreveu:Amigao ... Pode usar sem medo ... eu uso a muitos anos e recomendo ! ... Eu uso pq como pego muita entrada, qualquer torque a mais eh bem vindo ... nisso o filtro ajuda muito ... motor fica mais elastico! E o melhor, como pego muita estrada de chao, posso a cada viagem lavar o filtro e deixar ele NOVO ....
Brother e essa mangueira vc coloca aonde? tem como colocar uma foto aí pra gente?

Samuel vc colocou e ficou maneiro?

vlwwwwww


Léo

#7
 Luis.Fernandes

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Iniciante
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E ae cara ... Colocou o filtro ???

Tava pensando em colocar na minha tambem ... So que queria um feedback de alguem que já usou e sentiu a diferença.

#8
 diegojf

diegojf
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Também estou pensando em colocar um filtro de ar esportivo K&N NA MINHA ECO 2.016v, porém ela está com 130 mil km, e pelo menos 1 vez por semana eu pego estrada de chão. O que vocês acham?Question 

#9
 arkanoid

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Membro Jr
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Diego a km não tem nada q impeça. .. e como o renan falou, lavou está novo. Então melhor pra vc. ... Abraços.

#10
 lennygher.luiz

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Iniciante
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renan.rj21 escreveu:

87 mil e seu carro eh muito rodado? Seu carro eh novo amigo !

pelo visto seu mecanico nao conhece nada de preparacao ... Procure pelo filtro IN BOX da INFLOW ... custa uns 90 reais .... pra eco, nao tem melhor .... Compre a mangueira de captacao de ar da eco 1.6 2007 que pega o ar frio la da frente do capu direto para a caixa .... voce notara uma diferenca bem grande em torque ....


amigao eu achei o filtro mas a mangueira de ar fiquei em duvida tem algum link ou foto??? pode ser do mercado livre tem nada n
vlw eu to usando um filtrim mais sem vergonha  Shocked  vo trocalo

#11
 JacEmi

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Iniciante
Pessoal, realmente não existe o filtro da K&N pra minha Eco 1.6 2005, caso alguém tenha alguma opção da K&N alternativa informar, tô pensando em testar o do Jetta, quanto a tomada de ar da 2007 alguém pode por foto por favor.

Abraços a todos.

#12
 Raul Maia

Raul Maia
Membro Jr
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Ola Amigo,

Tenho filtro esportivo no meu carro. O carro fica mais potente mais em compensação bebe mais .
Eu estou fazendo o inverso do que vc esta fazendo. Estou procurando o filtro original da 2.0 XLT/ 2005 para colocar no lugar do esportivo.
Se vc for mesmo trocar , se for vender o original manda pra ca que eu compro.
O seu filtro é um cilindrico ??

#13
 r dias

r dias
Membro
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Filtro esportivo e estrada de chão não combinam! Não existe milagre, pra passar mais ar tem que ter poros maiores. Então passa mais sujeira tb. Pra uso urbano não tem problema algum e melhora um pouco.
Falando nisso, estou pensando em colocar GNV na minha eco 2.0 2012 e acho que o filtro esportivo ajudaria nessa missão, pois o gás sempre trabalha meio "afogado".... o que acham?

#14
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