Postado Dom Ago 26, 2012 2:36 pm
Caros amigos. Vamos ver se vocês me entendem.
Para começar, comecei a tentar entender o funcionamento do compressor da minha Eco.
Se o funcionamento de todos os condicionadores de ar das Ecos são iguais, isso quer dizer, que o compressor do ar condicionado não desliga nunca, simplesmente quando regulamos a temperatura do ar na chave, ele faz um equilíbrio colocando ar quente para dentro do carro.
Cheguei a essa conclusão, porque pesquisando na internet descobri que não se deve acionar o ar condicionado com o motor em alto giro, porque pode dar um tranco muito forte no compressor e acarretar problemas no funcionamento dele. ( por exemplo, se você está viajando, o motor está em alto giro ). A recomendação que li, diz que praticamente deve-se quase parar o veiculo para de pois acionar o ar condicionado.
Porém, descobri aqui no fórum mesmo, que o compressor do ar condicionado desliga quando aceleramos para fazer uma ultrapassagem, para que o motor não tenha perda de força em uma hora tão necessária.
Mas então qual é a verdade?
Será que o compressor que a FORD usa pode ser ligado e desligado a qualquer momento? (mesmo em alto giro do motor)
Se pode ser ligado e desligado a qualquer momento, porque então o compressor fica sempre ligado e não funciona como os condicionadores de casa, que o compressor liga e desliga conforme chega na temperatura escolhida?
Ao que me parece, olhando as fotos da peça que regula a temperatura (onde vai o botão), aquela peça simplesmente regula a abertura de ar quente. Não vi nenhum sensor de temperatura que ligue ou desligue o compressor. Percebe-se isso quando colocamos a chave exatamente entre o frio e o quente, vocês perceberão que na saída de ar do centro do painel sai ar quente, enquanto que na saída de ar lateral próximo a regulagem dos retrovisores sai ar gelado. Isso quer dizer que o compressor está ligado e o ar quente também. O correto seria que quando o ar condicionado estivesse ligado a chave deveria funcionar só no frio do inicio ao fim da regulagem. Ou pelo menos quando iniciasse a entrar ar quente, que desligasse o compressor. Porque é um contra-senso, se esta entrando ar quente é porque não precisamos mais do compressor, então ele deveria se desligar.
Espero que os colegas tenham me entendido.
A duvida é:
pode-se ligar o ar condicionado com o motor em alto giro?
O compressor da Eco desliga conforme a temperatura que você coloca, ou simplesmente o sistema coloca ar quente para dentro para contrabalancear e chegar na temperatura desejada?
A Eco de vocês também coloca ar quente com o ar condicionado ligado? (ar quente e frio ao mesmo tempo)
Um grande abraço nos amigos.
Para começar, comecei a tentar entender o funcionamento do compressor da minha Eco.
Se o funcionamento de todos os condicionadores de ar das Ecos são iguais, isso quer dizer, que o compressor do ar condicionado não desliga nunca, simplesmente quando regulamos a temperatura do ar na chave, ele faz um equilíbrio colocando ar quente para dentro do carro.
Cheguei a essa conclusão, porque pesquisando na internet descobri que não se deve acionar o ar condicionado com o motor em alto giro, porque pode dar um tranco muito forte no compressor e acarretar problemas no funcionamento dele. ( por exemplo, se você está viajando, o motor está em alto giro ). A recomendação que li, diz que praticamente deve-se quase parar o veiculo para de pois acionar o ar condicionado.
Porém, descobri aqui no fórum mesmo, que o compressor do ar condicionado desliga quando aceleramos para fazer uma ultrapassagem, para que o motor não tenha perda de força em uma hora tão necessária.
Mas então qual é a verdade?
Será que o compressor que a FORD usa pode ser ligado e desligado a qualquer momento? (mesmo em alto giro do motor)
Se pode ser ligado e desligado a qualquer momento, porque então o compressor fica sempre ligado e não funciona como os condicionadores de casa, que o compressor liga e desliga conforme chega na temperatura escolhida?
Ao que me parece, olhando as fotos da peça que regula a temperatura (onde vai o botão), aquela peça simplesmente regula a abertura de ar quente. Não vi nenhum sensor de temperatura que ligue ou desligue o compressor. Percebe-se isso quando colocamos a chave exatamente entre o frio e o quente, vocês perceberão que na saída de ar do centro do painel sai ar quente, enquanto que na saída de ar lateral próximo a regulagem dos retrovisores sai ar gelado. Isso quer dizer que o compressor está ligado e o ar quente também. O correto seria que quando o ar condicionado estivesse ligado a chave deveria funcionar só no frio do inicio ao fim da regulagem. Ou pelo menos quando iniciasse a entrar ar quente, que desligasse o compressor. Porque é um contra-senso, se esta entrando ar quente é porque não precisamos mais do compressor, então ele deveria se desligar.
Espero que os colegas tenham me entendido.
A duvida é:
pode-se ligar o ar condicionado com o motor em alto giro?
O compressor da Eco desliga conforme a temperatura que você coloca, ou simplesmente o sistema coloca ar quente para dentro para contrabalancear e chegar na temperatura desejada?
A Eco de vocês também coloca ar quente com o ar condicionado ligado? (ar quente e frio ao mesmo tempo)
Um grande abraço nos amigos.