Olá, IsaacAnderson.
Primeiramente, parabéns pela sua aquisição. As condições de dirigibilidade afetam muito o consumo. Antigamente, eu tinha um "diário de bordo" (era assim mesmo que eu chamava) em cada carro, onde registrava tudo relacionado aos mesmos: alinhamentos, manutenções, troca de pneus e, claro, consumo. Anotava TODOS os abastecimentos. Fiz isso ao longo de anos... Sempre fui muito preocupado com este aspecto.
O fato é que algumas pessoas exageram quando falam do consumo de seus carros (uns para mais, outros para menos). A melhor maneira de checar é a velha anotação na bomba: encha o tanque, anote a km, rode e encha de novo. Divida os valores e terá o consumo médio. Compare com o computador de bordo (se disponível) e verá que haverá algumas diferenças.
Já cheguei a fazer 13,5 km/l (gasolina) na estrada e 10,3 km/litro na cidade (Eco 1.6 - monocombustível).
Entretanto, para trechos curtos e/ou com muito trânsito, esta média cai para 7 km/litro (cidade) e 10 km/litro (estrada).
Com carros flex, o consumo aumenta sensivelmente. mesmo em condições ótimas de estrada; só consigo 12,5 km/l na estrada e na cidade 9 km/l (sempre com gasolina).
Também possuo um ECO 2.0 16V; talvez, por morar em região montanhosa, meu consumo é melhor com este veículo. Uma diferença que noto, independente disto, é que no 1.6 tenho que "pisar" mais fundo para sair do lugar. Com o 2.0, se fizer isso saio cantando pneus...
Em relação às travas, elas devem funcionar quando o carro ultrapassa os 15 km/h... Isto ocorre em todos os carros da FORD, mesmo nas versões mais básicas. Entre 2007 e 2011 a FORD realizou vários recalls para corrigir problemas nas travas. veja em uma concessionária se este não é o caso de seu veículo...
Boa sorte!