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Remover tampa da caixa do filtro de ar - Duratec

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#1
 leonparreira

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Iniciante
Iniciante
Olá galera, preciso de ajuda para retirar a proteção/capa da caixa do filtro de ar do motor Duratec em uma Eco 2009.

Segue foto:

Remover tampa da caixa do filtro de ar - Duratec Duratececo09filtroar

Consegui remover os parafusos que estão indicados por setas. O parafuso circulado de vermelho (fica na frente) foi o mais fdp de tirar, tive que usar um extensor pois não há ferramenta que entre ali, tem o cabo do acelerador mais uns 3 ou 4 fios na frente dele. O ponto de interrogação, ao lado do tubo de admissão de ar, consegui ver um parafuso ali (parece ser philips) mas é impossível encaixar uma chave ali.
Ele fica escondido (arghhh) atrás do tubo de admissão:

Remover tampa da caixa do filtro de ar - Duratec Foto0059d

Se tiver que tirar este tubo desisto da coisa.
Não deveria ter esse trabalho todo para fazer uma simples troca do filtro de ar, que segundo o manual deve ser realizado a cada 12 meses/20.000km, "ou mais frequente se utilizado em condições de poeira". A não ser que a Ford espere que o cliente leve na autorizada onde eles têm alguma ferramenta específica, e possam faturar o serviço como 3 horas de mão de obra de serviços especiais... Twisted Evil

Se alguém já passou por isso ou puder dar uma idéia do que tenho que fazer, agradeço muito. Amanhã (domingo) brigarei de novo com isto. Se conseguir retirar esta tampa, vou bolar alguma maneira de remontar para não precisar passar por todo esse sufoco toda vez que for trocar um mísero filtro de ar.

É isso galera, abraços!

#2
 kingleer

kingleer
Membro Gold
Membro Gold
Não sei como é na 2009, mas a 2008 tem dois parafusos prisioneiros na parte de trás, um de cada lado, que prendem o suporte por duas borrachas. Tem que soltar o parafuso do tubo de admissão de ar (na parte de baixo - não onde tu colocou o ponto de interrogação) e o suporte dessas borrachas para desencaixar o resto da tampa. É para o tubo sair junto. Tem também um módulo eletrônico que fica preso do lado direito (se entendi bem na foto, a tua fica no esquerdo) e é só desencaixar. Fica fácil depois que tu descobre como é feito. ehehe

#3
 leonparreira

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Iniciante
Iniciante
Valeu!
Vou dar uma olhada.

#4
 leonparreira

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Iniciante
Iniciante
Consegui.
Vou deixar registrado aqui para quem animar fazer o trampo em casa. Não sei se vale para outros anos e modelos, a minha é 2009, motor Duratec, manual.

O importante é ter em mente que aquela peça preta, parecida com uma "nave" flutuando sobre o motor, vai sair inteira na sua mão. Isto mesmo, ela sai inteira hehehe. Perdi muito tempo caçando um jeito de tirar só a tampa, mas isso só é possível depois de tirar ela fora.
Antes de tentar sacar ela fora, afrouxe uma das braçadeiras do tubo de admissão. Veja que tem uma mangueira plástica que liga no tubo de admissão, e conecta na parte de trás. Desconecte ela também. O tubo de admissão é de borracha, e na hora que você puxa a caixa fora é perigoso rasgar ou dobrar alguma parte, principalmente se ela já tiver alguns anos e começando a ressecar.

A caixa é presa em 3 pontos: um parafuso de medida 8 mm, circulado na foto do primeiro post, que fica na parte frontal, e 2 "colunas" na parte traseira, apoiada por borrachas. A chave que usei para ter acesso ali:

Remover tampa da caixa do filtro de ar - Duratec 4405gg

Após tirar o parafuso frontal, faça força para desencaixar a caixa dos suportes que estão na parte traseira do cofre. Ela vai sair de uma vez, por isso tem que afrouxar a braçadeira do tubo de admissão, e desconectar a mangueira que encaixa lá atrás. Agora vc pode tirar ela fora e ver os 6 parafusos que protegem o filtro de ar. Na hora de apertar tem uma ordem certa e um torque de aperto (4Nm), o que eu imagino que não deve ser muito (não precisa juntar o gado em cima do parafuso).

Na próxima troca tiro fotos dela fora. A galera pode falar se é semelhante em outros modelos e anos, para ajudar os demais.

Abraços

#5
 kingleer

kingleer
Membro Gold
Membro Gold
Então é quase igual à anterior, com a exceção que de não tem esse parafuso. Só precisa soltar a braçadeira (eu tava esquecendo o nome disso - foi o que eu quis dizer com o parafuso do tubo), tirar o conector e puxar pela parte de trás, tirando das borrachas das colunas (parafusos prisioneiros). De resto é só encaixado na parte de baixo, além da mangueira encaixada na parte traseira.

#6
 mptrindade

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Iniciante
Iniciante
Galera, preciso de uma ajuda de todos... essa parte da mangueira que vai no duto da admissão ela tem uma parte sobressalente em formato de cabo de guarda-chuva ou gancho que vira pra tras certo, o problema no meu caso é que essa parte quebrou e sem essa parte o carro não segura o ponto morto pois o fluxo de ar é maior que o de combustível e o carro morre... eu consegui achar a peça que quebrou e fiz uma gambiarra para ela ficar lá... prendi com arame e passei fita isolante em volta para “vedar” a entrada de ar mais que o necessário. Minha pergunta é: segura que consigo encontrar somente essa parte para a venda até chegar no sensor? Pois nas lojas onde fui, o pessoal so quer vender o conjunto da tampa do filtro de ar completo e isso é mais de 600 reais..

Será que alguem poderia me dar uma luz?

Valeu!!!

#7
 leonparreira

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Iniciante
Iniciante
Tem como postar fotos da peça que quebrou amigo? Não entendi qual é...

Desmontando a peça fora do carro você pode fazer um corre nas lojas da sua cidade, as vezes esses vendedores de balcão não entendem o que o cliente está querendo. Ou ainda você pode procurar um código impresso na peça, e jogar no google.

#8
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Tentei, mas não consegui achar os tais parafusos

Remover tampa da caixa do filtro de ar - Duratec Sy8dfs

Se alguém puder desenhar talvez eu entenda
Umas fotos dos tais parafusos também seriam bem vindas

#9
 kingleer

kingleer
Membro Gold
Membro Gold
Zanetti, barbada. Olha na imagem (clica em spoiler pra ver) e segue as instruções:

1) Soltar o sensor de ar com cuidado - tem uma travinha na parte de baixo;
2) Desparafusar o duto da borboleta;
3) Puxar gentilmente a parte frontal para cima. Vai soltar a tampa do filtro de ar do primeiro parafuso prisioneiro, que prende a tampa com uma borracha;
4 e 5) Puxar os dois lados ao mesmo tempo gentilmente para soltar os parafusos prisioneiros;
6) Desprender a mangueira da tampa do filtro de ar que fica na parte de baixo.

Spoiler:

#10
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Obrigado Kingleer, consegui tirar, mas só não é mais complicado porque os engenheiros da Ford não tiveram tempo pra botar mais dificuldade, seis parafusos pra tirar o compartimento do filtro, onde estão as velhas presilhas de pressão
Pra quem nunca viu, a foto abaixo mostra a parte de baixo da linda capa do motor onde fica o filtro

Clique em Spoiler pra ver
Spoiler:

#11
 kingleer

kingleer
Membro Gold
Membro Gold
Zanetti... tem que ter MUITO cuidado pra recolocar porque é bem fácil de quebrar no encaixe dos parafusos. Na minha, um dos parafusos prisioneiros de trás comeu a rosca e ficou meio solto, tive que mandar fazer um novo. Depois, na css Ford, quebraram um encaixe... o melhor quando for montar novamente, se a borrachinha ficou no parafuso, é tirar ela, montar na tampa do filtro e depois encaixar no parafuso.
Eu também já tirei aquela parte só de burrice rs é o retorno do fluxo de ar, não tem nada dentro. E é um saco ter que tirar todos os parafusos pra trocar o filtro (são 8, certo)? Muita complicação...

#12
 demmar

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Iniciante
Iniciante
Estou com problemas com as borrachas de fixação da caixa do filtro de ar da Eco 2008 2.0 duratec automatica, não se acha para comprar e as minhas estão gastas, quando passo em buracos a caixa do filtro de ar se solta e a mangueira que entra no motor escapa e o motor apaga. São tres borrachas (coxim) que prende duas na parte de tras da caixa nos prisioneiros de aluminio e uma na parte da frente em um prisioneiro tbem.

#13
 SIMIONI

SIMIONI
Membro Pleno
Membro Pleno
Vai me ajudar bastante, essa nave espacial em cima do motor é muito estranha mesmo, hahaha.

Zanetti, que motor mais lindo hein? Você fez a limpeza sozinho? Eu fiz uma limpeza mas não ficou assim, é até por isso que eu queria tirar essa caixa... Me dá umas dicas de limpeza aí, hehehe.

Abraços

#14
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Simioni, quando vi a mensagem do Demmar , lembrei que você colocou umas presilhas de plástico (enforca gato) para prender a caixa do filtro de ar, não é mesmo?

Só que eu não lembro em qual postagem. Poderia indicar? De repente o colega Demmar resolve o problema dele com esta adaptação.

Abs

#15
 SIMIONI

SIMIONI
Membro Pleno
Membro Pleno
Josimar Medeiros escreveu:Simioni, quando vi a mensagem do Demmar , lembrei que você colocou umas presilhas de plástico (enforca gato) para prender a caixa do filtro de ar, não é mesmo?

Só que eu não lembro em qual postagem. Poderia indicar? De repente o colega Demmar resolve o problema dele com esta adaptação.

Abs
Bom dia Josimar!

Não tinha visto o problema do nosso colega Demmar. Eu resolvi o problema sim e pelo que vi nas fotos tiradas pelo Zanetti o problema da minha caixa do filtro é em um dos suportes da parte de trás. Tirei algumas fotos no outro tópico https://ecosportclub.forumeiros.com/t1467-vibracao-incomum

Eu acabei trocando a presilha por uma preta e mais comprida para ficar mais discreto, mas o resultado é o mesmo, sucesso!

Abraços e boa sorte!

#16
 SIMIONI

SIMIONI
Membro Pleno
Membro Pleno
Pessoal,

Depois de muito tempo tentando tirar aquela nave espacial que fica em cima do motor (caixa do filtro de ar), finalmente consegui. Segui as dicas e fotos do Kingleer e do Zanetti e foi baba, tirei tudo rapidinho...

Infelizmente acabei descobrindo que os três suportes de plástico estão quebrados, e não um só como eu imaginava. Enfim, fiz uma limpeza básica no motor e encaixei tudo da melhor maneira possível, finalizando com a abraçadeira que resolve o meu problema de vibração e barulho da caixa.

Remover tampa da caixa do filtro de ar - Duratec 921t

Fiz uma descoberta interessante, aquele tubo da tomada de ar é enorme, tem uma sobra razoável lá dentro. Acabei mudando a posição do tubo, para captar um ar mais frio. Eu já tinha feito uma adaptação com outro tubo, mas agora ficou melhor...

Remover tampa da caixa do filtro de ar - Duratec Ialr

Vista do lado de fora:

Remover tampa da caixa do filtro de ar - Duratec K3a4

Eu acho que a única solução para a minha caixa do filtro de ar é a substituição completa... Algum porco detonou ela inteira, além de quebrar todos os suportes de fixação o animal ainda riscou a parte "bonita" que tem o DURATEC 2.0 e etc. Se alguém tiver informações de preço eu agradeço, mas por hora vou deixar assim mesmo e um dia quem sabe não troco, uma pena viu.

Abraços!

#17
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Simioni, sobre a mudança citada abaixo tenho algumas considerações:

"Fiz uma descoberta interessante, aquele tubo da tomada de ar é enorme, tem uma sobra razoável lá dentro. Acabei mudando a posição do tubo, para captar um ar mais frio. Eu já tinha feito uma adaptação com outro tubo, mas agora ficou melhor..."

Se água for aspirada pelo tubo, pode causar um calço hidráulico e aí, tchau motor...

Este é um dos motivos pelos quais a entrada de ar é meio que "protegida" no compartimento do motor. Não sei se vi bem pelas fotos, mas a sua ficou direcionada para a grade. Posso estar exagerando, mas creio que aumenta muito a chance de entrar água pela grade e acabar sendo aspirada pelo sistema.

E como em SP chove muito...

De qualquer modo, não sou a pessoa mais indicada para falar disso. Meus conhecimentos na área da mecHânica são muito elementares... Seria interessante a opinião de alguém mais entendido...

 What a Face

#18
 SIMIONI

SIMIONI
Membro Pleno
Membro Pleno
Fala Josimar,

Eu pensei muito antes de fazer isso, até porque eu já estava usando uma outra mangueira exatamente no mesmo lugar! A diferença é que agora o tubo vai direto para a caixa, antes tinha uma emenda... Eu fiz isso no começo do ano, até agora tudo bem, mesmo pegando chuva. Sempre que pegava chuva ao chegar em casa eu dava uma olhada. Mas aceito sugestões, hehehe...

Abraços

#19
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Ah! Tá ok! É a famosa tomada de ar frio By Simioni, Very Happy 
 
Já tinha lido sobre sua adaptação mas não relacionei os fatos. De qualquer modo, acho perigoso. Claro que não seria o caso de pegar qualquer chuva, é mais para água lançada por outros carros a partir de uma poça, por exemplo. 

No motor 2.0 esta abertura de entrada de ar é maior e cerca de 10 cm mais alta do que no 1.6. Além da "boca" do tubo ser mais protegida.

Tenho muita preocupação com isso porque eventualmente passo por pequenos riachos e por muitas poças de água (lama mesmo...), mas claro que não deve ser o seu caso. Mas não podemos esquecer das enchentes, que vira e meche alagam as ruas...

Abs

#20
 SIMIONI

SIMIONI
Membro Pleno
Membro Pleno
A própria, hehehe.

Entendi! É, eu concordo que tem um certo perigo sim, mas o esquema é bem fácil de ser alterado se for preciso. Eu evito pegar chuvas fortes e fico esperto com os carros que estão na minha frente, mas sempre corro o risco de ter um problemão...

Eu só uso o carro na cidade mesmo, então tá beleza. A ideia foi justamente fazer algo que eu pudesse adaptar rapidamente para as condições do dia, fica bem fácil de mudar de posição se for necessário... Mas enfim Very Happy 

Abraços!

#21
 willians.santana.3

willians.santana.3
Membro Platinum
Membro Platinum
Sábado fui trocar o óleo e os filtros da eco.
Eu já havia percebido que a capa do motor vibrava um bocado (além de algo debaixo do carro, apesar dele estar intacto e ter peito de aço)
Depois do rapaz do posto ter levado a mesma surra que o pessoal daqui, a capa saiu.
Realmente o filtro de ar preso ali e ainda por parafusos, é tenso. Minha capa também está arranhada, provavelmente culpa de trocas anteriores já que é quase instintivo colocar a capa sobre o motor pra desaparafusar.

A surpresa negativa ficou por conta dos prisioneiros. Um está em ótimo estado (superior esquerdo na foto), mas a parte da tampa que se prende a ele está quebrada (ponto extremamente frágil). O frontal está ok, nada novo, mas ok.
O problema ficou pelo terceiro (superior direito) que chegou a cair assim que a tampa foi retirada. Ele está completamente solto e não parece que algum dia já encaixou ali. A rosca parece ok, mas não tem nada para segurar. A não ser que ela seja bem maior e tenha quebrado.
Ou existe uma bucha ou algo do tipo no bloco do motor onde ele se encaixa?

Não acredito que durepoxi vá aguentar a vibração e o calor. Estou pensando em fazer embuchamento com nylon, mas é um material complicado para se trabalhar em casa...

Ideias?

[]s

#22
 SIMIONI

SIMIONI
Membro Pleno
Membro Pleno
Estou na mesma situação... Deve ser uma fortuna uma caixa nova + essas buchas.

#23
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
O meu da esquerda também esta com a rosca espanada, estou pensando na próxima vez que mexer tirar e na parte do parafuso cortar e soldar um que seja um pouco mais grosso e que dê para abrir rosca no bloco

#24
 SIMIONI

SIMIONI
Membro Pleno
Membro Pleno
Pode ser uma solução mesmo Zanetti... Me aborrece muito esse assunto cara, detonaram legal a rosca!

#25
 Vinicius Maia

Vinicius Maia
Membro Pro
Membro Pro
SIMIONI escreveu:Pessoal,

Depois de muito tempo tentando tirar aquela nave espacial que fica em cima do motor (caixa do filtro de ar), finalmente consegui. Segui as dicas e fotos do Kingleer e do Zanetti e foi baba, tirei tudo rapidinho...

Infelizmente acabei descobrindo que os três suportes de plástico estão quebrados, e não um só como eu imaginava. Enfim, fiz uma limpeza básica no motor e encaixei tudo da melhor maneira possível, finalizando com a abraçadeira que resolve o meu problema de vibração e barulho da caixa.

Remover tampa da caixa do filtro de ar - Duratec 921t

Fiz uma descoberta interessante, aquele tubo da tomada de ar é enorme, tem uma sobra razoável lá dentro. Acabei mudando a posição do tubo, para captar um ar mais frio. Eu já tinha feito uma adaptação com outro tubo, mas agora ficou melhor...

Remover tampa da caixa do filtro de ar - Duratec Ialr

Vista do lado de fora:

Remover tampa da caixa do filtro de ar - Duratec K3a4

Eu acho que a única solução para a minha caixa do filtro de ar é a substituição completa... Algum porco detonou ela inteira, além de quebrar todos os suportes de fixação o animal ainda riscou a parte "bonita" que tem o DURATEC 2.0 e etc. Se alguém tiver informações de preço eu agradeço, mas por hora vou deixar assim mesmo e um dia quem sabe não troco, uma pena viu.

Abraços!
Simioni uma curiosidade: Essa caixa do filtro de ar não serve em uma eco duratec 2.0 2004? Achei ela bem legal,pois meu motor vem sem essa caixa e eu acho ele bem feio.Antes da eco meu pai tinha um corsa classic 2001 1.0 16v que vinha com uma capa prata no motor que eu achava maravilhosa.

#26
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