Postado Sáb Ago 04, 2012 11:51 pm
Olá galera, preciso de ajuda para retirar a proteção/capa da caixa do filtro de ar do motor Duratec em uma Eco 2009.
Segue foto:
Consegui remover os parafusos que estão indicados por setas. O parafuso circulado de vermelho (fica na frente) foi o mais fdp de tirar, tive que usar um extensor pois não há ferramenta que entre ali, tem o cabo do acelerador mais uns 3 ou 4 fios na frente dele. O ponto de interrogação, ao lado do tubo de admissão de ar, consegui ver um parafuso ali (parece ser philips) mas é impossível encaixar uma chave ali.
Ele fica escondido (arghhh) atrás do tubo de admissão:
Se tiver que tirar este tubo desisto da coisa.
Não deveria ter esse trabalho todo para fazer uma simples troca do filtro de ar, que segundo o manual deve ser realizado a cada 12 meses/20.000km, "ou mais frequente se utilizado em condições de poeira". A não ser que a Ford espere que o cliente leve na autorizada onde eles têm alguma ferramenta específica, e possam faturar o serviço como 3 horas de mão de obra de serviços especiais...
Se alguém já passou por isso ou puder dar uma idéia do que tenho que fazer, agradeço muito. Amanhã (domingo) brigarei de novo com isto. Se conseguir retirar esta tampa, vou bolar alguma maneira de remontar para não precisar passar por todo esse sufoco toda vez que for trocar um mísero filtro de ar.
É isso galera, abraços!
Segue foto:
Consegui remover os parafusos que estão indicados por setas. O parafuso circulado de vermelho (fica na frente) foi o mais fdp de tirar, tive que usar um extensor pois não há ferramenta que entre ali, tem o cabo do acelerador mais uns 3 ou 4 fios na frente dele. O ponto de interrogação, ao lado do tubo de admissão de ar, consegui ver um parafuso ali (parece ser philips) mas é impossível encaixar uma chave ali.
Ele fica escondido (arghhh) atrás do tubo de admissão:
Se tiver que tirar este tubo desisto da coisa.
Não deveria ter esse trabalho todo para fazer uma simples troca do filtro de ar, que segundo o manual deve ser realizado a cada 12 meses/20.000km, "ou mais frequente se utilizado em condições de poeira". A não ser que a Ford espere que o cliente leve na autorizada onde eles têm alguma ferramenta específica, e possam faturar o serviço como 3 horas de mão de obra de serviços especiais...
Se alguém já passou por isso ou puder dar uma idéia do que tenho que fazer, agradeço muito. Amanhã (domingo) brigarei de novo com isto. Se conseguir retirar esta tampa, vou bolar alguma maneira de remontar para não precisar passar por todo esse sufoco toda vez que for trocar um mísero filtro de ar.
É isso galera, abraços!