Postado Qui maio 31, 2012 10:52 pm
Pessoal, estou com uma dúvida em minha Eco. Como estou com meu tempo MUITO escasso para levá-la até a concessionária para ver se esse comportamento é normal, gostaria da opinião daqui de vocês antes de tomar alguma providência. Eu possuo uma Eco 4WD 2012 que já retornou à concessionária CINCO vezes por problemas no acabamento interno, fixação das portas, lanterna traseira solta etc. NUNCA por problemas no motor. Meu carro chega a ficar 3 dias inteiros parado. No quarto dia, costumo ligar o motor e deixá-lo funcionando até atingir a temperatura normal (metade da escala do ponteiro no painel). Faço isso para evitar o descarregamento da bateria e para que o óleo circule. Esses dias inventei de dar umas aceleradas bruscas (até uns 3000rpm mais ou menos, só para ver o comportamento do motor). Vou descrever o passo a passo do que ocorre em meu motor para vocês que têm mais experiência com a Eco possam entender:
1) Com o motor frio, é dada a partida. O carro permanecerá o tempo todo em ponto morto, com a tração NÃO acionada. O combustível é gasolina aditivada.
2) O motor atinge a temperatura normal de funcionamento (mais ou menos em 20min).
3) Dou uma cutucada meio brusca (piso e largo) no acelerador.
4) Antes do giro subir (motor acelerar), ouve-se um estalo no compartimento do motor. Isto só acontece na primeira cutucada.
5) O giro sobe até uns 3000rpm.
6) Quando o giro começa a cair, dou mais uma cutucada, mas dessa vez mais curta que a primeira.
7) No mesmo instante, o motor tenta retomar a aceleração, porém engasgando e estourando (não consigo avaliar se o estouro é no escapamento ou no compartimento do motor).
OBS: Repetindo as cutucadas, repetem-se os engasgos e estouros.
Pergunta 1: esta condição é normal na injeção eletrônica do motor Duratec 2.0 16V Flex?
Eu venho de um Sandero Stepway 2009 (1.6 16V Flex). Nele, eu fazia exatamente o que descrevi aí em cima, mas nada disto acontecia. O motor rodava suave, porém o tempo de resposta das cutucadas no acelerador era bem menor que o da Eco (na Eco parece que é instantâneo).
Andando com o carro na rua, estou achando que meu motor está meio fraco por ser 2.0. Ele só está um pouco mais forte que o do Sandero que eu tinha. Inclusive, ao arrancar com o carro em uma subida (quando o motor dá aquela "apanhada" leve), brevemente escuto um barulho de lata batendo, como se o escapamento estivesse rompido (isso já aconteceu comigo quando rompeu uma solda no escapamento do Sandero). A Eco está com 1800km rodados. E o consumo, DEPRIMENTE: 7 ~ 7,5km/l na cidade e na gasolina!!!
Pergunta 2: será que esta "fraqueza" que sinto é devido ao peso da Eco e à baixa quilometragem (motor não amaciado por completo)?
Agradeceria muito se alguém pudesse me tirar essas dúvidas. Senão, vou ter que cavar um tempo para levar esse carro na concessionária pela 6º vez!!!
Valew!!!
1) Com o motor frio, é dada a partida. O carro permanecerá o tempo todo em ponto morto, com a tração NÃO acionada. O combustível é gasolina aditivada.
2) O motor atinge a temperatura normal de funcionamento (mais ou menos em 20min).
3) Dou uma cutucada meio brusca (piso e largo) no acelerador.
4) Antes do giro subir (motor acelerar), ouve-se um estalo no compartimento do motor. Isto só acontece na primeira cutucada.
5) O giro sobe até uns 3000rpm.
6) Quando o giro começa a cair, dou mais uma cutucada, mas dessa vez mais curta que a primeira.
7) No mesmo instante, o motor tenta retomar a aceleração, porém engasgando e estourando (não consigo avaliar se o estouro é no escapamento ou no compartimento do motor).
OBS: Repetindo as cutucadas, repetem-se os engasgos e estouros.
Pergunta 1: esta condição é normal na injeção eletrônica do motor Duratec 2.0 16V Flex?
Eu venho de um Sandero Stepway 2009 (1.6 16V Flex). Nele, eu fazia exatamente o que descrevi aí em cima, mas nada disto acontecia. O motor rodava suave, porém o tempo de resposta das cutucadas no acelerador era bem menor que o da Eco (na Eco parece que é instantâneo).
Andando com o carro na rua, estou achando que meu motor está meio fraco por ser 2.0. Ele só está um pouco mais forte que o do Sandero que eu tinha. Inclusive, ao arrancar com o carro em uma subida (quando o motor dá aquela "apanhada" leve), brevemente escuto um barulho de lata batendo, como se o escapamento estivesse rompido (isso já aconteceu comigo quando rompeu uma solda no escapamento do Sandero). A Eco está com 1800km rodados. E o consumo, DEPRIMENTE: 7 ~ 7,5km/l na cidade e na gasolina!!!
Pergunta 2: será que esta "fraqueza" que sinto é devido ao peso da Eco e à baixa quilometragem (motor não amaciado por completo)?
Agradeceria muito se alguém pudesse me tirar essas dúvidas. Senão, vou ter que cavar um tempo para levar esse carro na concessionária pela 6º vez!!!
Valew!!!