EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Manual Proprietário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 Jonathan Medeiros

Jonathan Medeiros
Iniciante
Iniciante
Boa noite povo!!!
Estou trocando minha Ecosport por outra 2004 2.0 16v 4x4, mas preciso do manual do proprietário para saber como funciona o sistema de tração, pois vou usar bastante e não pretendo fazer nada errado.

Portanto, se alguem tiver para disponibilizar eu agradeço.

Ou ainda se alguém souber de algum usuário que tenha que possa explicar algumas dúvidas que eu tenho...por exemplo, sobre manutenção, se precisa trocar alguma peça frequentemente, ou como que aciona e desativa o sistema, qual a velocidade limite para estar engatado, pode acionar em movimento...???

Pretendo não fazer nada errado, então preciso saber bem certo como funciona, pois nas oficinas não explicam pois ninguém tem certeza...

MAs já levei ela para fazer uma inspeção em uma oficina especializada em veículo à diesel e os mecânicos disseram que está tudo ótimo com o sistema.

Um abraço!!

#2
 paoliva

paoliva
Membro
Membro
Boa tarde, Jonathan: tenho um manual do proprietário, bem conservado, único dono, modelo 2006, 4x4. Estou vendendo por R$30mil. Acompanha um veículo em ótimo estado, do mesmo ano e modelo(do manual). Se interessar, manda um PIX que eu mando o carro ( precisamos combinar as despesas de gasolina, pra ida, e passagem de rotorno pra São Paulo. Brincadeira a parte, posso tentar escanear as páginas com instruções sobre o uso do 4x4 e mandar por whatsapp. Quanto ao meu Eco, estou mesmo vendendo: https://www.webmotors.com.br/comprar/ford/ecosport/20-4wd-16v-gasolina-4p-manual/4-portas/2005-2006/30923329?pos=b30923329a:&np=1

#3
 Jonathan Medeiros

Jonathan Medeiros
Iniciante
Iniciante
paoliva escreveu:Boa tarde, Jonathan: tenho um manual do proprietário, bem conservado, único dono, modelo 2006, 4x4. Estou vendendo por R$30mil. Acompanha um veículo em ótimo estado, do mesmo ano e modelo(do manual). Se interessar, manda um PIX que eu mando o carro ( precisamos combinar as despesas de gasolina, pra ida, e passagem de rotorno pra São Paulo.  Brincadeira a parte, posso tentar escanear as páginas com instruções sobre o uso do 4x4 e mandar por whatsapp. Quanto ao meu Eco, estou mesmo vendendo: https://www.webmotors.com.br/comprar/ford/ecosport/20-4wd-16v-gasolina-4p-manual/4-portas/2005-2006/30923329?pos=b30923329a:&np=1


Ótimo anúncio!!!

Felizmente eu comprei a Eco que eu estava negociando, estou apresndendo algumas coisas ainda, e para minha surpresa veio junto o manual do proprietário dela!!!! Estava sob o banco do passageiro!!!( só quem conhece Ecosport sabe onde podem ser escondidas algumas coisas kkkkkkkk!!!!!
Consegui identificar algumas instruções do sistema 4x4, mas ainda tenho alguns medos de acionar o sistema como por exemplo acionar o botão 4x4 em movimento engrenado!! o que eu tenho feito é parar o carro, por em neutro e acionar o botão 4x4...acho que assim eu consevo o sistema sem estregar...
Acredito que se não pudesse acionar o 4x4 em movimento o botão não estaria em uma posição tão fácil de acessar (e essa posição piora nas 2010 em diante!!)
Mas o manual não cita essas descrições, se é possível acionar em movimento (até se fosse proibido, estaria escrito no manual!!)
Mas como não tenho certeza, vou acionando parado para não estregar nada.

Mas estou na verdade com outro problema nela, ela tem 190.000 km, e está consumindo 1l de óleo a cada 400...500 km rodados, eu acho muito, e ela tem uma bola de fumaça de vez enquando, então estou apreensivo com o motor... vou procurar algum tópico aqui no clube para saber o que pode ser...

Muito obrigado pela resposta, e bom negócio com sua Eco!!

#4
 paoliva

paoliva
Membro
Membro
A questão da queima de óleo, ainda não apareceu esse problema por aqui. Só sei que sempre coloquei o tipo recomendado pela Ford: sintético 5w30 de boa marca. Quanto ao 4x4, a principal precaução é só acionar o bloqueio do sistema, andando ou parado tanto faz( obviamente em velocidade baixa) mas somente em terreno escorregadio, nunca no asfalto.

#5
 Jonathan Medeiros

Jonathan Medeiros
Iniciante
Iniciante
paoliva escreveu:A questão da queima de óleo, ainda não apareceu esse problema por aqui. Só sei que sempre coloquei o tipo recomendado pela Ford: sintético 5w30 de boa marca. Quanto ao 4x4, a principal precaução é só acionar o bloqueio do sistema, andando ou parado tanto faz( obviamente em velocidade baixa) mas somente em terreno escorregadio, nunca no asfalto.

Ok, deixa eu entender...eu posso acionar o 4x4 em movimento? sem problemas? entendi não acionar no asfalto e me comentaram que não em velocidade superior a 80 km/h.

Mas por exemplo, se eu estiver em uma subida de terra e começar a patinar, eu posso simplesmente acionar o 4x4 com o carro rodando, patinando sem parar nem debriar?

pois eu penso que se em um caso de eu estar em uma rampa patinando, e eu parar o carro, por em neutro e acionar o 4x4, minha arrancada vai ser muito mais problemática, pois vou precisar "queimar" a embreagem para fazer o carro subir...

por isso que eu me preocupo em não fazer nada para estragar, mas em uma situação de necessidade, entendo que o sistema seri para acionar sem precisar parar de acelerar ou desengatar a marcha...

é esses detalhes que eu não encontro no manual.

#6
 paoliva

paoliva
Membro
Membro
Mesmo sem acionar o botão 4x4, no caso de uma subida escorregadia, o sistema 4x4 tem sensores que transferem para as rodas traseiras um percentual de tração assim que as rodas dianteiras perdem aderência. É automático. Isso acontece até mesmo em caso de derrapagem numa curva no asfalto. Isso ajuda na segurança. Ou seja, a distribuição da tração traseira é por demanda. Existe um sistema de embreagem viscosa na caixa que fica entre o cardan e o diferencial traseiro que se aquece e transfere a tração. A diferença no caso de acionar o botão é que a tração fica travada em 50% na frente e atrás. Além de blocar o diferencial traseiro, ou seja, as duas rodas rodam iguais e mesmo que uma patine, a outra continua com tração. Por isso que não deve ser acionada no asfalto seco, pois numa curva o traçado das rodas são diferentes, com a roda interna girando menos que a roda externa e isso forçaria as engrenagens do diferencial.

#7
 Jonathan Medeiros

Jonathan Medeiros
Iniciante
Iniciante
paoliva escreveu:Mesmo sem acionar o botão 4x4, no caso de uma subida escorregadia, o sistema 4x4 tem sensores que transferem para as rodas traseiras um percentual de tração assim que as rodas dianteiras perdem aderência. É automático. Isso acontece até mesmo em caso de derrapagem numa curva no asfalto. Isso ajuda na segurança. Ou seja, a distribuição da tração traseira é por demanda. Existe um sistema de embreagem viscosa na caixa que fica entre o cardan e o diferencial traseiro que se aquece e transfere a tração. A diferença no caso de acionar o botão é que a tração fica travada em 50% na frente e atrás. Além de blocar o diferencial traseiro, ou seja, as duas rodas rodam iguais e mesmo que uma patine, a outra continua com tração. Por isso que não deve ser acionada no asfalto seco, pois numa curva o traçado das rodas são diferentes, com a roda interna girando menos que a roda externa e isso forçaria as engrenagens do diferencial.

Ok, entendi...não sei de onde tu conseguiu essas informações, pois eu tentei achar em vídeos ou explicações e não encontrei nada, mas parabéns pelo conhecimento!!!

Então não tentando ser chato ou redundante, o sistema "sempre" está acionado, só altera o bloqueio e o percentual de força. Portanto, não há problema em acionar o 4x4 em movimento!! (é o que eu entendi)

Acho que deveria ter aberto outro tópico, mas o assunto surgiu aqui mesmo!!kkk

#8
 paoliva

paoliva
Membro
Membro
Sim, pode acionar, sem problemas. Não sei dizer com certeza de onde eu tirei as informações. Como eu tenho o Eco desde 2005, já li muita coisa, talvez aqui mesmo nesse fórum. E como eu tenho também uma pampa 4x4, o tema sempre foi de meu interesse. A pampa sim, só se aciona a alavanca da tração com o carro totalmente parado. Sistema bem mais antigo e sem nenhuma eletronica.

#9
 Jonathan Medeiros

Jonathan Medeiros
Iniciante
Iniciante
paoliva escreveu:Sim, pode acionar, sem problemas. Não sei dizer com certeza de onde eu tirei as informações. Como eu tenho o Eco desde 2005, já li muita coisa, talvez aqui mesmo nesse fórum. E como eu tenho também uma pampa 4x4, o tema sempre foi de meu interesse. A pampa sim, só se aciona a alavanca da tração com o carro totalmente parado. Sistema bem mais antigo e sem nenhuma eletronica.

sim, o da pampa eu já sabia...(Sportage, tracker antigos...) mas esses eletronicos me deixam dúvidas.

Muito obrigado pelas dicas e informações.

#10
 Thorvi

Thorvi
Iniciante
Iniciante
Jonathan Medeiros escreveu:
paoliva escreveu:Boa tarde, Jonathan: tenho um manual do proprietário, bem conservado, único dono, modelo 2006, 4x4. Estou vendendo por R$30mil. Acompanha um veículo em ótimo estado, do mesmo ano e modelo(do manual). Se interessar, manda um PIX que eu mando o carro ( precisamos combinar as despesas de gasolina, pra ida, e passagem de rotorno pra São Paulo.  Brincadeira a parte, posso tentar escanear as páginas com instruções sobre o uso do 4x4 e mandar por whatsapp. Quanto ao meu Eco, estou mesmo vendendo: https://www.webmotors.com.br/comprar/ford/ecosport/20-4wd-16v-gasolina-4p-manual/4-portas/2005-2006/30923329?pos=b30923329a:&np=1


Ótimo anúncio!!!

Felizmente eu comprei a Eco que eu estava negociando, estou apresndendo algumas coisas ainda, e para minha surpresa veio junto o manual do proprietário dela!!!! Estava sob o banco do passageiro!!!( só quem conhece Ecosport sabe onde podem ser escondidas algumas coisas kkkkkkkk!!!!!
Consegui identificar algumas instruções do sistema 4x4, mas ainda tenho alguns medos de acionar o sistema como por exemplo acionar o botão 4x4 em movimento engrenado!! o que eu tenho feito é parar o carro, por em neutro e acionar o botão 4x4...acho que assim eu consevo o sistema sem estregar...
Acredito que se não pudesse acionar o 4x4 em movimento o botão não estaria em uma posição tão fácil de acessar (e essa posição piora nas 2010 em diante!!)
Mas o manual não cita essas descrições, se é possível acionar em movimento (até se fosse proibido, estaria escrito no manual!!)
Mas como não tenho certeza, vou acionando parado para não estregar nada.

Mas estou na verdade com outro problema nela, ela tem 190.000 km, e está consumindo 1l de óleo a cada 400...500 km rodados, eu acho muito, e ela tem uma bola de fumaça de vez enquando, então estou apreensivo com o motor... vou procurar algum tópico aqui no clube para saber o que pode ser...

Muito obrigado pela resposta, e bom negócio com sua Eco!!

O que sei que pode causar fumaça são algumas coisas: anéis do pistão, retentores de válvulas, junta de cabeçote e até mesmo a válvula PCV obstruída. Ainda não tive nenhum desses problemas.

Com medição da compressão dos cilindros, você consegue eliminar algumas dessas possibilidades (Anéis, junta de cabeçote e retentores). O ideal é que estejam equilibrados entre os 4 cilindros os valores de compressão no motor.
E limpar o sistema de PCV é algo trabalhoso no duratec 2.0, por ser preciso remover o coletor de admissão. Vale a pena limpar se até hoje nunca foi limpo. Mas não é nada comparado com ter que, por exemplo, trocar anéis ou até mesmo os retentores de válvulas.

Espero que possa ter ajudado com relação a essa parte da fumaça. Que é algo que pode ser mais preocupante né.

Conta depois pra nós o que foi feito com relação a essa fumaça!

#11
 Jonathan Medeiros

Jonathan Medeiros
Iniciante
Iniciante
Boa tarde, sim....acabei não escrevendo mais....
Mas então, no final de 2022 eu abri o motor e fiz a troca de anéis, bronzinas, brunimento dos cilindros, ajustes e regulagens das válvulas e cabeçote....
Aí já aproveitei e tirei a caixa para manutenção, pois estava escapando a terceira marcha ( aí da está, pois não achei a engrenagem no final de ano)...
Consertei radiador, setor....enfim.....esvazie a frente do carro e fiz tudo o que precisava.....

Meu mecânico se surpreendeu pois o desgaste do motor aparentava que o motor tinha apenas 50.000 km, mas a caminhonete tem 210.000....
O motor estável em ótimo estado, então resolveu praticamente só com o brunimento e troca de anéis.... praticamente era isso que precisava fazer na caminhonete!!!!

Claro que por estar com o motor aberto já aproveitei e troquei algumas coisas a mais.....mas ainda aceitou os anéis standart e não precisou de retifica!!!!!
Também não troquei pistões e bielas....estavam em ótimo estado!!!

Enfim.... acredito que "saiu barato" pois só gastei a mais por que quis me precaver....

Mas a próxima empreitada vou trocar a embreagem e arrumar a caixa....

Mas tenho para dizer que o motor ficou filé!!!! Muito bom e com mais força, e o melhor de tudo....não baixa uma gota de óleo!!!!!NAO BAIXA UMA GOTA!!!!!!
Então, estou muito satisfeito e feliz com a caminhonete!!!! Me surpreendeu e muito com o conforto e com a resistência....pois jogo no barro mesmo....uso a tração e não tenho o que reclamar!!!!

A propósito, muitas das peças desse motor Duratec, são os mesmos do Fusion 2.3 e da Ranger....um exemplo é os anéis que são do Fusion....

Pois bem, tenho muito mais informações....mas para esse tópico já está de bom tamanho!!!
Abraços

#12
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos