EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Batida de pino e perda de acelerador

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 Thii99

Thii99
Iniciante
Iniciante
Boa noite galera,

Minha Eco 2008 XLT 2.0 Duratec Automática à GASOLINA, está com barulho de batida de pino quando aquece e força o motor numa subida ou numa acelerada mais forte (parece uma lata cheio de bolinhas ou uma catraca de bicicleta). As vezes quando parado, o giro fica oscilando e tremendo o carro.

Fui pegar estrada a 2 semanas atrás e o barulho ficou muito forte ao atingir os 120 km/h a 3000 rpm e uns 10 minutos depois o acelerador simplesmente parou de responder. O carro não apagou, continuou ligado em marcha lenta, mas o acelerador não funcionava. A luz de injeção acendeu no painel (ficou acesa direto uns 5 dias), e o termômetro do motor apontava aquecimento. Então parei no acostamento, coloquei a mão no motor e tava frio até. Quando liguei de novo, o termômetro estava normal e o acelerador voltou a funcionar normalmente.

Segundo meu mecânico, isso se deve à carbonização dos pistões e consequente queima irregular do combustível. E também falou pra trocar a bomba de combustivel (foi trocada há 5 dias), mas quero uma segunda opinião.

Será que a perda do acelerador na estrada tem relação com esse barulho no motor? Usar aditivo no tanque ajuda a limpar e resolver? Tem como usar o Car 80 no tanque pra descarbonizar? Me digam o que acham de tudo isso.

#2
 arkanoid

avatar
Membro Jr
Membro Jr
Pelo que vc falou o motor estava frio, parece problema de sensor de temperatura, ou algo a ver, pois pensa que está superaquecendo e quando isso acontece corta o acelerador e deixa a válvula termostatica toda aberta e com isso refrigera mais o motor. O ideal era colocar um scanner qdo isso acontecesse pra analisar bem em vez de sair trocando peça. Se for canonização do motor o mecânico vê isso tirando a vela com uma câmera. Trocar a bomba me parece precipitado se ele não testou troque de mecânico.

#3
 arkanoid

avatar
Membro Jr
Membro Jr
Outra coisa, abastece com combustível bom sempre. Não use car80 no tanque, mas vc pode usar no corpo de borboleta com moderação. Perfect Clean é muito top pra limpar bicos e pistão mas se tiver muito sujo pode entupir mais ainda.

#4
 Wpantoja

Wpantoja
Iniciante
Iniciante
Olá, aconteceu exatamente a mesma coisa comigo. Resposta: combustível de má qualidade. Troque de mecânico. Vá em uma oficina de qualidade profissional que utiliza scanner veicular, o resto é conversa fiada.

#5
 arkanoid

avatar
Membro Jr
Membro Jr
E ae resolveu? Conta pra galera como ficou!

#6
 Thii99

Thii99
Iniciante
Iniciante
Bom galera, passando pra dar atualizações.


Fui em 10 mecânicos: 3 disseram que era combustivel ruim. 2 disseram que era corrente de comando. 1 disse que era pistão empenado. 1 disse que era o óleo que tava fino demais e mandou colocar um 15w40 (nao fiz isso pq achei estranho demais). E os outros 3 não souberam dizer e não mexem com esse tipo de motor duratec. Nenhum passou scanner, e teve um que falou que poderia colocar a camera endoscopica mas que a dele tava com defeito.

- Testei varios postos indicados pelos mecanicos, inclusive os mais caros da cidade, sem novidade.
- Usei aditivos no tanque, perfect clean, car80 no tbi, e nada.
- Pra mim não faz sentido ser corrente ou pistao empenado, pois o barulho viria logo na ignição, com motor frio ou quente, em marcha lenta ou alta. Sou leigo, posso estar errado
- Troquei o óleo, pois já estava com 7 meses. Coloquei o motorcraft 5w30

Não sei mais o que fazer. Se for corrente ou pistão, a conta fica mais de 4 mil fácil. Se for, prefiro me livrar. Mas só 1 falou de corrente, então tenho esperança.
Não aguento mais mecânico, não olham o carro, nao se preocupam em resolver o problema, e super despreparados.

O que eu faço?? Mando pra Ford? Mando pra Avantgarde ou PitStopShop que mexem em lamborghinis? Porque ninguem sabe nada desse motor.
TÔ FICANDO LOUCO JÁ

#7
 zaninis

zaninis
Membro VIP
Membro VIP
Amigo, vc utiliza gasolina aditivada ou premium? Se sim, tente a comum.
Quando peguei minha Eco 0km 2011 (só que 1.6, Flex) tive este mesmo problema.
Foi mais de uma vez para concessionária. Perdi em uma das idas 1 tanque inteiro pq disseram que era qualidade ruim. Disseram ter reprogramado central e tal
A batida de pino parou quando passei a usar álcool e depois gasolina COMUM.

Outra questão é se a correia dentada (não tenho certeza se a 2.0 usa correia ou corrente. A 1.6 rocan é corrente e ai não teria isso a meno que abrissem) foi trocada a pouco tempo. Seu motor pode estar fora de ponto no sincronismo.

Não sei se poderia afetar também uma pressão de combustível baixa.

Muita sorte !

#8
 Thii99

Thii99
Iniciante
Iniciante
zaninis escreveu:Amigo, vc utiliza gasolina aditivada ou premium? Se sim, tente a comum.
Quando peguei minha Eco 0km 2011 (só que 1.6, Flex) tive este mesmo problema.
Foi mais de uma vez para concessionária. Perdi em uma das idas 1 tanque inteiro pq disseram que era qualidade ruim. Disseram ter reprogramado central e tal
A batida de pino parou quando passei a usar álcool e depois gasolina COMUM.

Outra questão é se a correia dentada (não tenho certeza se a 2.0 usa correia ou corrente. A 1.6 rocan é corrente e ai não teria isso a meno que abrissem) foi trocada a pouco tempo. Seu motor pode estar fora de ponto no sincronismo.

Não sei se poderia afetar também uma pressão de combustível baixa.

Muita sorte !

Sim, abasteci no posto ipiranga mais caro da cidade, o qual varios mecanicos me recomendaram. Coloquei a comum. Me disseram que talvez a podium aumentaria o barulho por causar mais força na cabeça do pistão.

Me dei conta de que quando coloco o perfect clean no tanque, o barulho parece que aumenta bastante.

Ontem fui numa especializada em diagnóstico. Passaram scanner e desmontaram as bobinas e velas, e deu pra ver que a cabeça do pistão e as velas estão limpas.

O scanner mostrou que o estagio 1 da ventoinha não está acionando, e o segundo estágio só está ativando com 108ºC, em vez de 105ºC. De resto, tudo em ordem.

O diagnóstico limitou a três possiilidades: corrente, ponto do motor e saias de pistão (em caso de ter havido aquecimento antes), de toda forma só abrindo pra saber..

O conserto ficaria entre 1 mil e 10 mil reais dependendo do que for :/ Mas quero eliminar outras possibilidades antes.

#9
 Thii99

Thii99
Iniciante
Iniciante
Não tinha pensado em gravar, por incrivel que pareça. Acho que fica mais fácil entender Rolling Eyes

Acelerando com motor frio: https://youtu.be/DYMIbWyyfDg
Acelerando com motor quente: https://youtu.be/wzse0PJO4CU
Acelerando, contínuamente, com motor quente: https://youtu.be/zTxZuKwCYTQ

#10
 Thii99

Thii99
Iniciante
Iniciante
Boa noite, passando pra avisar que mandei abrir o motor e descobrimos que o carro sofreu superaquecimento com o antigo dono e o mesmo fez uma gambiarra, e a loja ainda colocou um óleo mais grosso para "mascarar" o ruído, e passou pra frente.

Parece que a "perda do acelerador" quando estava a 140km/h ocorre devido a vibração anormal excessiva e prolongada no motor, e o sensor limita a velocidade em 60 km/h.

O motor estava com folga no pistão, "batendo saia", e já mandei pra retífica. Além da queima de uma resistência ou algo do tipo que impedia o acionamento do estágio 1 da ventoinha (o qual eu não tinha percebido).

O serviço ficará entre R$ 7.000,00 e R$ 8.000,00 e 15 dias para ficar pronto. Entrei com ação judicial contra a loja que me vendeu e acordamos 50/50 no valor total do serviço, à conselho de minha advogada.

Esse é o nosso Brasilzão, todos querem tirar vantagem de todo mundo e a justiça ainda aconselha "deixar pra lá", porque os processos mais simples demoram anos para transitar em julgado e eu não posso ficar com o carro parado e nem tirar 8 pau do bolso assim.

Obrigado pela atenção.

#11
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos