Postado Sex maio 01, 2020 2:01 pm
Apresento minha primeira (e talvez única) EcoSport XLT 1.6 2004 comprada em 30/03/2020 com 184.529 KM
Depois de ter um Voyage 93 prata por 20 anos (não vou postar a foto do Voyage por que não sei se pode), comprei esta Eco de um "amigo" do trabalho que ao meu ver, meio que me deu uma "pernada" garantindo que o carro estava bom. Como não entendo nada de carro e era um amigo, me empolguei e fiz a compra. Inicialmente tive algumas decepções, mas tudo bem. Faz parte e segue a vida!!
Peguei essa pretinha abaixo:
A estética do carro me agradou muito, tanto a externa quanto a interna, abaixo!
Detalhe para o ponteiro do velocimetro travado no 80KM!
Motor sujo e maltratado!
Os problemas iniciais e sabidos eram: Caixa de direção Hidráulica com um grande vazamento de óleo, só estava funcionando no GNV e mesmo assim desregulado e este ponteiro travado o que pensei serem pequenos problemas e todos fáceis de resolver.
Mesmo com todos estes problemas ao dirigir o carro eu já percebi uma grande diferença. Depois de sair de um carro baixo com carburador que não anda e dirigir a EcoSport pela primeira vez, pude ver que o carro é muito bom! A altura, o conforto e principalmente a facilidade de passar pelo pavimento irregular e os malditos quebra molas me agradou bastante e, foi dai é que veio a empolgação
A Negociação
O vendedor "amigo" queria R$ 15.000,00. Dei R$ 12.000,00 e mais R$ 3.000,00 para uns 20 dias depois.
O carro só estava funcionando só no GNV e estava sem gasolina. Solução?? Colocar gasolina é lógico. Só que não!!! O mesmo continuou apresentando falta de gasolina no painel digital e não pegou na gasolina.
Levei em um eletricista top que fica na Praça de Guilherme da Silveira próximo de Bangu para fazer um check up. O Cara faz um serviço de elétrica e eletrônica de primeira e não é careiro.
A Decepção:
Diagnóstico: problema no painel, módulo de ignição, BSI, e boia de gasolina queimada devido à falta de combustível, ou seja era mais problema eletrônico do que de elétrica. Havia ligações e emendas de fios errados que deu uma pane no sistema e não enviava sinal para a boia de gasolina.
O carro não ia pegar nunca na gasolina com todos esses problemas, por isso o "amigo" só estava andando no GNV.
Serviço: Autorizei o serviço. Serviço bem feito, como sempre, porém com duas surpresas. O carro estava com problema no motor de passo (atuador de marcha lenta) por isso ficou aceleradíssimo o que impediu que ficasse um serviço 100%. O eletricista pediu para providenciar uma peça nova.
A segunda surpresa foi pior de aturar. O ponteiro do velocímetro não pode funcionar porque o sensor que estava no carro era de Fiesta , logo o pulso eletrônico era diferente e fazia com que o ponteiro ficasse doido no painel de instrumentos.
Sensor de Fiesta acima e abaixo o que estava instalado no carro feito com uma gambiarra
Abaixo, o sensor correto do EcoSport 2004, que já foi comprado!
Depois de gastar uma grana no eletricista e o carro ainda não ficar bom (não por culpa do profissional) eu fui desfazer o negócio pois fiquei irritado com tanta gambiarra junta.
Sentamos para fazer uma renogociação e para fazer ELE DESISTIR e me devolver o dinheiro que eu havia pago eu sugeri um abatimento total dos R$ 3.000,00 que faltavam e para minha surpresa ele aceitou portanto, o carro saiu por R$ 12.000,00
Mas como nem tudo são flores e já que é um carro 2004 que apresentou todas essas decepções já no início do relacionamento srsrsrrs , o carro vai entrar em uma manutenção PESADÍSSIMA!!! uma vez que se o cara não fazia nada no carro, com certeza, vai começar a estourar uma coisa atrás da outra na minha mão e eu não quero e nem tenho tempo para ficar parando em oficina toda hora.
Então vamos lá!!! Vamos deixar essa EcoSport igual ou melhor do que o meu Voyage 93.
Para iniciar vamos começar assim:
Troca da Bobina por uma Original (já feito)
Troca das Velas; (já feito)
Troca dos Cabos de Vela; (já feito)
Troca da Caixa de Direção Hidráulica; (na oficina)
Troca do Reservatório da Direção Hidráulica;
Troca do Cilindro Mestre do Pedal da embreagem;
Troca do Kit de Mangueiras Completo;
Troca da Bomba de Água; (não está na foto porque ainda não chegou)
Troca do Motor de Passo; (atuador Marcha Lenta)
Troca de todos os Coxins;
Troca da Válvula Termostática;
Troca do Reservatório da Água do Radiador;
Troca do Puxador do Capô; (está quebrado)
Troca da Correia de Acessórios;
Troca dos Discos de Freio + Pastilhas + Sapatas; (não está na foto porque não chegou)
Troca do Filtro de Combustível;
Troca do Óleo de Freio;
Troca do Óleo e filtro do Óleo do Motor; (com certeza não está com o óleo correto)
Limpeza total do Sistema de Arrefecimento com adição do Aditivo correto;
Conserto do pedal da Embreagem que está com folga
Regulagem da Embreagem que está baixa. (detesto carro com embreagem baixa)
Valor total das peças até o momento: R$ 4.826,94
E ainda falta o serviço de instalação da caixa de direção hidráulica e de todas as peças que eu comprei. Até agora o carro está me custando R$ 16.826,94. Acredito que a mão de obra vai girar em torno de uns R$ 1500,00 a R$ 1800,00 totalizando R$ 18.626,94
Ahh, também tem a questão da transferência que ainda não fiz e tudo deve sair por uns
R$ 700,00, o que eleva o preço para R$ 19.326,94
Moral da História:
1) O Carro é muito bom mas nunca confie em amigo quando a questão envolve dinheiro.
2) Pelo valor gasto até agora não foi o melhor negócio do mundo mas também não foi o pior visto que, depois de tudo isso feito, vou estar com um carro 2004 (com a manutenção mais baixa possível dentro do universo das EcoSport) com uma manutenção preventiva de primeira linha com quase todas as peças originais.
3) Poderia ser muito pior se eu não tivesse conseguido o abatimento no preço.
Cuidado ao comprar um carro tão antigo!!!! Acredito que mesmo levando um mecânico ainda assim haverá muita coisa que ele não conseguirá detectar.
4) Se possível, leve em uma oficina especializada e PAGUE um check up geral. É melhor gastar uns R$ 500,00 para fazer uma análise do que gastar R$ 6.000,00 com toda essa manutenção.
5) Mesmo se eu tivesse comprado um EcoSport 2010 ou 2011; ainda assim, com certeza, teria muita coisa para ser feita (talvez não tanta) mas o gasto com a manutenção também já é bem mais caro pelas pesquisas que eu fiz comparando o preço das peças na internet. E para ser sincero, não vejo muita diferença em ter um carro 2004 e um 2010. Todos os dois são antigos e vão precisar de muita manutenção se você der o azar de pegar de uma pessoa relaxada.
Projetos Futuros:
* Fazer um alinhamento e balanceamento urgente assim que voltar da oficina
* Troca de todas as borrachas das portas que estão moídas;
* Colocar um som ambiente melhorado;
* Instalar uma tranca de boa qualidade. Ou uma Mult Lock ou uma Carneiro (ainda dúvida!!)
* Dar uma geral na suspenção que ainda não foi vista.
* Pintar todas as maçanetas que estão desbotadas.
*** Se alguém souber onde posso fazer essa pintura aqui no RJ com um BOM PROFISSIONAL, por favor, deixe ai nos comentários.
O carro vai para a manutenção dia 03/05/2020
Aguardem as novas atualizações!!!
Deixe seu comentário e suas sugestões que serão muito bem vindas
ATUALIZAÇÃO EM 10/05/2020
Hoje, faz uma semana que o carro está na oficina fazendo a super manutenção. Seguem algumas fotos com o início dos serviços para registrar a transformação da bichinha
Depois que foi retirado o coletor de admissão deu para ver o real estado porco de conservação do carro. Vários vazamentos de óleo que se transformou em uma lama misturada com areia.
Notem a água enferrujada do sistema de arrefecimento!!! Ainda bem que eu já tinha comprado tudo para dar uma geral adequada e deixar o sistema de arrefecimento zerinho.
Na verdade eu não queria mexer em suspensão agora mas durante o processo de desmontagem o mecânico já foi identificando problemas como: buchas do estabilizador estouradas, axial e ponteiras de direção já danificadas.
Além de algumas peças da suspenção, também houveram algumas outras surpresas como:
Troca da junta da tampa de tucho;
Troca do sensor do Óleo;
Troca da junta do coletor de admissão;
1 retentor da polia motora;
1 óleo hidráulico e 1 cola de alta temperatura
1 metro de magueira para GNV nova.
Total dos gastos adicionais com peças com as "surpresas" nesta semana: R$ 476,00
Resumo Parcial dos Gastos:
O valor total dos gastos com as peças estava em R$ 4.826,94. Com o gasto de R$ 476,00 desta semana, eleva o custo total para R$ 5.302,94
Gostaria de deixar um agradecimento a todos os participantes do fórum que contribuiram com seus comentário e indicações de profissionais, e em especial ao usuário arkanoid que deixou uma contribuição muito IMPORTANTE sobre a troca das mangotes de freio.
Eu havia esquecido completamente de comprar as mangueiras flexíveis do sistema de freios. Estas mangueiras são de suma importância. Uma vez, com o meu Voyage, após uma freiada mais brusca, uma dessas mangueiras estourou e perdi completamente o freio. Quase, por muito pouco, não entrei na traseira de um ônibus. O coração veio na boca!!!!!!!!
Aconselho a todos darem uma revisada neste item que é vital para a segurança de todos no interior do veículo e também dos pedestres.
Consegui comprar os dois traseiros originais e um dianteiro original no Mercado Livre por R$ 149,00 os três (achei barato). Me falta um dianteiro que não estou achando original em lugar nenhum e acho que, infelizmente, terei que colocar um paralelo.
Um aumento de R$ 211,26 com a compra de um mangote paralelo, agora, totalizando R$ 5.514,20
Aguardem as novas atualizações!!!
Deixe seu comentário e suas sugestões que serão muito bem vindas
ATUALIZAÇÃO EM 12/06/2020
Hoje, faz pouco mais de 1 mês que o carro está na oficina fazendo a super manutenção. Os mangotes do freio demoraram demasiadamente pois os Correios conseguiram se superar e chegaram ao nível de a pior empresa do universo. Ainda faltam instalá-los assim como a bomba de água. Enquanto isso, foi feito a substituição dos discos de freio, pastilhas e sapatas.
Dá para notar que os discos estavam bemmmmm gastos e já apresentando uma vala devido ao uso que é possível notar pelas bordas elevadas que se formaram na parte superior e na parte inferior do diâmetro.
Infelizmente não tenho fotos da instalação dos discos novos.
Instalação das sapatas novas:
Agora falta a instação dos mangotes para fecharmos essa parte do freio
Fiz o pagamento do serviço da Caixa de Direção Hidráulica que foi feito por outro profissional super recomendado. Ficou em R$ 450,00 porque foi feito com uma indicação de um amigo do amigo (sabe como são essas coisas né)
Resumo Parcial dos Gastos:
O valor total dos gastos com as peças estava em R$ 5.514,20. Com o gasto de R$ 450,00 desta semana, eleva o custo total para R$ 5.964,20 até o momento.
Aguardem as novas atualizações!!!
Deixe seu comentário e suas sugestões que serão muito bem vindas
Depois de ter um Voyage 93 prata por 20 anos (não vou postar a foto do Voyage por que não sei se pode), comprei esta Eco de um "amigo" do trabalho que ao meu ver, meio que me deu uma "pernada" garantindo que o carro estava bom. Como não entendo nada de carro e era um amigo, me empolguei e fiz a compra. Inicialmente tive algumas decepções, mas tudo bem. Faz parte e segue a vida!!
Peguei essa pretinha abaixo:
A estética do carro me agradou muito, tanto a externa quanto a interna, abaixo!
Detalhe para o ponteiro do velocimetro travado no 80KM!
Motor sujo e maltratado!
Os problemas iniciais e sabidos eram: Caixa de direção Hidráulica com um grande vazamento de óleo, só estava funcionando no GNV e mesmo assim desregulado e este ponteiro travado o que pensei serem pequenos problemas e todos fáceis de resolver.
Mesmo com todos estes problemas ao dirigir o carro eu já percebi uma grande diferença. Depois de sair de um carro baixo com carburador que não anda e dirigir a EcoSport pela primeira vez, pude ver que o carro é muito bom! A altura, o conforto e principalmente a facilidade de passar pelo pavimento irregular e os malditos quebra molas me agradou bastante e, foi dai é que veio a empolgação
A Negociação
O vendedor "amigo" queria R$ 15.000,00. Dei R$ 12.000,00 e mais R$ 3.000,00 para uns 20 dias depois.
O carro só estava funcionando só no GNV e estava sem gasolina. Solução?? Colocar gasolina é lógico. Só que não!!! O mesmo continuou apresentando falta de gasolina no painel digital e não pegou na gasolina.
Levei em um eletricista top que fica na Praça de Guilherme da Silveira próximo de Bangu para fazer um check up. O Cara faz um serviço de elétrica e eletrônica de primeira e não é careiro.
A Decepção:
Diagnóstico: problema no painel, módulo de ignição, BSI, e boia de gasolina queimada devido à falta de combustível, ou seja era mais problema eletrônico do que de elétrica. Havia ligações e emendas de fios errados que deu uma pane no sistema e não enviava sinal para a boia de gasolina.
O carro não ia pegar nunca na gasolina com todos esses problemas, por isso o "amigo" só estava andando no GNV.
Serviço: Autorizei o serviço. Serviço bem feito, como sempre, porém com duas surpresas. O carro estava com problema no motor de passo (atuador de marcha lenta) por isso ficou aceleradíssimo o que impediu que ficasse um serviço 100%. O eletricista pediu para providenciar uma peça nova.
A segunda surpresa foi pior de aturar. O ponteiro do velocímetro não pode funcionar porque o sensor que estava no carro era de Fiesta , logo o pulso eletrônico era diferente e fazia com que o ponteiro ficasse doido no painel de instrumentos.
Sensor de Fiesta acima e abaixo o que estava instalado no carro feito com uma gambiarra
Abaixo, o sensor correto do EcoSport 2004, que já foi comprado!
Depois de gastar uma grana no eletricista e o carro ainda não ficar bom (não por culpa do profissional) eu fui desfazer o negócio pois fiquei irritado com tanta gambiarra junta.
Sentamos para fazer uma renogociação e para fazer ELE DESISTIR e me devolver o dinheiro que eu havia pago eu sugeri um abatimento total dos R$ 3.000,00 que faltavam e para minha surpresa ele aceitou portanto, o carro saiu por R$ 12.000,00
Mas como nem tudo são flores e já que é um carro 2004 que apresentou todas essas decepções já no início do relacionamento srsrsrrs , o carro vai entrar em uma manutenção PESADÍSSIMA!!! uma vez que se o cara não fazia nada no carro, com certeza, vai começar a estourar uma coisa atrás da outra na minha mão e eu não quero e nem tenho tempo para ficar parando em oficina toda hora.
Então vamos lá!!! Vamos deixar essa EcoSport igual ou melhor do que o meu Voyage 93.
Para iniciar vamos começar assim:
Troca da Bobina por uma Original (já feito)
Troca das Velas; (já feito)
Troca dos Cabos de Vela; (já feito)
Troca da Caixa de Direção Hidráulica; (na oficina)
Troca do Reservatório da Direção Hidráulica;
Troca do Cilindro Mestre do Pedal da embreagem;
Troca do Kit de Mangueiras Completo;
Troca da Bomba de Água; (não está na foto porque ainda não chegou)
Troca do Motor de Passo; (atuador Marcha Lenta)
Troca de todos os Coxins;
Troca da Válvula Termostática;
Troca do Reservatório da Água do Radiador;
Troca do Puxador do Capô; (está quebrado)
Troca da Correia de Acessórios;
Troca dos Discos de Freio + Pastilhas + Sapatas; (não está na foto porque não chegou)
Troca do Filtro de Combustível;
Troca do Óleo de Freio;
Troca do Óleo e filtro do Óleo do Motor; (com certeza não está com o óleo correto)
Limpeza total do Sistema de Arrefecimento com adição do Aditivo correto;
Conserto do pedal da Embreagem que está com folga
Regulagem da Embreagem que está baixa. (detesto carro com embreagem baixa)
Valor total das peças até o momento: R$ 4.826,94
E ainda falta o serviço de instalação da caixa de direção hidráulica e de todas as peças que eu comprei. Até agora o carro está me custando R$ 16.826,94. Acredito que a mão de obra vai girar em torno de uns R$ 1500,00 a R$ 1800,00 totalizando R$ 18.626,94
Ahh, também tem a questão da transferência que ainda não fiz e tudo deve sair por uns
R$ 700,00, o que eleva o preço para R$ 19.326,94
Moral da História:
1) O Carro é muito bom mas nunca confie em amigo quando a questão envolve dinheiro.
2) Pelo valor gasto até agora não foi o melhor negócio do mundo mas também não foi o pior visto que, depois de tudo isso feito, vou estar com um carro 2004 (com a manutenção mais baixa possível dentro do universo das EcoSport) com uma manutenção preventiva de primeira linha com quase todas as peças originais.
3) Poderia ser muito pior se eu não tivesse conseguido o abatimento no preço.
Cuidado ao comprar um carro tão antigo!!!! Acredito que mesmo levando um mecânico ainda assim haverá muita coisa que ele não conseguirá detectar.
4) Se possível, leve em uma oficina especializada e PAGUE um check up geral. É melhor gastar uns R$ 500,00 para fazer uma análise do que gastar R$ 6.000,00 com toda essa manutenção.
5) Mesmo se eu tivesse comprado um EcoSport 2010 ou 2011; ainda assim, com certeza, teria muita coisa para ser feita (talvez não tanta) mas o gasto com a manutenção também já é bem mais caro pelas pesquisas que eu fiz comparando o preço das peças na internet. E para ser sincero, não vejo muita diferença em ter um carro 2004 e um 2010. Todos os dois são antigos e vão precisar de muita manutenção se você der o azar de pegar de uma pessoa relaxada.
Projetos Futuros:
* Fazer um alinhamento e balanceamento urgente assim que voltar da oficina
* Troca de todas as borrachas das portas que estão moídas;
* Colocar um som ambiente melhorado;
* Instalar uma tranca de boa qualidade. Ou uma Mult Lock ou uma Carneiro (ainda dúvida!!)
* Dar uma geral na suspenção que ainda não foi vista.
* Pintar todas as maçanetas que estão desbotadas.
*** Se alguém souber onde posso fazer essa pintura aqui no RJ com um BOM PROFISSIONAL, por favor, deixe ai nos comentários.
O carro vai para a manutenção dia 03/05/2020
Aguardem as novas atualizações!!!
Deixe seu comentário e suas sugestões que serão muito bem vindas
ATUALIZAÇÃO EM 10/05/2020
Hoje, faz uma semana que o carro está na oficina fazendo a super manutenção. Seguem algumas fotos com o início dos serviços para registrar a transformação da bichinha
Depois que foi retirado o coletor de admissão deu para ver o real estado porco de conservação do carro. Vários vazamentos de óleo que se transformou em uma lama misturada com areia.
Notem a água enferrujada do sistema de arrefecimento!!! Ainda bem que eu já tinha comprado tudo para dar uma geral adequada e deixar o sistema de arrefecimento zerinho.
Na verdade eu não queria mexer em suspensão agora mas durante o processo de desmontagem o mecânico já foi identificando problemas como: buchas do estabilizador estouradas, axial e ponteiras de direção já danificadas.
Além de algumas peças da suspenção, também houveram algumas outras surpresas como:
Troca da junta da tampa de tucho;
Troca do sensor do Óleo;
Troca da junta do coletor de admissão;
1 retentor da polia motora;
1 óleo hidráulico e 1 cola de alta temperatura
1 metro de magueira para GNV nova.
Total dos gastos adicionais com peças com as "surpresas" nesta semana: R$ 476,00
Resumo Parcial dos Gastos:
O valor total dos gastos com as peças estava em R$ 4.826,94. Com o gasto de R$ 476,00 desta semana, eleva o custo total para R$ 5.302,94
Gostaria de deixar um agradecimento a todos os participantes do fórum que contribuiram com seus comentário e indicações de profissionais, e em especial ao usuário arkanoid que deixou uma contribuição muito IMPORTANTE sobre a troca das mangotes de freio.
Eu havia esquecido completamente de comprar as mangueiras flexíveis do sistema de freios. Estas mangueiras são de suma importância. Uma vez, com o meu Voyage, após uma freiada mais brusca, uma dessas mangueiras estourou e perdi completamente o freio. Quase, por muito pouco, não entrei na traseira de um ônibus. O coração veio na boca!!!!!!!!
Aconselho a todos darem uma revisada neste item que é vital para a segurança de todos no interior do veículo e também dos pedestres.
Consegui comprar os dois traseiros originais e um dianteiro original no Mercado Livre por R$ 149,00 os três (achei barato). Me falta um dianteiro que não estou achando original em lugar nenhum e acho que, infelizmente, terei que colocar um paralelo.
Um aumento de R$ 211,26 com a compra de um mangote paralelo, agora, totalizando R$ 5.514,20
Aguardem as novas atualizações!!!
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ATUALIZAÇÃO EM 12/06/2020
Hoje, faz pouco mais de 1 mês que o carro está na oficina fazendo a super manutenção. Os mangotes do freio demoraram demasiadamente pois os Correios conseguiram se superar e chegaram ao nível de a pior empresa do universo. Ainda faltam instalá-los assim como a bomba de água. Enquanto isso, foi feito a substituição dos discos de freio, pastilhas e sapatas.
Dá para notar que os discos estavam bemmmmm gastos e já apresentando uma vala devido ao uso que é possível notar pelas bordas elevadas que se formaram na parte superior e na parte inferior do diâmetro.
Infelizmente não tenho fotos da instalação dos discos novos.
Instalação das sapatas novas:
Agora falta a instação dos mangotes para fecharmos essa parte do freio
Fiz o pagamento do serviço da Caixa de Direção Hidráulica que foi feito por outro profissional super recomendado. Ficou em R$ 450,00 porque foi feito com uma indicação de um amigo do amigo (sabe como são essas coisas né)
Resumo Parcial dos Gastos:
O valor total dos gastos com as peças estava em R$ 5.514,20. Com o gasto de R$ 450,00 desta semana, eleva o custo total para R$ 5.964,20 até o momento.
Aguardem as novas atualizações!!!
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Última edição por Robson Luiz em Sex Jun 12, 2020 3:36 pm, editado 3 vez(es)