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Motor Falhando

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#1
 Diego Barbosa

Diego Barbosa
Iniciante
Iniciante
Olá pessoal.

Sou novo no fórum e gostaria de compartilhar uma situação com vocês da qual estou passando à algum tempo.
Pois bem.
Possuo uma Ecosport 1.6 16v Sigma 2014 comprada zero e atualmente com 67 mil km.
De alguns meses pra cá ela vem apresentando falhas esporádicas na aceleração. Tentando fazer uma média seria uma vez por semana, mas já aconteceu de falhar duas vezes no mesmo dia.

Ela falha a aceleração e morre. Fica nesse estado durante uns 2 minutos e ai volta ao normal e fica assim por uma semana mais ou menos, depois, do nada, volta a falhar.

Não fiz um vídeo dela mas encontrei no youtube um vídeo de um megane onde a falha é exatamente igual como acontece com ele. Falha ao acelerar e fumaça no escapamento:



Fiz aquela manutenção básica. Troca de velas, limpeza da TBI, passei scanner, troco dos cabos de vela mas não resolveu, apenas amenizou.

Pesquisando na internet encontrei uma matéria da Quatro Rodas (Longa Duração) onde eles condenam o motor da eco devido a formação de carvão ocasionada pela entrada de água e má queima do combustível no cilindro.
Levei essa matéria ao meu mecânico e ele disse que a única forma de saber se isso estava acontecendo ao meu carro seria abrindo o cabeçote ou verificando as velas.
A princípio ele duvidou que fosse devido o carro ter baixa quilometragem e ser uma carro novo ainda.
Então tirou as velas e verificou que a ponta do eletrodo estava alaranjada, em apenas duas das quatro velas. Daí informou que isso é sinal de que estava entrando água no cilindro e que aquilo seria o sinal da ferrugem e, provavelmente, carvão no motor.
A solução seria abrir cabeçote e carter limpar tudo, levar o bloco numa retífica, montar tudo e.... o carro estaria 100%.

Ultimamente estou notando um aumento no consumo de combustível, acredito que esta relacionado.

O que acham deste problema, alguém passou por algo parecido? O que acham da solução encontrada pelo mecânico?

#2
 Brignoli

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Membro Sênior
Membro Sênior
Diego Barbosa escreveu:Olá pessoal.

Sou novo no fórum e gostaria de compartilhar uma situação com vocês da qual estou passando à algum tempo.
Pois bem.
Possuo uma Ecosport 1.6 16v Sigma 2014 comprada zero e atualmente com 67 mil km.
De alguns meses pra cá ela vem apresentando falhas esporádicas na aceleração. Tentando fazer uma média seria uma vez por semana, mas já aconteceu de falhar duas vezes no mesmo dia.

Ela falha a aceleração e morre. Fica nesse estado durante uns 2 minutos e ai volta ao normal e fica assim por uma semana mais ou menos, depois, do nada, volta a falhar.

Não fiz um vídeo dela mas encontrei no youtube um vídeo de um megane onde a falha é exatamente igual como acontece com ele. Falha ao acelerar e fumaça no escapamento:



Fiz aquela manutenção básica. Troca de velas, limpeza da TBI, passei scanner, troco dos cabos de vela mas não resolveu, apenas amenizou.

Pesquisando na internet encontrei uma matéria da Quatro Rodas (Longa Duração) onde eles condenam o motor da eco devido a formação de carvão ocasionada pela entrada de água e má queima do combustível no cilindro.
Levei essa matéria ao meu mecânico e ele disse que a única forma de saber se isso estava acontecendo ao meu carro seria abrindo o cabeçote ou verificando as velas.
A princípio ele duvidou que fosse devido o carro ter baixa quilometragem e ser uma carro novo ainda.
Então tirou as velas e verificou que a ponta do eletrodo estava alaranjada, em apenas duas das quatro velas. Daí informou que isso é sinal de que estava entrando água no cilindro e que aquilo seria o sinal da ferrugem e, provavelmente, carvão no motor.
A solução seria abrir cabeçote e carter limpar tudo, levar o bloco numa retífica, montar tudo e.... o carro estaria 100%.

Ultimamente estou notando um aumento no consumo de combustível, acredito que esta relacionado.

O que acham deste problema, alguém passou por algo parecido? O que acham da solução encontrada pelo mecânico?

Bom dia,
Carro falhando, pode ser várias coisas, até simplesmente o catalizador entupido....nesse caso o carro ficaria sem força, falha, fumaça e morrendo atoa (isso lembra o seu carro?)
Mas por outro lado, velas com a ponta enferrujada, pode ser água no cilindro? Pode também, faz falhar o carro e fumaçar.... mas isso faria baixar a água do sistema de arrefecimento.....isso acontece com seu carro? Está baixando a água do reservatório?
O motor sigma não deu muito certo, inclusive foi rapidamente substituído na Ford....agora quanto....o único jeito é tirar o cabeçote para verificar? Não, o mecânico pode verificar através de um aparelho (o baroscópio), que possui uma micro câmera na ponta e introduzir retirando a vela, assim verificará se tem excesso de material no pistão, assim saberá se o problema é água ou carvão na cabeça do pistão.....sem precisar desmontar o cabeçote direto! Mas nem todos os profissionais, investem em ferramentas.....e vão no mais fácil pra eles, desmontar logo de cara!
segue abaixo um vídeo do equipamento, apesar que existem vários tipos...é só um dos modelos:
https://www.youtube.com/watch?v=nitsNVlm2Ic
Verifique os sintomas do carro, assim poderá tirar melhor conclusão!
Espero ter ajudado!


#3
 Diego Barbosa

Diego Barbosa
Iniciante
Iniciante
Galera. Ainda não consegui solução pro meu carro, porém, a greve dos caminhoneiros me trouxe a solução do problema (eu acho).
Tive que fazer uma viagem em meio a greve dos caminhoneiros e pra não correr o risco de ficar em pane seca resolvi levar 40 litros de combustível em tambores.
Rodei e acabou meu combustível e fui colocar o dos tambores.
Observei que ao abrir o bocal do tanque de combustível ele estava sob pressão, pareceu uma garrafa de refrigerante sendo aberta. Já fiquei desconfiado daí.
Ao final do processo e ao dar a partida lá vem as falhas. Carro falhou muito e tal, porém, tive o vislumbre de notas que essas falhas sempre acontecem após eu completar o tanque do carro e, pesquisando sobre o assunto, descobri sobre a válvula canister. Quando ela apresenta problemas ocorrem exatamente os sintomas que acontece com o meu (motor afogado). Provavelmente ela está com funcionamento irregular (fica aberta quando deveria estar fechada).
Devido a falta de combustível na minha cidade não vou no mecânico agora, esperarei. Mas o que acham? Pra mim faz todo sentido.
To pensando até em abrir uma oficina pra mim, kkk, os mecânicos daqui só querem mexer com base no chute, difícil.

#4
 Brignoli

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Membro Sênior
Membro Sênior
Diego Barbosa escreveu:Galera. Ainda não consegui solução pro meu carro, porém, a greve dos caminhoneiros me trouxe a solução do problema (eu acho).
Tive que fazer uma viagem em meio a greve dos caminhoneiros e pra não correr o risco de ficar em pane seca resolvi levar 40 litros de combustível em tambores.
Rodei e acabou meu combustível e fui colocar o dos tambores.
Observei que ao abrir o bocal do tanque de combustível ele estava sob pressão, pareceu uma garrafa de refrigerante sendo aberta. Já fiquei desconfiado daí.
Ao final do processo e ao dar a partida lá vem as falhas. Carro falhou muito e tal, porém, tive o vislumbre de notas que essas falhas sempre acontecem após eu completar o tanque do carro e, pesquisando sobre o assunto, descobri sobre a válvula canister. Quando ela apresenta problemas ocorrem exatamente os sintomas que acontece com o meu (motor afogado). Provavelmente ela está com funcionamento irregular (fica aberta quando deveria estar fechada).
Devido a falta de combustível na minha cidade não vou no mecânico agora, esperarei. Mas o que acham? Pra mim faz todo sentido.
To pensando até em abrir uma oficina pra mim, kkk, os mecânicos daqui só querem mexer com base no chute, difícil.

Boa tarde Diego,
Pode ser sim e está fazendo sentido.....mas também pode ser o respiro entupido....quem sabe! Pede para verificar o respiro antes de trocar a válvula direto....
Espero que tenha encontrado o problema....boa sorte! Depois nos avise para ajudarmos mais gente!...abraços

#5
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