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Aditivo arrefecimento motorcraft!

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#1
 rafael69

rafael69
Membro Advanced
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Bom dia galera...
No aditivo motorcraft vem explicando no rótulo que deve ser diluído 50% aditivo e 50 % água certo? Mas teria algum problema se eu não diluir ele.?
Seria prejudicial colocar 2 litro sem diluir?

#2
 Xave

Xave
Membro VIP
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rafael69, o aditivo do radiador deve ser diluído sim, e sempre na proporção recomendada.
Abç

#3
 rafael69

rafael69
Membro Advanced
Membro Advanced
Entaum até aí entendi....gostaria de saber se teria problema eu colocar sem diluir.....tendeu?

#4
 willians.santana.3

willians.santana.3
Membro Platinum
Membro Platinum
Se o próprio fabricante que poderia lucrar mais mandando vc colocar sem diluir (vc teria q comprar mais) manda diluir, é pra diluir, oras.

[]s

#5
 Xave

Xave
Membro VIP
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rafael69 escreveu:Entaum até aí entendi....gostaria de saber se teria problema eu colocar sem diluir.....tendeu?
Com exceção dos aditivos prontos para uso(que já vem diluído), a aditivo concentrado usado sem diluir conforme indicado pelo fabricante, torna-se um agente agressivo ao sistema, portanto 'teria problema sim'.
Usar somente água sem aditivo é ruim, e usar o aditivo puro também é ruim, logo, é melhor seguir as recomendações do fabricante indicadas no rótulo, se possível use água desmineralizada pois a água de torneira além dos sais e minerais tem cloro, os minerais tendem a causar ferrugem. Cool 
Abç

#6
 rafael69

rafael69
Membro Advanced
Membro Advanced
Xave escreveu:
rafael69 escreveu:Entaum até aí entendi....gostaria de saber se teria problema eu colocar sem diluir.....tendeu?
Com exceção dos aditivos prontos para uso(que já vem diluído), a aditivo concentrado usado sem diluir conforme indicado pelo fabricante, torna-se um agente agressivo ao sistema, portanto 'teria problema sim'.
Usar somente água sem aditivo é ruim, e usar o aditivo puro também é ruim, logo, é melhor seguir as recomendações do fabricante indicadas no rótulo, se possível use água desmineralizada pois a água de torneira além dos sais e minerais tem cloro, os minerais tendem a causar ferrugem. Cool 
Abç

Aeeeee Xave era isso que queria saber meu querido !!!

Isso que eu pensava....de usar o aditivo "puro" e o aditivo sair comendo tudo os componentes...tô com 2 litros aki...vou diluir eles e mandar pro reservatorio....

Obrigado Xave pela a paciência e pelaa sua explicação.

Abraços.

#7
 sobral cunha

sobral cunha
Membro
Membro
O Xave está corretíssimo, se não diluir vai te dar problemas no futuro (não muito distante).

Um dos motivos do aditivo ser misturado com água é para reduzir sua densidade (ficar mais "ralo"), as galerias por onde a água circula num bloco de motor são estreitas e a bomba d'água é dimensionada para mandar com a pressão correta o fluido com a densidade certa por esta galeria.

Imagine, a grosso modo, tentar escoar fluido de direção hidráulica através de um filtro de água... vai dar problema!

#8
 Ronaldo Eco 2012

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Membro Jr
Membro Jr
Veja esse vídeo explicando sobre isso...

https://www.youtube.com/watch?v=0dAQ2127KOA

Abraço!

#9
 Igor

Igor
Membro Gold
Membro Gold
Sem contar que esse aditivo deve ser meio viscoso, não chegaria facilmente a todos os lugares do motor e te causaria vários transtornos!

http://www.odiariodeumaecosport.blogspot.com

#10
 lrbo

lrbo
Iniciante
Iniciante
Complementando as respostas anteriores. O aditivo deve ser diluido sim, pois o que faz resfriar o motor é a agua, o aditivo é para evitar corrosão , aumentar o ponto de fervura e diminuir o de congelamento. Cuidado ao comprarem o aditivo da Wurth,que faz o Motorcraft, não confundir com a solução deles que que ja vem ou com 50% ou 33% de aditivo e o resto agua. Se diluirem vai fica aguado, tem de comrpra o aditivo.

Outra coisa meu carro é 2007, sempre usei o Original, misturado com agua destilada, compra em dentarias. 5l por menos de R$15,00, só agora com 145.000 km tive de troca as mangueiras e por precaução tirei o radiador ar quente para ver, estava intacto.

#11
 JPEDREIRA

JPEDREIRA
Iniciante
Iniciante
Prezados, boa noite! Sou um recente proprietário de um ecosport 2007, percebi que ele estava acusando aquecimento, conferi e vi que havia pouco líquido. Não havia conferido o manual e só depois que coloquei o líquido, apenas água, é que constatei que devia utilizar o aditivo.
Bem, o que fazer agora? Devo retirar a agua e colocar o aditivo misturado? Se assim for, como fazê-lo?
Abraços a todos!

#12
 Alexandro Melo

Alexandro Melo
Iniciante
Iniciante
O ideal é colocar o líquido arrefecimento proporção correta do manual e drenar o líquido que está ai

#13
 Alexandro Melo

Alexandro Melo
Iniciante
Iniciante
OPs. Esse carro é necessário o líquido de arrefecimento. Agora se voce não tem histórico de manutenção do carro faz uma revisão no sistema todo para não correr o risco do carro ferver: Troca da válvula termostatica. bomba de água. Caixa de distribuição de água. Reservatório de água com a tampa original. Teste de selagem aplicando pressão no reservatório e por fim colocar o Aditivo original ou de ótima qualidade. Aí pode rodar sossegado. Caso não for possível fazer tudo isso. Troca a válvula termostatica e o aditivo e a tampa e fica de olho no nível. A tampa da minha desmanchou quase queimei a junta.

#14
 JPEDREIRA

JPEDREIRA
Iniciante
Iniciante
Bem, antes conferir a resposta de vocês, retirei o máximo que pude do líquido do reservatório e coloquei o líquido de arrefecimento, completando com água.
Até agora está tudo ok. No painel acusa sempre a temperatura normal, não chegou até agora a passar do meio. Vou fazer uma geral nele no próximo mês, aproveito e solicito o procedimento acima.
Oportuno, qual a marca do aditivo que devo usar?
Grande abraços a todos.

#15
 Alexandro Melo

Alexandro Melo
Iniciante
Iniciante
Usa o original da Ford motorcrat a Ford indica 2 litros sai entorno de 110.00 .já ouvi dizer de mecânicos que excesso de aditivo e de marca duvidosa corrói o cabeçote. Tem que colocar a quantidade certa para o aditivo eleva o ponto de ebulição para 115 graus e aí o carro não ferve. Os motores novos ligam a ventoinha com 115 graus

#16
 FabioEco17

FabioEco17
Iniciante
Iniciante
Algumas informações adicionais:

O aditivo vem concentrado por uma questão de custos. o frete é caro e teríamos que pagar mais caro pelo transporte, armazenagem, embalagem e custo da água adicional. Mas atenção com o tipo de água que vocês adicionam. O ideal (para maioria das montadoras) é a utilização de água desmineralizada para não alterar as propriedades do aditivo. Se não encontrar utilizem o produto pronto para uso, ou seja, já diluído.

Importante verificar se o sistema de arrefecimento está pressurizado, sob pressão a temperatura de ebulição da água aumenta para 120°. Se houver vazamento, a ebulição ocorre em aprox. 100° e evapora dentro do sistema deixando de refrigerar com eficiência.

Existe uma ferramenta (densímetro) que consegue aferir se a dosagem de aditivo na mistura está correta. Vc encontra em postos de combustíveis e geralmente este só cobra o aditivo que vc eventualmente precise adicionar.

#17
 Alexandro Melo

Alexandro Melo
Iniciante
Iniciante
OPs liga com 105 graus

#18
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