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Relé do Pisca

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#1
 moacir_79

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Pessoal, alguém poderia me informar onde está localizado o relé do pisca da Eco 2011/2012? Consultando o material disponível aqui no fórum, não consegui encontrar sua localização. É que pretendo trocar este relé por um eletrônico, especial para o uso de lâmpadas LED nas setas de direção.

Falows!

#2
 kentakk

kentakk
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moacir_79 escreveu:Pessoal, alguém poderia me informar onde está localizado o relé do pisca da Eco 2011/2012? Consultando o material disponível aqui no fórum, não consegui encontrar sua localização. É que pretendo trocar este relé por um eletrônico, especial para o uso de lâmpadas LED nas setas de direção.

Falows!

Fica num local muito improvavel e de dificil acesso. Ela esta junto a chave da seta na coluna de direcao. Parece coisa de portugues de purtugal. Oras... pois,pois..... ~~

#3
 moacir_79

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Obrigado kentakk! Assim que minha Eco chegar eu vou seco ali para trocar o relé.

#4
 kentakk

kentakk
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moacir_79 escreveu:Obrigado kentakk! Assim que minha Eco chegar eu vou seco ali para trocar o relé.

ola Moacir! Sobre este rele especial vc pode me passar umas dicas deste rele. Pois em ultimo caso tem gente que apenas coloca um resistor de carga para simular as lampadas para que o pisca funcione usando leds.
Eu tambem estou pensando em colocar leds, mas nao sei se vou usar este rele especial ou se vou usar resistor de carga.

#5
 moacir_79

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kentakk, eu tinha um Sandero Stepway antes de encomendar minha Eco. Toda iluminação externa e interna dele (exceto faróis H4 e milha H11) eu tinha trocado por LED`s. Como o Sandero não usa relé para o pisca (uma central eletrônica no carro comanda as piscadas, aumentando a velocidade quando uma lâmpada queima ou a gente substitui por LED), eu tive que usar resistores nele. O melhor lugar que eu tinha achado para alojar esse resistor foi no interior das lanternas traseiras (elas tinham um espação oco ali). Porém, com resistores, a gente tem dois principais problemas: 1º é o consumo, que continuará o mesmo das lâmpadas convencionais, tirando a vantagem do LED em economizar energia. O 2º é que o resistor tem que ser de uma potência elevada, visto que ele está simulando a carga que 2 lâmpadas de 21W consumiriam (deve ser usado um resistor para cada lado do carro). O resistor que eu usei era de 3,3ohm X 20W. E posso te garantir uma coisa: com mais ou menos cinco minutos ligado o pisca (alerta por exemplo), ele esquenta BASTANTE! No Mercado Livre eu vi vários resistores para pisca, todos com um dissipador de calor em volta, mas nenhum no valor de 3,3ohm. Eu cheguei nesse valor através de cálculos (3,4ohm exatamente, mas não é um valor comercial). Tentei alguns valores próximos (4,7 e 6,8 etc) SEM sucesso. Por isso eu desconfio, quanto ao funcionamento correto, desses que são vendidos no Mercado Livre. Os que eles vendem lá tem que instalar um em cada lâmpada! Quando eu descobri que a Eco usava relé para o pisca, foi só alegria! Very Happy A gente ataca o mal pela raiz! Colocando um relê eletrônico (que não precisa da carga das lâmpadas para funcionar), acabam-se todas as desvantagens do uso de resistores. O relé que eu comprei foi esse:

RELÉ ESPECIAL PARA PISCA

Ele funciona com a lâmpada normal, lâmpada de LED ou até mesmo com uma mistura dos dois (lâmpada normal na frente e na traseira lâmpada de LED)! O único inconveniente desse relé é que se caso uma lâmpada queimar, a frequencia das piscadas não aumentará para avisar o condutor. Esse problema você também terá com a combinação de relé convencional e resistores. Mas com lâmpadas LED, quem está preocupado com a queima? A vida útil do LED é MUITO longa... Adeus multas por lâmpadas de sinalização queimadas!!!

Falows!

#6
 kentakk

kentakk
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moacir_79 escreveu:kentakk, eu tinha um Sandero Stepway antes de encomendar minha Eco. Toda iluminação externa e interna dele (exceto faróis H4 e milha H11) eu tinha trocado por LED`s. Como o Sandero não usa relé para o pisca (uma central eletrônica no carro comanda as piscadas, aumentando a velocidade quando uma lâmpada queima ou a gente substitui por LED), eu tive que usar resistores nele. O melhor lugar que eu tinha achado para alojar esse resistor foi no interior das lanternas traseiras (elas tinham um espação oco ali). Porém, com resistores, a gente tem dois principais problemas: 1º é o consumo, que continuará o mesmo das lâmpadas convencionais, tirando a vantagem do LED em economizar energia. O 2º é que o resistor tem que ser de uma potência elevada, visto que ele está simulando a carga que 2 lâmpadas de 21W consumiriam (deve ser usado um resistor para cada lado do carro). O resistor que eu usei era de 3,3ohm X 20W. E posso te garantir uma coisa: com mais ou menos cinco minutos ligado o pisca (alerta por exemplo), ele esquenta BASTANTE! No Mercado Livre eu vi vários resistores para pisca, todos com um dissipador de calor em volta, mas nenhum no valor de 3,3ohm. Eu cheguei nesse valor através de cálculos (3,4ohm exatamente, mas não é um valor comercial). Tentei alguns valores próximos (4,7 e 6,8 etc) SEM sucesso. Por isso eu desconfio, quanto ao funcionamento correto, desses que são vendidos no Mercado Livre. Os que eles vendem lá tem que instalar um em cada lâmpada! Quando eu descobri que a Eco usava relé para o pisca, foi só alegria! Very Happy A gente ataca o mal pela raiz! Colocando um relê eletrônico (que não precisa da carga das lâmpadas para funcionar), acabam-se todas as desvantagens do uso de resistores. O relé que eu comprei foi esse:

RELÉ ESPECIAL PARA PISCA

Ele funciona com a lâmpada normal, lâmpada de LED ou até mesmo com uma mistura dos dois (lâmpada normal na frente e na traseira lâmpada de LED)! O único inconveniente desse relé é que se caso uma lâmpada queimar, a frequencia das piscadas não aumentará para avisar o condutor. Esse problema você também terá com a combinação de relé convencional e resistores. Mas com lâmpadas LED, quem está preocupado com a queima? A vida útil do LED é MUITO longa... Adeus multas por lâmpadas de sinalização queimadas!!!

Falows!

Fala colega. Ao que parece falamos o mesmo idioma, pois eu tambem gosto de fuçar essas coisas eletricas e eletronicas. Achei uma na internet no site de vendas por 19reais, mas eh do rio de janeiro, se o frete for caro compro por aqui mesmo. apenas tenho que ver se o encaixe eh perfeito e tem que ver se nao altera o pisca-alerta.
Uma observacao importante, qdo vc instalar o pisca led na dianteira fique atento pois os idiotas da Ford alterou o positivo e negativo do soquete, ou seja, a carcaça eh positivo e o ponto central negativo.

#7
 moacir_79

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[quote="kentakk"]
moacir_79 escreveu:Uma observacao importante, qdo vc instalar o pisca led na dianteira fique atento pois os idiotas da Ford alterou o positivo e negativo do soquete, ou seja, a carcaça eh positivo e o ponto central negativo.

Nossa essa eu nem imaginava!!! Que coisa de jerico mesmo!!!

#8
 augustobayer

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[quote="moacir_79"]
kentakk escreveu:
moacir_79 escreveu:Uma observacao importante, qdo vc instalar o pisca led na dianteira fique atento pois os idiotas da Ford alterou o positivo e negativo do soquete, ou seja, a carcaça eh positivo e o ponto central negativo.

Nossa essa eu nem imaginava!!! Que coisa de jerico mesmo!!!

E eu quebrando a cabeça com as lâmpadas de led... pqp... a Ford dá uma dessa é foda!
Sou novo aqui e logo vou postar fotos da minha Eco.

#9
 kentakk

kentakk
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[quote="augustobayer"]
moacir_79 escreveu:
kentakk escreveu:
moacir_79 escreveu:Uma observacao importante, qdo vc instalar o pisca led na dianteira fique atento pois os idiotas da Ford alterou o positivo e negativo do soquete, ou seja, a carcaça eh positivo e o ponto central negativo.

Nossa essa eu nem imaginava!!! Que coisa de jerico mesmo!!!

E eu quebrando a cabeça com as lâmpadas de led... pqp... a Ford dá uma dessa é foda!
Sou novo aqui e logo vou postar fotos da minha Eco.

Augusto. se vc for inverter os fios tome cuidado para nnao cortar o chicote original se o carro estiver em garantia, pois perdera a garrantia se cortal algum fio.
Outrodia comprei umled de luz de freio e meia-luz. O diacho eh tao mal feito ke ao pisar no freio a lanterna dianteira acende??? é mole?
Os fabricantes de lampadas led de carro tem ke colocar uma ponte de diodos para ke a mesma acenda com a polaridade invertida.

#10
 Osvaldo Neto

Osvaldo Neto
Iniciante
Iniciante
Boa tarde, tbm coloquei Led, o problema é idêntico, vcs disseram da ecosport 2012,a minha é 2013/14, procurei onde disseram e n encontrei, será q em 1 ano já mudou o local do relé? Se puderem e souberem, por favor me indiquem onde possa estar da 13/14, pois n encontro o tal relé das setas em lugar nenhum, obrigado!

#11
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