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Ar condicionado intermitente

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#1
 kentakk

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Diamond Titanium
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alguem tem ideia do que pode ser? o meu ar fica desligando e ligando intermitentemente.... sei porque o led ta ligado e noto o compressor ligando e desligando...... Tem gente que acha que eh porque ou ta com muito gas(nunca mexi) e o pressostato de alta pressao desliga o compressor.... sera que pode ser falta de gas????
So nao quero ir em oficina de ar que ele vao me tuchar um recarga que pode ser desnecessaria.....
Acho que vou ligar uns LEDs monitorando os pressostatos e qdo perceber o defeito vou saber o que ta ligando ou desligando....

#2
 Zanetti

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Pode ser o sistema inteligente dele que esta achando que vc acelerou e precisa de potência.
Nem me pergunte onde fica que não sei, o meu cada vez que acelero para esticar ou ultrapassar ele desliga.

#3
 Marcos-CWB

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Administrador
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Quem controla isso é a central de injeção eletronica.
Ligue o ar condicionado com o carro parado, se o ar não ficar desligando então ele não tem problerma nenhum.
Quando voce acelera rapidamente, o A/C desliga sozinho pra não roubar força do motor, porem ele re-liga sozinho depois.




#4
 kentakk

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Entao este recurso chama-se quick-down... mas nao eh meu caso.... no meu caso eu estou abaixo da meia aceleracao e acontece isso..... fora as situacoes que ja citei outra eh uma protecao contra congelamento do evaporador... qdo a temperatura chega perto dos zero grau ele se autodesliga... Sera que foi falta de uso?

#5
 karlogomez

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Numa loja especializada em ar condicionado automotivo, eles podem detectar se há problemas na válvula do ar condicionado que quando substituída, pode resolver o problema (se o ar estiver fraco). Verifique também se a ventoinha está funcionando porque quando ela falha, além de aumentar a possibilidade de esquentar o motor quando a ventoinha está ruim (liga e desliga constantemente sem no no entanto, cumprir a contento a sua função de manter a temperatura do motor), o sistema do ar condicionado, pode desligar pois, a ventoinha não funcionando corretamente, o sistema desliga o sistema do ar cond. A ventoinha pode estar com o par de escovinhas já gastas e a força da ventoinha funciona de forma precária. Aconteceu num carro meu da Ford pois, a ventoinha estava fraca pois, estava com as duas escovas muito gastas.

#6
 kentakk

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karlogomez escreveu:Numa loja especializada em ar condicionado automotivo, eles podem detectar se há problemas na válvula do ar condicionado que quando substituída, pode resolver o problema (se o ar estiver fraco). Verifique também se a ventoinha está funcionando porque quando ela falha, além de aumentar a possibilidade de esquentar o motor quando a ventoinha está ruim (liga e desliga constantemente sem no no entanto, cumprir a contento a sua função de manter a temperatura do motor), o sistema do ar condicionado, pode desligar pois, a ventoinha não funcionando corretamente, o sistema desliga o sistema do ar cond. A ventoinha pode estar com o par de escovinhas já gastas e a força da ventoinha funciona de forma precária. Aconteceu num carro meu da Ford pois, a ventoinha estava fraca pois, estava com as duas escovas muito gastas.  

ola Karlo! gasta nao esta pois o carro tem apenas 17mil km rodados. Agora vc sabe dizer se ao ligar o ar condicionado o ventilador externo liga na velocidade 2(mais rapido) pois dai da pra saber pelo barulho....

#7
 karlogomez

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Para este meu carro que lhe falei antes, troquei a ventoinha, depois disso quando ligo o ar, notei que ele liga no estágio 02 por causa do ruido mais alto. Antes não era assim.

#8
 Zanetti

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O meu ligando o A/C entra o segundo estágio direto.

#9
 kentakk

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Zanetti escreveu:O meu ligando o A/C entra o segundo estágio direto.

vixeeee.... entao devo esta com problema no segundo estagio.... vou checar...tomara que nao seja nada serio...

#10
 Zanetti

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Mas a tua é 1.6, pode ser diferente.

#11
 kentakk

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Zanetti escreveu:Mas a tua é 1.6, pode ser diferente.

Creio que nao.... nao teria porque fazer diferente no ar condiconado, pois qto mais coisa diferente nos carros eh uma dor de cabeça para fabrica e ccs.... pois precisa de mais itens nso estoques de peças o que dificulta o inventario das peças...

#12
 kentakk

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Ja tirei o rele do segundo estagio e ta OK! o fusivel tb ta bom pois o fusivel do primeiro e segundo estagio eh o mesmo.... so resta saber se ta com excesso de gas. ou o modulo nao ta mandando ligar o segundo estagio.

#13
 kentakk

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encontrei umas dicas interessantes no yahoo respostas... so nao sei se eh confiavel.

1o) Todo carro equipado com ar condicionado tem 2 pressostatos: um de "baixa" e outro de "alta" , instalados na tubulação de gás freon , um para "cortar" o compressor em caso de baixa pressão ( falta de gás, por exemplo ) e o outro para cortar o compressor em caso de alta pressão ( ventoinha travada, excesso de gás, etc, etc.

2o) Dependendo o modelo do veículo , existe ainda um "pressostato operacional" calibrado para atuar quando a pressão do gás atinje 250 libras/pol2 ( 250 PSI) e nestes casos esse pressostato é que ativa a 2a velocidade da ventoinha.

NOTA> entenda o seguinte> A 2a velocidade da ventoinha é comandada por dois sistemas distintos: pelo termostato do radiador ( ou sensor eletrõnico de temperatura , nos carros mais modernos ) que liga o 2o estágio quando a água atinge 92~95 graus ) ....e também é acionada quando a pressão do gás freon atinge 250 PSI, ( a pressão operacional normal do sistema deve estar entre 200 e 250 PSI).

No meu carro, quando o ar é ligado a ventoinha entra imediatamente na 1a velocidade ( esteja o carro frio ou quente ) pois o gás freon precisa ser resfriado imediatamente para haver a troca térmica.....

Dependendo da temperatura do ar externo, essa velocidade pode não ser suficiente para resfriar o gás ( por exemplo quando a temperatura está acima de 28 graus) e então a pressão do sistema começa a subir até atingir 250 PSI> neste momento a ventoinha passa para a 2a velocidade para evitar sobrecarga e assim a pressão volta para o patamar das 200 PSI ( se passar dos 350 PSI o pressostato de alta corta o compressor ).

No seu carro, não existe o "pressostato operacional" de forma que quando o ar é acionado a ventoinha ja entra na velocidade mais alta , o que não é ruim !

Quanto ao fato do ar desligar quando está o giro do motor está abaixo de 1200 RPM isto ocorre porque com a RPM mais baixa, e a ventoinha no máximo, o gás está sendo resfriado "mais do que devia" e isso significa que a pressão de sucção do compressor fica excessivamente baixa ( abaixo de 30 PSI ) e nesta hora o pressostato de baixa corta o compressor para impedir que o gás subresfriado se transforme em líquido ( pois se isso ocorrer o compressor será danificado !).

Como voce pode ver não ha nada de errado com o seu carro !! É apenas a "estratégia de controle" adotada pelo fabricante para o comando do sistema de ar condicionado !!

#14
 kentakk

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Pessoal ha uns meses atras tinha comprado um kit caseiro para dar carga de gas.. Mas notei que a pressao nao estao mantendo, ou seja, esta vazando... Segundo relato dos youtube dizem que costuma vazar no retentor do compressor.... Tomara que seja so isso, um retentor custa 70 reais, mas tem mao de obra.... Espero que nao seja o evaporador, pois isto custa muito caro a mao de obra pra desmontar todo painel...
Alguem de vcs sabem mais ou menos o custo se for no compressor e quanto seria se fosse no painel?
Pois fui numa oficina e o cara falou se eu resolver trocar o evaporador em casa ele nao da garantia do servico. Pois eles adoram qdo tem que desmontar todo o painel.... Este eh o grande ganha-pao deles...

ps: um compressor novo custa 1300reais, usado 650 e de repente o reparo no retentor....

ps: nao é que eu esteja desmerecendo a mao de obra do profissional, mas é que isso eu sei fazer... entao pra que pagar? pois isto da um trabalhao....Alem do mais coloquei tantos fios de adaptacao dentro do painel que tenho medo de deixar um estranho mexer.....



Última edição por kentakk em Ter Nov 22, 2016 9:07 pm, editado 1 vez(es)

#15
 costajo005

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Iniciante
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Boa Noite, no meu caso o ar condicionado funcionava uns 4 a 6 dias e ficava ligando e desligando, ao levar no técnico ele coloca um outro gás ( que eu não identifiquei qual) e injeta a pressão máxima para verificar algum vazamento, tinha uma mangueira borrachuda adaptada, que ele trocou pela original, resolvendo assim o problema.
Em tempo: não foi identificado o vazamento em outras oficinas, tive que pagar duas recargas de gás inutilmente. Shocked

#16
 kentakk

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costajo005 escreveu:Boa Noite, no meu caso o ar condicionado funcionava uns 4 a 6 dias e ficava ligando e desligando, ao levar no técnico ele coloca um outro gás ( que eu não identifiquei qual) e injeta a pressão máxima para verificar algum vazamento, tinha uma mangueira borrachuda adaptada, que ele trocou pela original, resolvendo assim o problema.
Em tempo: não foi identificado o vazamento em outras oficinas, tive que pagar duas recargas de gás inutilmente. Shocked

O meu carro é todo original 2009 com 20.000km..... usei muito pouco o ar condicionado, pois ele eh usado somente em viagens por rodovias.
Entao isto pode ter estragado o ar, pois dizem que usando pouco o ar ele se estaga sozinho. Pode ser vazamento mesmo pois usei um kit caseiro de recarga e na ultima medicao abaixou a pressao. Vi num youtube um cara que trocou o sensor de pressao e ficou bom.... mas meu medo era tirar o pressostato e vazar o gas, mas nao tem problema porque nesse pressostato ao retirar tem uma valvula embaixo que trava e nao vaza o gas... Se eu soubesse ja tinha trocado isso antes de tudo...
A sacanagem da carga de gas eh que colocando 100gramas ou 500gramas ele ira cobrar a mesma coisa... Entao o certo e jogar todo o gas fora e pedir pra encher, mas isso nao eh ecologico.
Se for vazamento no retentor do compressor a peça custa 70, mas com mao de obra acho que vai uns 400reais.... Dizem que se vazar gas pelo compressor pode ter comprometido o rolamento da embreagem, pois dizem que o gas ataca a graxa e recomendam a troca do rolamento.... sei nao....

#17
 JuniorMT

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Iniciante
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Amigo Kantakk, o ar da minha tava assim quando tava super aquecendo...que aconteceu esses dias atrás...
A ventoinha travou e o carro ferveu chegando aqui em casa...mas até então eu nem tinha percebido q a ventoinha não tava funcionando!!
Daí o ar ficava assim igual o seu...gelava, depois parava...tanto andando quanto parado...!
Dá uma verificada nisso, ventoinha, valvula termostatica, radiador...etc!! Se estiver tudo ok, dai vc parte pra parte de ar condicionado, tipo pressostato, carga de gás...etc!!
O aquecimento do motor afeta o funcionamento do ar...

Abraço!

#18
 kentakk

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JuniorMT escreveu:Amigo Kantakk, o ar da minha tava assim quando tava super aquecendo...que aconteceu esses dias atrás...
A ventoinha travou e o carro ferveu chegando aqui em casa...mas até então eu nem tinha percebido q a ventoinha não tava funcionando!!
Daí o ar ficava assim igual o seu...gelava, depois parava...tanto andando quanto parado...!
Dá uma verificada nisso, ventoinha, valvula termostatica, radiador...etc!! Se estiver tudo ok, dai vc parte pra parte de ar condicionado, tipo pressostato, carga de gás...etc!!
O aquecimento do motor afeta o funcionamento do ar...

Abraço!

Xiiiii Marquinhos... ai fudeu..... tomara que nao seja isso, pois o meu motor nao ta fervendo, ventoinha normal.... O unico pecado foi usar o ar condicionado muito poucas vezes....

ps: se o ponteiro da temperatura esta no "meio" entao esta normal correto?

#19
 Zanetti

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Kentakk, vc já viu o filtro dele e na pior das hipóteses, se tem.

Um evaporador sujo pode criar gelo e o sensor nesse caso desliga o compressor.

#20
 kentakk

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Zanetti escreveu:Kentakk, vc já viu o filtro dele e na pior das hipóteses, se tem.

Um evaporador sujo pode criar gelo e o sensor nesse caso desliga o compressor.

Nao pode ser o filtro Zanetti. Alias fui eu que coloquei, pois nao veio de fabrica.... e uso muito pouco o carro..... No começo achei que fosse congelamento, pois liguei umas mangueiras pra levar ar pra tras e com isso achei que restringiu muito a saida de ar frio..... Mas creio que nao seja isso....

#21
 kentakk

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Alguem sabe se para dar carga de gas o tubo de gas tem que estar de pe ou de cabeça pra baixo.... eu asisto aos video youtube e cada um fala uma coisa.... na minha opiniao tinha que ser de cabeça pra baixo pois assim ja vai o liquido concentrado...... Sad

#22
 Zanetti

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Se vc for carregar pela alta é de ponta cabeça, se for pela baixa é em pé.

As palhetas do compressor não suportam liquido e empenam.

Normalmente a carga é feita pela baixa, portanto a garrafa deve fica em pé para que saia somente gás.

#23
 kentakk

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Zanetti escreveu:Se vc for carregar pela alta é de ponta cabeça, se for pela baixa é em pé.

As palhetas do compressor não suportam liquido e empenam.

Normalmente a carga é feita pela baixa, portanto a garrafa deve fica em pé para que saia somente gás.

Ola Zanetti! qual referencia vc pegou sobre isto? pois procurei muito pela internet e nunca achei.... e sempre tem um mecanico que fala uma coisa, outros falam outra coisa..... e tambem nao sabia que da pra fazer recarga pela alta....
Por ai a gente ve como tem muitos "orelhas" por ai que falam bobagens.......
ps: de repente nem da pra recarregar pela alta pois se a pressao foi muita o liquido nao ira entrar no sistema....

#24
 Zanetti

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Meu pai mexia com refrigeração e por isso aprendi, tanto que eu é que faço tudo que preciso a respeito de refrigeração e também por ter chefiado o departamento de manutenção na empresa que trabalhei, isso me obrigou a acompanhar serviços e ver na prática como é feito, fora cursinhos que a empresa patrocinava.

Pela alta normalmente se faz em máquinas de A/C central, mas é possível em qualquer um.

A pressão que vc falou não existe, pois é feito com o aparelho desligado e só a carga final é feita pela baixa e com o equipamento ligado.

#25
 kentakk

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Zanetti escreveu:Meu pai mexia com refrigeração e por isso aprendi, tanto que eu é que faço tudo que preciso a respeito de refrigeração e também por ter chefiado o departamento de manutenção na empresa que trabalhei, isso me obrigou a acompanhar serviços e ver na prática como é feito, fora cursinhos que a empresa patrocinava.

Pela alta normalmente se faz em máquinas de A/C central, mas é possível em qualquer um.

A pressão que vc falou não existe, pois é feito com o aparelho desligado e só a carga final é feita pela baixa e com o equipamento ligado.
Eeeeebaaaa...... entao vc eh especialista em ar condicionado? porque nao falou antes.... Entao nao querendo abusar da boa vontade, eu tenho curiosidade em saber como funciona as geladeiras movidas a querosene.... Meu pai falava que antigamente existia geladeira a querosene paralocais remotos onde nao ha energia eletrica... Entaopergunto..... ela eh economica? por exemplo se eu tiver uma fonte de gas metano sera que da pra fazer a geladeira funcionar a custo Zero? Sera que da pra montar uma dessas em casa?

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