EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Interesse Geral - Caracteristicas das lampadas do carro

Ir à página : 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 2]

#1
 Marcos-CWB

avatar
Administrador
Administrador
Olá pessoal,

Vamos tratar agora de um assunto bem importante que é a iluminação dos carros, questão de segurança e evita multas quando todo o sistema está 100% operacional nos carros
(nada de uma luz de freio queimada ou apenas um farol baixo funcionando, isso queima a cara do seu carro rsssss).

Apresentamos a lampada do tipo "pingo" com 5W de potencia que é usada na meia-luz na frente, no porta-luvas e lampada do para-sol direito:


Na luz baixa e alta é usado uma única lampada do tipo H4 de 55W de potencia o que muda é a direção do facho de luz conforme voce aciona a alavanca:


Na dianteira tambem temos (em alguns carros) as lampadas dos farois de neblina que são servidas por lampadas do tipo H3 de 55W de potencia:


Temos tambem as lampadas comuns usadas na lanterna:


Nas lanternas traseiras usa-se:

1 lampada de 1 polo de 21W de potencia para a luz de ré
1 lampada de 1 polo de 21W de potencia para o pisca
1 lampada de 2 polos (sendo 1 polo de 5W para a meia-luz e 1 polo de 21W para luz de freio)

Não se esquecer que a luz de pisca traseira deve ser de cor AMBAR (laranja)
A luz de pisca dianteira pode ser branca pois a lente do farol já é AMBAR.

Na parte de dentro do carro, temos a lampada do tipo "torpedo" de 5W, esse tipo de lampada tambem é usada no porta-malas:



Espero ter ajudado e fiquem de olho na iluminação dos seus carros.


MARCOS
marcos.jsouza@bol.com.br



Última edição por Marcos-CWB em Sab Maio 14, 2011 8:41 pm, editado 4 vez(es)

#2
 Convidad

avatar
Convidado
Bem esclarecedor este tópico! Parabéns pelo seu conhecimento.
Este tópico, literalmente, nos deu uma luz...hehehe

#3
 vinacowboy

avatar
Membro Pro
Membro Pro
legal esse tópico, tira a duvida pra quem quer colocar Xenon, H4... show de bola

#4
 Norberto_SP

avatar
Membro Pro
Membro Pro
Só para constar... no meu EcoSport 2011 a lâmpada do farol de neblina é o HB4.
Só não sei dizer a partir de que ano houve essa mudança.


Putabração à todos.

NORBERTO

http://www.norberto.info

#5
 Marcos-CWB

avatar
Administrador
Administrador
Valeu pela informação Norberto, fica a dica pro pessoal do Ecosport II.


abraço

#6
 Smaylle

avatar
Membro Gold
Membro Gold
Marcos, a lampada interna da Minha Eco na é a torpedo, eu não sei qual é parece com essa do pisca. Estava com intenção de trocalas por led, mas não achei nenhuma parecida, será que alguem pode me dar uma ajuda.

#7
 Marcos-CWB

avatar
Administrador
Administrador
Smaylle,

das lampadas internas as unicas que não são torpedo são aquela que vai no para-sol do passageiro que é do tipo pingo e a luz do porta-luvas que não consegui desmontar pra saber o tipo hehehe


abraço

#8
 Smaylle

avatar
Membro Gold
Membro Gold
Marcos-CWB escreveu:Smaylle,

das lampadas internas as unicas que não são torpedo são aquela que vai no para-sol do passageiro que é do tipo pingo e a luz do porta-luvas que não consegui desmontar pra saber o tipo hehehe


abraço

Marcos estou afirmando que não é torpedo, vou tentar firar uma foto na hora do almoço e depois posto.

#9
 Marcos-CWB

avatar
Administrador
Administrador
Smaylle, fui tirar a prova de que é torpedo na frente:

essa é a foto pra quem tem 2 luzes de leitura na frente:


esse é a foto pra quem tem 1 luz normal na frente (sem as luzes de leitura):


abraço

#10
 renan.rj21

avatar
Membro Gold
Membro Gold
A Eco usa H4 no alto baixo e HB4 no milha , des que " nasceu " ... rs

No salao , usa torpedos ... no porta luva , pingo comum ( camarao ) ...

Na seta , polos paralelos ... no posicao e freio 5w21 e na eh p21w ... luz de placa pingo tb ...

#11
 Ospa Boy


Iniciante
Iniciante
Agora fiquei na dúvida ... Pretendo colocar um Kit xenon nos meus milhas ... Tenho dúvida qto ao modelo da lâmpada... O renan.rj21 falou que no milha é HB4, mas anteriormente o Marcos-CWB disse que é H3 ...

Minha Eco é 2008 (frente nova).

Afinal... No milha vai H3 ou HB4 ??? Help ???? tongue

#12
 Norberto_SP

avatar
Membro Pro
Membro Pro
Amigo, é a HB4.

http://www.norberto.info

#13
 RickHard

avatar
Membro Pro
Membro Pro
achei no mercado livre e parece interessante.

se servir para alguem, isto fica feliz em ser útil.

TudinDiBãoPro6.



Última edição por RickHard em Ter Jul 05, 2011 6:50 pm, editado 1 vez(es)

#14
 Dolphim

avatar
Membro Platinum
Membro Platinum
RickHard escreveu:achei no mercado livre e parece interessante.

se servir para alguem, isto fica feliz em ser útil.

TudinDiBãoPro6.

"isto fica feliz em ser útil" Gostei. "O Homem bicentenário"

http://www.adolfolima.blogspot.com/

#15
 Marcos-CWB

avatar
Administrador
Administrador
Ospa Boy escreveu:Agora fiquei na dúvida ... Pretendo colocar um Kit xenon nos meus milhas ... Tenho dúvida qto ao modelo da lâmpada... O renan.rj21 falou que no milha é HB4, mas anteriormente o Marcos-CWB disse que é H3 ...

Minha Eco é 2008 (frente nova).

Afinal... No milha vai H3 ou HB4 ??? Help ???? tongue


Ospa Boy,

como vc notou no meu avatar, meu Ecosport é do modelo antigo, portanto o modelo da lampada dos milhas é diferente
do modelo do seu e do Renan ok ?

#16
 TORNADO

avatar
Iniciante
Iniciante
OLá,gostaria de sa ber se posso colocar aquelas lãmpadas azuis nos farois de neblina e se é legalmente correto.A minha eco é 2011/12
Obrigado!

#17
 deepbluemx3

avatar
Membro Jr
Membro Jr
Marcos-CWB escreveu:Smaylle, fui tirar a prova de que é torpedo na frente:

...

esse é a foto pra quem tem 1 luz normal na frente (sem as luzes de leitura):


abraço
Interessante ontem desmontei a luz interna de teto da minha Eco XLS 2004, e ela tem realmente
apenas 1 lampada, mas ela é uma lampada simples de 1 polo, e não a torpedo conforme a foto acima!
A parte plastica da lanterna é externamente idêntica a essa da foto. Shocked

#18
 renan.rj21

avatar
Membro Gold
Membro Gold
Marcos-CWB escreveu:
Ospa Boy escreveu:Agora fiquei na dúvida ... Pretendo colocar um Kit xenon nos meus milhas ... Tenho dúvida qto ao modelo da lâmpada... O renan.rj21 falou que no milha é HB4, mas anteriormente o Marcos-CWB disse que é H3 ...

Minha Eco é 2008 (frente nova).

Afinal... No milha vai H3 ou HB4 ??? Help ???? tongue


Ospa Boy,

como vc notou no meu avatar, meu Ecosport é do modelo antigo, portanto o modelo da lampada dos milhas é diferente
do modelo do seu e do Renan ok ?


Amigo , entao seu milha nao eh original pois des de sempre a Eco usou HB4 ( 9006 ) nos farois de neblina !

#19
 Janes Martins Nascimento


Membro Jr
Membro Jr
Galera, embora denominando corretamente ou não, o farol vá continuar iluminando da mesma forma, mas só para conhecimento, um farol de neblina e um farol de milha são fisicamente diferentes e possuem finalidades diferentes.

O farol de milha, como o próprio nome revela, tem a finalidade de iluminar em longo alcance, algo em torno de 1 milha dependendo das condições, tem um foco concentrado, quando de série no veículo, só funciona junto com o farol alto, e ao se desligar o alto, ele desliga Tb o farol de milha, por ser de longo alcance, não pode ser instalado rente ao chão, normalmente sobre o para-choque ou dentro do próprio farol ao lado da lâmpada principal, a lente do mesmo normalmente é lisa ou pouco frisada, tendo este farol a finalidade de possibilitar que o condutor em alta velocidade consiga ver obstáculos ao longe antes de chegar ao mesmo.

O farol de neblina, como o próprio nome revela, é para situações de neblina, portanto não tem o foco concentrado como o milha, pois iria causar uma reflexão branca junto à neblina, tipo ligar o farol alto na neblina, pois o mesmo tem a finalidade de ter o foco disperso, para clarear em curto alcance e na frente e laterais da pista, desta forma é corretamente instalado na parte de baixo do veículo, mais perto do chão, sua lente é normalmente frisada, quando de série no veículo pode funcionar junto com o farol alto.

Nos veículos como os antigos VW Gol quadrado GTS e GTI, podia-se identificar tais faróis bem facilmente, e como eram de série, seu funcionamento seguiam as normas de trânsito, o milha nunca funciona com o farol alto desligado.

No caso das Ecos, os faróis no para-choque são de neblina, e não milha, por serem mais atuais, as lentes nem sempre são frisadas, pois o bloco ótico já tem um formado que dispersa a luz internamente.

Vale lembrar que a Lei proíbe a instalação de mais do que um par de cada tipo de farol (neblina e milha) a uma altura máxima que não me recordo, tb são proibidas luzes deste tipo na traseira do veículo, quando instalados sobre o veículo como em Santo Antônio em pick ups, ou mesmo originais de série como em algumas antigas Fiorinos, não podem ser utilizados em estradas regidas por Lei, somente como farol de apoio em algumas situações, e mesmo desligados é obrigatório que possuam capas para impedir sua iluminação acidentalmente na estrada.

Sei que muitos irão comentar ..... nunca vi isso acontecer .... mas como este e muitos outros fatos, nem a própria polícia sabe rsrsrsrsr mas é a Resolução 227 do CONTRAN , segue o link para quem queira conferir

http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/RESOLUCAO_CONTRAN_227.pdf

#20
 kentakk

avatar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Marcos-CWB escreveu:Smaylle, fui tirar a prova de que é torpedo na frente:

essa é a foto pra quem tem 2 luzes de leitura na frente:


esse é a foto pra quem tem 1 luz normal na frente (sem as luzes de leitura):


abraço

Marcos. Eu lamento em discordar que isso nao eh uma luz de leitura e sim 2 luzes de iluminacao. Luz de leitura sao aquelas direcionais usados em onibus de turismo. Pois quase nao ha diferença nenhuma entre uma o outra lampada na ecosport.

#21
 kentakk

avatar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Janes Martins Nascimento escreveu:Galera, embora denominando corretamente ou não, o farol vá continuar iluminando da mesma forma, mas só para conhecimento, um farol de neblina e um farol de milha são fisicamente diferentes e possuem finalidades diferentes.

O farol de milha, como o próprio nome revela, tem a finalidade de iluminar em longo alcance, algo em torno de 1 milha dependendo das condições, tem um foco concentrado, quando de série no veículo, só funciona junto com o farol alto, e ao se desligar o alto, ele desliga Tb o farol de milha, por ser de longo alcance, não pode ser instalado rente ao chão, normalmente sobre o para-choque ou dentro do próprio farol ao lado da lâmpada principal, a lente do mesmo normalmente é lisa ou pouco frisada, tendo este farol a finalidade de possibilitar que o condutor em alta velocidade consiga ver obstáculos ao longe antes de chegar ao mesmo.

O farol de neblina, como o próprio nome revela, é para situações de neblina, portanto não tem o foco concentrado como o milha, pois iria causar uma reflexão branca junto à neblina, tipo ligar o farol alto na neblina, pois o mesmo tem a finalidade de ter o foco disperso, para clarear em curto alcance e na frente e laterais da pista, desta forma é corretamente instalado na parte de baixo do veículo, mais perto do chão, sua lente é normalmente frisada, quando de série no veículo pode funcionar junto com o farol alto.

Nos veículos como os antigos VW Gol quadrado GTS e GTI, podia-se identificar tais faróis bem facilmente, e como eram de série, seu funcionamento seguiam as normas de trânsito, o milha nunca funciona com o farol alto desligado.

No caso das Ecos, os faróis no para-choque são de neblina, e não milha, por serem mais atuais, as lentes nem sempre são frisadas, pois o bloco ótico já tem um formado que dispersa a luz internamente.

Vale lembrar que a Lei proíbe a instalação de mais do que um par de cada tipo de farol (neblina e milha) a uma altura máxima que não me recordo, tb são proibidas luzes deste tipo na traseira do veículo, quando instalados sobre o veículo como em Santo Antônio em pick ups, ou mesmo originais de série como em algumas antigas Fiorinos, não podem ser utilizados em estradas regidas por Lei, somente como farol de apoio em algumas situações, e mesmo desligados é obrigatório que possuam capas para impedir sua iluminação acidentalmente na estrada.

Sei que muitos irão comentar ..... nunca vi isso acontecer .... mas como este e muitos outros fatos, nem a própria polícia sabe rsrsrsrsr mas é a Resolução 227 do CONTRAN , segue o link para quem queira conferir

http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/RESOLUCAO_CONTRAN_227.pdf

Realmente neste pais ninguem sabe nada de nada. Qdo vc recordou as pick-ups que usavam o milha no santo antonio nao sabia que as capinhas eram obrigatorios. Lembre-me que tinha umas capinhas divertidas com a cara do smile. : )

#22
 moacir_79


Membro
Membro
E a lâmpada da placa traseira de uma Eco 2012, é torpedo ou W5W (pingo)?

#23
 Janes Martins Nascimento


Membro Jr
Membro Jr
Exatamente Kentakk, amarelas com os desenhos do Smile em preto, eu tinha na minha eram da cibié, de plástico brancas com letras pretas.

Moacir, na minha são torpedos, mas é fácil vc identificar, com uma chave de fenda de ponta fina vc abre a sua e verifica.

Neste link tem uma relação de bases, é só identificar a sua.

http://imageshack.us/f/40/figura2carro.jpg/

#24
 moacir_79


Membro
Membro
Obrigado Janes. A sua é do modelo novo (2008 em diante)? É que a minha ainda não chegou, aí não tenho como ver. Desde já estou comprando lâmpadas LED para trocar, mas essa está gerando dúvida se é realmente torpedo ou W5W.

#25
 Janes Martins Nascimento


Membro Jr
Membro Jr
Moacir, a minha não é do modelo novo, mas para vc não comprar errado, uam sugestão, vá até a uma loja FORD, pede para ver a lâmpada na mão do vendedor, ou entre na internet, pega o tel de uma delas, liga para o setor de vendas de peças e pergunta, resolve sem sair de casa rsrsrsrs e não fica o.nesta ansiedade de comprar e vir errado rsrsrs , sei como é isso.

#26
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 2]

Ir à página : 1, 2  Seguinte


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum