Postado Ter maio 27, 2014 5:16 am
Comprei uma Ecosport 2009 0km em dezembro de 2009 e quando acabou a garantia, instalei um turbo numa oficina especializadíssima.
O motor tem comando variável, que desenvolve muita potência 213hp e muitíssimo torque (32kgf.m) com apenas 0,4 de pressão. Atualmente ando com 0,6 de pressão, mas raramente uso tudo, tanto é que nem medi a potencia nem o torque.
Parece que com 0,6 as respostas em média rotação são mais eficientes, mesmo sem atingir 4.950rpm, que é o máximo confiável.
A rotação máxima de 4950rpm não pode ser usada por muito tempo, é só para uma arrancada rápida, pois esquenta muito e danifica as mangueiras d'água e derrete o cabeçote de alumínio.
Sei de experiência própria, pois estou no terceiro motor.
As trocas de marcha devem ser delicadas, pois a exagerada potência danifica a sincronizada do câmbio, que também já troquei.
Entretanto o veículo responde muito bem quando usado com moderação, tanto no trânsito pesado quanto em viagens, pois aos 2.000 giros já alcança 11 kgf.m, que é a potência máxima da Eco 1.6 com etanol.
O problema é o condutor, que não pode exagerar.
Para as Eco normais quero compartilhar o que foi feito para eliminar os rangidos da suspenção, que aparecem depois que andamos em estrada cujo solo é composta de areia e argila: A a argila ajuda a colar a areia nas partes móveis da suspensão e causa rangidos, que são eliminados com óleo vegetal aplicado após uma lavagem sem usar produtos que atacam as borrachas. Toda graxa e óleo mineral tem componentes que atacam a borracha da suspenção.
Outro barulho que estradas difíceis ou ruas esburacadas causa na suspenção é devido à avaria da biela da barra estabilizadora, que troquei aos 80.000km e paguei $160Reais coloca. Este estalido de ferro com ferro também pode ser dos retentores da mesma barra estabilizadora e custa mais $12Reais cada.
Até hoje (+ou-90.000km), só troquei estas peças citadas acima mais pneu e bateria.
Posso afirmar que a Eco aguenta muito bem e só não acompanha Jeep 4x4 em estrada péssima, ou carros super esportivos em arrancadas, pois é a relação peso/potência e peso/torque é superior à maioria dos esportivos importados.
Parabéns aos engenheiros e técnicos que a produziram.
O motor tem comando variável, que desenvolve muita potência 213hp e muitíssimo torque (32kgf.m) com apenas 0,4 de pressão. Atualmente ando com 0,6 de pressão, mas raramente uso tudo, tanto é que nem medi a potencia nem o torque.
Parece que com 0,6 as respostas em média rotação são mais eficientes, mesmo sem atingir 4.950rpm, que é o máximo confiável.
A rotação máxima de 4950rpm não pode ser usada por muito tempo, é só para uma arrancada rápida, pois esquenta muito e danifica as mangueiras d'água e derrete o cabeçote de alumínio.
Sei de experiência própria, pois estou no terceiro motor.
As trocas de marcha devem ser delicadas, pois a exagerada potência danifica a sincronizada do câmbio, que também já troquei.
Entretanto o veículo responde muito bem quando usado com moderação, tanto no trânsito pesado quanto em viagens, pois aos 2.000 giros já alcança 11 kgf.m, que é a potência máxima da Eco 1.6 com etanol.
O problema é o condutor, que não pode exagerar.
Para as Eco normais quero compartilhar o que foi feito para eliminar os rangidos da suspenção, que aparecem depois que andamos em estrada cujo solo é composta de areia e argila: A a argila ajuda a colar a areia nas partes móveis da suspensão e causa rangidos, que são eliminados com óleo vegetal aplicado após uma lavagem sem usar produtos que atacam as borrachas. Toda graxa e óleo mineral tem componentes que atacam a borracha da suspenção.
Outro barulho que estradas difíceis ou ruas esburacadas causa na suspenção é devido à avaria da biela da barra estabilizadora, que troquei aos 80.000km e paguei $160Reais coloca. Este estalido de ferro com ferro também pode ser dos retentores da mesma barra estabilizadora e custa mais $12Reais cada.
Até hoje (+ou-90.000km), só troquei estas peças citadas acima mais pneu e bateria.
Posso afirmar que a Eco aguenta muito bem e só não acompanha Jeep 4x4 em estrada péssima, ou carros super esportivos em arrancadas, pois é a relação peso/potência e peso/torque é superior à maioria dos esportivos importados.
Parabéns aos engenheiros e técnicos que a produziram.