Postado Dom Abr 20, 2014 11:04 pm
Ví aqui, que algumas pessoas estavam comentando sobre a potencia da eco, e que é agradável mas que poderia melhorar.
Pois bem. Possuo uma ecosport 2004 xls 1.6 desde 2009.
O carro é usado por todos da família com exclusividade de meu pai que a usa para o trabalho quase todos os dias, temos o carro há 5 anos tanto eu como os outros motoristas da família gostamos do carro, entretanto, pelo consumo "ela" deveria ser um pouquinho mais "espertinha", eu e meu pai fomos analisar o motor pensando em fazer pequenas mudanças de baixo custo, visando o desempenho!
Ao abrirmos o capô já notei de cara que o fluxo de ar do carro é totalmente " mau feito " se olhar a caixa de admissão de ar do carro juntamente com filtro de ar veremos que a posição dela esta errada, o "cano" por onde o motor aspira o ar está localizado "mais ou menos" atrás do farol esquerdo e posicionado de forma que o ar frio ( O AR SÓ FAZ A MISTURA AR/COMBUSTÍVEL SE ESTIVER FRIO) praticamente não chegue ao motor com eficiência!
Segue foto abaixa ( observação este carro não é o meu, apenas serviu como exemplo)
Na foto não da para ver, mas o cano de " admissão de ar frio" termina atrás e um pouco abaixo do farol esquerdo, aonde eu analisei ( e não precisa ser um "expert") para perceber que o ar "frio" terá muita dificuldade para chegar no cano do respiro e passar pelo filtro e por final chegar no motor, onde acontecerá a mistura ar/combustível, o final do "cano" termina em um local abafado e quase que totalmente fechado.
Resumindo: com o respiro de " ar frio " mau localizado o motor "sofre" para puxar o ar dificultando a mistura do ar com o combustível afetando a combustão do motor,e assim mau aproveitando a potencia que motor ROCAM tem!
Como Resolver ?
Bom tem duas maneiras.
1º Apenas retirar o cano de "admissão" ( que por sinal nem é bem encaixado) pode ser retiro sem auxilio de ferramenta alguma. Ao fazer isso diria que você melhora 50% o valor de ar "frio" puxado para dentro do carro, aumentando a potencia do carro em um nível Percepitível.
Vantagens: Não necessita comprar peças, Fácil manuseio, Custo !ZERO!
2º opção ( escolhida por mim )
Essa maneira é um pouco mais trabalhosa porém simples, deverá ser feita a substituição do filtro de ar, por um filtro esportivo.
Como fazer? É fácil, compre o filtro esportivo com as medidas do bocal do Ecosport. ( agora não me lembro qual ) em seguida, retire o filtro antigo "ele" é apenas encaixado, retire também todas as mangueira conectadas com o filtro antigo incluindo a mangueira do filtro de óleo, depois é só encaixar o filtro novo na própria mangueira do filtro original, e posicionar ele atrás da grade dianteira ( logo acima do radiador) aonde o fluxo de ar é direto no filtro esportivo!
PS a mangueira do respiro do oléo que antes era presa ao filtro original ficará solta, e haverá duas opções: 1º deixar ela solta e posicionada para baixo, onde não tem problema algum.
2º maneira é colocar também um filtro de óleo esportivo colocando ele direto há mangueira ou na tampa de válvulas.
Vantagens: Fácil instalação,poucas adaptações e o fluxo de ar aumenta 100% gerando um aumento que eu diria em 15% a mais de potência, já que a mistura do ar/combustível seria 100% aproveitada!
Desvantagens: Custo de mais ou menos 50 reais!
Sobre o consumo, pelo menos na minha 1.6 ouve pouca alterão mas, foi para o lado negativo pois de 8.0 KM/L "ela" ta fazendo agorá 7.5 Km/L não achei que foi muito porém vale ressaltar isso!
Minha opinião: Eu optei por substituir o filtro original por um esportivo e digo que VALEU TOTALMENTE A PENA, o carro ficou bem mais esperto e diga-se de passagem que ronco do carro fica um pouco mais legal, ainda mais a noite quando esta mais frio!
LEMBRANDO PESSOAL, A FORD SÓ COMETEU ESSE ERRO NA ECOSPORT DE 2003 A 2006 A PRIMEIRA GERAÇÃO, APÓS ESTA DATA ELA CORRIGIU O PROBLEMA E POSICIONOU MELHOR A ENTRADA DE ADMISSÃO!
MAS,VALE RESSALTAR QUE MESMO SUA ECOSPORT SENDO DA SEGUNDA GERAÇÃO EM DIANTE, NADA TE IMPEDE DE COLOCAR O FILTRO ESPORTIVO, DO MESMO JEITO VAI GERAR MAIS POTÊNCIA POIS O FILTRO "ESPORTIVO" TEM ADMISSÃO DE AR MAIOR QUE ORIGINAL!
Valeu gente, queria deixa-los cientes disso para que possam aproveitar melhor o carro de vocês!
Se alguém quiser envio fotos de como o meu carro ficou despois do processo de alteração do filtro.
ATUALIZANDO
fotos do carro com o filtro "esportivo"
Na foto não dá para ter uma noção, mas, o filtro esta posicionado na frente da grade frontal aonde o vento chega nele com facilidade!
Pois bem. Possuo uma ecosport 2004 xls 1.6 desde 2009.
O carro é usado por todos da família com exclusividade de meu pai que a usa para o trabalho quase todos os dias, temos o carro há 5 anos tanto eu como os outros motoristas da família gostamos do carro, entretanto, pelo consumo "ela" deveria ser um pouquinho mais "espertinha", eu e meu pai fomos analisar o motor pensando em fazer pequenas mudanças de baixo custo, visando o desempenho!
Ao abrirmos o capô já notei de cara que o fluxo de ar do carro é totalmente " mau feito " se olhar a caixa de admissão de ar do carro juntamente com filtro de ar veremos que a posição dela esta errada, o "cano" por onde o motor aspira o ar está localizado "mais ou menos" atrás do farol esquerdo e posicionado de forma que o ar frio ( O AR SÓ FAZ A MISTURA AR/COMBUSTÍVEL SE ESTIVER FRIO) praticamente não chegue ao motor com eficiência!
Segue foto abaixa ( observação este carro não é o meu, apenas serviu como exemplo)
Na foto não da para ver, mas o cano de " admissão de ar frio" termina atrás e um pouco abaixo do farol esquerdo, aonde eu analisei ( e não precisa ser um "expert") para perceber que o ar "frio" terá muita dificuldade para chegar no cano do respiro e passar pelo filtro e por final chegar no motor, onde acontecerá a mistura ar/combustível, o final do "cano" termina em um local abafado e quase que totalmente fechado.
Resumindo: com o respiro de " ar frio " mau localizado o motor "sofre" para puxar o ar dificultando a mistura do ar com o combustível afetando a combustão do motor,e assim mau aproveitando a potencia que motor ROCAM tem!
Como Resolver ?
Bom tem duas maneiras.
1º Apenas retirar o cano de "admissão" ( que por sinal nem é bem encaixado) pode ser retiro sem auxilio de ferramenta alguma. Ao fazer isso diria que você melhora 50% o valor de ar "frio" puxado para dentro do carro, aumentando a potencia do carro em um nível Percepitível.
Vantagens: Não necessita comprar peças, Fácil manuseio, Custo !ZERO!
2º opção ( escolhida por mim )
Essa maneira é um pouco mais trabalhosa porém simples, deverá ser feita a substituição do filtro de ar, por um filtro esportivo.
Como fazer? É fácil, compre o filtro esportivo com as medidas do bocal do Ecosport. ( agora não me lembro qual ) em seguida, retire o filtro antigo "ele" é apenas encaixado, retire também todas as mangueira conectadas com o filtro antigo incluindo a mangueira do filtro de óleo, depois é só encaixar o filtro novo na própria mangueira do filtro original, e posicionar ele atrás da grade dianteira ( logo acima do radiador) aonde o fluxo de ar é direto no filtro esportivo!
PS a mangueira do respiro do oléo que antes era presa ao filtro original ficará solta, e haverá duas opções: 1º deixar ela solta e posicionada para baixo, onde não tem problema algum.
2º maneira é colocar também um filtro de óleo esportivo colocando ele direto há mangueira ou na tampa de válvulas.
Vantagens: Fácil instalação,poucas adaptações e o fluxo de ar aumenta 100% gerando um aumento que eu diria em 15% a mais de potência, já que a mistura do ar/combustível seria 100% aproveitada!
Desvantagens: Custo de mais ou menos 50 reais!
Sobre o consumo, pelo menos na minha 1.6 ouve pouca alterão mas, foi para o lado negativo pois de 8.0 KM/L "ela" ta fazendo agorá 7.5 Km/L não achei que foi muito porém vale ressaltar isso!
Minha opinião: Eu optei por substituir o filtro original por um esportivo e digo que VALEU TOTALMENTE A PENA, o carro ficou bem mais esperto e diga-se de passagem que ronco do carro fica um pouco mais legal, ainda mais a noite quando esta mais frio!
LEMBRANDO PESSOAL, A FORD SÓ COMETEU ESSE ERRO NA ECOSPORT DE 2003 A 2006 A PRIMEIRA GERAÇÃO, APÓS ESTA DATA ELA CORRIGIU O PROBLEMA E POSICIONOU MELHOR A ENTRADA DE ADMISSÃO!
MAS,VALE RESSALTAR QUE MESMO SUA ECOSPORT SENDO DA SEGUNDA GERAÇÃO EM DIANTE, NADA TE IMPEDE DE COLOCAR O FILTRO ESPORTIVO, DO MESMO JEITO VAI GERAR MAIS POTÊNCIA POIS O FILTRO "ESPORTIVO" TEM ADMISSÃO DE AR MAIOR QUE ORIGINAL!
Valeu gente, queria deixa-los cientes disso para que possam aproveitar melhor o carro de vocês!
Se alguém quiser envio fotos de como o meu carro ficou despois do processo de alteração do filtro.
ATUALIZANDO
fotos do carro com o filtro "esportivo"
Na foto não dá para ter uma noção, mas, o filtro esta posicionado na frente da grade frontal aonde o vento chega nele com facilidade!
Última edição por GuilhermeGrizotto em Seg Abr 21, 2014 1:19 pm, editado 1 vez(es)