EcoSport Club

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Aumento de Potência Das Nossas Ecos

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#1
 GuilhermeGrizotto

GuilhermeGrizotto
Membro Jr
Membro Jr
Ví aqui, que algumas pessoas estavam comentando sobre a potencia da eco, e que é agradável mas que poderia  melhorar.

Pois bem. Possuo uma ecosport 2004 xls 1.6 desde 2009.
O  carro é usado por todos da família com exclusividade de meu pai que a usa para o trabalho quase todos os dias, temos o carro há 5 anos tanto eu como os outros motoristas da família gostamos do carro, entretanto, pelo consumo "ela" deveria ser um pouquinho mais "espertinha", eu e meu pai fomos analisar o motor pensando em fazer pequenas mudanças de baixo custo, visando o desempenho!

Ao abrirmos o capô já notei de cara que o fluxo de ar do carro é totalmente " mau feito " se olhar a caixa de admissão de ar do carro juntamente com filtro de ar veremos que a posição dela esta errada, o "cano" por onde o motor aspira o ar está localizado "mais ou menos" atrás do farol esquerdo e posicionado de forma que o ar frio ( O AR SÓ FAZ A MISTURA AR/COMBUSTÍVEL SE ESTIVER FRIO) praticamente não chegue ao motor com eficiência!

Segue foto abaixa ( observação este carro não é o meu, apenas serviu como exemplo)
Aumento de Potência Das Nossas Ecos 2z3pe1l

Na foto não da para ver, mas o cano de " admissão de ar frio" termina atrás e um pouco abaixo do farol esquerdo, aonde eu analisei ( e não precisa ser um "expert") para perceber que o ar "frio" terá muita dificuldade para chegar no cano do respiro e passar pelo filtro e por final chegar no motor, onde acontecerá a mistura ar/combustível, o final do "cano" termina em um local abafado e quase que totalmente fechado.

Resumindo: com o respiro de " ar frio " mau localizado o motor "sofre" para puxar o  ar dificultando a mistura do ar com o combustível afetando a combustão do motor,e  assim mau aproveitando a potencia que motor ROCAM tem!

Como Resolver ?
Bom tem duas maneiras.

1º Apenas retirar o cano de "admissão" ( que por sinal nem é bem encaixado) pode ser retiro sem auxilio de ferramenta alguma. Ao fazer isso diria que você melhora 50% o valor de ar "frio" puxado para dentro do carro, aumentando  a potencia do carro em um nível Percepitível.

Vantagens: Não necessita comprar peças, Fácil manuseio, Custo !ZERO!

2º opção ( escolhida por mim )
Essa maneira é um pouco mais trabalhosa porém simples, deverá ser feita a substituição do filtro de ar, por um filtro esportivo.

Como fazer? É fácil, compre o filtro esportivo com as medidas do bocal do Ecosport. ( agora não me lembro qual ) em seguida, retire o filtro antigo "ele" é apenas encaixado, retire também todas as mangueira conectadas com o filtro antigo incluindo a mangueira do filtro de óleo, depois é só encaixar o filtro novo na própria mangueira do filtro original, e posicionar ele atrás da grade dianteira ( logo acima do radiador) aonde o fluxo de ar é direto no filtro esportivo!
PS a mangueira do respiro do oléo que antes era presa ao filtro original ficará solta, e haverá  duas opções: 1º deixar ela solta e posicionada para baixo, onde não tem problema algum.
2º maneira é colocar também um filtro de óleo esportivo colocando ele direto há mangueira ou na tampa de válvulas.


Vantagens: Fácil instalação,poucas adaptações e o fluxo de ar aumenta 100% gerando um aumento que eu diria em 15% a mais de potência, já que a mistura do ar/combustível  seria 100% aproveitada!

Desvantagens: Custo de mais ou menos 50 reais!

Sobre o consumo, pelo menos na minha 1.6 ouve pouca alterão mas, foi para o lado negativo pois de 8.0 KM/L "ela" ta fazendo agorá 7.5 Km/L não achei que foi muito porém vale ressaltar isso!

Minha opinião: Eu optei por substituir o filtro original por um esportivo e digo que VALEU TOTALMENTE A PENA, o carro ficou bem mais esperto e diga-se de passagem que ronco do carro fica um pouco mais legal, ainda mais a noite quando esta mais frio!

LEMBRANDO PESSOAL, A FORD SÓ COMETEU ESSE ERRO NA ECOSPORT DE 2003 A 2006 A PRIMEIRA GERAÇÃO, APÓS ESTA DATA ELA CORRIGIU O PROBLEMA E POSICIONOU MELHOR A ENTRADA DE ADMISSÃO!
MAS,VALE RESSALTAR QUE MESMO SUA ECOSPORT SENDO DA SEGUNDA GERAÇÃO EM DIANTE, NADA TE IMPEDE DE COLOCAR O FILTRO ESPORTIVO, DO MESMO JEITO VAI GERAR MAIS POTÊNCIA POIS O FILTRO "ESPORTIVO" TEM ADMISSÃO DE AR MAIOR QUE ORIGINAL!


Valeu gente, queria deixa-los cientes disso para que possam aproveitar melhor o carro de vocês!

Se alguém quiser envio fotos de como o meu carro ficou despois do processo de alteração do filtro.


ATUALIZANDO
fotos do carro com o filtro "esportivo"

Aumento de Potência Das Nossas Ecos 2ic7gqv

Na foto não dá para ter uma noção, mas, o filtro esta posicionado na frente da grade frontal aonde o vento chega nele com facilidade!






Aumento de Potência Das Nossas Ecos Vi8JTdD



Última edição por GuilhermeGrizotto em Seg Abr 21, 2014 1:19 pm, editado 1 vez(es)

#2
 Raul Maia

Raul Maia
Membro Jr
Membro Jr
Fala Guilherme !!!

Rapaz parabens . Vc arrebentou , mais na verdade acho que quanto a potencia eu não tenho nada a reclamar inclusive no gas, meu problemaé o consumo. Por isso estou querendo voltar a colocar o filtro original.
Mais vou te falar uma coisa. Achar o filtro original do motor duratec 2.0 /2005 Ta fogo .
Mais vou fazer o que deveria ter feito a mais tempo, vou fazer uma revisão do Gás para tentar melhorar a economia .

Memo assim valeu gostei muito da sua explicação.


obs: Só tenho duvida no seguinte . Aquela mangueirinha que sai do oleo, ela esta para frente , deixo ela assim msm ??

#3
 Xave

Xave
Membro VIP
Membro VIP
caro GuilhermeGrizotto, parabéns, suas observações e explicações, elas demonstram que você tem conhecimento do assunto pois os pontos que você descreveu são muito importantes e influenciam bastante no funcionamento e potência do motor.
Não sei se existe essa possibilidade, mas será que seria possível instalar um compressor do supercharge? talvez tenha um resultado muito positivo, o que você acha dessa idéia?
ah! se possível poste as fotos do seu trabalho para melhor entendimento, tenho certeza que ficou bom.
Abç

#4
 Phill Lima

Phill Lima
Administrador
Administrador
Guilherme, parabéns. Não sei se ja tem algo sobre o assunto aqui no fórum, mas, o seu está cheio de detalhes e esclarecimentos, muito bom seu tutorial, muito bem explicado com pontos positivos e negativos e com toda certeza pode servir de referência para quem gosta de publicar tutoriais...
Vou só mover seu tópico para "DIY-Faça Você Mesmo" pois acho mais apropriado, não que "Discussões sobre a EcoSport", apenas fica mais fácil da gente achar depois e recomendar o tópico a futuros leitores...

Sobre a modificação, parabéns também, achei bacana você dizer que aumentou um pouco o consumo (achei até bem pouco)... Coloca a foto da gente para ver como ficou a sua modificação, enriqueci ainda mais seu tópico... Para colocar a foto se possível edite a postagem principal e acrescente lá, fica ainda melhor para o leitor...

Resumindo! Tópico aprovado pela equipe EcoSport Club.



Aumento de Potência Das Nossas Ecos WwmQbLo
Aumento de Potência Das Nossas Ecos NKBmntB
http://philldesigner.com.br

#5
 GuilhermeGrizotto

GuilhermeGrizotto
Membro Jr
Membro Jr
Muito obrigado pessoal! O carro está sendo limpo de uma viagem agora, em breve postarei, as fotos de como ficou meu carro e esclareço o resto das duvidas!

#6
 GuilhermeGrizotto

GuilhermeGrizotto
Membro Jr
Membro Jr
galera, como prometido as  fotos de como ficou o filtro "esportivo" na minha ecosport.
Aumento de Potência Das Nossas Ecos 2ic7gqv
Aumento de Potência Das Nossas Ecos 2qmp536

#7
 GuilhermeGrizotto

GuilhermeGrizotto
Membro Jr
Membro Jr
Xave escreveu:caro GuilhermeGrizotto, parabéns, suas observações e explicações, elas demonstram que você tem conhecimento do assunto pois os pontos que você descreveu são muito importantes e influenciam bastante no funcionamento e potência do motor.
Não sei se existe essa possibilidade, mas será que seria possível instalar um compressor do supercharge? talvez tenha um resultado muito positivo, o que você acha dessa idéia?
ah! se possível poste as fotos do seu trabalho para melhor entendimento, tenho certeza que ficou bom.
Abç


Olá Xave!
Então sobre o supercharger, não tenho muito conhecimento mas, sei que para ele surgir um efeito que possa valer o custo, precisa-se que o carro tenho uma cilindrada alta, acredito que de 1.8 em diante, em carros 1.6 a força seria roubada pelo "ventilador" e quando o compressor devolvesse a potência seria pouco, comparado ao que ele "rouba" do motor!
As fotos do filtros já foram atualizadas.
abrç

#8
 GuilhermeGrizotto

GuilhermeGrizotto
Membro Jr
Membro Jr
Raul Maia escreveu: Fala Guilherme  !!!

Rapaz parabens . Vc arrebentou , mais na verdade acho que quanto a potencia eu não tenho nada a reclamar inclusive no gas, meu problemaé o consumo. Por isso estou querendo voltar a colocar o filtro original.
Mais  vou te falar uma coisa. Achar o filtro original do motor duratec 2.0 /2005  Ta fogo .
Mais vou fazer o que deveria ter feito a mais tempo, vou fazer uma revisão do Gás para tentar melhorar a economia .

Memo assim valeu gostei muito da sua explicação.


obs: Só tenho duvida no seguinte . Aquela mangueirinha que sai do oleo, ela esta para frente , deixo ela assim msm ??

Não tem problema não, o correto mesmo seria usar um filtro de óleo esportivo, pois suja um pouco o coletor mas, como o dá ecosport tem um "leve" protetor de coletor feito de  plastico, não chega a feder olho de motor quando o carro esquenta!

#9
 willians.santana.3

willians.santana.3
Membro Platinum
Membro Platinum
A única ressalva que eu faria é que o carro ainda precisa de um CAI (Cold Air Intake ou Tomada de Ar Frio).

Muita gente instalou esses filtros nos Tigras na época da moda do Tunning. Mas o Tigra é ainda mais esquentadinho que a Eco.
O cofre do motor parece uma fornalha. O pessoal fazia a mesma coisa, mas nos engarrafamentos (e mesmo na estrada) acabava pegando ar mais quente do cofre que de fora (já que, ao menos no tigra tem um snorkel que pega ar de fora do carro.

Na posição que está, pega ar quente do radiador e do condensador do AC.
O ideal seria estender e pegar daqueles furos inferiores do para-choque. Mas tem q ter cuidado por causa de poças para não aspirar e gerar calço hidráulico.

[]s

#10
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Muito interessante a adaptação!

O colega SIMIONI (https://ecosportclub.forumeiros.com/t2143-tutorial-troca-do-filtro-do-ar-condicionado-cabine) fez uma adaptação parecida no carro dele.


Não lembro onde ele postou a modificação, mas não foi nada tão elaborado. Ele apenas posicionou melhor a captação de ar, inclusive criando o slogan "Tomada de ar frio by Simioni".


Se o Zanetti ver isso, certamente vai descobrir onde foi...


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#11
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Foi nesse tópico que ele mexeu no filtro de ar e mostrou a nova posição da tomada de ar
https://ecosportclub.forumeiros.com/t1277-remover-tampa-da-caixa-do-filtro-de-ar-duratec#23518

Aumento de Potência Das Nossas Ecos 4q0kyg

#12
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Valeu, Zanetti. Você é o cara...


 Very Happy

#13
 Phill Lima

Phill Lima
Administrador
Administrador
Zanetti fez curso no SENAI para buscar esses tópicos, só pode!  Very Happy 



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#14
 BRUNO.SANTANA07

BRUNO.SANTANA07
Iniciante
Iniciante
Tem como realizar esse processo redirecionando a admissão de ar ? Semana passada fiquei muito chateado com a minha 1.6 xls (2004), no meio da madrugada (num bairro perigoso), não queria subir uma ladeira e essa não foi a primeira vez. Aproveitando o tópico, penso que essa falta de potência pode ter algo com a bateria que a concessionária colocou de 40amp. Isso também influencia ? (Me desculpem se a pergunta for muito leiga)

http://Fb.com/APOKATASTASE

#15
 GuilhermeGrizotto

GuilhermeGrizotto
Membro Jr
Membro Jr
BRUNO.SANTANA07 escreveu:Tem como realizar esse processo redirecionando a admissão de ar ? Semana passada fiquei muito chateado com a minha 1.6 xls (2004), no meio da madrugada (num bairro perigoso), não queria subir uma ladeira e essa não foi a primeira vez. Aproveitando o tópico, penso que essa falta de potência pode ter algo com a bateria que a concessionária colocou de 40amp. Isso também influencia ? (Me desculpem se a pergunta for muito leiga)

Olá Bruno.
Quantas pessoas estavam no carro?
carro estar fraco, pode ser velas queimadas, bicos sujos, baixa pressão na bomba de combustível.
tenho uma 2004 xls 1.6 também, e não tive esse problema! Quanto a bateria, não tem influencia no desempenho do carro.

PS: Minha eco também veio com a bateira de 40amp direto da concessionaria.
No manual, se não me engano está escrito que os modelos que possuem ar concionado, já vem com a bateria de 40amp mesmo! Acho pouco, pois tenho um som forte no carro mas, da pro gasto!

#16
 Xave

Xave
Membro VIP
Membro VIP
Desculpem a intromissão no assunto, mas como o 'BRUNO.SANTANA07' citou era de madrugada, faróis e lanternas acesos e talvez som etc ligados, então, uma bateria de 40A é fraca demais para um veículo com muita eletrônica embarcada, no mínimo deve ter uma bateria de 48A, que aliás é a que equipa a minha. Claro, a falta de potência não é exclusividade da bateria mas se ela tiver baixa capacidade de amperagem influencia bastante, principalmente se ela já tiver um bom tempo de uso.
Abç

#17
 BRUNO.SANTANA07

BRUNO.SANTANA07
Iniciante
Iniciante
Então, e estava choviscando também. Preciso fazer uma revisão nela, o mecânico em que eu confiava.... Bom, confiava. Preciso encontrar outro urgentemente pra corrigir os últimos erros e verificar o que anda causando. Conforme o Gulherme sugeriu, eu retirei o cano de admissão, deu uma mudança considerável. Percebi que a rotação não baixa tanto mais quanto estava baixando quando liga o AC e faróis ou até mesmo quando vira o volante. Agradeço muito a dica. Very Happy

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#18
 sgmeira

sgmeira
Membro Advanced
Membro Advanced
Eu acho a potencia razoavel pra um motor 1.6 e pro peso do carro. satisfeito. Agora, no etanol ele fica mais valente!!!

#19
 efemota

efemota
Administrador
Administrador
Muito Etanol e um tanque de gasolina de vez quando...



EcoSport FreeStyle 1.6 2009 Prata Enseada

#20
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Para quem usa praticamente só gasolina, como eu, dá para perceber a diferença na potência claramente. 


No meu caso (2.0), tecnicamente são só 4,8 CV a mais, e isso só ser for em rotações elevadas (6000 rpm)...


No último abastecimento usei etanol e, mesmo em baixas rotações, o carro parecia que estava turbinado! 




Na manhã seguinte tive que maneirar no acelerador para não sair arrancando na pista...






 vlwww 

#21
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